Enquanto a ONU reconhece o seu falhanço, as explosões regressam a Kiev
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reconheceu hoje, perante o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenksy, que o Conselho de Segurança "falhou em fazer tudo o que estava ao seu alcance para prevenir e acabar com esta guerra".
"Deixe-me ser bem claro: o Conselho de Segurança falhou em fazer tudo o que estava ao seu alcance para prevenir e acabar com esta guerra. Esta é uma fonte de grande deceção, frustração e raiva", disse Guterres a Zelenksy, em Kiev, capital ucraniana.
"Mas os homens e mulheres das Nações Unidas estão a trabalhar todos os dias para o povo da Ucrânia, lado a lado com tantas corajosas organizações ucranianas", acrescentou o antigo primeiro-ministro português.
Praticamente em simultâneo, a capital da Ucrânia, Kiev, era alvo de pelo menos dois bombardeamentos por parte das forças russas, segundo autoridades locais e jornalistas da agência France-Presse (AFP).
Os correspondentes da AFP viram no local um edifício em chamas, janelas partidas, uma forte presença policial e socorristas. O presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, confirmou no Telegram "dois ataques" a um dos distritos da capital.
"O que está fundamentalmente errado é a guerra", disse, mais tarde, António Guterres à RTP, que o entrevistou em Kiev. Na conversa, o líder da ONU reforçou a complexidade da operação de retirada de civis do complexo Azovstal.
Agora, temem que o presidente russo queira reclamar uma relevante vitória no leste a tempo do Dia da Vitória, um feriado russo celebrado a 9 de maio.
Na arruinada cidade portuária de Mariupol, os combatentes ucranianos, escondidos na fábrica siderúrgica que representa a última bolsa de resistência, disseram que os bombardeamentos concentrados durante a noite mataram e feriram diversas pessoas.
As autoridades avisaram que a falta de água potável dentro da cidade pode levar a surtos de doenças mortais.
Os novos ataques ocorreram enquanto o secretário-geral da ONU, António Guterres, examinava a destruição em pequenas cidades nos arredores de Kiev, onde presenciou alguns dos piores horrores do primeiro ataque violento da guerra.
Guterres condenou as atrocidades cometidas em cidades como Bucha, onde foram encontradas provas de assassínios em massa de civis, depois de a Rússia ter recuado perante uma resistência inesperadamente forte por parte dos ucranianos.
“Onde quer que haja uma guerra, o preço mais alto é pago pelos civis”, lamentou Guterres, enquanto visitava Irpin, nos arredores de Kiev, reiterando a importância de investigar alegados crimes de guerra.
Alguns analistas dizem que o atraso no lançamento de uma ofensiva completa pode refletir a decisão de Putin de esperar até que as forças russas estejam prontas para uma batalha decisiva – em vez de se apressar e arriscar outro fracasso, como a tentativa abortada de invadir Kiev.
Vários observadores antecipam que Putin tentará reivindicar uma grande vitória no leste no Dia da Vitória, que marca a derrota da Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial.
Putin, como muitos dos seus antecessores, costuma usar feriados e aniversários patrióticos russos para fazer anúncios relevantes: em março, por exemplo, o presidente serviu-se de um comício num estádio em Moscovo para comemorar o oitavo aniversário da anexação da península da Crimeia pela Rússia, e anunciou a intensificação do conflito na Ucrânia.
Entretanto, o líder da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR), Denis Pushilin, disse hoje que a entidade separatista reconhecida pela Rússia como um Estado independente planeia colocar em funcionamento o porto de Mariupol em maio próximo.
"Os nossos planos incluem que a primeira carga seja despachada do porto de Mariupol já em maio", disse Pushilin, em Mariupol, a um grupo de jornalistas, citado pela agência russa Interfax.
