Mais além, as colunas de Hércules. Aqui, o quente frio do outono
Ei-lo, gelado. O tempo frio veio devagarinho semana acima, enregelando o ar lá fora. Hoje, enquanto escrevo estas palavrinhas, tenho uma manta às costas e umas bolachinhas de chocolate a aquecer-me o estômago, enquanto umas palavras, igualmente doces, me chegam para aquecer o coração. Sem dar por isso, tornei-me velho — e clichê.
Mas a rubrica não se chama “Hoje o dia do Pedro foi assim”. Essa seria muito menos interessante. Os dias do mundo, na sua variedade frenética, são mais repletos. O Diogo Faro, que nos escreve aos sábados, escreveu desta vez ao domingo para nos falar disso mesmo: há demasiadas coisas a acontecer.
Hoje, votou-se em Espanha (mais uma vez, são as quartas eleições gerais em quatro anos). Em linguagem de jornal, um dia calmo — antes de uma noite longa, como as nuvens sombrias que antecedem as tempestades.
“Plus ultra”, mais além, é o que está escrito na bandeira espanhola, sobre duas colunas, as de Hércules. Espanha, portão do mundo, anda agora nesse impasse de saber o que é. Quem é, até.
Seis meses depois da última consulta, as projeções indicam que o voto está cada vez mais fragmentado, com o PSOE a perder força, a extrema-direita do Vox a subir e um equilíbrio entre os blocos de partidos de esquerda e de direita. Veremos o que confirmam e desmentem os resultados.
O fiel da balança vai continuar a estar numa série de pequenos partidos de âmbito regional, entre eles os nacionalistas bascos e os independentistas catalães responsáveis pela queda do anterior executivo socialista e de quem ninguém quer ficar a depender.
Enquanto a contagem não se completa, nesta véspera de semana, deixo umas sugestões, para, de manta ao colo, aproveitar este resto de domingo:
"Isto é o colapso". A Antena1 traz-nos "De manhã inverno, à tarde verão", onde a mensagem é simples: só com vida se ama; só com Terra se vive. Esta "é uma Grande Reportagem de Rita Colaço sobre o impacto que as alterações climáticas já estão a ter na vida de alguns portugueses. De Norte a Sul do país, ouvimos retratos, desabafos, mas também soluções para dar a volta ao ambiente." À beira de magusto, onde anda o verão de São Martinho?
No ‘Publico’, uma série de Catarina Gomes e Paulo Porfírio, com o apoio de uma bolsa da Gulbenkian: “O que eles deixaram no manicómio” pôs-se à procura de histórias numa caixa velha no Miguel Bombarda, em Lisboa. Este domingo, o diário traz-nos a terceira história da série.
Fora do manicómio, mas também sobre loucuras: a do amor. Fica uma sugestão (em norueguês, com legendas em inglês) que vos ocupará menos de 25 minutos: ‘Nothing Ever Really Ends’ (2016), do norueguês Jakob Rørvik.
É uma curta sobre as intermitências do amor. Sobre a necessidade de estar, a vontade de ter; e da procura de espaço, de liberdade. “Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar”, escreveu-o José Saramago, no Conto da Ilha Desconhecida, livro infantil que ensina aos adultos a beleza das coisas do nosso interior (e não falo de geografias, mas do interior da gente).
Amar não é repartir. Amar não é deixar de ser inteiro, sendo a metade apenas dalguma coisa mística. Amar é ser completo ao lado doutro alguém que é todo em modo idêntico.
"Não acredito em Deus porque sou mulher, e ele optou por ver-me como uma costela e não como um todo." Isto é um excerto de um poema de Joumana Haddad em O Super-Homem É Árabe — Sobre Deus, O Casamento, O Machão e Outras Invenções Desastrosas, editado este ano pela Sibila, numa tradução de Inês Pedrosa.
