Sair de casa — mas chegar cedo
Existe, na rede social Facebook, um grupo com pessoas do país inteiro com vontade de sair. Entre teóricos das conspirações supranacionais e do reordenamento dos poderes interplanetários e o reiki para animais, surgem dúvidas legítimas sobre a forma como o isolamento tem sido feito.
São expostas incongruências, problemas e outras questões da forma como fechar tudo afeta quem se depara com tudo fechado — tudo isto a par de uma resistência internacional ao uso de máscaras (se vir alguém com um cardinal desenhado na “mascarilha”, como lhe chamam, está diante de um membro da força).
Hoje, por fim, o governo anunciou que vai ser possível voltar a sair. Sair no sentido de ir para um estabelecimento noturno, normalmente dedicado à dança, consumo de bebidas (alcoólicas ou não) e convívio. Todavia, como mãe extremosa, o Conselho de Ministros definiu uma hora para ir para a cama: podes sair, mas vens para casa à 1:00 (quem estiver na Área Metropolitana de Lisboa tem azar: tem de voltar às 20:00).
Na verdade, a reabertura de hoje é, em si, uma reabertura diferente. Não são as discotecas e danceterias que retomam a sôfrega atividade de agitação corpos, copos e respetivos conteúdos. Pelo contrário: trata-se de uma remodelação — eles podem abrir, mas transfigurados.
Um bar, uma discoteca pode abrir — mas para ser um café, uma pastelaria. Permanecem encerrados os bares, outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculos e os estabelecimentos de bebidas com espaço de dança, mas passam a poder funcionar como cafés ou pastelarias, sem necessidade de alteração da respetiva classificação de atividade económica, se cumpridas as regras da Direção-Geral da Saúde e os espaços destinados a dança permaneçam inutilizáveis para o efeito.
Isto já existia. Havia estabelecimentos a mudar as atividades económicas para poder abrir sendo outra coisa. Agora, escusam de alterar os papéis: abrem e são o que não foram.
Resumindo, a generalidade do país permanece em estado de alerta. Continua o confinamento obrigatório domiciliário ou hospitalar para as pessoas infetadas com covid-19 ou sujeitas a vigilância ativa; mantêm-se as regras de distanciamento físico, uso de máscara, lotação, horários e higienização; os ajuntamentos continuam limitados a 20 pessoas; mantém-se a proibição de consumo de álcool na via pública.
Mantêm-se também as regras de funcionamento dos restaurantes, mas alarga-se até à meia-noite a possibilidade de acesso ao público para novas admissões e determina-se o encerramento dos estabelecimentos à 1:00.
Quanto a reaberturas, regressam as grutas nacionais, regionais e municipais, públicas ou privadas; abrem as atividades desportivas que ainda estavam encerradas e definem-se regras específicas para as atividades físicas e desportivas (a prática de atividade física e desportiva, em contexto de treino e em contexto competitivo, pode ser realizada sem público).
Na Área Metropolitana de Lisboa, que engloba 18 municípios da Grande Lisboa e da Península de Setúbal, designadamente Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira, mantêm-se as preocupações. Este território permanece em estado de contingência e com medidas mais restritivas de confinamento: os ajuntamentos estão limitados a dez pessoas; há uma proibição de consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre e de venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço e postos de combustíveis.
A generalidade dos estabelecimentos comerciais encerram às 20:00. Hipermercados e supermercados podem permanecer abertos até 22:00, mas não podem vender bebidas alcoólicas depois das 20:00.
Já os restaurantes podem funcionar além das 20:00 para refeições no local (tanto no interior dos estabelecimentos, como nas esplanadas licenciadas), em serviço de ‘take-away’ ou entrega ao domicílio.
Não é imposta hora de fecho para os serviços de abastecimento de combustível (podem funcionar 24 horas por dia exclusivamente para venda de combustíveis), farmácias, funerárias, equipamentos desportivos, clínicas, consultórios e veterinários.
