Um vírus que contagiou todos os ecrãs
Não há razão para se começar a escrever — já — sobre um cenário pandémico. Pelo menos, assim informa a Organização Mundial da Saúde (OMS), que considerou que a epidemia do novo coronavírus que surgiu na China não é ainda uma pandemia. Paralelamente, ao final da tarde, a DGS adiantou que, em Portugal, ainda não é necessário uso de máscaras, mas confirmou dois novos casos suspeitos no país. Este vírus está há semanas em todos os ecrãs, da televisão ao computador, passando pelas notificações constantes no smartphone. Dos balanços atualizados a cada dia, às recomendações e avisos. Estamos todos em alerta, 24 sobre sete.
E entre os avisos e o medo, o imaginário. Há uns dias surgiram notícias de que o filme Contágio (2011) de Steven Soderbergh voltou ao TOP 10 do iTunes no Reino Unido e ao TOP 15 do mercado norte-americano. Seja por receio ou curiosidade, a verdade é que já há quem pergunte nas redes sociais se o filme fez um exercício de futurologia. (Ou se a culpa de o vírus se ter espalhado é da Gwyneth Paltrow, uma das protagonistas do enredo.)
Contágio — não confundir com Efeitos Secundários (2013), que partilha o mesmo realizador e argumentista — tem quase dez anos, mas isso não o impede de estar a disputar quer os TOPs, quer a atenção do público, por mexer com um tópico bem presente. Escrito por Scott Z. Burns (responsável pelo recente The Report, protagonizado pela nova paixão Hollywoodesca, Adam Driver), o filme foi beber bastante ao surto de síndrome respiratória aguda grave (SARS) que matou 349 pessoas na China continental entre 2002 e 2003. Há luta pela sobrevivência, cobertura mediática dos jornais e os passos efetuados pela comunidade médica. Faz lembrar alguma coisa? Como diria Lauro Dérmio, let's look like at trailer.
Por cá, mais do mesmo no que toca aos transportes públicos. Queixas e mais queixas. E nenhuma é inédita: "há atrasos diários, falta de higiene, desconforto". Neste caso, os protestos são dos utentes da Linha de Sintra, que esta manhã se reuniram para contestar os atrasos e supressões de comboios constantes. Vasco Ramos, da Comissão de Utentes, explicou que nos últimos anos o serviço ferroviário se degradou "de forma significativa". Quem anda de transportes dos subúrbios para a capital pode atestar esta realidade. Na Linha da Azambuja — que me assiste diariamente — não é diferente da parte da manhã. Noutros transportes calculo que também.
Sem sair de matéria noticiosa com selo nacional, hoje ficou a saber-se que o Banco de Portugal notificou Tomás Correia, ex-presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, de várias infrações. Como? Através de um... anúncio no Público. Porquê? Por não ter conseguido notificar o jurista por outros meios.
Noutro contexto completamente diferente, mas ainda por cá, Joacine afastou-se de vez do Livre. A deputada já tinha perdido a confiança política e agora quebrou definitivamente qualquer ligação com o partido, apresentando a carta de desvinculação.
Do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos, as coisas também não arrancaram da melhor forma para os democratas nas primárias do Iowa. Aliás, Francisco Sena Santos, cronista do SAPO24, fala mesmo em "fiasco". E explica-o: "quando uma aplicação informática faz encravar, na madrugada gelada do Iowa, a contagem dos votos da eleição que a oposição democrata a Trump aspirava que fosse o arranque de uma campanha robusta para em novembro conquistar a Casa Branca e o governo dos Estados Unidos, esse incidente aparece como metáfora da atrapalhação em que está o aparelho do Partido Democrata". Pode ler o resto do artigo de opinião aqui. O tópico — a política norte-americana — também foi abordado por Manuel Cardoso, na sua crónica de hoje. É uma visão mais humorística destes trâmites, mas que não deixa de assinalar de que, na sua opinião, "optar por Biden é como contratar o adjunto do Paulo Bento". Por isso, Bernie é fixe. Aqui.
