Sardinhas na brasa? Este ano, só em casa
Se o título deste texto soa a ditado popular, é porque estamos na altura em que os santos do povo são celebrados de norte a sul do país, a começar por Lisboa. Ou melhor, seriam celebrados, caso as circunstâncias fossem normais.
Por força da pandemia da covid-19, não haverá Santos Populares, as festas de Santo António, na capital, e de São João, no Porto, foram, para todos os efeitos, canceladas. A funesta novidade foi dada em simultâneo pelas duas autarquias em inícios de abril.
Mais de dois meses depois, esses cancelamentos, porém, tiveram de ser esclarecidos à luz daquilo que é a atual situação do país.
Em abril, no pico da pandemia, era consensual a decisão de cancelar tudo aquilo que se pudesse traduzir em grandes ajuntamentos, algo em que as festas populares são pródigas. No entanto, agora, com o país em fase de desconfinamento, a própria noção de “ajuntamento” começa a ser repensada, pois na grande maioria do país já é possível que 20 pessoas se juntem, reduzindo-se esse número para 10 na Área Metropolitana de Lisboa, dada a situação mais delicada que por aí ainda se vive.
Por outras palavras, se era certo que, em Lisboa, as Marchas ou os Casamentos de Santo António teriam de ficar para 2021, menos claro era se seria possível fazer arraiais de modesta escala na capital.
A resposta é “não”, mas antes foi um “talvez, consoante o caso”.
Expliquemos: como se tem sabido ao longo das últimas semanas — e fazendo jus aos avisos da diretora-geral da Saúde de que a pandemia poderia fazer-se sentir a diferentes ritmos por todo o país — a Área Metropolitana de Lisboa é, neste momento, o epicentro da covid-19 em Portugal.
Os dados mais recentes confirmam-no: a região de Lisboa e Vale do Tejo concentra 90% dos novos casos. Por isso mesmo, até dia 15 de junho, a região vai continuar a ser sujeita a regras sanitárias mais apertadas, o que significa que o Santo António, a 13, vai ocorrer numa fase de alerta ainda.
Todavia, a dúvida se seria possível ter um gostinho dos Santos na capital nos próximos dias foi hoje instalada por Graça Freitas. “Nada impede que haja uma boa esplanada e que essa esplanada tenha música e que essa música seja acompanhada de um grelhador e de umas belas sardinhas”, disse a diretora-geral da Saúde, "desde que se cumpram as regras do distanciamento".
Por outras palavras, a diretora-geral da Saúde abriu a porta à realização de arraiais, chegando mesmo a admitir que poderiam ocorrer, desde que fossem "diferentes" dos do ano passado.
- Todos os arraiais, marchas e desfiles estão proibidos.
- Todos os estabelecimentos estão proibidos de instalar no espaço público novo mobiliário urbano como cadeiras, mesas e equipamentos de confeção de alimentos, como grelhadores ou fogareiros e está proibida a expansão da área de esplanada.
- Os cafés, pastelarias e similares também vão ter horário especial. Fecham às 19h00 e só abrem às 8 horas do dia seguinte.
- Os restaurantes vão ter igualmente restrições no horário de funcionamento. Fecham o mais tardar às zero horas e só podem abrir às 8 horas do dia seguinte.
Tal confusão potencialmente problemática obrigou a diretora-geral da Saúde a retratar-se durante a tarde, admitindo um excesso de linguagem e lembrando que não se referia em exclusivo a Lisboa.
Findada a confusão, uma coisa é certa: este ano, Lisboa vai continuar a cheirar a flores e a mar, mas não a sardinhas.
- 23:09
- Equipas de investigação criminal da Polícia de Segurança Pública (PSP) fizeram hoje diligências na zona do Largo Trindade Coelho, em Lisboa, onde uma estátua do Padre António Vieira foi vandalizada, disse à Lusa fonte do COMETLIS.
-
- 22:34
-
Mário Centeno: saída do Governo foi uma “uma decisão construída” com António Costa, com quem tem relações “saudavelmente tensas”
O ministro das Finanças cessante, Mário Centeno, afirmou hoje que sai do Governo no “fim de um ciclo” na presidência do Eurogrupo, e assegurou que “nada mudou” na sua relação com o primeiro-ministro.
-
- 22:07
-
"É um cargo que qualquer economista pode gostar de desempenhar”. De saída do Governo, Centeno não diz que não a governar o Banco de Portugal
O ministro das Finanças cessante, Mário Centeno, remeteu hoje para o Governo a decisão sobre quem será o próximo governador do Banco de Portugal, mas admitiu que é um cargo que qualquer economista gostaria de desempenhar.
-
- 20:48
-
UE e Reino Unido fazem segunda-feira balanço de negociações da relação pós 'Brexit'
Os dirigentes das instituições europeias acordaram com o primeiro-ministro britânico fazer, na segunda-feira, um balanço das negociações sobre a relação União Europeia/Reino Unido, no pós 'Brexit', foi hoje anunciado.
