A reposição dos trilhos danificados pelo incêndio de Monchique e a concretização de ações para captar visitantes são as prioridades para o relançamento do turismo nas áreas afetadas, disse hoje à Lusa a secretária de Estado do Turismo.
O PSD entregou hoje um requerimento no parlamento a pedir ao Ministério da Administração Interna o envio urgente da “fita do tempo” do incêndio de Monchique, bem como todos os documentos relativos à intervenção dos meios envolvidos no combate.
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) anunciou hoje que os danos apurados e cobertos por seguros na sequência do incêndio na serra de Monchique ultrapassam os dois milhões de euros.
Cerca de 90.000 visitantes são esperados entre quarta-feira e domingo na vila algarvia de Castro Marim, durante os cinco dias da XXI Edição dos Dias Medievais, evento com cada vez mais preocupações ambientais.
O Presidente da República admitiu esta terça-feira que ainda poderá demorar algum tempo até se fazer o balanço do incêndio que durante dez dias lavrou na serra de Monchique e decretar as medidas de apoio às pessoas afetadas.
O ministro do Ambiente estimou que o investimento para recuperar as 32 habitações afetadas pelo incêndio de Monchique, no Algarve, não ultrapassará os dois milhões de euros, financiamento que será assegurado pelo programa Porta de Entrada.
A Via Infante de Sagres (A22), no Algarve, foi reaberta parcialmente ao trânsito, depois de ter sido cortada no sentido Loulé/Faro devido a um acidente que provocou três feridos, dois com gravidade, disse à Lusa fonte policial.
Uma colisão esta noite entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 125, na zona de Companheira, Portimão, provocando quatro feridos e o corte da via no sentido de Lagoa-Portimão, segundo o CDOS de Faro.
Dirigentes do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) questionaram hoje o Ministério da Administração Interna sobre a eventual dualidade de critérios da GNR perante a violência entre aficionados da “festa brava” e ativistas pelos direitos dos animais, numa tourada, em Albufeira, na passada semana.
Fundado por “filhos da terra” e constituído por mais de 200 voluntários, o movimento Ajuda Monchique pretende apoiar a população afetada pelo incêndio que lavrou na região do Algarve, propondo à sociedade civil o apadrinhamento das famílias desalojadas.
O presidente da Câmara de Monchique, Rui André, quantificou hoje em 30 o número de primeiras habitações danificadas pelo incêndio que lavrou durante uma semana no concelho, num universo de 74 casas afetadas.
Silves, outrora importante cidade do Califado Almóada, foi conquistada por D. Sancho I, com a ajuda dos Cruzados, depois de 45 dias de cerco. Este é o mote da 15ª edição da Feira Medieval da Silves que durante nove dias (até 19 de agosto) recria o ambiente medieval e bélico da antiga capital do Rein
A área ardida no fogo que lavrou em Monchique de 3 a 10 deste mês foi quase cinco vezes superior à dos sete primeiros meses do ano, segundo dados do último relatório provisório de incêndios rurais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O secretário-geral do PCP considerou hoje que só intervindo no ordenamento da floresta se poderá evitar incêndios com a dimensão do que lavrou em Monchique durante uma semana e apelou à continuidade do esforço de prevenção e combate.
O secretário de Estado da Energia garantiu hoje que é alheio à decisão do Tribunal de Loulé sobre a prospeção de petróleo em Aljezur, distrito de Faro, lembrando que a maioria das restantes autorizações foi já cancelada.
A Segurança Social disponibiliza, a partir de hoje, quatro linhas telefónicas específicas para apoiar as populações afetadas pelo incêndio de Monchique.
Ao lado da casa destruída, João aponta para o tanque de água que lhe salvou a vida. Aos 61 anos, considera-se um "veterano dos incêndios", até porque as marcas no corpo não deixam esquecer 1991, 2003 e 2018.
Há 40 anos em Monchique, Eveline faz dos tecidos recortados e aplicados sobre entretela a sua arte. Tal como outros cinco artesãos, com o grande incêndio deste mês perdeu a casa, mas também o seu “cantinho” de trabalho.
A energia elétrica já foi restabelecida em todas as localidades do concelho de Monchique que foram afetadas pelo incêndio que lavrou na última semana, informou hoje a EDP Distribuição.
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé deferiu a providência cautelar interposta pela Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) para travar o furo de prospeção de petróleo que estava previsto ser feito a partir de setembro em Aljezur.
O Ministério da Agricultura informou esta segunda-feira que está, desde sexta-feira, a fazer o levantamento dos prejuízos agrícolas e pecuários nas explorações afetadas pelos incêndios de Monchique, distrito de Faro.
Monchique é dos concelhos mais envelhecidos do Algarve, com menos população e com menor poder de compra. Perante mais um grande fogo no espaço de 15 anos, as pessoas procuram recompor-se, entre o desânimo e a esperança firme.
A Câmara de Lagoa cancelou os lançamentos de fogo-de-artifício que tinha previstos para o feriado de quarta-feira, em Ferragudo e na praia do Carvoeiro, para evitar qualquer possibilidade de incêndio, anunciou hoje a autarquia algarvia.
A Câmara de Monchique espera ter uma resposta rápida por parte do Governo para se avançar com medidas para prevenir a erosão dos solos afetados pelo fogo, por forma a evitar-se um segundo desastre.