Noutro contexto, mas ainda sobre opiniões. Porque já se sabe que nesta Era moderna está tudo munido de uma e há sempre qualquer coisa a acrescentar — ou assim parece. Umas são boas, outras nem tanto. Ainda assim, nas redes sociais, a coisa tende a descambar um pouco e nem sempre é fácil encontrar um consenso — independentemente do que seja. Foi o aconteceu neste fim de semana. Enquanto uns celebravam o golo 50 de Cristiano com a camisola da Velha Senhora, outros torciam o nariz aos números enquanto exclamavam aos sete ventos pelo "Penaldo". Isto é, criticavam a percentagem de golos marcados por grande penalidade. Mas será que é mesmo assim? Fomos tentar descobrir. Promete-se estatística, uma brevíssima história da arte de bater dos 9 metros e um bocadinho de psicologia — porque isto de bater penáltis não é uma lotaria.
Continuando na senda futebolística, aproveita-se estas linhas para falar sobre a Taça dos Libertadores. Ou, melhor, da fase a eliminar da competição. Ou, melhor ainda, sobre a Pré-Libertadores, como ficou conhecida no Brasil. É que desde 2004 que a Libertadores passou a contar com uma fase de qualificação, antes dos grupos. O que não é de estranhar, já que foi a maneira que a CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) encontrou para arranjar lugares extra para os seus países-membros em prol da boa relação política.
Ao nível de atividades culturais e sugestões, ei-lo, o cartaz do NOS Primavera Sound. A ter lugar uma vez mais no Parque da Cidade, no Porto (11, 12 e 13 de junho). Lana del Rey, Beck, Bad Bunny e Tyler The Creator prometem animar as hostes. Para amanhã, sugere-se uma ida ao Teatro Trindade, em Lisboa, para dar um salto até aos Loucos Anos 20, com o regresso do musical Chicago. A encenação está novamente a cargo de Diogo Infante. Já agora, como já se caminha a passos largos dos Óscares, recomenda-se também a animação francesa J'ai perdu mon corps (I Lost My Body) — "o filme da mão" — disponível da Netflix.
PS: No Dia Mundial de Luta Contra o Cancro — responsável por mais de um quarto das mortes na União Europeia — o SAPO e a Fundação Altice juntaram-se numa ação de solidariedade para apoiar o IPO de Lisboa. Para ajudar, basta um clique naquele quadradinho roxo no SAPO.PT Estará a contribuir para a aquisição de equipamento para melhorar as condições de conforto nas salas de espera e no lar de doentes do Instituto.
Sem mais, o meu nome é Abílio dos Reis e hoje o dia foi mais ou menos assim.
- 21:46
- O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu hoje “julgar improcedente” o recurso apresentado por Rui Pinto, criador do Football Leaks, e manteve o ‘hacker’ em prisão preventiva até ser julgado por 90 crimes.
-
- 21:22
-
Colisão entre veículo ligeiro de mercadorias e motociclo faz um morto em Ourique
Um homem de 41 anos morreu hoje na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro de mercadorias e o motociclo que conduzia em Garvão, concelho de Ourique, distrito de Beja, disse fonte da GNR.
-
- 19:49
-
Assinado em Lisboa pacto para que plástico deixe de ser resíduo
Mais de 50 entidades, entre produtores, supermercados, ou universidades assinaram hoje um pacto para que até 2050 o plástico deixe de ser um resíduo e seja reaproveitado.
-
- 19:23
-
Líder do CDS assinala que partido sempre rejeitou “quaisquer regimes totalitários”
O presidente do CDS-PP assinalou hoje que o partido sempre rejeitou “quaisquer regimes totalitários” e está ao lado daqueles que “acreditam na democracia e nas liberdades”, respondendo assim à polémica que envolve Abel Matos Santos.
-
- 19:18
-
50 horas de música no palco 'non-stop' do Rock in Rio Lisboa. Delfins, Incubus e Ney Matogrosso entre as confirmações
O brasileiro Ney Matogrosso, os norte-americanos Incubus e os portugueses Delfins, Mundo Segundo & Sam the Kid, The Black Mamba e Bárbara Tinoco estão entre as novas confirmações desta terça-feira, 4 de fevereiro, do Rock in Rio Lisboa.