"Neste momento estamos na fase de inventário, limpeza do território, preparação de regulamentos para que o porto possa funcionar plenamente", explicou Pushilin, acrescentando que o seu Governo regional já começou a estabelecer relações comerciais com os territórios ucranianos vizinhos que já se encontram sob controlo das tropas russas.
- 20:10
- O Governo da Madeira decidiu hoje manter as normas de contenção da pandemia de covid-19 até 14 de maio, nomeadamente o uso de máscaras nos espaços fechados, informou o executivo madeirense.
-
- 19:25
-
Transparência Internacional questiona nomeação de pai de deputada para assessor do Chega
A organização Transparência Internacional (TI) Portugal pediu hoje esclarecimentos ao presidente da Assembleia da República por o Chega ter nomeado como assessor parlamentar o pai da deputada Rita Matias, considerando que pode violar a lei.
-
- 19:23
-
Criança com suspeita de hepatite aguda no São João no Porto está a ser avaliada
O presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, no Porto, afirmou hoje que a criança internada com sintomas "suspeitos" de hepatite aguda está a ser avaliada e que os resultados vão ser conhecidos nos próximos dias.
-
- 19:17
-
Saúde: Maioria das vacinas com cobertura igual ou superior a 95% em Portugal
As coberturas da maioria das vacinas incluídas no Programa Nacional de Vacinação (PNV) atingiram ou ultrapassaram no ano passado a meta de 95%, segundo o balanço hoje divulgado.
-
- 19:16
-
"Forma de poluição irrecuperável e irreversível". Cientistas defendem fim da produção de plástico novo até 2040
Nove cientistas declararam hoje que a reciclagem não vai chegar para travar a poluição por plásticos, defendendo que a produção de novo plástico deve parar até 2040.
-
- 19:11
-
Em 28 dias, já foram devolvidos 816 milhões de euros em IRS
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já reembolsou cerca de 816 milhões de euros desde que a campanha do IRS arrancou, em 01 e abril, com este valor a abranger 905 mil contribuintes, informou hoje o Ministério das Finanças.
-
- 18:55
-
Guerra na Ucrânia: Biden promete que não deixará aliados europeus reféns de energia russa
O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse hoje que não deixará que a Rússia "intimide" os países europeus com ameaças de bloqueio de recursos energéticos e considerou "irresponsáveis" as declarações do Kremlin sobre uso de armas nucleares.
-
- 16:54
-
PSD: Pinto Balsemão é o mandatário nacional de Jorge Moreira da Silva
O antigo primeiro-ministro e militante ‘número um’ do PSD, Francisco Pinto Balsemão, vai ser o mandatário nacional do candidato à liderança Jorge Moreira da Silva.
-
- 16:07
-
Hospital de São João prepara "plano de sobrevivência" para garantir serviço de urgência
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) vai implementar "nos próximos meses" um "plano de sobrevivência" para garantir o funcionamento do serviço de urgência, que passa por recrutar médicos a outras áreas deste hospital, revelou hoje o responsável.
-
- 15:33
-
Esta é a lista das praias com Bandeira Azul em 2022. Veja aqui se a sua faz parte
Portugal conta este ano com 431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul, mais 32 do que em 2021, com um aumento de praias fluviais distinguidas com o galardão. Alguma destas é a sua praia? Consulte aqui a lista.
-
- 15:24
-
Covid-19: DGS atualiza regras sobre uso de máscara - que se mantém como “importante medida”
A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje a orientação sobre o uso obrigatório e recomendado de máscara, considerando que a sua utilização se mantém como uma “importante medida” para conter as infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2.
-
- 15:00
-
OE2022: “Austeridade? Só o peso da consciência de quem infligiu cortes que nenhuma família esquece" justifica argumento
A aprovação é praticamente uma garantia: depois da queda do governo, as contas para este ano voltam a ser discutidas na Assembleia da República. Os papéis são quase os mesmos, mas desta vez António Costa tem deputados suficientes na bancada socialista para os aprovar.