Esta curta tem uma mensagem semelhante à do conto. Traduzindo o título, temos qualquer coisa como “Nada acaba realmente”. As personagens, entre traições e desencantos, percebem que aprenderam a amar: sejam os defeitos, sejam as mais valias. Sejam as dores, sejam as alegrias.
A rima aqui precedente é propositada. Pois se é numa crónica sentimentalista que me meti, levarei até ao final a tradição romântica dos homens apaixonados que escrevem loas ao sentimento.
E se é de amor que falamos, conheçamos Cláudia e António, no 'Expresso': "No início, o António não falava. Só o necessário. Mas com Cláudia começou a brincar mais, a rir mais, a falar mais. Cláudia era 'amiga' dele através de um programa de acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. E só mais tarde o adotou."
"Porque descrês, mulher, do amor da vida?", pergunta Antero de Quental. Venham as mantas, venham os abraços. Venham as tardes ao termoventilador, agarradinhos; de computador ao colo, a ver uma qualquer série ou filme. Venham os dias quentes do outono frio, esses dias de passeio somente pelo corpo um do outro. Venham esses momentos curtos do domingo escasso que fazem esquecer que daqui a horas vem uma segunda-feira, vêm as aulas, os trabalhos, as ansiedades.
Quentinho, à beira do aquecedor e da semana, enquanto espero pela decisão de Espanha, eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.
- 22:58
- O FC Porto venceu hoje o dérbi portuense no terreno do Boavista, por 1-0, com um golo do brasileiro Alex Telles, aos nove minutos do jogo da 11.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
-
- 21:05
-
Bolívia. Evo Morales demite-se do cargo de presidente
O presidente da República da Bolívia, Evo Morales, renunciou hoje ao cargo, após quase 14 anos no poder, numa declaração transmitada pela televisão do país.
-
- 19:47
-
Operação de resgate de corpo em pedreira de Vila Viçosa foi "excecional", afirma a Proteção Civil
A 2.ª comandante distrital de operações de socorro de Évora considerou hoje "excecional" a operação de resgate do corpo do homem que no sábado caiu numa pedreira em Vila Viçosa, sublinhando que foram ultrapassadas "as piores previsões".
-
- 19:45
-
PSD: Montenegro promete devolver o 'D' ao partido, baixar impostos e quer ganhar as autárquicas de 2021
Luís Montenegro apresentou hoje a sua candidatura à liderança dos social-democratas com as promessas de uma baixa de impostos, IRS, IRC e IVA, e de “devolver o ‘D’ ao PSD”, porque o país já tem “PS a mais”.
-
- 19:13
-
Jerónimo diz que legado de Álvaro Cunhal continua a ser "instrumento importante"
O secretário-geral do PCP homenageou hoje o legado de Álvaro Cunhal, que faria 106 anos, afirmando que a sua visão sobre a integração de Portugal na União Europeia continua a ser um "instrumento importante".
-
- 19:10
-
Eleições em Espanha. Projeções dão vitória ao PSOE, mas sem maioria e com menos deputados
O PSOE (socialistas) ganhou as legislativas de hoje em Espanha mas perde deputados, devendo eleger entre 114 a 119 (menos 4 a 9 do que em abril), segundo a projeção à boca das urnas da televisão pública espanhola (TVE).
-
- 15:56
-
Demasiada Informação
Estava a vasculhar este antro de ilusão e desencantamento que é a internet, procurando inspiração para esta crónica, algo novo que me despertasse interesse suficiente para que sobre isso algo escrevesse, ou algo menos recente cujo conteúdo valesse ainda a pena ser escrutinado. Por "menos recente", e
-
- 12:27
-
Localizado manobrador de máquina que caiu em pedreira em Vila Viçosa, mas corpo está preso e soterrado a 24 metros de profundidade
O corpo do trabalhador que sábado caiu numa pedreira em Vila Viçosa está preso e soterrado a cerca de 24 metros de profundidade, revelou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.