-
- 19:13
-
Abel Matos Santos deixa comissão executiva do CDS-PP na sequência de declarações polémicas
O ex-porta-voz da tendência Esperança em Movimento, Abel Matos Santos, demitiu-se hoje de vogal da comissão executiva do CDS-PP, o órgão mais restrito do presidente, na sequência de declarações polémicas.
-
- 19:12
-
Alegado 'escritor fantasma' de José Sócrates acusado de burla e abuso de poder
O professor da faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Domingos Farinho, alegado escritor fantasma do antigo primeiro-ministro José Sócrates, foi acusado de burla qualificada, abuso de poder e falsificação de documento, indica um despacho do Ministério Público.
-
- 18:39
-
Há mais dois casos suspeitos de Coronavírus em Portugal
Dois novos casos suspeitos de infeção com o novo Coronavírus (2019-nCoV) em Portugal foram validados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), após avaliação clínica e epidemiológica, anunciou hoje a DGS e o Secretário de Estado da Saúde. Ambos os cidadãos foram internados no hospital Curry Cabral.
-
- 18:25
-
Advogado de homem acusado de atropelamento mortal junto à Luz diz que o seu cliente vai esclarecer "a verdade"
O principal arguido do atropelamento mortal de um adepto italiano de futebol junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em abril de 2017, vai esclarecer em tribunal “a verdade” dos acontecimentos, disse hoje o advogado de Luís Pina.
-
- 18:21
-
Construção do maior radiotelescópio do mundo avança em 2021
A construção do maior radiotelescópio do mundo, o SKA, projeto em que Portugal participa e que tem um investimento global de 900 milhões de euros, deverá começar em janeiro de 2021, foi hoje anunciado.
-
- 17:47
-
NOS e Vodafone assinam "carta de intenções" para partilha de infraestrutura móvel
A NOS e a Vodafone assinaram hoje uma "carta de intenções" tendo em vista um acordo de partilha de ativos móveis de abrangência nacional, garantindo uma "maior eficiência e rapidez na cobertura do território" português.
-
- 17:40
-
Coronavírus: DGS avisa que neste momento não é necessário uso de máscaras em Portugal
A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu hoje que neste momento em Portugal não é necessário o uso de máscaras para proteção contra o novo coronavírus, com exceção dos cuidadores de eventuais infetados com a doença.
-
- 13:14
-
Joacine Katar Moreira sai do Livre e já entregou carta de desvinculação
A deputada que perdeu a confiança política do partido quebrou definitivamente qualquer ligação com o Livre apresentando a carta de desvinculação.
-
- 12:49
-
Reino Unido antecipa para 2035 proibição de veículos a gasolina e gasóleo
O Reino Unido pretende proibir a venda de novos veículos a gasolina e gasóleo até 2035, numa tentativa para acelerar a redução das emissões de carbono e combater as alterações climáticas, anunciou hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
-
- 12:00
-
É este o cartaz do NOS Primavera Sound
O NOS Primavera Sound regressa ao Parque da Cidade, no Porto, nos dias 11, 12 e 13 de junho. O cartaz acaba de ser anunciado. Lana del Rey, Beck, Bad Bunny e Tyler The Creator entre os principais destaques.
-
- 11:24
-
Pré-Libertadores: um risco de 'vexame' para os brasileiros
Começa esta terça-feira a Libertadores com as suas fases classificatórias para os grupos. Dois clubes brasileiros enfrentam importantes desafios (e o medo de ser eliminado) logo no início da época. Vale vaga na fase de grupos e um calendário com mais jogos importantes durante o ano. E, para piorar,
-
- 07:51
-
Mais de metade dos portugueses são obesos ou pré-obesos
Mais de metade dos portugueses são obesos ou pré-obesos e 43% têm hipertensão arterial, conclui um estudo hoje divulgado que mostra que a população portuguesa controla mal os seus fatores de risco para doenças cérebro e cardiovasculares.
-