Como entrar ou sair da bolha que é a Área Metropolitana de Lisboa
Às 15h00 de hoje as regras mudaram mais uma vez e a Área Metropolitana de Lisboa voltou a transformar-se numa bolha. Entrar ou sair deixou de ser permitido — mas, claro, existem exceções (e formas de essa viagem passar a ser permitida).
No que diz respeito à primeira categoria, existem 18 casos em que a passagem é válida: estão incluídas situações como motivos de saúde, urgências que não sejam possíveis de contornar, desempenho de funções profissionais, razões familiares ou até deslocações necessárias para sair do território nacional.
Além destas, o Governo apresentou ontem outras três formas de entrar ou sair da AML, traduzidas em três certificados possíveis: o que mostra que a vacinação está completa, o de recuperação da covid-19 ou ainda um teste negativo de despiste da doença.
Já que a vacinação ainda não chegou a toda a população — e é assunto para agendamento — e o atestado de recuperação também não está à mão de todos, resta aquela que é a forma mais fácil de conseguir passar o cerco, em caso de necessidade que não conste em nenhum das exceções: recorrer à zaragatoa e fazer um teste (mas não qualquer um, já que os autotestes estão excluídos desta medida, sendo necessário um resultado laboratorial para ser válido).
E a necessidade foi comprovada pelas farmácias, que registaram uma corrida aos testes. "É natural que hoje, por ser o primeiro dia em que o teste pode ser exigido para efeitos de circulação, se registe um pico de procura, que não foi prevista nem antecipada pelos próprios cidadãos", disse à agência Lusa Duarte Santos, da direção da Associação Nacional de Farmácias (ANF).
Assim, foram registadas filas de espera em algumas farmácias — uma situação que "deverá voltar ao normal nos próximos dias". Porém, apesar do aumento da procura, também o número de farmácias com o serviço disponível aumentou, muitas com horários alargados e profissionais destacados especificamente para tal.
Tal como nas farmácias, também os laboratórios de análises clínicas registaram uma maior procura nesta sexta-feira. Mas não foi só no dia de hoje: desde o final da semana passada que muitos deles voltaram a realizar 5.000 testes por dia depois de um período de acalmia, em que se realizavam cerca de 2.000 diariamente. Todavia, em nada este número se compara com o que aconteceu no pico da pandemia: no início deste ano chegaram a realizar 10.500 testes a cada dia.
Até às 6h00 de segunda-feira, as entradas e saídas vão, portanto, ser fiscalizadas pelas autoridades, para garantir que tudo corre como previsto. Artur Serafim, porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, informou que o controlo policial vai incidir essencialmente junto das pessoas que pretendam entrar ou sair da AML de comboio, autocarro e também através do aeroporto, ressalvando que não estão abrangidos nesta fiscalização os turistas.
Ao contrário do que aconteceu a semana passada, em que a PSP direcionou as ações para a sensibilização, esta semana estará "mais numa atitude de fiscalização e de controlo". E também a GNR já anunciou que vai voltar a controlar a circulação de e para AML, estando "particularmente atenta" aos movimentes nos principais eixos rodoviários e ferroviários. Resta então levar a documentação necessário para conseguir quebrar os limites da bolha.
- 21:22
- Na sequência das notícias referentes a vacinação indevida de jovens no Centro de Vacinação do Cerco, no Porto, a Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto VI – Porto Oriental, pediu a cessação de funções.
-
- 21:00
-
Derek Chauvin condenado a 22 anos e meio de prisão pela morte de George Floyd
Foi hoje conhecida a sentença do ex-polícia Derek Chauvin pelo homicídio de George Floyd, encerrando assim o caso que gerou indignação ao nível global e uma consciencialização das desigualdades raciais nos Estados Unidos.
-
- 20:52
-
Covid-19: Metade da população recebeu pelo menos uma dose da vacina
Metade da população de Portugal continental já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 e mais de 30% têm a vacinação completa, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
-
- 20:42
-
Covid-19: Alemanha inclui Portugal na "lista vermelha"
A Alemanha decidiu esta sexta-feira colocar Portugal na sua "lista vermelha" relativamente a deslocações. Em causa está o facto de o país ser um destino de risco devido às novas variantes.
-
- 18:50
-
Três mortos e vários feridos em ataque na Alemanha
O agressor já foi detido pelas autoridades e não representa perigo para a população. O incidente aconteceu na cidade alemã de Wuerzburg, na Baviera.
-
- 18:05
-
Renato Sanches diz que Portugal apresentou-se "diferente e mais enérgico" contra a França
O médio Renato Sanches defendeu hoje que Portugal apresentou-se "diferente e mais enérgico" contra a França, no Grupo F do Euro2020, e não deu importância aos elogios que recebeu, lembrando que o "futebol é o momento".
