As denúncias, os alertas e alguns conselhos. Foi assim que arrancou a Web Summit
Lisboa, a cidade das sete colinas, é por estes dias a capital das tecnologias, empreendedorismo, inovação e de muitas histórias: a Web Summit volta ao Parque das Nações entre 1 e 4 de novembro, em modo presencial, depois de a última edição ter sido online.
São esperados cerca de 40 mil participantes — e muitos mais vão passar por Lisboa nos próximos sete anos, já que Paddy Cosgrave confirmou, esta terça-feira, que a cimeira tecnológica se vai manter em território luso. "Não acreditem em tudo o que leem nas redes sociais. Vamos estar por cá até 2028. Tem sido um sonho e estamos ansiosos pelos próximos sete anos", afirmou o cofundador da Web Summit.
"Quando cá chegamos sentimos que Lisboa era o filho negligenciado da Europa e, quatro ou cinco anos depois, Lisboa e Portugal tornaram-se o filho mais desejado. Toda a gente quer cá vir", acrescentou, numa ideia que foi já ontem referida pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, ao defender que Portugal "é o lugar para viver e investir" e fazer negócio.
Ao segundo dia, já há muito a contar. Estas são algumas das histórias que vale a pena ler:
O que faz o Facebook. Frances Haugen, ex-funcionária e denunciante da empresa, é cabeça de cartaz da edição deste ano. Ontem, na sua intervenção, frisou que “há um padrão de comportamento no Facebook de colocar o lucro à frente da nossa segurança” — uma acusação que a rede social recusa.
Vidas negras importam. Ayo Tometi, uma das três co-fundadoras do movimento Black Lives Matter, subiu ao palco principal da Web Summit para perguntar aos empreendedores, àqueles que veem na tecnologia uma oportunidade de criar um mundo melhor, de que lado da História querem estar.
Combater os abusos nas redes sociais. O antigo futebolista francês Thierry Henry apresentou hoje uma plataforma para apoio e denúncia deste tipo de casos. “Estes não são problemas de minorias, é um problema de todos. Não é só racismo, há discurso de ódio e ‘bullying’ em relação a muitas outras questões (...). Precisamos de estar juntos, unidos como uma família”, afirmou.
Trabalhar corpo e mente. Patrícia Mamona diz saber hoje lidar com a pressão, mas nem sempre foi assim. Aprendeu com os obstáculos que sofreu ao longo da carreira. Na cimeira tecnológica, falou sobre Força Mental e a relação umbilical entre corpo e mente: uma dupla que constrói o sucesso.
A política e a saúde. O epidemiologista norte-americano Dorry Segev, participante na Web Summit, considera que a “politização da saúde pública” foi “um erro” e explica, em parte, o surgimento dos movimentos antivacinas. Na sua intervenção apontou ainda erros à comunicação da mensagem sanitária. “Essa foi a coisa que fizemos mal. Gerámos um movimento forte e zangado”, lamenta.
Retórica de guerra. O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo enfatizou hoje a importância da adoção de uma retórica belicista no combate à pandemia de covid-19 enquanto coordenador do processo de vacinação. "Usei uma retórica de guerra em que o vírus era o inimigo, em que ou a pessoa estava connosco ou com o vírus. Penso que este plano de comunicação foi importante para as pessoas perceberem que não podiam ficar em casa sem vacinação", frisou.
Estas foram algumas das intervenções destes dois primeiros dias, mas no total, o evento de 2021 conta com a presença de 748 oradores, 1.333 conferências, 1.519 ‘startups’, das quais 70 ‘unicórnios’ [‘startup’ com valorização superior a mil milhões de dólares] e 872 investidores. Por isso, a Web Summit é a "maior reunião de empreendedores no mundo este ano" — e isto apesar de estarem contabilizadas cerca de menos 30 mil participantes do que na última edição presencial, em 2019.
