Cinco partidos vão estar representados na Assembleia Legislativa da Madeira durante a XII Legislatura, depois das 'saídas' de BE, PTP e Nova Democracia, quando atualmente o parlamento regional contava com sete forças políticas e um deputado não inscrito.
O presidente do PSD, Rui Rio, considerou hoje que o resultado do partido na Madeira, uma vitória sem maioria absoluta, “é muitíssimo bom” e que “há todas as condições” para formar Governo com o CDS-PP.
A líder do CDS saudou hoje o resultado dos centristas e a vitória do centro-direita na Madeira e remeteu para o partido na região a decisão de se coligar com o PSD, que venceu as eleições com maioria relativa.
A direção nacional do partido Chega disse hoje que obteve um “resultado aceitável” nas eleições regionais da Madeira, mas considerou que os novos partidos foram prejudicados pelo “efeito da bipolarização”.
O líder do PSD da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje que um eventual acordo com o CDS-PP para ter uma maioria que permita a governação na Madeira passará por “uma coligação de governo”.
O secretário-geral do PS felicitou hoje o PSD pela vitória nas eleições regionais da Madeira, mas salientou que os socialistas obtiveram "um resultado histórico, o melhor de sempre", ficando a cinco mil votos do triunfo.
O candidato socialista às eleições na Madeira fez a sua declaração de intenção após ter afirmado que este é o"fim de um ciclo político e de um poder absoluto na Madeira"
A coordenadora do BE, Catarina Martins, assumiu hoje que o partido "teve um mau resultado" nas eleições regionais da Madeira e falhou o objetivo de eleger, lamentando que permaneça na região uma maioria de direita.
Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade no parlamento.
A sede do PSD/Madeira encheu-se hoje à noite do som de palmas quando foram divulgados os dados finais das eleições regionais, que dão ao PSD 21 deputados e permitem, numa coligação com o CDS, a maioria absoluta no parlamento.
"Nestas coisas é preciso saber fazer contas. O centro-direita venceu as eleições na Madeira. E como o centro-direita venceu as eleições. A esquerda perdeu!”, frisou o cabeça de lista do CDS-PP.
A taxa de abstenção desceu hoje nas regionais da Madeira, invertendo a tendência de subida que se verificou em todas as eleições para a Assembleia Legislativa da região autónoma desde 1984.
O PSD perdeu a maioria absoluta que tinha desde 1976 no concelho madeirense do Porto Santo, após a vitória histórica do PS, que conquistou hoje 50,75% votos dos porto-santenses, segundo os resultados das eleições regionais.
Enquanto se aguardam os resultados finais na Madeira, o dirigente centrista, José Manuel Rodrigues, recordou que o partido disse "desde o início" que "admitia fazer coligações com o partido que ganhasse as eleições".
O secretário-geral do PS/Madeira, João Pedro Vieira, manifestou-se hoje confiante que o partido terá "condições para governar" a região autónoma, considerando a sondagem à boca das urnas, que aponta para a eleição entre 17 e 21 deputados.
O petroleiro com bandeira britânica "Stena Impero", retido desde julho passado no Irão, foi libertado e espera-se que parta em breve, informou hoje a organização de portos e navegação da província iraniana de Hormozgan.
Um homem de 85 anos de idade está a ser procurado no concelho de Pinhel, distrito da Guarda, na sequência de um alerta, hoje pelas 18:30, para o seu desaparecimento, disse fonte da Proteção Civil.
O PSD era hoje, cerca das 20:35, o partido mais votado nas eleições legislativas regionais da Madeira, com 48,51% dos votos, quando estão apuradas 27 das 54 freguesias, segundo dados oficiais provisórios.