Sobre corações acelerados numa sala de audiências
Há notícias do dia de hoje que são incontornáveis. Como em tantos outros dias, muitos são os casos de justiça que são resolvidos ou que dão mais um passo em caminhos mais ou menos longos.
Por exemplo, esta tarde chegou uma das sentenças que tanto se aguardava saber: António Joaquim, o homem acusado da morte do triatleta Luís Grilo, sai em liberdade. O procurador admitiu que a prova pericial e testemunhal contra ele “é zero”, sustentando, no entanto, que foi o arguido quem efetuou o único disparo que matou Luís Grilo.
Mais ligado ao desporto, o Tribunal de Cascais condenou hoje a sete anos e meio de prisão o antigo inspetor da Polícia Judiciária Paulo Pereira Cristóvão e a seis anos e quatro meses o líder da claque Juventude Leonina, Nuno Mendes, conhecido por Mustafá.
Ainda dentro dos tribunais, e aqui à porta fechada, a juíza de Instrução da Comarca da Madeira ouviu hoje duas testemunhas do processo relativo à queda da árvore no Monte, no Funchal, que provocou 13 mortos em 2017.
Estamos tão habituados a ouvir falar de tribunais em casos que envolvem mortes, roubos ou qualquer crime que, quando aparece um caso diferente somos obrigados a parar. E é essa história que trago hoje.
Nos Estados Unidos, um rapaz de cinco anos convidou os seus colegas de escola primária para assistirem à sessão em que seria dado por concluído o seu processo de adoção. Michael não quis estar apenas com os pais adotivos naquele momento importante para todos. Por isso, a professora e os colegas foram os escolhidos para o ver “dançar” num cadeirão de tribunal. Mas engana-se se pensa que a turma ficou apenas a observar. É que estavam lá todos, numa espécie de claque, com corações de papel, a assistir ao momento, e cada uma das crianças teve oportunidade de se apresentar e de explicar porque estava ali a celebrar com o amigo.
Corações. Calculo que estejam sempre acelerados dentro de uma sala de audiências, seja qual for o motivo. Porque se vai ser condenado, porque se vai sair em liberdade, porque se ganha ou porque se perde. Porque se começa uma vida nova a partir dali, seja como for. Hoje o coração de Michael bateu ao compasso de uma música bonita, pela esperança num futuro risonho. E fê-lo acompanhado, o que torna tudo ainda melhor.
Chegando ao fim desta semana, tenho uma nota e mais uma reflexão a fazer quanto ao meu presépio de notícias (se não sabe do que falo, veja aqui). Começo pela nota: como católica, o Natal tem para mim um significado naturalmente especial. O que me faz olhar para a história que aqui partilhei também à luz desse significado. É que esta história é perfeita para encerrar com uma reflexão sobre a Sagrada Família. Deixe-me explicar: os pais de Michael tiveram certamente muito que esperar até o terem “oficialmente” como filho. Tiveram dúvidas, anseios e medos — como quaisquer pais. Maria e José também os tiveram, com a responsabilidade acrescida de estarem à espera do “Filho de Deus”. E agora vem o ponto importante para o caso: José é pai adotivo de Jesus. Não O gerou com Maria, mas aceitou-O como seu filho. Educou-O, ensinou-Lhe tudo o que sabia. Podemos imaginar o Menino a talhar peças em madeira, a aprender a profissão de carpinteiro. Não foi menos filho por não o ser na realidade. Tal como Michael vai ser sempre filho deste casal que lutou por ele até ao bater final do martelo no tribunal.
Para terminar, e aproveitando o pretexto para um fim de semana em família, deixo duas sugestões natalícias:
- "Com a cabeça na Lua e os pés na Terra", a Vila Natal em Óbidos já abriu portas este ano e, além da pista de gelo e do Pai Natal, tem um labirinto feito com materiais recolhidos nas praias e um circuito de arborismo com passadiços à altura das árvores. É certamente um dos locais a visitar nesta quadra.
- À semelhança de outros anos, as salinas de Rio Maior acolhem a iniciativa "Presépios de Sal", não deixando de lado a animação e a boa gastronomia num Aldeia de Natal que não deixa de ter o tom branco da neve — embora diferente do habitual.
Querendo que também o seu coração bata mais rápido com bons momentos em família numa época festiva que assim o pede, eu sou a Alexandra Antunes e hoje o dia foi assim.
- 22:06
- As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura em relação a Portugal.
