Uma remodelação à qual se “exige respeito”
Enquanto o escândalo relacionado com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal continua a provocar ondas de choque, o país soube hoje pouco depois da hora de almoço que Sara Abrantes Guerreiro, secretária de Estado das Migrações, tinha pedido para abandonar a pasta com efeito imediato.
Adiantada através de uma nota publicada pela Presidência da República, esta novidade, porém, teve contornos diferentes àqueles que de imediato se começaram a aventar. Marcelo Rebelo de Sousa tomou diretamente a palavra para explicitar que a secretária de Estado demissionária iria sair do Governo não por razões políticas, mas por "uma razão pessoal de força maior".
Além disso, o motivo para a substituição imediata, justificou Costa ao Presidente da República, ter-se-á devido à especial importância que o cargo assume "mais do que nunca devido à vinda dos refugiados da Ucrânia", disse Marcelo.
Apesar de estranhamente coincidir com a pressão que o seu gabinete enfrentava — especialmente porque ainda esta sexta-feira, Sara Guerreiro pediu esclarecimentos urgentes ao Alto Comissariado para as Migrações quanto ao caso de Setúbal — o executivo sublinhou que esta substituição no Governo tinha sido “a pedido da própria” e “por motivo de doença”.
Para o seu lugar foi escolhida Isabel Rodrigues, deputada do PS eleita pelo círculo eleitoral dos Açores e na Assembleia da República desde 2019, que se encontrava a desempenhar as funções de coordenadora da bancada socialista na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e fazia também parte da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.
Quando terminou esta apressada tomada de posse no Palácio de Belém, António Costa defendeu Sara Guerreiro com assertividade quanto aos rumores da sua demissão “Senti-me envergonhado com o que ouvi, em especial numa certa televisão, horas infindáveis a especular”, declarou o líder do executivo, sem especificar o alvo.
O primeiro-ministro disse e repetiu que a secretária de Estado demissionária saiu por estar doente, sendo que “o mínimo que se pede em momentos difíceis na vida das pessoas, dolorosos na vida das pessoas, é que haja respeito, porque um dia acontece a um membro do Governo, outro dia pode acontecer a qualquer um”, frisando ainda que “não é por serem membros do Governo que as pessoas deixam de ser seres humanos”.
Mas se a saída de Sara Guerreiro não se deveu ao caso de Setúbal, não é por isso que este não continuou a causar impacto ao longo do dia. Soube-se que, “com base nas notícias que vieram a público na sexta-feira e no fim de semana”, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) abriu um inquérito para perceber se houve ilegalidades no tratamento dos dados de refugiados ucranianos acolhidos por elementos da associação pró-russa Edintsvo.
“Iremos averiguar se os procedimentos seguidos pela associação em causa, a trabalhar para a Câmara de Setúbal, estão efetivamente de acordo com a lei e com as instruções do SEF [Serviço de Estrangeiros e Fronteiras], enquanto entidade que controla estes processos”, adiantou a comissão.
Esta iniciativa soube-se um dia depois de Costa ter dito que o pedido de inquérito feito pela autarquia de Setúbal ao Ministério da Administração Interna (MAI) iria ser remetido para a CNPD e para o Ministério da Coesão Territorial. De resto, a porta-voz do organismo confirmou também que a CNPD recebeu hoje a resposta do MAI ao autarca setubalense, André Martins, esclarecendo que cabe à CNPD fiscalizar as questões sobre proteção de dados.
Além disso, o caso foi também enviado para a Inspeção Geral das Finanças, a quem competem os "inquéritos e sindicâncias", disse hoje o ministério da Coesão Territorial: "(...) enquanto tutela da legalidade da atuação do poder local, o Ministério da Coesão Territorial remeteu o caso para a Inspeção Geral das Finanças, entidade competente para a realização de inquéritos e sindicâncias", lê-se num comunicado do ministério de Ana Abrunhosa, que adiantou também estar a averiguar “denúncias sobre eventuais irregularidades".
