O que fazer enquanto ainda não há respostas?

Pedro Soares Botelho
Pedro Soares Botelho

Contados os votos, não se sabe muito que seja novo. Do lado de lá da fronteira portuguesa, tudo se mantém atado.

Escreve Francisco Sena Santos: “Espanha, para sair do persistente e perigoso bloqueio político e institucional, precisa desesperadamente que apareça o que tanto tem brilhado pela ausência em todos os seus principais dirigentes: inteligência, sensibilidade, e sentido de responsabilidade para o diálogo.”

É que no rescaldo das eleições deste domingo, em Espanha, esta segunda-feira, o país vizinho mostra-se envolto na mesma incerteza em que estava. Que fazer, então, enquanto não há respostas? Bom, olhemos para a frente: para amanhã, por exemplo.

Esta terça-feira, arranca, em Paris, a 40.ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Durante esta sessão deve ser proclamado definitivamente o 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

A Conferência Geral é o órgão mais representativo da UNESCO, é composta por representantes de todos os 193 Estados-membros e reúne-se de dois em dois anos, com a participação dos Estados-membros e dos membros associados. Este órgão determina a orientação e as principais linhas de trabalho da UNESCO e adota um programa e um orçamento para os dois anos seguintes.

Por cá, em Lisboa, na ala sul do Claustro do antigo Convento do Carmo, abre a exposição “Lugares de Sophia”. Esta mostra pretende proporcionar uma interpretação visual da relação poética de Sophia de Mello Breyner Andresen com os lugares, com especial referência à paisagem marítima.

O convite feito aos fotógrafos António Jorge Silva, Duarte Belo e Pedro Tropa, visa pôr lado a lado o ponto de vista de três artistas que têm poéticas diferentes, dando corpo a uma inédita leitura da poeta.

A exposição, com curadoria de Federico Bertolazzi e José Manuel dos Santos, realiza-se no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen e já esteve patente em Lagos.

A Norte, no Porto, arranca a Semana do Empreendedorismo + Conhecimento, + Sucesso. Organizada pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, estende-se até dia 21 e é especialmente dedicada a jovens e a empreendedores com startups criadas há menos de dois anos, e com o objetivo de informar e capacitar os mesmos para o empreendedorismo qualificado e inovador que promova respostas aos desafios sociais e societais e para as potencialidades do ecossistema empreendedor e ainda ouvir histórias de sucesso contadas por quem as está a viver.

No centro, em Coimbra, a oficina “Colonialismo Português em Perspetiva: História, Legados e Memórias”, no âmbito do projeto “WUD | Os mundos do (sub)desenvolvimento: processos e legados do império colonial português em perspectiva comparada (1945-1975)”, é financiada por fundos nacionais e comunitários e conta com Ana Balona de Oliveira (IHA-FCSH/NOVA), Ana Guardião (ICS-UL), Cláudia Almeida (ICS-UL), Marcos Cardão (CEC-FLUL), Natália Bueno (CES-UC), Pedro Cerdeira (UGenebra e IHC-FCSH/NOVA), Rita Lucas Narra (IHC-FCSH/NOVA), Sofia Palma Rodrigues (CES-UC e Divergente.pt). Organização: Inês Nascimento Rodrigues, José Pedro Monteiro e Vasco Martins (CES).

Em Viseu, comemoram-se os 20 anos da Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga. Neste âmbito as Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência da região centro do país (CDT de Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria e Castelo Branco) organizam o colóquio, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

A sul, e porque de Portugal e Espanha hoje falamos, há um dérbi peninsular de futsal: em Serpa, o jogo de preparação da seleção portuguesa masculina de sub-21, no Pavilhão Municipal dos Desportos Carlos Pinhão, em Serpa, às 16:00, opõe portugueses e espanhóis.

Qual Nostradamus Lusitano, de agenda cheia para uma terça-feira completa, eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje — melhor, amanhã o dia será assim.

Jornais do dia

  • Correio da Manhã

    Correio da Manhã

    11 Novembro 2019
  • A Bola

    A Bola

    11 Novembro 2019
  • Jornal de Notícias

    Jornal de Notícias

    11 Novembro 2019
  • Record

    Record

    11 Novembro 2019
  • Jornal i

    Jornal i

    11 Novembro 2019
  • O Jogo

    O Jogo

    11 Novembro 2019
mookie1 gd1.mookie1