- 22:20
- O presidente do CDS-PP lamentou hoje as desfiliações de personalidades do partido nos últimas dias, como Adolfo Mesquita Nunes ou António Pires de Lima, mas considerou que algumas "estavam pré-anunciadas" e "não provocam surpresa".
-
- 22:01
-
Liga dos Campeões: Benfica novamente goleado pelo Bayern. Bávaros seguem para os oitavos de final
O Benfica perdeu hoje por 5-2 no reduto do Bayern Munique, duas semanas após o 0-4 caseiro, e cedeu o segundo lugar do Grupo E da Liga dos Campeões em futebol, enquanto os bávaros já estão nos ‘oitavos’.
-
- 20:29
-
Relação rejeita recurso da SAD do Benfica sobre suspensão de processo de Rui Pinto
O Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou hoje o recurso interposto pela SAD do Benfica sobre a suspensão do processo judicial em que Rui Pinto é suspeito de aceder ilegitimamente ao sistema informático dos 'encarnados' e divulgar emails.
-
- 20:19
-
Euromilhões: Ninguém acertou na chave desta terça-feira. Próximo sorteio com jackpot de 79 milhões
Ninguém acertou nos números do sorteio do Euromilhões desta terça-feira. Na sexta vão estar em jogo 79 milhões de euros.
-
- 19:39
-
Estudo coordenado pela UMinho descobre solução para atenuar progressão do Alzheimer
Um estudo coordenado pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) descobriu um "método eficaz" para transportar fármacos para o cérebro, que pode atenuar a progressão e os sintomas de doenças como Alzheimer, anunciou hoje aquela academia.
-
- 19:35
-
"Podem enfiar a vossa crise climática no..." Greta Thunberg causa furor com cântico à margem da COP26
A ativista climática Greta Thunberg protagonizou um momento viral nas ações de protesto contra os líderes a participar em Glasgow, na Escócia, na 26.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26). Junto de outros manifestantes, a sueca entoou um câ
-
- 18:59
-
Conduz em Lisboa? Saiba onde vão ser colocados os novos 20 radares de controlo de velocidade
A Câmara Municipal de Lisboa investiu 2,142 milhões de euros na aquisição de 41 radares de controlo de velocidade de veículos, dos quais 20 vão ser instalados em novas localizações e os restantes vão substituir antigos.
-
- 18:47
-
Tribunal "chumba" alunos de Famalicão por faltas a "Cidadania", pais recorrem
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga indeferiu a providência cautelar que pretendia travar o chumbo de dois alunos de Vila Nova de Famalicão que, por decisão dos pais, não frequentaram a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
-
- 17:43
-
La Palma. Vulcão de Cumbre já libertou lava suficiente para encher 28.000 piscinas olímpicas
A ilha de La Palma converteu-se há quase mês e meio num dos locais mais observados em todo o mundo, com os cientistas a aprofundar o seu conhecimento sobre a evolução do planeta. O ensino presencial continua a não ser possível e, apesar de algum abrandamento, ainda existem fluxos de lava que continu
-
- 17:42
-
Esse tal de CDS está na redação connosco?
Sinto que toda a gente percebeu que o CDS já não existe, com a excepção dos jornalistas de política. Ou então estou a ser injusto e a cobertura da guerra interna do partido tem sido feita por um redator da secção de ciência, uma vez que falamos de uma extinção.
-
- 17:11
-
Caso opte pela dissolução, Marcelo escolherá "data mais razoável" para eleições sem ter em conta processos eleitorais partidários
O Presidente da República afirmou hoje que na marcação de eleições legislativas antecipadas escolherá "a data mais razoável" e que "corresponda à melhor solução para o esclarecimento dos portugueses", sem ter em conta processos eleitorais partidários.. Antes, porém, considerou fundamental ouvir as o
-
- 17:05
-
Crise Política. Ferro Rodrigues transmitiu a Marcelo que data de eleições “não seria irrelevante” para "situação interna de alguns partidos"
O presidente da Assembleia da República transmitiu ao Presidente da República que a data das legislativas “não seria irrelevante” para a situação interna de alguns partidos, referindo-se a eleições em “final de janeiro ou início de fevereiro”.