É isto sair de casa? Certamente não é a saída que todos querem. Há quem preferisse reabrir mais devagar; quem escolhesse acelerar os processos. É o ritmo que nos dão, com um país a somar casos — e mortes — diariamente. Uns dias com mais, outros com menos. À volta do mundo, há países onde morrem mais de mil pessoas por dia. Mesmo ao lado de Portugal, somam-se perto e para lá dos milhares de novos casos.
Esta doença mata. E, quando não mata, deixa mazelas ainda não totalmente conhecidas. A geografia da doença em Portugal decalca a da pobreza no país. Que justiça há em pedir que outros sofram por não dar jeito a matiné?
- 20:04
- A Lone Star disse hoje, em comunicado, que nunca fez aquisição de ativos do Novo Banco, desde logo imóveis, usando partes relacionadas.
-
- 19:23
-
Governo nega que no incêndio onde morreram 74 animais se tenha priorizado a propriedade privada
O ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita, negou hoje que no incêndio que vitimou mais de 70 animais na serra da Agrela, tenha sido priorizada a proteção da propriedade privada em detrimento da vida dos cães e gatos.
-
- 19:14
-
Dinamarca retira Portugal da “lista negra” de países inseguros para viajar
A Dinamarca retirou hoje as restrições aos passageiros provenientes de Portugal, anunciou esta quinta-feira o ministério dos Negócios Estrangeiros português.
-
- 18:42
-
Ramiro Sequeira assume a presidência executiva interina da TAP
Ramiro Sequeira, atual COO (Chief Operating Officer) da TAP, vai assumir a presidência executiva interina da companhia aérea, substituindo Antonoaldo Neves, confirmou à Lusa fonte oficial do Ministério das Infraestruturas, que tem a tutela da empresa.
-
- 18:37
-
Covid-19: Contágios voltam a aumentar em Espanha com 1.229 nas últimas 24 horas
O Ministério da Saúde espanhol anunciou hoje um ligeiro aumento de novas infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, com 1.229 casos, sendo que a maior parte ocorreram em Aragão, Madrid e Catalunha, aumentando o total para 285.430 contágios.
-
- 18:12
-
Covid-19: Organização Mundial da Saúde relembra que jovens "não são invencíveis", podem infetar-se e morrer
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou hoje que os jovens "não são invencíveis", porque podem infetar-se, morrer e contagiar outras pessoas com o coronavírus da covid-19, e assinalou que "o desafio" é convencê-los "deste risco".
-
- 17:49
-
Novas regras para quem viaja de avião em vigor a partir da meia-noite de sábado. Países, testes e temperaturas
As novas regras para quem viaja de avião de e para Portugal entram em vigor a partir das 00:00 de sábado, dia 01 de agosto, foi hoje anunciado pelo Governo.
-
- 17:26
-
Covid-19: DBRS Morningstar diz que Portugal está "melhor preparado" para a crise
A agência de notação financeira DBRS Morningstar considerou hoje que "Portugal começou o ano numa posição melhor do que no começo da anterior crise", mas estima que a dívida pública supere os 130% do PIB este ano.
-
- 17:16
-
Covid-19: Organização Mundial da Saúde prevê que África ultrapasse um milhão de casos “nos próximos dias”
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que o número de casos de covid-19 em África vai ultrapassar um milhão “nos próximos dias”, assinalando que registou um aumento de “50% nos últimos 14 dias”.
-
- 16:54
-
A aposta estrangeira é a única solução do Flamengo
O Flamengo está próximo de anunciar a contratação de Domenec Torrent como o substituto de Jorge Jesus na área técnica. Quem? Exato! Desconhecido entre a maioria dos fãs de futebol e com a passagem como auxiliar de Guardiola como cargo mais expressivo no CV, terá a dura missão de substituir um treina
-
- 16:09
-
Incêndios: Morreu bombeiro de Cuba que tinha ficado ferido com gravidade em Castro Verde
O bombeiro Carlos Carvalho de 40 anos, de Cuba (Beja), que ficou ferido no incêndio em Castro Verde, morreu hoje no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse à agência Lusa o comandante da corporação.
