O que fazer enquanto ainda não há respostas?
Contados os votos, não se sabe muito que seja novo. Do lado de lá da fronteira portuguesa, tudo se mantém atado.
Escreve Francisco Sena Santos: “Espanha, para sair do persistente e perigoso bloqueio político e institucional, precisa desesperadamente que apareça o que tanto tem brilhado pela ausência em todos os seus principais dirigentes: inteligência, sensibilidade, e sentido de responsabilidade para o diálogo.”
É que no rescaldo das eleições deste domingo, em Espanha, esta segunda-feira, o país vizinho mostra-se envolto na mesma incerteza em que estava. Que fazer, então, enquanto não há respostas? Bom, olhemos para a frente: para amanhã, por exemplo.
Esta terça-feira, arranca, em Paris, a 40.ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Durante esta sessão deve ser proclamado definitivamente o 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.
A Conferência Geral é o órgão mais representativo da UNESCO, é composta por representantes de todos os 193 Estados-membros e reúne-se de dois em dois anos, com a participação dos Estados-membros e dos membros associados. Este órgão determina a orientação e as principais linhas de trabalho da UNESCO e adota um programa e um orçamento para os dois anos seguintes.
Por cá, em Lisboa, na ala sul do Claustro do antigo Convento do Carmo, abre a exposição “Lugares de Sophia”. Esta mostra pretende proporcionar uma interpretação visual da relação poética de Sophia de Mello Breyner Andresen com os lugares, com especial referência à paisagem marítima.
O convite feito aos fotógrafos António Jorge Silva, Duarte Belo e Pedro Tropa, visa pôr lado a lado o ponto de vista de três artistas que têm poéticas diferentes, dando corpo a uma inédita leitura da poeta.
A exposição, com curadoria de Federico Bertolazzi e José Manuel dos Santos, realiza-se no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen e já esteve patente em Lagos.
A Norte, no Porto, arranca a Semana do Empreendedorismo + Conhecimento, + Sucesso. Organizada pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, estende-se até dia 21 e é especialmente dedicada a jovens e a empreendedores com startups criadas há menos de dois anos, e com o objetivo de informar e capacitar os mesmos para o empreendedorismo qualificado e inovador que promova respostas aos desafios sociais e societais e para as potencialidades do ecossistema empreendedor e ainda ouvir histórias de sucesso contadas por quem as está a viver.
No centro, em Coimbra, a oficina “Colonialismo Português em Perspetiva: História, Legados e Memórias”, no âmbito do projeto “WUD | Os mundos do (sub)desenvolvimento: processos e legados do império colonial português em perspectiva comparada (1945-1975)”, é financiada por fundos nacionais e comunitários e conta com Ana Balona de Oliveira (IHA-FCSH/NOVA), Ana Guardião (ICS-UL), Cláudia Almeida (ICS-UL), Marcos Cardão (CEC-FLUL), Natália Bueno (CES-UC), Pedro Cerdeira (UGenebra e IHC-FCSH/NOVA), Rita Lucas Narra (IHC-FCSH/NOVA), Sofia Palma Rodrigues (CES-UC e Divergente.pt). Organização: Inês Nascimento Rodrigues, José Pedro Monteiro e Vasco Martins (CES).
Em Viseu, comemoram-se os 20 anos da Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga. Neste âmbito as Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência da região centro do país (CDT de Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria e Castelo Branco) organizam o colóquio, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.
A sul, e porque de Portugal e Espanha hoje falamos, há um dérbi peninsular de futsal: em Serpa, o jogo de preparação da seleção portuguesa masculina de sub-21, no Pavilhão Municipal dos Desportos Carlos Pinhão, em Serpa, às 16:00, opõe portugueses e espanhóis.
Qual Nostradamus Lusitano, de agenda cheia para uma terça-feira completa, eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje — melhor, amanhã o dia será assim.
- 18:18
- A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto do Montijo.
-
- 18:01
-
França. 763 quilos depois, as autoridades continuam sem perceber a origem dos misteriosos pacotes de droga que estão a dar à costa
O aparecimento contínuo de misteriosos pacotes de droga na costa atlântica francesa está a deixar as autoridades intrigadas, que, desde meados de outubro, já recuperaram 763 quilos de estupefacientes.
-
- 17:31
-
Câmara do Porto diz-se incapaz de travar El Corte Inglés na Boavista
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse hoje que o Pedido de Informação Prévia (PIP) para o projeto do El Corte Inglés, na Boavista, ainda não foi aprovado, mas avisou que não têm meios, nem dinheiro para travar a sua concretização.
-
- 16:32
-
Ministério Público já constituiu nove arguidos no inquérito sobre acidente em Borba
O Ministério Público (MP) revelou hoje que já constituiu nove arguidos, um deles uma pessoa coletiva, no âmbito do inquérito ao acidente ocorrido há quase um ano em pedreiras em Borba, que provocou cinco mortos.
-
- 16:00
-
Eleições em Espanha: Uma pequena província do interior juntou-se para chegar ao parlamento. Teruel é uma terra e um movimento
É o grito daquilo a que o escritor espanhol Sergio del Molino chama “Espanha Vazia”. Teruel, uma província na comunidade de Aragão, no leste de Espanha, tem menos de 135 mil habitantes — e um deputado no parlamento.