-
- 14:41
-
Dorry Segev, epidemiologista da Johns Hopkins: “Fizemos algo de errado: politizámos a saúde pública”
O epidemiologista norte-americano Dorry Segev, participante na Web Summit, que decorre em Lisboa, considera que a “politização da saúde pública” foi “um erro” e explica, em parte, o surgimento dos movimentos antivacinas.
-
- 14:23
-
Pedro Nuno Santos: Acordo à esquerda "funcionou" e "não foi parêntesis"
O ministro da Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou hoje que o entendimento parlamentar à esquerda que sustentou o Governo PS nos últimos seis anos funcionou e "não foi um parêntesis" na democracia portuguesa.
-
- 14:15
-
Covid-19: Portugal com mais 9 mortes e 450 novos casos nas últimas 24 horas
Portugal regista hoje mais 450 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, nove mortes associadas à covid-19 e subida nos internamentos, com mais 12, segundo dados oficiais.
-
- 12:43
-
NBA: os Miami Heat prometem e Ja Morant deu "o salto"
A segunda semana da temporada da NBA fica marcada pelo bom início dos Miami Heat e das boas exibições de Ja Morant, tudo temas em destaque no episódio desta semana do Bola ao Ar, podcast sobre NBA da MadreMedia.
-
- 11:36
-
PSD: Paul Rangel recusa “suspender” democracia interna para preparar legislativas
O candidato à liderança do PSD Paulo Rangel escreveu hoje aos militantes a defender que o partido não precisa de “suspender” as eleições diretas para preparar as legislativas, apelando aos sociais-democratas que honrem a sua “tradição democrática e plural”.
-
- 10:30
-
Pré-publicação de "A Verdadeira História das Pandemias". Como sucessivas pragas moldaram a vida humana
Da varíola à gripe das aves, da peste negra à covid-19. Ao longo da história, o Homem teve de enfrentar epidemias devastadoras e aprender a contê-las. Os ciclos das pestes e doenças marcam o ritmo da ascensão e do declínio das civilizações, mas as revoluções sanitárias e médicas dos últimos duzentos
-
- 10:03
-
Assistente que entregou arma a Baldwin quebra o silêncio. "A indústria deve rever os seus valores"
O homem que entregou a arma ao ator Alec Baldwin que causou a morte da diretora de fotografia no set de "Rust", expressou comoção e tristeza, naquela que é a sua primeira declaração pública desde o incidente que deixou Hollywood de luto.
-
- 09:41
-
O que fazer em caso de sismo? Proteção Civil testa população com exercício A Terra Treme
A proteção civil vai promover na sexta-feira, em todo o país, mais uma edição do exercício A Terra Treme, que pretende capacitar a população para o que fazer em caso de sismo.
-
- 08:48
-
Pão vai ficar mais caro — e a culpa é da subida da energia e das matérias-primas
A subida dos preços da energia e de várias matérias-primas vai levar a um aumento dos preços do pão, avisa a indústria.
-
- 08:16
-
“Não acreditem em tudo o que leem nas redes sociais". Paddy Cosgrave confirma Web Summit em Lisboa até 2028
Paddy Cosgrave confirmou, esta terça-feira, à Rádio Renascença que a Web Summit vai realizar-se em Lisboa durante os próximos sete anos.
-
- 07:57
-
COP26. Líderes mundiais prometem deter desflorestação até 2030
Os líderes mundiais vão comprometer-se hoje na cimeira do clima das Nações Unidas a deter a desflorestação até 2030 para combater as alterações climáticas, anunciou o Governo britânico, anfitrião do encontro, um compromisso considerado demasiado distante pelos ambientalistas.
-