-
- 19:53
-
Estátua de Padre António Vieira vandalizada em Lisboa
Instalada no Largo Trindade Coelho, em Lisboa, em 2017, a estátua foi vandalizada com tinta vermelha, tendo sido escrito a palavra "descolonização" no seu pedestal.
-
- 19:19
-
Inspetores já estão nas escolas a verificar notas atribuídas aos alunos
A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) iniciou um conjunto de inspeções a cem escolas secundárias, tendo em conta a avaliação pedagógica dos alunos nos 11.º e 12.º anos, informou hoje o Ministério da Educação.
-
- 19:06
-
Porque é que há diferenças de cores entre aves macho e fêmea? A resposta foi dada pela Universidade do Porto e a descoberta faz a capa da revista Science
A descoberta científica do gene que origina as diferenças de cores entre aves macho e fêmea por investigadores da Universidade do Porto vai ser a capa da revista Science na próxima sexta-feira.
-
- 18:45
-
Presidente da Liga espanhola ameaça confinar jogadores nos centros de treino se não respeitarem as regras sanitárias
Os futebolistas da Liga espanhola poderão ser forçados a um "confinamento obrigatório" nos centros de treino se não respeitarem as regras sanitárias estipuladas para a retoma do campeonato, devido à pandemia, avisou hoje o presidente da La Liga.
-
- 17:58
-
Covid-19: em julho arranca fase de decisiva de testes com vacina que é uma das apostas dos Estados Unidos
A vacina experimental contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa de biotecnologia americana Moderna e co-financiada pelo governo dos Estados Unidos entrará na terceira e última fase de ensaios clínicos em julho com 30.000 voluntários, anunciou a empresa nesta quinta-feira.
-
- 17:26
-
Arraiais estão mesmo proibidos em Lisboa. Graça Freitas esclarece que apenas fez uma "utilização livre" da palavra
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu hoje que “não estão permitidos arraiais”, mas sim o uso de estabelecimentos comerciais dentro das regras já existentes para tentar conter a disseminação da covid-19.
-
- 17:17
-
Do fundador dos Escuteiros a Winston Churchill. Reino Unido dividido entre os que derrubam estátuas para combater o racismo e os que as defendem
A estátua de um traficante de escravos derrubada na cidade inglesa de Bristol por manifestantes antirracistas hoje foi retirada do rio Avon, para onde foi atirada. No país cresce o debate sobre outros símbolos do passado colonial do Reino Unido.
-
- 15:57
-
Acho Que Vais Gostar Disto: Poses que não são só para a fotografia
O meu nome é Mariana Falcão Santos e, nesta edição de “Acho Que Vais Gostar Disto”, vamos celebrar o mês do Pride com uma série excêntrica, vamos falar de uma rede social cinematográfica e, para fechar, teremos produções portuguesas que ganharam destaque na HBO. Curioso(a) com as minhas sugestões? É
-
- 14:40
-
Porto sem transportes públicos, com ruas fiscalizadas e sardinhas comidas em família na noite de São João
Na noite de São João, no Porto, que se celebra de 23 para 24 de junho, e cujas festas foram canceladas, não haverá transportes públicos e as ruas terão fiscalização e policiamento reforçados, anunciou a Câmara Municipal.
-
- 13:59
-
Maddie: Justiça belga reabre investigação a morte de jovem alemã no país
A justiça de Bruges reabriu o inquérito ao assassínio de uma adolescente alemã, na cidade a noroeste da Bélgica, em 1996, por possível ligação ao suspeito do desaparecimento de Madeleine McCann, no Algarve em 2007, segundo a imprensa belga.
-
- 13:46
-
Espanha dá por terminadas buscas a crocodilo nos rios Douro e Pisuerga
As autoridades espanholas deram por terminadas as operações de busca de um crocodilo supostamente avistado na zona da confluência dos rios Douro e Pisuerga, perto de Simancas (Valladolid), informou hoje a Guarda Civil em comunicado.
-
- 13:33
-
Pandemia já causou 416.343 mortos e infetou 7,3 milhões no mundo
A pandemia de covid-19 já causou a morte a pelo menos 416.343 pessoas e infetou mais de 7,3 milhões no mundo, desde que, em dezembro, foi identificada na China, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
-
- 10:23
-
Retoma das cirurgias não urgentes devem ter em conta gravidade e tempo de espera
A retoma da atividade cirúrgica não urgente nos hospitais deve ter em consideração a gravidade clínica, o tempo de espera já decorrido e a possibilidade de a cirurgia ser realizada em ambulatório, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde.
-
- 09:46
-
Como fazer networking numa era de distanciamento social
Com eventos cancelados, alguns escritórios fechados e trabalhadores em trabalho remoto, parece quase impossível continuarmos a interagir como antes. Como é que podemos fazer networking no meio de uma pandemia que nos força a praticar o distanciamento social?
-