Pessoas. Aqui e ali, no mundo e no nosso quilómetro quadrado. Sempre pessoas
“Jornalismo é quando pessoas contam a outras pessoas histórias sobre pessoas”.
A frase não é exatamente assim, a minha memória está a atraiçoar-me. De qualquer forma, ia soar muito melhor se dita pelo seu autor.
Ouvi-a vezes sem conta durante o curso. Chegava-me pela voz de um professor por quem tenho uma admiração imensa e que “adotei” como mentor para a vida. Uma pessoa daquelas que é um privilégio ter na vida.
Pessoas. É quase sempre sobre pessoas.
Quando é sobre lugares, é sobre o que as pessoas fazem com eles.
Se se trata de saúde, é da saúde de pessoas que falamos.
Política? Decisões tomadas por pessoas que têm impacto na vida de tantas pessoas (como o caso do Brexit, no Reino Unido, um país que alguns líderes acreditam ter a "capacidade de suportar o insuportável", lembra José Couto Nogueira).
O objetivo não é colocar-nos acima de tudo e todos - longe disso! É tão-somente ajudar-nos a manter vivos em nós o respeito, a sensibilidade, a responsabilidade, a empatia… pelas outras pessoas. É que, afinal, na nossa missão de jornalistas, cada artigo que pomos cá fora, cada decisão que tomamos, cada palavra que escrevemos toca a vida de alguém — às vezes, de muitos “alguéns”.
Aqui e ali, à escala mundial e no nosso quilómetro quadrado.
No mundo, quando noticiamos que os casos de sarampo estão a aumentar a um ritmo “preocupante” e que a doença está a ressurgir em quatro países europeus onde tinha sido considerada eliminada. O escasso acesso aos cuidados de saúde e a desconfiança relativamente às vacinas são dois dos motivos apontados para estes valores. Quem nos alerta é a Organização Mundial de Saúde.
Ali em Itália, onde o ministro do Interior autorizou o desembarque de mulheres, crianças e doentes a bordo de um navio humanitário.
Também ali no Brasil, onde o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que proíbe as queimadas em todo o país durante dois meses — e onde os incêndios e a “indignação dos governos europeus” são uma “oportunidade para os leitores conhecerem um pouco mais a região amazónica”, como pode ler no artigo de opinião de Irineu Ramos.
Mas também no nosso quilómetro quadrado, onde um festival começa hoje a dar música às muralhas do nosso país. É a décima vez em Leiria e a primeira dentro do Mosteiro da Batalha.
Aqui e ali, com pessoas, sempre com pessoas, hoje o dia foi assim, por Margarida Alpuim.
- 18:17
- O defesa holandês do Liverpool, vencedor da Liga dos Campeões na temporada passada, bateu os astros português e argentino para arrecadar o prémio de Melhor Jogador do Ano da UEFA.
-
- 16:19
-
3 países, 19 localidades, 800 quilómetros, 7 provas e 10 mil atletas. O Ultra Trail Mont Blanc está de volta aos Alpes
Durante uma semana, 10 mil atletas percorrem 19 localidades alpinas entre a França, Suíça e Itália, divididos por sete provas que vão dos 4 aos 300 km e se estendem por dias e noites, num sobe e desce dos 1000 aos 2600 metros, entre estradas romanas e aldeias com 150 habitantes, enfrentando as 4 est
-
- 15:05
-
Football Leaks: Hungria aceita extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto
A Hungria aceitou o pedido do Ministério Público para o alargamento do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto, podendo assim acusar o colaborador do ‘Football Leaks’ por factos apurados na investigação relacionada com Doyen e Sporting.
-
- 12:46
-
Euro2020: Daniel Carriço, Renato Sanches e Podence chamados à seleção portuguesa
Daniel Carriço, Renato Sanches e Podence foram hoje chamados à seleção portuguesa de futebol para os jogos na Sérvia, em 07 de setembro, e na Lituânia, três dias depois, para o Grupo B de qualificação para o Euro2020.
-
- 12:41
-
Macron, o novo vilão dos bolsonaristas
Como vem acontecendo na maioria dos enredos de Brasília, a narrativa é permeada de tragédia e, se quisermos, de comédia.
-
- 10:18
-
Giuseppe Conte pode formar novo Governo. Presidente italiano já deu autorização
Sergio Mattarella deu autorização ao primeiro-ministro demissionário Giuseppe Conte para formar um novo Governo, escreve o Corriere della Sera.
-
- 08:49
-
Sarampo reapareceu em quatro países na Europa, entre os quais o Reino Unido
A Europa atravessa um surto de casos de sarampo e a doença ressurgiu em quatro países, incluindo o Reino Unido, onde tinha sido considerado eliminada, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), apelando a intensificar a vacinação.
-
- 08:33
-
Amazónia: Bolsonaro proíbe queimadas durante dois meses no Brasil
O presidente Jair Bolsonaro assinou na noite desta quarta-feira um decreto que proíbe as queimadas em todo o país durante dois meses, informaram fontes do governo citadas por vários meios de comunicação.
-
- 07:36
-
Festival Extramuralhas leva 14 bandas a Leiria e ao Mosteiro da Batalha
A décima edição do festival Extramuralhas, que se realiza entre hoje e sábado, em Leiria e, pela primeira vez, no Mosteiro da Batalha, reúne 14 bandas num cartaz que abre hoje com os italianos Ashram.
-