A portuguesa Maria João Pessoa e o mexicano Gerardo Rodriguez foram os vencedores do Prémio Internacional de Poesia António Salvado - Cidade de Castelo Branco foi hoje anunciado.
Uma exposição de 20 painéis com textos e documentos de Natália Correia é inaugurada na próxima semana, na ilha de Santa Maria, nos Açores, no âmbito das comemorações regionais do nascimento e morte da escritora açoriana.
O artista Leonel Moura defende que a inteligência artificial "pode abrir a criatividade humana a novas possibilidades" aplicadas à arte, que considera estar dominada por "conceitos obsoletos" que permanecem no século XX.
A editora Príncipe Discos, que nasceu há sete anos para dar visibilidade nacional à nova música eletrónica afro-portuguesa, uma "cena local tão diferente e entusiasmante", celebra o aniversário em fevereiro em Lisboa e no Porto.
O projeto "Cabelos Mágicos", na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, oferece desde há um ano cabeleiras inspiradas em personagens da Disney a crianças sujeitas a tratamentos de quimioterapia.
A Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), através do programa PARTIS, apoia, desde 2013, projetos de inclusão social pela arte, reconhecendo o seu responsável que alguns destes “acabam por encarar um desafio grande” quando termina o financiamento.
A fachada é igual à da escola Bauhaus de Dessau, tem 15 metros quadrados, dois compartimentos, e foi pensada para viajar. Chama-se “Wohnmaschine” ou “máquina viva”, pretende combater preconceitos e pensar novas formas de viver e conviver.
Os portugueses The Gift vão editar ainda neste semestre um novo álbum, intitulado "Verão", que deverá também marcar o concerto que darão em julho no festival NOS Alive, em Algés, hoje anunciado.
Desenhadas por Yves Saint Laurent, as peças de Catherine Deneuve foram ontem leiloadas, em Paris, por 900.000 euros com despesas incluídas. Os seus tecidos promovem uma viagem, não só pela história de vida da atriz, como de 40 anos de moda francesa.
A Fundação de Serralves, no Porto, celebra em 2019 os 30 anos da sua criação e o 20.º aniversário do museu, com exposições dedicadas ao arquiteto autor do edifício, Álvaro Siza Vieira, e à coleção própria da instituição.
A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, acolhe a partir de hoje e até domingo a mostra "Isto é PARTIS", que inclui exposições, concertos e a exibição de filmes, resultantes de projetos de intervenção social pelas artes.
Os Xutos & Pontapés, a celebrarem 40 anos, editam hoje um novo álbum, intitulado "Duro", que conta com temas gravados pelo guitarrista Zé Pedro e a participação de Capicua, Carlão e Jorge Palma.
A série de televisão portuguesa "Sul", que deverá estrear-se este ano na RTP, vai ser exibida no European Film Market da Berlinale (Festival de Cinema de Berlim), que decorre de 7 a 15 de fevereiro.
"Família Instantânea" não é a mais cerebral, intrigante ou bem executada das comédias, mas é certamente uma muito humana — nem que seja porque é inspirada num caso real. E faz rir, de facto.
O novo álbum a solo de Salvador Sobral, "Paris, Lisboa", no qual o músico português se estreia a cantar em francês, é editado a 29 de março, anunciou hoje o agenciamento do artista.
Uma colaboração entre os músicos Jorge Palma e Dead Combo é a primeira confirmação para o festival Douro Rock, que se realiza entre 9 e 10 de agosto, na cidade de Peso da Régua, anunciou hoje a organização.
Uma exposição monográfica com uma seleção de 37 obras da coleção Fundación ARCO, de Madrid, vai ser inaugurada a 30 de janeiro no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional de Lisboa, foi hoje anunciado.
O álbum "Encontro", gravado há 50 anos por Amália Rodrigues e pelo saxofonista-tenor Don Byas, é editado, remasterizado, na sexta-feira, disse à agência Lusa o coordenador da edição integral da fadista, Frederico Santiago.
A cantora norte-americana Cat Power vai integrar o cartaz da 25.ª edição do Super Bock Super Rock (SBSR), a decorrer entre 18 e 20 de julho de 2019, no Meco, Sesimbra, informou esta quarta-feira a promotora do evento.
Banido inicialmente pelo regime nazi por ser considerado “perigoso e indesejável”, o livro “At the Edge of Night” (“À beira da noite”, numa tradução livre) foi o primeiro romance de Friedo Lampe, um autor alemão pouco conhecido do grande público, mas apreciado pelo prémio Nobel Hermann Hesse. O temp
“Sobe a maré negra”, último romance da escritora Margaret Drabble, que chegou este mês às livrarias portuguesas, é uma “dolorosa” reflexão sobre a forma como atualmente a velhice “se prolonga até um estágio em que fatalmente será um desastre”.
A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em Lisboa, vai inaugurar em fevereiro uma exposição que mostra as obras com que Fernão de Magalhães terá planeado a primeira viagem de circum-navegação, iniciada há 500 anos.
O músico e produtor português Branko edita em março o segundo álbum, "Nosso", que apresentará numa série de atuações a partir de fevereiro em Portugal e em vários palcos da Europa, foi hoje anunciado.