Os 50 anos do 25 de Abril e os 500 do nascimento de Luís de Camões marcam este ano a presença portuguesa na Feira do Livro de Madrid, com iniciativas com 17 autores a partir desta quinta-feira.
Do que sabemos sobre Camões, o que é que está realmente provado? A lenda sobre o autor d’Os Lusíadas é tão vasta que, talvez tão importante quanto escrever a sua biografia, seja escrever a sua não-biografia: repassar as vidas do poeta, as especulações, as hipóteses, para separar o provado do prováve
«Um dia, João talhou a pedra mais afiada que algum homem até então talhara.» É quase assim que começa este romance, com a ideia que surge a João, um Neandertal, quando cria a pedra mais afiada até então talhada. Esta ideia consome-o, espalhando-se pela tribo ao longo das gerações e levando eventualm
Os Festivais Gil Vicente iniciam-se hoje, em Guimarães, com a peça “Blackface”, de Marco Mendonça, numa edição que quer mostrar o trabalho teatral de uma “nova geração criativa".
Em comunicado, o município do Porto revelou que a produção de energia solar no Porto atingiu um máximo histórico em 2023. De acordo com o município isso deve-se a um maior investimento em painéis fotovoltaicos.
O rei Carlos III, que continua o tratamento para o cancro, participou e fez um discurso emocionado esta quarta-feira durante a comemoração do 80.º aniversário do Desembarque na Normandia, em Portsmouth, no sul da Inglaterra.
O Museu da Farmácia celebra, dia 6 de junho, os 80 anos do Dia D, juntando um painel de oradores que vão contar de viva-voz as suas vivências neste dia. Será, ainda, inaugurada uma exposição com peças únicas da Segunda Guerra Mundial.
Ambientado no começo do século 20, "Cantagalo" conta a trajetória de uma família brasileira marcada por um casamento arranjado incomum, entre a herdeira de uma fazenda de café e o filho de uma escravizada. Um livro sobre a história do casal, das suas descendentes e dos seus agregados que traz também
Um dos musicais mais populares do mundo está prestes a regressar a Portugal em maio 2025 e vai estar em cena apenas durante 2 semanas em Lisboa e no Porto.
A humanidade vai esgotar em 1 de agosto os recursos naturais que a Terra tem capacidade para renovar durante este ano, segundo cálculos da organização internacional para a sustentabilidade Global Footprint Network hoje divulgados.
A exposição "Quem és tu?", sobre o Teatro Nacional D. Maria, a inaugurar no Museu do Teatro e da Dança, em Lisboa, na quinta-feira, visa mostrar o país, a partir do teatro, e que papel aquele edifício teve ao longo dos tempos.
A revelação foi anunciada pelo chef Tanka Sapkota: há trufa de verão em Portugal. Ou pelo menos, houve no ano passado. É uma trufa diferente da negra, que poderá facilmente ultrapassar os milhares de euros por quilo, mas mesmo assim uma descoberta científica muito importante, como revelou ao SAPO24
O escritor José Viale Moutinho é o vencedor do Grande Prémio de Literatura dst 2024, com a obra de poesia “Desaparecimento Progressivo”, anunciou hoje o grupo dst que promove o galardão.
O investigador Carlos Maria Bobone disse que o seu livro “Camões, vida e obra”, a publicar no próximo dia 10, resulta de investigação sobre a época e serve “para se descobrir Camões e a beleza da sua poesia”.
O Rijksmuseum de Amesterdão descobriu a verdadeira identidade de um casal retratado pelo pintor neerlandês Frans Hals, em 1637, como o autarca da capital dos Países Baixos Jan van de Poll, e a sua mulher, Duifje van Gerwen.
O Museu Arpad-Zenes - Vieira da Silva, em Lisboa, vai celebrar o aniversário da pintora a 13 de junho com um programa sob o tema do exílio e democracia que inclui oficinas, concertos, visitas guiadas, filmes e leituras.
Os proprietários do centro comercial Stop têm em curso um projeto de reabilitação para transformar alguns espaços num 'coworking' cultural, afirmou hoje o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto.
O filme "Manga d'Terra", filmado na Reboleira, chega aos cinemas portugueses na quinta-feira, após emocionar espetadores, em passagens por festivais e mostras, com a força da mulher cabo-verdiana e o amor do realizador a este bairro na Amadora.
O festival Primavera Sound regressa ao Parque da Cidade, no Porto, entre quinta-feira e sábado, com um cartaz maioritariamente feminino, sem o palco dedicado à eletrónica e um teste real ao novo recinto estreado na edição do ano passado.
O filme “O Ouro e o Mundo”, de Ico Costa, conquistou o prémio de melhor longa-metragem portuguesa do festival IndieLisboa, com o principal prémio internacional a ir para “Rising Up At Night”, de Nelson Makengo, anunciou hoje a organização.
O quadro "Descida da Cruz", de Domingos Sequeira (1768-1837), vai estar exposto no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, a partir de hoje, como anunciou no mês passado a Fundação Livraria Lello, proprietária da obra.