Trinta anos depois do muro, ainda há barreiras
Quando nasci, esse país já não existia. Nasci num mundo novo, já meia dúzia de anos após o fim do mundo velho, após a queda das cortinas, das barreiras. Hoje, comemoram-se trinta anos do derrube do muro de Berlim, na Alemanha. A barreira física caiu, mas ainda há diferenças que persistem nas duas metades do colosso europeu.
Durante 28 anos, 161 quilómetros de betão e arame farpado separaram, não só geografias, como vidas, na Alemanha. A separação dos amigos ou familiares, o dia-a-dia condicionado por um muro, ou as restrições de um regime ditatorial provocaram efeitos negativos que, em muitos casos, ainda não sararam.
Porém, mais do que as diferenças no desenvolvimento territorial, há outros que ainda persistem — que lá longe na Alemanha, quer aqui mesmo.
Quem mo contou foram vários jovens no Porto. Preparámos uma reportagem sobre muros e aquilo que estas pessoas me contaram foi que sentem barreiras — económicas, sociais, sexuais, raciais — nas suas vidas.
Como as demolir? Aí, as certezas desaparecem. O Óscar, que abordei à porta da Faculdade de Letras, sugere a educação.
Em Filosofia, no 10.º ano, aprendi sobre a legitimidade da mentira. Mentir não é sempre errado, porque há momentos em que, pelo bem maior, a ocultação da verdade se torna na ação mais correta.
É essa a premissa de “Adeus, Lenine”, um filme alemão que retrata a queda do muro de Berlim, mas na respetiva do desabamento dos mundos. Pessoas havia para quem aquela realidade, aquele país, eram pátria, casa, mundo.
Ideologias à parte, é também o fim das vidas a que essas pessoas estavam habituadas que este dia marca.
Também Marcelo Rebelo de Sousa admitiu hoje que em todo o mundo, e até em Portugal, existem muros que precisam de ser derrubados.
“Que muros? Os muros da desigualdade e da pobreza, os muros da desigualdade económica social e cultural, os muros da incompreensão da intolerância cultural, os muros que agora estão a levantar-se outra vez, da exclusão daquilo que vem de fora, do que é diferente”, descreveu.
A solução é, para o chefe do Estado, demolir esses muros, que de “tanto em tanto tempo erguem-se”.
À roda dos muros e dos mundos, eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.
- 20:04
- Golos de Vinicius e de Pizzi na segunda parte permitiram hoje ao Benfica virar o resultado e vencer em casa do Santa Clara por 2-1, em jogo da 11.ª jornada da I Liga de futebol.
-
- 19:35
-
Manifestantes pró-independência tentam ultrapassar cordão policial em Barcelona
Milhares de manifestantes dos Comités de Defesa da República (CDR), que se encontram na praça da Catalunha, em Barcelona, já tentaram em duas ocasiões ultrapassar o cordão formado por efetivos da polícia regional, ‘Mossos d’Esquadra’, e da polícia nacional.
-
- 19:20
-
Marcelo responde a 16 perguntas em nove minutos, de Lula ao "palpite" sobre recandidatura
O presidente da República respondeu hoje a 16 perguntas dos jornalistas, desde a polémica sobre o tempo para os pequenos partidos falarem no parlamento à sua eventual recandidatura e à canonização de um arcebispo português.
-
- 18:46
-
Muro de Berlim. Marcelo gostava de derrubar os muros da desigualdade em Portugal
O Presidente da República recordou hoje os dias “sem dormir” quando assistiu à queda do Muro de Berlim, há 30 anos, e defendeu que é preciso derrubar os muros da desigualdade e da pobreza em Portugal.
-
- 17:09
-
Lula esteve preso mas conseguiu a “proeza” de se apaixonar e de Janja aceitar casar com ele.
Chama-se Rosângela Silva mas é conhecida por Janja. Socióloga de profissão, a namorada do ex-presidente brasileiro Lula da Silva há muito que aguardava pela sua libertação e esteve às portas da prisão de Curitiba para o receber. Com Lula liberto, o casal está agora à procura de residência — enquanto
-
- 17:05
-
Merkel exorta Europa a defender valores da democracia e liberdade
A chanceler alemã, Angela Merkel, exortou hoje a Europa a defender os valores fundamentais da "democracia e liberdade" durante as comemorações do 30.º aniversário da queda do Muro de Berlim.
-
- 13:04
-
Hoje não se serviram francesinhas na Cervejaria Galiza. Trabalhadores fazem greve devido a salários em atraso
Funcionários da Cervejaria Galiza, no Porto, cumprem hoje um dia de greve, concentrando-se à porta daquele “restaurante de referência” da cidade em protesto contra atrasos nos pagamentos das remunerações, disse fonte sindical.
-
- 12:47
-
Brasil: Bolsonaro pede aos brasileiros para não darem “munição ao canalha”
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, pediu hoje aos brasileiros para não darem "munição ao canalha”, que disse estar "livre, mas carregado de culpa", um dia depois da libertação do antigo chefe de Estado Lula da Silva.
-
- 11:29
-
Despiste de automóvel no centro do Porto mata condutor e peão
O despiste de um automóvel ocorrido hoje no centro do Porto provocou a morte do condutor e de uma pessoa que seguia no passeio e que foi colhida pela viatura e projetada contra uma habitação, disse fonte da PSP.
-
- 10:00
-
A nova vida de Gasparzinho, o robô companheiro de brincadeira das crianças no IPO que agora serve cafés
Ficou conhecido por ser companheiro de brincadeira das crianças internadas no IPO e agora foi reinventado. O Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico quer capacitar o 'Gasparzinho' de habilidades que lhe permitam estar na casa das pessoas a ajudá-las. Em desenvolvimento e 'trei
-
- 09:47
-
9 de novembro. Na mesma data, com 51 anos de distância, a Alemanha assistiu à Noite de Cristal, na Alemanha nazi, e à queda do muro de Berlim
Este é o tricentésimo décimo terceiro dia do ano. Faltam 52 dias para o termo de 2019. Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo:
-
- 09:18
-
Futebol e violoncelo ajudam jovem de Gaia a preparar futuro longe do telemóvel
Helena Duarte tem 14 anos, acumula a prática do futebol na escola de formação do Benfica com a aprendizagem do violoncelo, ambas em Vila Nova de Gaia, por recusar-se a ficar em casa a ver televisão ou o telemóvel.
-
- 09:02
-
Morreu a criadora do Topo Gigio
Maria Perego morreu quinta-feira em Milão aos 95 anos, mas a notícia só foi divulgada hoje.
-
- 08:54
-
Joaquim Torra: “Se realizarmos um referendo e a maioria dos catalães quiser ficar em Espanha apresento a demissão nessa mesma noite”
O presidente do Governo catalão, Joaquim Torra, disse à Lusa que vai continuar a insistir na realização de um referendo sobre a "autodeterminação" da Catalunha apesar das propostas do PSOE sobre a proibição de consultas populares.
-
- 08:09
-
Embaixada de Cabo Verde vai prestar "todo o apoio que se mostrar necessário” à mãe do bebé abandonado
A Embaixada de Cabo Verde em Portugal anunciou na sexta-feira vai fazer diligências para “recolher mais informações” e prestar todo o apoio necessário à jovem que mãe que abandonou o recém-nascido na terça-feira num caixote do lixo em Lisboa.
-