O dia, contudo, não terminaria sem mais polémica. Apesar da Câmara de Setúbal ter vindo a acusar o Governo de não ter respondido ao pedido de intervenção sobre as suspeitas de envolvimento de associações pró-russas no acolhimento de ucranianos — algo negado pelo executivo — o vereador socialista do município,l Fernando José, acusou hoje o autarca André Martins, de conhecer as ligações ao Kremlin de Igor Khashin, uma das pessoas escolhidas pela autarquia para a receção aos refugiados ucranianos.
“O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e o vereador Pedro Pina sabem bem quem é o presidente da Associação dos Imigrantes de Leste [Edinstvo], sabem bem quem é o Igor Khashin, sabem que ele tem relações com o Kremlin, sabem que ele é um alto representante da Rússia em Portugal”, disse à agência Lusa o deputado e vereador do PS da Câmara de Setúbal.
Prometendo voltar ao assunto na reunião pública do executivo camarário agendada para quarta-feira, Fernando José recordou que “não há muito tempo, responsáveis da Câmara de Setúbal tiveram uma reunião com o senhor Igor, enquanto representante da Rússia em Portugal, no sentido de trazer investimentos para a cidade”.
À Lusa, o autarca socialista acusou ainda a atual maioria CDU de não ter tido em consideração os avisos da bancada do PS, na reunião camarária de 20 de abril, e revelar “grande insensibilidade” face ao constrangimento dos refugiados ucranianos por serem recebidos por cidadãos de origem russa, o país agressor da Ucrânia.
- 22:59
- A procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, anunciou hoje que a polícia conseguiu identificar o "primeiro suspeito" relacionado ao massacre de civis no subúrbio de Bucha, na região administrativa de Kiev.
-
- 22:40
-
Ucrânia: Zelensky condiciona neutralidade de Kiev à libertação de todo o território
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que a condição para a neutralidade da Ucrânia, exigida pela Rússia, passa pela libertação de todo o território, incluindo o Donbass e a península da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014.
-
- 20:44
-
Ucrânia: PS na Câmara de Setúbal diz que presidente da autarquia "conhecia ligações de Igor Khashin ao Kremlin"
O vereador socialista da Câmara de Setúbal Fernando José acusou hoje o presidente do município, André Martins, de conhecer as ligações ao Kremlin de Igor Khashin, uma das pessoas escolhidas pela autarquia para a receção aos refugiados ucranianos.
-
- 20:42
-
Melgaço quer repúdio da TVI a cena de novela por “ofensa grave” a Castro Laboreiro
Uma cena de um episódio da telenovela “Para Sempre” da TVI, considerada uma “ofensa grave” à população de Castro Laboreiro, em Melgaço, levou a Assembleia Municipal a exigir a uma retratação pública daquele canal, foi hoje divulgado.
-
- 20:34
-
Costa diz-se "envergonhado" com "especulação" de uma TV quanto à saída da secretária de Estado da Igualdade e Migrações
O primeiro-ministro afirmou-se hoje envergonhado com a especulação que disse ter sido feita por uma televisão sobre as razões da substituição da secretária de Estado da Igualdade e Migrações e pediu respeito por quem adoece.
-
- 19:22
-
Fulham, de Marco Silva, goleia Luton e sagra-se campeão da segunda divisão inglesa
O Fulham, treinado pelo português Marco Silva, sagrou-se hoje campeão da segunda liga inglesa de futebol, após golear em casa o Luton, por 7-0, no encontro da 45.ª e penúltima jornada da competição.
-
- 19:14
-
Costa reúne-se com primeiro-ministro ucraniano na quarta-feira por videoconferência
O primeiro-ministro, António Costa, vai reunir-se com o seu homólogo ucraniano, Denys Shmygal, na quarta-feira, por videoconferência, tendo as conversações como temas centrais as relações bilaterais e a guerra provocada pela invasão russa da Ucrânia.
-
- 18:58
-
Excerto de "A História do Bichinho-de-Conta". A fidalga que ousou desafiar o Marquês de Pombal
Poucos tiveram a audácia de desafiar o Marquês de Pombal enquanto geriu os rumos do país. Decorre o ano de 1768 e Sebastião José de Carvalho e Melo decide casar o seu segundo filho, José Francisco, de 14 anos, com Isabel Juliana de Sousa Coutinho Paim, da mesma idade e herdeira de uma imensa fortuna
-
- 17:36
-
Lei do Tabaco: Pode-se fumar em espaços fechados? Por enquanto, sim
Lei é vaga e ASAE não vê “margem para uma fiscalização eficaz”. Governo culpa pandemia e eleições legislativas antecipadas pelo atraso da portaria.