-
- 21:13
-
Sporting: Tribunal mantém Mustafá em prisão preventiva
O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à Academia do Sporting, em Alcochete, indeferiu o hoje o requerimento da defesa do líder da claque Juventude Leonina, mantendo Mustafá em prisão preventiva.
-
- 20:32
-
‘Jackpot' de 25 milhões de euros no próximo sorteio do Euromilhões
O próximo concurso do Euromilhões prevê um ‘jackpot’ de 25 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou hoje na chave vencedora, anunciou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
-
- 19:04
-
COP25: Greta Thunberg abandona Marcha pelo Clima em veículo elétrico devido a multidão
A jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg abandonou, entre aplausos e gritos, a Marcha pelo Clima que está a decorrer em Madrid, por recomendação da polícia, devido à multidão que a impedia de continuar a andar.
-
- 18:38
-
Precisa de renovar o cartão do cidadão? Agora há uma nova forma de fazê-lo online
Um protocolo hoje assinado em Lisboa vai permitir operacionalizar a Central de Marcações do Estado, passando o serviço de agendamento online a estar acessível de forma integrada através do Portal ePortugal, informou hoje o Ministério da Justiça (MJ).
-
- 16:40
-
Sporting: Para evitar os arguidos, jogadores vão testemunhar por videoconferência
O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu hoje que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência, disseram advogados do processo à agência Lusa.
-
- 16:32
-
Esfomeados e sem gelo onde caçar, mais de 50 ursos polares visitaram uma vila na Rússia
Cinquenta e seis ursos polares reuniram-se nos arredores de Ryrkaypiy um vila na região de Chukotka, no extremo nordeste da Rússia, devido ao atraso na formação dos bancos de gelo. Esta situação têm se tornado cada vez mais frequente e o aquecimento global é o culpado.
-
- 14:48
-
Um rapaz de cinco anos a ser adotado e a turma a fazer claque com corações. Assim se encheu um tribunal com crianças nos Estados Unidos
A cena está a encantar milhares de pessoas. Uma criança de cinco anos, a “dançar” num cadeirão de tribunal, ao lado dos pais adotivos e com a turma da escola primária atrás, numa espécie de claque, com corações de papel, a assistir ao momento em que a adoção é oficializada.
-
- 14:32
-
Desde 1995 que um chefe de governo não ia a Auschwitz. E Merkel confessou sentir-se "profundamente envergonhada pelos crimes atrozes" ali cometidos
A memória dos crimes nazis são "inseparáveis" da identidade alemã, disse hoje a chanceler Angela Merkel na primeira visita que realizou ao campo de extermínio de Auschwitz, um dos símbolos do Holocausto.
-
- 13:51
-
"Pareceu-me bizarro tocar-se violino enquanto o Titanic afundava. Eu não posso salvar a civilização a tocar violino". Na COP25 estão jovens que Greta Thunberg inspirou
A luta pelo ambiente da jovem ativista sueca Greta Thunberg, que no verão passado iniciou sozinha uma greve às aulas pelo clima, inspirou milhões de jovens por todo o mundo, alguns que arriscam carreiras e a própria liberdade.
-
- 12:55
-
Sindicatos franceses avisam que protestos vão continuar. "Vamos reunir-nos todos na rua a 10 de dezembro"
Os sindicatos que integram a intersindical francesa e quatro organizações de juventude apelaram hoje a novas greves e manifestações contra o projeto de reformas do regime de pensões proposto pelo Presidente, Emmanuel Macron.
-
- 12:27
-
Ministro aponta o dedo à grande distribuição. “Não vivemos numa república das bananas. Se há falta de pessoal, têm de fazer uma coisa simples, que é contratar”
O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse hoje que se o acordo assinado entre Governo, patrões e sindicatos para regular as operações de cargas e descargas “não funcionar, a política vai intervir”.
-
- 12:02
-
"Solteiros parasitas". Por que razão tantos japoneses não conseguem casar?
Cerca de 25% dos japoneses com entre 20 e 49 anos são solteiros, segundo os dados oficiais. E não está fácil casar no Japão.
-
- 11:26
-
Esqueceram-se de uma pinça na cirurgia e demoraram seis anos a perceber. 25 anos depois, a família recebeu indemnização
Operado a um rim, viveu seis anos com uma pinça "esquecida" durante essa cirurgia. Na operação de remoção, em 1994, morreu ao fim de oito horas na sala de operações. Só agora o Estado português acordou na indemnização a pagar à família.
-