Adeus, ó “dia monumental”. Até 2024
Não é todos os anos que vivemos um 29 de fevereiro. A natureza dos calendários o exige, que só aos bissextos seja possível regressar a este pequeno apêndice do segundo mês do ano, que ora vai, ora volta, a cada 16 estações.
Para a grande maioria, a data pouco ou nada diz. Ou atrapalha porque alguém necessita mesmo que março surja aí, ou auxilia, quando se quer que fevereiro dure mais um pouco. Mas não para Bernardo e Joaquina: para eles, este dia “é” a sua vida.
O SAPO24 falou com duas pessoas que tiveram a particularidade de nascer a 29 de fevereiro, fazendo do seu aniversário uma pequena aventura, quando para a maioria é uma questão de rotina. Por isso mesmo, a cada quatro anos, 29 de fevereiro assume-se como um “dia monumental” para eles.
Mas a expressão acima usada entre aspas não foi empregue para descrever a vida de quem veio ao mundo em tão incomum circunstância. Não. Na verdade, foi usado como qualificador daquele que pode ser o fim de um dos mais pírricos confrontos da história moderna.
Ao fim de 18 anos de violência mútua, EUA e Talibãs comunicaram um acordo histórico para retirar tropas americanas do Afeganistão. Já se sabe o reverso destes acordos: nunca decorrem exatamente como anunciado, nem no tempo, nem na sua materialização. Mas o facto de ele ser anunciado, sim, já faz deste um “dia monumental”.
Mas “monumental” não é um adjetivo necessariamente positivo, refere-se principalmente à dimensão daquilo que qualifica. Por isso mesmo, um “dia monumental” pode ser muito bom ou muito mau. Já se falou do bom. Agora, do mau.
O Covid-19 continua a estender o seu doentio toque por esse mundo fora, e hoje soube-se do primeiro caso mortal nos EUA e de um aumento de fatalidades em Itália. Por cá, vamos sendo poupados, mas o medo não cessa.
Um milhão de infetados no país. Este é o pior cenário possível gizado pela DGS, mas é apenas isso, “um cenário” e não “uma previsão". Por enquanto, as autoridades de saúde vão mantendo o trabalho árduo para evitar esse número francamente “monumental”.
Amanhã chega-nos março, e com ele, mais um dia de repouso para experimentar coisas novas, até mesmo aquelas que sempre lá estiveram para si, mesmo quando não deu por elas.
De zona marginal a pólo multicultural, a rua do Benformoso, no bairro da Mouraria, em Lisboa, esconde inúmeras surpresas dada a sua enorme diversidade. Talvez seja um bom plano de domingo dar um passeio por lá caso esteja na cidade e experimentar algo para si inédito.
Se prefere outros planos, mais a norte vai haver o concerto de Marta Menezes "5 Encores para Beethoven", no Cine-Teatro Paraíso, em Tomar. Parte das comemorações do dia da cidade, vai contar com Orquestra Sinfónica de Thomar, este ano comemorando os 250 anos do nascimento do compositor L.V. Beethoven, com a pianista, vencedora do Concurso Beethoven no Royal College of Music em Londres e premiada nos Estados Unidos pelo seu CD com obras de Beethoven e Lopes-Graça.
Em Coimbra, noutra iniciativa que também comemora uma efeméride, inaugura-se a exposição "Leonardo da Vinci: Tornar o conhecimento visível", na Casa das Caldeiras. A exposição, promovida pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e pelo Exploratório - Centro Ciência Viva, apresenta 12 máquinas construídas a partir de esboços originais do inventor italiano, que foram doadas pela empresa americana IBM ao já extinto Museu Nacional da Ciência e da Técnica de Coimbra em 1969, cuja coleção passou para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
- 22:54
- Depois de se autoproclamar presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló consolidou agora o seu poder com uma ofensiva militar que afetou diferentes órgãos de poder em Bissau.
-
- 22:07
-
Filme iraniano "There is No Evil" vence Urso de Ouro do Festival de Berlim
O filme "There is No Evil" do realizador iraniano Mohammad Rasoulof, proibido de deixar o país, ganhou hoje o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim.
-
- 20:20
-
Watford surpreende Liverpool e acaba com longa invencibilidade do líder
O líder Liverpool foi hoje surpreendido na visita ao ‘aflito’ Watford e perdeu a invencibilidade na liga inglesa de futebol, somando a primeira derrota na prova por sensacional 3-0, em jogo da 28.ª jornada.
-
- 19:26
-
Covid-19: Registados 11 novos casos suspeitos em Portugal, nenhum foi confirmado positivo
A Direção-Geral de Saúde (DGS) anunciou ter registado 11 novos casos suspeitos de infeção pelo Covid-19 nas últimas 24 horas. O número total de casos sobe assim para 70, sendo que 67 dos quais tiveram resultado negativo após testes laboratoriais.
-
- 19:05
-
Covid-19: Autoridades anunciam primeiro caso suspeito na Madeira
As autoridades de saúde madeirenses confirmaram a existência de um caso suspeito de infeção pelo Covid-19. A pessoa, proveniente de Milão, já foi internada.
-
- 18:14
-
Covid-19: Autoridades confirmam primeira morte nos EUA. Governo anuncia restrições de viagem
A informação é avançada pela Associated Press, que cita fontes oficiais do estado de Washington, nos EUA.
-
- 17:41
-
Covid-19: Irão anuncia 43 mortos e desmente balanço superior
A epidemia de coronavírus provocou 43 mortos no Irão, indicaram hoje as autoridades locais, considerando que são falsas as informações que dão conta de mais de 200 mortos no país.
-
- 17:24
-
Entre insultos e boicote dos jogadores das duas equipas, Bayern passa em Hoffenheim num jogo polémico
O Bayern Munique manteve hoje a liderança isolada na liga alemã de futebol, ao golear (6-0) no reduto do Hoffenheim, enquanto o Borussia Dortmund, com um triunfo caseiro (1-0) diante do Friburgo, apanhou o Leipzig no segundo lugar. O jogo ficou marcado por protestos: tanto dos adeptos do Bayern cont
-
- 16:52
-
Bilibiza: do sonho da água à destruição que chegou do mato
Há doze anos, a aldeia lutava para que a água se aproximasse, mas em abril do ano passado, teve a água e o vento demasiado perto e o ciclone Keneth devastou a região. Agora, mais recentemente, foi arrasada por ataques que não se sabe de onde vêm nem que objectivos têm. Esta é a tragédia da aldeia de
-
- 15:43
-
Covid-19: Costa apela a reforço das medidas para prevenir contaminação
O primeiro-ministro apelou hoje à população para que reforce as medidas de prevenção para conter os riscos de contaminação pelo coronavírus Covid-19, salientando que é importante ter a consciência dos riscos e evitar alarmismos.
-
- 15:30
-
Investigadores portugueses estão a desenvolver processo “novo à escala mundial” para armazenar energia renovável
Uma equipa de investigadores portugueses está a desenvolver um processo “novo à escala mundial” de produção de combustíveis sintéticos, através da eletrólise da água usando grafite, permitindo obter metano e também o armazenamento de energia elétrica proveniente de renováveis.
-
- 14:15
-
Guiné-Bissau: Apesar da crise política, Governo não tem registo de pedidos de ajuda por parte da comunidade portuguesa
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Santos Silva, disse hoje que a comunidade portuguesa na Guiné-Bissau está tranquila, não existindo qualquer pedido de ajuda através da Embaixada de Portugal ou do Centro de Emergência Consular.
-