-
- 15:50
-
Covid-19: Empresários dizem que "não faz sentido" reabrir discotecas como pastelarias
Os empresários de diversão noturna consideram que “não faz sentido” os bares e discotecas, encerrados em março devido à covid-19, passarem a funcionar como cafés e pastelarias, a partir de sábado, questionando o Governo se quer “aniquilar o setor”.
-
- 15:46
-
Covid19: Bares da Zona Histórica do Porto dizem que decisão do Governo é um “equívoco legislativo”
O presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto classificou hoje de “equívoco legislativo” a decisão do Governo de mandar funcionar os bares e discotecas como cafés e pastelarias a partir deste sábado, devido à covid-19.
-
- 14:56
-
Tráfego aéreo condicionado a testes, discotecas que podem ser pastelarias e a AML em estado de contingência. O que muda, ponto por ponto
Passageiros de países considerados de risco epidemiológico passam apenas a poder entrar em Portugal por via aérea com um teste negativo à Covid-19 realizado 72 horas antes, bares e discotecas podem reabrir como pastelarias ou cafés e toda a Área Metropolitana de Lisboa passa ao nível de contingência
-
- 14:47
-
Covid-19: Guterres preocupado com “vacinonacionalismo”
O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, mostrou-se hoje preocupado com o "vacinonacionalismo", considerando que o tratamento ou vacina para a covid-19 deverá ser "um bem público mundial".
-
- 14:25
-
EUA: Donald Trump defende adiamento das eleições presidenciais devido à pandemia
O Presidente dos EUA, Donald Trump, defendeu hoje o adiamento das eleições presidenciais, marcadas para novembro desde ano, devido à pandemia da covid-19. O chefe de Estado diz que o voto à distância vai fazer destas as eleições "mais imprecisas e fraudulentas" da história
-
- 14:13
-
Rui Gomes da Silva oficializa candidatura e diz que "Benfica não é um negócio"
O advogado e político Rui Gomes da Silva formalizou hoje a candidatura à presidência do Benfica, cujas eleições estão previstas para outubro, e disse que o clube do qual foi vice-presidente "não é um negócio".
-
- 13:52
-
"Sinto-me humilde porque acho que o que se fez é exatamente o que devia ser feito". Guterres homenageado no Museu do Côa
O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e antigo primeiro-ministro de Portugal, António Guterres, foi hoje homenageado por ter suspendido a construção da barragem do Côa, para salvaguardar as gravuras rupestres património da humanidade.
-
- 13:51
-
“Situação epidemiológica do país mais controlada” coloca toda a AML em estado de contingência
À exceção da Área Metropolitana de Lisboa, o restante continente permanece em estado de alerta. “Situação epidemiológica do país mais controlada” permite ainda a reconversão de discotecas e bares para que possam reabrir como pastelarias ou cafés. Medidas foram anunciadas esta quinta-feira em conferê
-
- 13:36
-
"Espero que amanhã os agentes culturais possam beber um 'drink', para finalmente festejar a demissão da ministra da Cultura". JP pede demissão de Graça Fonseca
A Juventude Popular (JP), estrutura que representa os jovens do CDS-PP, defendeu hoje a demissão da ministra da Cultura, e considerou que a falta de "noção da realidade” de Graça Fonseca “demonstra a incapacidade para o lugar”.
-
- 13:01
-
Missão da NASA já está a caminho de Marte
O lançamento realizou-se à hora prevista e pode ser acompanhado nos canais da agência espacial americana.
-
- 12:06
-
Investigadores da U.Porto descobrem nova espécie de morcego em Portugal
Investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) da Universidade do Porto descobriram uma nova espécie de morcego no Parque Nacional Peneda-Gerês e acreditam que a mesma pode estar distribuída por "toda a região Norte".
-
- 12:01
-
Primeiro-ministro avisa que Portugal tem de acertar os tiros com a "bazuca" de dinheiros europeus
O primeiro-ministro afirma que Portugal dispõe de "uma bazuca" financeira para enfrentar a atual crise, mas avisa que não pode falhar os tiros, e coloca a hipótese de uma mulher suceder-lhe na liderança do PS.
-