O Corporate Europe Observatory (CEO) alertou hoje para a influência das 'gigantes' tecnológicas na primeira lei sobre a inteligência artificial (IA) na União Europeia (UE), em discussão entre os colegisladores, podendo levar à "redução das obrigações de segurança".
A "first mover advantage" é o termo inglês que se utiliza para descrever a vantagem que uma empresa ganha por ser a primeira a entrar ou a conquistar uma parte considerável de um mercado. Contudo, essa vantagem inicial não é vitalícia e deve ser defendida a todo o custo. A Microsoft e a OpenAI (empr
O Telegram, uma plataforma atrativa pela sua privacidade, tem sido determinante em vários momentos políticos, e a guerra na Ucrânia não é exceção. A plataforma tem sido utilizada por ambos os lados para passar informação - mas também propaganda.
A Meta, proprietária do Facebook e Instagram, vai lançar um serviço de assinatura paga a partir de 11 euros mensais para permitir que os utilizadores verifiquem as suas contas, anunciou o CEO Mark Zuckerberg neste domingo, enquanto a gigante das redes sociais atravessa um difícil momento financeiro.
A rede social TikTok afirmou hoje reconhecer a importância de continuar a investir na Europa "para apoiar" a sua comunidade de mais de 150 milhões e que está a expandir a capacidade de armazenamento de dados europeus.
A Tesla vai recolher 362.758 carros nos Estados Unidos, depois de terem sido identificados defeitos no 'software' de assistência ao condutor que podem fazer com que o veículo atue de forma potencialmente perigosa em cruzamentos, foi divulgado esta quinta-feira.
Oitenta e sete por cento dos inquiridos num estudo do observatório Iberinfier diz ter acesso às notícias através das redes sociais, deparando-se 37% com desinformação várias vezes por dia e tendo 97% detetado desinformação no último mês.
A Google vai iniciar uma nova campanha na Alemanha que visa tornar as pessoas mais resilientes aos efeitos corrosivos da desinformação 'online', depois de ter registado resultados promissores na Europa Oriental.
O presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial disse hoje que ferramentas como a ChatGPT permitem acelerar tarefas laborais e aumentar a produtividade, mas vão levar ao desaparecimento de profissões como motoristas, maquinistas ou programadores.
O 'dean' da Nova SBE afirma, em entrevista à Lusa, que o ChatGPT é um "desafio" para as universidades e "põe em causa muitas profissões", dos professores aos jornalistas, com estas novas soluções de inteligência artificial (IA).
O presidente da APDC adverte que o sistema de inteligência artificial (IA) ChatGPT "tem o risco de as pessoas poderem pensar que se trata de algo que dá sempre respostas certas" e é um desafio para os jornalistas.
O chatbot "Bard" é a resposta da Google ao agora famosíssimo ChatGPT da Open AI. Porém, naquela foi a sua apresentação oficial ao mundo, "afirmou" incorretamente que o telescópio James Webb foi o primeiro a tirar fotografias de um planeta fora do nosso sistema solar. E como não foi, a empresa-mãe do
A partir desta quarta-feira deixa ser possível partilhar a conta com outros utilizadores sem custo associado. Quem o quiser fazer, terá de pagar 3,99 euros por cada novo utilizador.
A empresa de comércio eletrónico norte-americana eBay pretende despedir 500 trabalhadores, equivalentes a quatro por cento do seu efetivo, segundo documentos entregues na terça-feira à autoridade bolsista dos EUA (SEC, na sigla em Inglês).
A Google lançou esta segunda-feira uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) denominada Bard, que parece ser uma resposta ao ChatGPT, da concorrente Microsoft e que alcançou uma grande popularidade em pouco mais de dois meses de existência.
A Marinha disponibiliza a partir de hoje o seu património de forma digital, através de uma parceria com a Google, incluindo os acervos de equipamentos como o Planetário, o Aquário Vasco da Gama ou a Biblioteca Central da Marinha.
O presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, sublinhou hoje o impacto do projeto de utilização da Inteligência Artificial na análise da informação sobre contratação pública, destacando a melhoria da identificação de riscos ou deteção de irregularidades.
Há 25 anos discutíamos Photoshop, hoje discutimos sistemas como DALL-E, Stable Diffusion ou Midjourney. E continuamos a confundir criatividade com autoria.
O Spotify, líder mundial de streaming de áudio, anunciou esta semana que vai reduzir em 6% a sua força de trabalho, ou seja, cerca de 600 empregos, após uma onda de demissões entre os gigantes da tecnologia.
Reed Hastings é um dos meus CEOs favoritos. Com um perfil mais discreto do que muitos dos seus pares, construiu calmamente uma das maiores marcas de entretenimento no mundo inteiro e, em vez de jogar o jogo de Hollywood, não só o mudou por completo, como obrigou todos os outros jogadores a repetirem
A Alphabet anunciou no final da semana passada que vai despedir 12.000 pessoas, o que corresponde a 6,4% da sua força de trabalho. A dona da Google junta-se assim a empresas como a Amazon e a Microsoft.
Depois de reunir com acionistas e de ouvir as suas queixas, o CEO da Apple sugeriu ao comité de compensações da empresa reduzir o seu pacote de bónus em 40%.