-
- 15:55
-
Manifestantes independentistas catalães cortaram autoestrada entre Espanha e França. Autoridades ameaçam utilizar a força se bloqueio não for retirado
A polícia francesa advertiu hoje que os manifestantes independentistas catalães que cortaram a autoestrada entre Espanha e França em La Jonquera devem levantar o bloqueio, caso contrário as autoridades recorrerão à força para desimpedir a via.
-
- 15:41
-
Catalunha. Generalitat apela a Portugal para que intervenha em prol do diálogo
O Governo de Portugal deveria pressionar o futuro governo de Espanha a dialogar com as forças independentistas catalãs, disse hoje à Lusa o conselheiro para as Ações Exteriores da Generalitat.
-
- 14:18
-
Trabalhadores não docentes em greve no dia 29 de novembro
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais marcou hoje uma greve nacional dos trabalhadores não docentes das escolas para o dia 29 de novembro, em protesto contra a “falta crónica” destes funcionários.
-
- 13:47
-
Terremoto de 5.4 fez pelo menos quatro feridos em França
O sismo ocorreu perto de Montelimar, no sudeste da França, tendo chegado aos 5.4 graus na escala de Richter. Fontes oficiais dão conta de, pelo menos, quatro feridos, um com gravidade, até à data.
-
- 13:43
-
Gondomar avança com “circular externa” a Baguim e Rio Tinto no valor de seis milhões de euros
A Câmara de Gondomar vai avançar com a construção de três dos cinco troços da “circular externa” de Baguim do Monte e Rio Tinto, uma obra de cerca de seis milhões de euros, indicou hoje o autarca local.
-
- 13:11
-
Movimento proTejo diz que Espanha "voltou a não cumprir" caudais acordados para o rio
O proTejo - Movimento pelo Tejo disse hoje que Espanha "voltou a não cumprir a Convenção de Albufeira" no início do ano hidrológico 2019/2020, que começou em outubro, apontando menos água lançada no rio nas duas últimas semanas daquele mês.
-
- 13:02
-
Eleições no Reino Unido. Partido do Brexit recua para favorecer conservadores
O líder do partido do Brexit, Nigel Farage, anunciou hoje que não vai apresentar candidatos às legislativas britânicas de 12 de dezembro em quase metade dos círculos para não prejudicar o partido Conservador.
-
- 12:46
-
Hells Angels: Trinta e sete arguidos em prisão preventiva saem hoje em liberdade
Trinta e sete dos 40 arguidos do processo Hells Angels que se mantinham em prisão preventiva e em prisão domiciliária começaram hoje a ser postos em liberdade, disse à agência Lusa fonte do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).
-
- 11:55
-
Fadista Teresa Tarouca morreu hoje aos 77 anos
A fadista Teresa Tarouca morreu hoje de madrugada, no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, aos 77 anos, vítima de pneumonia dupla, disse à agência Lusa fonte próxima da família.
-
- 11:14
-
Moody's diminui perspetiva da banca portuguesa de 'positiva' para 'estável'
A agência de notação financeira ('rating') norte-americana Moody's diminuiu a perspetiva da banca portuguesa de 'positiva' para 'estável', devido ao abrandamento do crescimento económico no país e na zona euro, foi hoje divulgado.
-
- 09:52
-
"Há uma parte da Igreja que não conseguiu perceber que é impossível eliminar completamente a desigualdade humana", diz ex-reitor do Santuário de Fátima
Um antigo reitor do Santuário de Fátima, Luciano Guerra, reconhece generosidade na Teologia da Libertação, nascida na América Latina, mas considera “impossível eliminar” a desigualdade entre ricos e pobres na totalidade.
-
- 08:51
-
Nuno foi para a Noruega treinar uma equipa de futebol e acabou como vice-presidente da Câmara de Notodden, onde "há respeito" na política
Nuno Marques emigrou para a Noruega há 15 anos para treinar uma equipa de futebol e acabou eleito vice-presidente da Câmara de Notodden (Leste), funções que jamais aceitaria em Portugal, onde “o principal problema da polícia são os políticos”.
-
- 08:27
-
Jornais espanhóis destacam vitória do PSOE mas maior dificuldade para formar Governo
Os jornais espanhóis destacam hoje a vitória do PSOE (socialistas) nas eleições legislativas de domingo, mas sublinham que o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, terá ainda mais dificuldade em formar Governo do que na consulta anterior.
-
- 08:24
-
11 de novembro. O cessar-fogo na Grande Guerra entrou em vigor à 11.ª hora do 11.º dia do 11.º mês.
Este é o tricentésimo décimo quinto dia do ano. Faltam 50 dias para o final de 2019. Dia do Armistício (Grande Guerra 1914-18) e Dia de S. Martinho.
-
- 08:18
-
Incentivo às filmagens em Portugal já atraiu 40 produções
O incentivo à produção e captação de filmagens em Portugal, que oferece até 30% do valor dos projetos aos promotores, já atraiu 40 produções, disse à Lusa o comissário da Portugal Film Commission, Manuel Claro.
-