-
- 12:08
-
Bolívia: Depois de semanas de contestação, Evo Morales anuncia que convocará novas eleições
O anúncio foi feito depois muita contestação quanto às eleições de 20 de outubro, cujos protestos já deixaram três mortes, e devido à pressão dos observadores internacionais, que questionaram a validade dos resultados.
-
- 11:33
-
Eleições em Espanha: Eleitores “fartos” de votar, esperam que partidos cheguem a acordo
Os eleitores espanhóis estão hoje a votar “fartos” por terem de ir às urnas mais uma vez, mas com a esperança de que os partidos políticos cheguem finalmente a um acordo que acabe o impasse político.
-
- 11:31
-
Ontem todos foram berlinenses - estes são os rostos da festa e da História numa cidade sem muros
Ontem Berlim foi uma cidade em festa. 30 anos depois da queda do muro, as celebrações - e homenagens - espalharam-se pela cidade.
-
- 11:27
-
Rússia: Historiador famoso confessa assassínio de ex-aluna depois de ser apanhado a desfazer-se do corpo
Oleg Sokolov, um famoso historiador russo, especialista em Napoleão e condecorado com a Legião de Honra da França, foi preso neste sábado em São Petersburgo, no noroeste da Rússia, por suspeita de matar uma ex-aluna. Sokolov foi resgatado do rio Moika, ao qual caiu enquanto se desfazia do corpo, e j
-
- 10:56
-
«Fazer a barba» é erro de português?
Há quem insista: a barba não se faz — desfaz-se! Mais: há quem julgue uma grande estupidez afirmar o contrário. Pois, desculpai-me, mas afirmo mesmo: «fazer a barba» é perfeitíssimo português!
-
- 10:52
-
Duas crianças foram levadas pelo pai, que andou em fuga por 15 países. Agora, a PSP de Oeiras devolveu-as à mãe
A PSP de Oeiras entregou esta semana duas crianças à mãe, que não via os filhos desde junho de 2018, altura em que o pai os levou para o estrangeiro sem autorização, tendo vivido entretanto em 15 países.
-
- 10:48
-
Num ateliê em Coimbra, pessoas com deficiência descobrem o seu traço e o seu corpo
No ateliê da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), pessoas com deficiência trabalham o corpo. Enquanto desenham, fala-se de autorrepresentação, ganha-se amor-próprio e descobre-se que "cada um tem o seu traço, cada um tem o seu corpo".
-
- 10:36
-
São as "sabrinas mais caras do mundo", mas não param de vender
A marca portuguesa Josefinas, que criou "a sabrina mais cara do mundo" no valor de 3.379 euros, aumentou as vendas de calçado em 50% no primeiro semestre do ano e está a exportar para 60 países.
-
- 10:12
-
Retomadas buscas por manobrador de máquina que caiu em pedreira de Vila Viçosa
As operações de busca e resgate do manobrador da máquina que caiu no sábado numa pedreira, em Vila Viçosa (Évora), foram retomadas hoje, às 09:00, com reforço de meios, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
-
- 09:21
-
10 de novembro. O dia de frases para a História, de "Dr. Livingstone, eu presumo" a "Porque não te calas?"
Este é o tricentésimo décimo quarto dia do ano. Faltam 51 dias para o final de 2019. Dia Europeu do Enoturismo, Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento, Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência e Dia da Bolota
-
- 08:15
-
Sete distritos do continente sob aviso amarelo
Sete distritos de Portugal continental estão hoje e segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 07:56
-
Ângelo Pereira derrota Sofia Vala Rocha e é o novo presidente da distrital de Lisboa do PSD
O vereador da câmara de Oeiras Ângelo Pereira foi eleito na sexta-feira presidente da distrital de Lisboa do PSD com 82% dos votos, derrotando Sofia Vala Rocha, com 18%, disseram hoje à Lusa fontes partidárias.
-