-
- 18:02
-
Fenprof acusa Governo de cometer ilegalidade por lançar despacho sem negociar
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, acusou hoje o Governo de estar a cometer uma ilegalidade por lançar um despacho sem negociar com os sindicatos e de estar a reter ainda mais professores na carreira.
-
- 17:27
-
Juntámo-nos ao Clube da Felicidade de Carlos Coutinho Vilhena
O humorista foi o convidado do novo episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto, onde apresentou o seu novo projeto e de como foi influenciado pelo sucesso de o "Resto da sua vida".
-
- 17:24
-
Tony Carreira já teve alta hospitalar
Tony Carreira tinha sido internado na quarta-feira no hospital de Faro na sequência de um enfarte do miocárdio.
-
- 17:02
-
Google: "Qualquer dado enviado por meio do Google Analytics pertence ao cliente"
A Google disse hoje à Lusa que qualquer dado enviado através "do Google Analytics ou Tag Manager pertence ao cliente", salientando que não processa nem utiliza dados ou partilha com terceiros, na sequência da notícia do Expresso.
-
- 16:45
-
Covid-19: Reino Unido regista aumento semanal de 46% em casos da variante Delta
O Reino Unido registou um aumento semanal de 46% nos casos de variante Delta, de acordo com os dados atualizados do Governo britânico, tendo notificado 18 mortes e 15.810 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas.
-
- 15:50
-
Ministério Público tem 216 inquéritos em todo o país sobre desvios e fraudes na vacinação contra a covid-19
Depois de Gouveia e Melo ter anunciado hoje que o grupo de trabalho que coordena a vacinação em Portugal fez queixa à Polícia Judiciária da alegada vacinação indevida de jovens no Porto, o Ministério Público informou que há 216 inquéritos crime de situações relacionadas em todo o país.
-
- 14:28
-
A questão sevilhana. Ferro deseja bom fim de semana aos deputados, “os que puderem em Sevilha”. Marcelo analisa e Costa não comenta
O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, encerrou a sessão plenária de hoje com votos de bom fim de semana aos deputados, “os que puderem em Sevilha”, onde decorrerá o jogo de Portugal do Euro2020. Marcelo avalia a situação pandémica antes de ir e Costa recusa comentar — por
-
- 14:12
-
Covid-19: Portugal com duas mortes, 1.604 casos e aumento nos internamentos
Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.604 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, e um aumento nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. A área de LVT tem 65,3 por cento do total das novas infeções nacionais ao regis
-
- 14:11
-
Obrigado, Portugal
No dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, fomos à rua. Levámos connosco 1.500 velas, que o vento teimava apagar e nós teimámos em acender: enquanto ventos houver que tentem apagar a luz e a chama dos direitos humanos, continuaremos repetidamente a acendê-la, sem dar tréguas.
-
- 13:29
-
Jornal publica fotografias de Matt Hancock a beijar uma conselheira. Ministro da saúde britânico pede desculpa por “quebrar distanciamento social”
O ministro da saúde do Reino Unido, Matt Hancock, pediu desculpa esta sexta-feira depois de um jornal britânico revelar fotografias que o mostram a beijar uma conselheira no seu escritório. Oposição exige a demissão, mas o governante pretende manter-se com a pasta, lamentando publicamente ter “quebr
-
- 10:53
-
Ecocídio — ou a destruição generalizada do meio ambiente — a caminho de ser reconhecido como crime contra a humanidade
De modo a poder responsabilizar quem comete atos que causam a destruição generalizada do ambiente, um grupo de especialistas juntou-se para definir juridicamente o que significa “ecocídio”. Por cá, as candidaturas para apoiar a eficiência energética de habitações já estão abertas.
-
- 10:10
-
Sites do SNS enviam dados dos cidadãos para exploração comercial da Google
Os principais endereços do Sistema Nacional de Saúde (SNS) têm disponibilizado dados dos cidadãos para exploração comercial da Google e de outras marcas ligadas à publicidade, noticia hoje o jornal Expresso.
-
- 09:29
-
Para viajar pela UE, sair ou entrar na AML e em eventos. Onde já pode usar o Certificado Digital
O certificado covid-19 digital permite facilitar a circulação entre os países da UE — mas não só. Poderá também utilizá-lo internamente, como em eventos culturais ou familiares. Neste guia, reunimos algumas perguntas e respostas sobre como funciona e onde o pode obter.
-
- 06:49
-
Estudo revela que quase metade dos portugueses querem mudar de casa depois do confinamento
Cerca de 45% dos portugueses querem mudar de casa depois do desconfinamento, refere um inquérito da Century 21, uma conclusão que o presidente executivo (CEO) do grupo admite que o "surpreendeu".
-