-
- 17:14
-
Ucrânia: Ministro ucraniano, Alemanha e UE condenam 'antissemitismo' russo
O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, o Governo alemão e a União Europeia condenaram hoje as declarações do chefe da diplomacia russo comparando dirigentes ucranianos judeus a Hitler, que "também tinha origens judaicas".
-
- 16:53
-
"Fui liminarmente posta na rua, de forma brutal". Raquel Henriques da Silva demite-se da direção do Museu do Neo-Realismo
A diretora do Museu do Neo-Realismo de Vila Franca de Xira, Raquel Henriques da Silva, disse hoje à agência Lusa que se demitiu do cargo, depois de o seu gabinete ter sido ocupado pelo diretor municipal de Cultura, David Santos.
-
- 15:36
-
Acolhimento de refugiados ucranianos. Proteção de Dados abre inquérito em Setúbal e o caso já foi enviado à Inspeção das Finanças
A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) abriu um inquérito para perceber se houve ilegalidades no tratamento dos dados de refugiados ucranianos acolhidos por elementos de uma associação pró-russa em Setúbal, confirmou hoje a porta-voz do organismo.
-
- 11:08
-
Habitação. Rendas aumentaram mais de 200 euros de março para abril
O valor médio das rendas de casas para arrendamento aumentou 19% — cerca de 200 euros — de março para abril, segundo os dados recolhidos nos anúncios do portal Imovirtual. Évora lidera as subidas, passando de uma média de 650 euros para 1.034, mais de 59% de aumento. Preço de venda também subiu, com
-
- 10:34
-
Um desvio "muito grande". Tribunal de Contas está a realizar auditoria ao IVAucher
O Tribunal de Contas (TdC) está a realizar uma auditoria ao programa IVAucher, anunciou hoje a juíza conselheira Ana Leal Furtado, assinalando o “desvio” muito grande entre o valor orçamentado e executado.
-
- 10:06
-
Unidades de elite da Rússia sofreram grandes perdas, diz Reino Unido
Algumas unidades de elite russas, incluindo as chamadas Forças Aerotransportadas VDV, sofreram grandes perdas na Ucrânia e a Rússia poderá levar anos para reconstituir essas forças, declararam hoje os serviços de informação britânicos.
-
- 09:55
-
Por que é que os óculos são tão caros? A portuguesa Shaub & Fischer pensou numa nova solução
Preços fixos, sem taxas escondidas e um serviço para experimentar os óculos em casa gratuitamente. Esta é a Shaub & Fischer.
-
- 09:41
-
Debaixo de escuta: Telemóvel do primeiro-ministro espanhol foi vigiado pelo programa Pegasus
Os telefones móveis do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez e da ministra da Defesa, Margarita Robles foram alvo de escutas "ilícitas e externas" através do programa Pegasus, indica um relatório oficial do Centro de Criptologia Nacional (CNC).
-
- 08:48
-
PSP detém 15 pessoas e apreende 15 toneladas de catalisadores
A PSP deteve 15 pessoas e apreendeu 15 toneladas de catalisadores, no âmbito da operação que desenvolveu esta manhã em Lisboa, Setúbal e Porto com o objetivo de desmantelar uma rede que se dedicava ao roubo daquele material.
-
- 06:13
-
Está de volta a pesca da sardinha
A pesca da sardinha reabriu hoje, às 00:00 horas, tendo a frota portuguesa 29.400 toneladas de limite global de descargas de capturas com a arte de cerco para 2022, segundo um despacho publicado na sexta-feira.
-
- 05:58
-
Mais de 450 portugueses em recolha de fundos para réplica do Santuário de Fátima na Venezuela
Mais de 450 portugueses participaram numa tertúlia organizada pela Academia do Bacalhau de Caracas (ABC) para angariar fundos para a construção de uma réplica do Santuário de Fátima, a sul de Caracas, a inaugurar em outubro.
-