Nas paredes do atelier, em Lisboa, o desenhador António Jorge Gonçalves tem pendurados desenhos de algo para o futuro, enquanto tem em mãos dois livros recentes biográficos e pessoais, que documentam "o que é indizível".
A escritora brasileira Heloisa Teixeira morreu hoje, no Rio de Janeiro, aos 85 anos, anunciou a Academia Brasileira de Letras (ABL), instituição de que a autora de "Explosão feminista" era membro eleito.
Uma homenagem a Carlos Paredes e uma atuação da música portuense Capicua vão marcar as comemorações do 51.º aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974 na cidade do Porto, anunciou hoje a câmara municipal.
Para celebrar o dia de St. Patrick, Lisboa vai desfilar pela Avenida da Liberdade e colorir a cidade de verde. A acompanhar a caminhada vão estar cerca de 500 gaitas de foles, um instrumento popular português.
O filme "Vale Abraão" (1993), de Manoel de Oliveira, baseado num romance de Agustina Bessa-Luís e inspirado em "Madame Bovary", de Flaubert, volta aos cinemas portugueses a 2 de abril, quando passam dez anos da morte do cineasta.
Carlos III, foi visto num carro em Londres esta sexta-feira, depois de cancelar os seus compromissos do dia por causa dos "efeitos secundários temporários" do tratamento contra o cancro, que "exigiram um curto período de observação no hospital".
O ator e humorista brasileiro Gregório Duvivier regressa a Portugal no início do verão com a peça “O céu da língua”, que se estreou em Lisboa no ano passado e será agora apresentada em várias cidades.
O livro “Amanhecer na Ceifa”, nova prequela da série literária “Os Jogos da Fome”, da autora norte-americana Suzanne Collins e que é um sucesso internacional, é publicado em Portugal a 16 de abril, revelou a Editorial Presença.
A feira internacional de arte contemporânea ARCOlisboa, prevista para maio, contará com 82 galerias, das quais 37% são portuguesas, revelou hoje a organização.
O festival Super Bock Super Rock (SBSR), cuja 29.ª edição deveria acontecer no verão, não irá realizar-se este ano e regressa em 2026, com um novo promotor, anunciou hoje a Super Bock.
O É Desta Que Leio Isto, clube de leitura da MadreMedia, traz como convidado de abril o escritor Francisco Mota Saraiva, Prémio Saramago 2024, para uma conversa sobre o livro "Morramos ao menos no porto". Deixamos o convite para que se junte a nós a 24 de abril (quinta-feira), pelas 21h00.
O Theatro Circo, em Braga, celebra 110 anos em maio, com dois dias de festa a marcarem o início da programação até agosto, que inclui concertos de Maria João Pires, Badbadnotgood e Sílvia Pérez Cruz com Salvador Sobral.
A fotógrafa portuguesa Maria Abranches está entre os 42 vencedores regionais do World Press Photo, hoje anunciados, o que a situa como finalista para "a fotografia do ano" a anunciar no próximo dia 17 de abril.
O escritor Gonçalo M. Tavares estreia no sábado um documentário sobre Ourém, no distrito de Santarém, no âmbito da programação da Festa do Livro, que decorre de sábado a 07 de abril.
A arte foi o fio condutor para pôr em contacto, na Covilhã, duas criadoras e 13 mulheres ciganas que, enquanto desfiaram uma corda para dar forma a um vestido de noiva, entrelaçaram vozes e trocaram impressões sobre o casamento precoce.
A propósito do Dia Mundial do Teatro, que hoje se assinala, e da ópera-rock "Fátima", o encenador Filipe La Féria fala sobre o futuro da cultura no país e admite que o segredo para o sucesso é apenas o amor pelo palco e um público com quem pode contar. Pelo meio aponta o dedo aos políticos, que diz
O teatro “dá voz aos marginalizados” e “expõe injustiças”, lê-se na mensagem da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), da autoria da escritora e atriz Ana Zanatti, a propósito do Dia Mundial Teatro, que hoje se celebra.
Para celebrar o Dia Mundial do Teatro, a 'Três Pancadas' tem para oferecer cinco bilhetes duplos para a ópera-rock "Fátima", de Filipe La Féria, e três para "A Família Addams", em cena no Teatro Maria Matos. Saiba aqui como participar.
O fim de um relacionamento pode ser um dos momentos mais difíceis da vida de qualquer um de nós – com muitos questionamentos, dor e incertezas –, mas também pode ser uma oportunidade única de transformação e crescimento pessoal. "Como reconstruir um coração partido", de Joana Gentil Martins, pretend
Os escritores Percival Everett, Daniel Mason, Selva Almada, Paul Lynch, Michael Crummey e Gerda Blees são os finalistas do Prémio Literário de Dublin, escolhidos a partir de uma lista longa, que deixou para trás Dulce Maria Cardoso, com “Eliete”.
O dia de 1975 em que Cushla Lavery conhece Michael Agnew – um homem de meia-idade, protestante e casado – tinha tudo para ser apenas mais um. No entanto, aquele encontro no pub da sua família muda para sempre a vida da jovem professora católica. A história de amor vivida pelos dois vai contra todas