O romance “Se não quiseres amar agora no inverno, quando?”, de António Cabrita, venceu o Prémio Literário Armando Baptista-Bastos, anunciou hoje a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, de Lisboa, que promove o galardão.
Com diversos atos culturais a embaixada de Portugal na Venezuela e o Instituto Camões assinalaram o quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, na cidade de Valência, estado de Carabobo (170 quilómetros a oeste de Caracas).
Fundada há 14 anos, a Araca Editores quer ver livros em português no mercado da Venezuela, estando disponível para colaborar nesse sentido com as autoridades portuguesas, disse uma dirigente da empresa à Lusa.
O romance “Revolução”, de Hugo Gonçalves, é o vencedor do Prémio Literário Fernando Namora, com o valor pecuniário de 15 mil euros, anunciou hoje a Estoril Sol, que promove o galardão.
De 4 a 24 de novembro, o LU.CA (Teatro Luís de Camões) dedica uma programação especial a Alexandre O’Neill, no ano em que o poeta completaria 100 anos. O Ciclo O’Neill vai incluir a estreia nacional de um espetáculo de teatro, uma exposição, oficinas e programação online.
O Teatro das Beiras promove, entre 7 e 16 de novembro, a 42.ª edição do Festival de Teatro da Covilhã, que conta na programação com sete espetáculos de teatro, nove sessões, dois concertos e um colóquio.
O teatro Armando Cortez, na Casa do Artista, em Lisboa, reabre ao público oficialmente na quarta-feira, após as primeiras obras de manutenção de que foi alvo desde que abriu em 2003.
A Assembleia Municipal de Lisboa decidiu hoje recomendar à câmara a atribuição de homenagem toponímica ao juiz e político José Menéres Pimentel, ao ator e encenador Armando Caldas e ao encenador e ator Rogério Paulo.
Os DJ Marcel Dettmann e Nina Kraviz e o músico Max Cooper estão entre as primeiras confirmações no cartaz do festival Sónar Lisboa 2025, que acontece em abril no Parque Eduardo VII, anunciou hoje a organização.
Ao largo da costa da Florida existe uma ilha semideserta. Mas os poucos que se aventuraram a pisar as suas praias de sonho e natureza imaculada tiveram um fim trágico: afogaram-se ou desapareceram sem deixar rasto. Lovely Jackson é a última pessoa viva que morou na ilha amaldiçoada, outrora habitada
Uma adaptação do romance "Amor de Perdição", do escritor português Camilo Castelo Branco, estreia-se na quinta-feira, no Teatro Carlos Alberto, no Porto, numa encenação de Maria João Vicente fiel ao original, com ecos no presente.
Belisa Branças e Mariana Dixe, duas produtoras culturais que se conheceram há 13 anos no Curso de Interpretação do Balleteatro, juntam-se em 2024 para fundar a Maratona - Associação Cultural.
As pinturas de Cirilo Volkmar presentes no teto e nas paredes da Sala das Descobertas do Palácio Nacional de Mafra vão ser restauradas, anunciou hoje a Museus e Monumentos de Portugal (MMP).
A fritadeira de ar quente ou air fryer é um fenómeno em todo o mundo. Este equipamento de cozinha é já o mais popular, porque permite fritar, mas também assar e até cozer alimentos. Atenta a esta nova tendência, Valentina Harris, chef e professora de cozinha, elaborou "Tudo na Airfryer". Neste livro
Os amantes de teatro passaram a poder estar informados sobre todas as novidades na nova Newsletter da Madremedia "Três Pancadas". Na edição deste mês oferecemos bilhetes para o musical 'Querido Evan Hansen'.
A exposição "Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário" que visa realçar o racionalismo africano e a sua riqueza, face aos preconceitos e mitos difundidos pelas potências coloniais, é inaugurada hoje no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa.
A banda norte-americana Thirty Seconds to Mars, liderada pelos irmãos Jared e Shannon Leto, é a primeira confirmação para o festival Marés Vivas 2025 que decorre em Vila Nova de Gaia entre 18 e 20 de julho.
Terceiro romance de Giulia Caminito, considerada a escritora italiana de maior sucesso da sua geração, "A Água do Lago Nunca É Doce" conta a história de uma família que vive em condições precárias e luta por um futuro melhor. Num estilo ousado, direto e austero, a autora escreve sem rodeios sobre um
O ator compareceu no concurso, que foi realizado de forma não autorizada em Nova Iorque neste domingo e que levou à atuação da polícia para dispersar a multidão, resultando numa detenção.
Eliane Brum assume-se como jornalista ativista pelo clima, porque acredita que “quem não é ativista hoje ou está morto ou está em coma”, e deposita esperança nos jovens que lutam pelo seu futuro, contra “os comedores de mundos”.
O governador do estado da Califórnia, no sudoeste dos Estados Unidos, apresentou uma proposta para duplicar os benefícios fiscais à indústria cinematográfica de Hollywood e ajudar a atrair e reter produções.