O escritor João Pedro Vala venceu a primeira edição do Prémio WOOK - Novos Autores, com o seu romance “Campo Pequeno”, destacando-se como “uma das vozes mais fortes da nova ficção portuguesa”, segundo o júri.
Uma exposição que reúne uma centena de obras de 48 mulheres artistas da Coleção do Museu do Neo-Realismo, colocando em diálogo a produção desde a década de 1940 até à contemporaneidade, é inaugurada sábado em Vila Franca de Xira.
A larga maioria dos autores das canções que competem no 59.º Festival da Canção vão subir a palco para as defenderem no concurso, cujas semifinais acontecem em fevereiro e afinal em março, foi hoje anunciado.
A União Europeia atribuiu a indicação geográfica protegida ao pastel de feijão de Torres Vedras, estando a decorrer um prazo de três meses de consulta pública, de acordo com o Jornal Oficial da União Europeia.
Depois da passagem pelo Rock in Rio, em 2014, Lisboa volta a receber Rolling Stones, desta vez com concerto marcado para maio de 2025. O último álbum, Hackney Diamonds, publicado em 2023, inspira a digressão europeia e marca os 63 anos de carreira do grupo.
O Teatro Municipal do Porto – Rivoli abre hoje as portas à comunidade, oferecendo ao longo de quatro dias vários espetáculos, entre os quais uma estreia nacional e um DJ set ao vivo, em celebração do seu 93.º aniversário.
Depois de várias apresentações esgotadas e um sucesso entre o público, o aclamado monólogo jurídico "À Primeira Vista (Prima Facie)", com Margarida Vila-Nova, regressa ao palco do Teatro Maria Matos com novas datas em maio, junho e julho.
O Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, reabre ao público sábado e, após seis meses de obras para integrar novos conteúdos na mostra permanente e os interpretar em inglês e braille, estreia duas exposições sobre a marca francesa de alta-costura Dior.
Os Linda Martini editam esta semana "Passa-Montanhas", um álbum "virado para dentro" que reflete o que se passa no mundo e o processo de mudança na formação da banda, com a entrada do guitarrista Rui Carvalho.
Em 1944, Edith era uma bailarina de 16 anos que foi enviada para Auschwitz e sofreu experiências inimagináveis. Quando finalmente libertaram o campo, a jovem foi retirada de uma pilha de corpos, praticamente sem vida. Neste livro, uma edição para jovens, a reconhecida terapeuta Edith Eger, autora do
A equipa do Museu de Lisboa descobriu mais uma parte da área central do Teatro Romano durante escavações que decorreram entre 02 e 12 de dezembro do ano passado, foi hoje anunciado.
O filme "Duas Vezes João Liberada", uma primeira obra da realizadora Paula Tomás Marques, foi selecionado para o Festival de Cinema de Berlim, cuja programação oficial foi hoje anunciada.
As cinzas de Milan Kundera e da sua mulher Vera, que morreram em França, onde viviam desde o seu exílio da Checoslováquia em 1975, foram repatriadas para Brno, a terra natal do escritor.
Um novo serviço das bibliotecas públicas, que permitirá aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, vai estar disponível e operacional 'online' em 27 de janeiro, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
As relações que o escritor Guerra Junqueiro manteve com o mundo da arte, seja enquanto colecionador, seja pela proximidade com artistas da época, são objeto de uma exposição que se inaugura na quarta-feira, no Panteão Nacional, em Lisboa.
O filme "Ainda estou aqui", do realizador brasileiro Walter Salles, foi o mais visto no fim de semana de estreia nos cinemas portugueses, com 37.233 espectadores, segundo dados de hoje do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Robin Sharma, autor de livros como "O Monge Que Vendeu o Seu Ferrari "e "O Clube das 5 da Manhã", publicados pela Pergaminho, vai estar em Portugal a 2 de março, para um evento na MEO Arena, em Lisboa.
Atualmente, somos inundados por uma constante avalancha de estímulos. Fazemos parte de uma sociedade hiperestimulada, hiperconsumista e hiperconectada, mas teremos todos PHDA? A resposta é: não! Contudo torna-se fácil confundir os sintomas decorrentes da hiperestimulação com aqueles associados à Per
“Quando eu morrer vou fazer filmes no inferno”, do encenador e dramaturgo Mário Coelho, é um espetáculo sobre família e maldição, que mistura teatro, cinema e terror, explorando limites da linguagem teatral, que se estreia na quinta-feira, em Lisboa.
Um guia para a estreias já confirmadas nas salas portuguesas durante os próximos 12 meses. Há nomeados para a próxima edição dos Óscares, a Marvel faz um regresso com 3 filmes agendados, teremos mais capítulo de Missão Impossível e Avatar, e a F1 chega ao grande ecrã com o filme mais caro de sempre
Um livro da autoria do investigador António Laginha sobre a influência dos Ballets Russes no desenvolvimento da dança em Portugal, após a tumultuosa passagem da companhia por uma "Lisboa provinciana" de 1917, vai ser lançado na próxima quinta-feira.
A exposição "Object of Projection", uma retrospetiva do trabalho visual que a música e cantora norte-americana Kim Gordon tem desenvolvido ao longo dos últimos dez anos, é hoje inaugurada no gnration, em Braga.
A atriz ajudou a moldar o teatro britânico do pós-guerra com as apresentações no Royal Court, no National Theatre e em West End. Um dos seus principais papéis é como 'Nanny' dos 101 Dalmatas, um filme da Disney de 1996.