-
- 13:55
-
Rússia avisa que entrega de armas a Kiev ameaça a segurança na Europa
A Rússia avisou hoje que o fornecimento de armamento à Ucrânia ameaça a segurança na Europa, depois de o Governo britânico ter apelado para a entrega de mais armas pesadas e aviões a Kiev.
-
- 13:45
-
Jorge Moreira da Silva: "Se perder estas eleições no PSD, vou ter de procurar emprego"
Promete transformar o PSD num partido moderno, enérgico e alternativo. Para já quer fazer marcação cerrada ao executivo de António Costa com um governo sombra. Estes são os compromissos do candidato Jorge Moreira da Silva, que acredita tanto no seu projeto que se demitiu do cargo de diretor-geral na
-
- 12:49
-
BPP: João Rendeiro nunca alegou problemas de saúde em processos anteriores
O antigo presidente do BPP, João Rendeiro, nunca alegou problemas de saúde nos processos em que já foi julgado e condenado em Portugal, segundo uma informação do Juízo Central Criminal de Lisboa.
-
- 12:46
-
Metro do Porto com “operação especial” durante a Queima das Fitas
O Metro do Porto vai ter uma “operação especial” na Queima das Fitas, que decorre na primeira semana de maio, com uma operação contínua no sábado e na terça-feira nas linhas Amarela e Azul, anunciou hoje a empresa.
-
- 12:44
-
Câmara do Porto vota submeter Regulamento da Movida do Porto a consulta pública
A Câmara do Porto vota na segunda-feira submeter a consulta pública a alteração ao Regulamento da Movida do Porto, que, para “assegurar a qualidade de vida e segurança”, incorporará delimitação de zonas e restrições nos horários de funcionamento.
-
- 12:42
-
Guimarães, Porto e Lisboa comprometem-se com a neutralidade climática até 2030
Guimarães, Porto e Lisboa foram as cidades selecionadas em Portugal para participar na missão da União Europeia (UE) para ecossistemas de inovação e com vista à neutralidade do ponto de vista climático até 2030, foi hoje anunciado.
-
- 12:30
-
Número de utentes sem médico de família duplicou em três meses em Bragança
O número de utentes sem médico de família, no distrito de Bragança, duplicou nos primeiros três meses deste ano, com 9.713 pessoas sem um clínico atribuído nos centros de saúde, segundo dados do Governo.
-
- 11:37
-
Papa Francisco pede que se trate melhor as sogras, mas pede-lhes "cuidado com a língua"
O Papa Francisco pediu, esta quarta-feira, aos fiéis que respeitem as suas sogras. Durante uma homilia na Praça São Pedro, no Vaticano, deixou ainda um conselho para que tenham "cuidado com a língua".
-
- 09:22
-
Rendas máximas no programa Porta 65 podem duplicar em algumas cidades
As rendas máximas admitidas no programa de apoio ao arrendamento Porta 65 vão ser atualizadas. Dependendo da tipologia das casas, pode passar a ser praticamente o dobro em algumas cidades.
-
- 08:49
-
Viver em locais mais desfavorecidos aumenta o risco de morte
Um estudo internacional, liderado por investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), concluiu que viver em locais mais desfavorecidos aumenta o risco de morte, sobretudo entre aqueles que vivem em piores condições socioeconómicas.
-
- 08:32
-
Scorpions: “Paz, amor e rock n' roll são a manchete da nossa vida”
Não há dedos suficientes no corpo humano que permitam contar o número de concertos que os Scorpions deram já em Portugal. Naquela que será a sua 25ª investida pelo território luso, os alemães trarão consigo um novo álbum, “Rock Believer”, que descreve também a sua postura perante o mundo: a de uma f
-
- 06:03
-
Kharkiv atingida por bombardeamentos ucranianos
Forças da Ucrânia dispararam na quarta-feira mísseis e foguetes contra a cidade de Kharkiv, no sul do país, atualmente controlada por tropas da Rússia.
-