Iniciativa Liberal, Chega, PEV e PAN reuniram com Marcelo. E isto foi o que ficámos a saber por eles
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou esta tarde a ouvir os partidos sobre o Orçamento do Estado para 2021 e o estado de emergência. Ao Palácio de Belém chegaram quatro partidos — Iniciativa Liberal, Chega, PEV e PAN —, que foram ouvidos em audiências separadas.
Nem uma palavra se ouviu de Marcelo sobre o que por lá se passou. Contudo, as as conversas, à porta fechada, chegam até ao mundo pela voz dos representantes dos partidos, numa espécie de jogo do "quem é quem" — mas tendo como protagonista o país e aquilo que poderá acontecer num futuro próximo.
E isto é o que ficámos a saber — ou, na linguagem do jogo, são estas as pistas que temos:
1. Deve continuar o estado de emergência
O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, afirmou hoje que o Presidente da República quer renovar o estado de emergência, um quadro legal ao qual este partido se tem oposto, por considerar que tem permitido "cheques em branco". Em declarações aos jornalistas, manifestou-se contra "medidas como recolher obrigatório a partir das 13:00 ao fim de semana", que no seu entender "não fazem qualquer espécie de sentido", e rejeitou um eventual recolher total, "porque mata ainda mais a economia". Contudo, não avançou com propostas de medidas: "A Iniciativa Liberal não é o género de partido que acha que tem soluções mágicas", respondeu.
2. Eleições à vista a 24 de janeiro de 2021
O presidente e deputado único do Chega, André Ventura, referiu que as eleições presidenciais deverão ser marcadas para 24 de janeiro de 2021. Contudo, deixou a comunicação da data final para Marcelo: "um anúncio que será feito por Marcelo Rebelo de Sousa e não por mim, não é a mim que me compete fazê-lo". Além disso, houve ainda tempo para uma não-resposta do Presidente da República, sobre uma possível recandidatura. "É sabido que sou candidato presidencial, também é sabido que Marcelo Rebelo de Sousa ainda não é. Eu na brincadeira perguntei-lhe se ele tinha já alguma coisa para me dizer, mas ele também honestamente não me respondeu, portanto, ficámos na mesma", acrescentou o presidente do Chega.
3. Concelhos podem vir a ter escalões com medidas diferentes
O deputado e dirigente do PEV, José Luís Ferreira, referiu que o Governo está a ponderar criar três escalões de concelhos e adotar medidas diferenciadas de contenção da covid-19 em cada um deles. Depois da conversa com Marcelo, o deputado do Partido Ecologista "Os Verdes" declarou que este escalão deverá variar "em função da gravidade", ao abrigo do estado de emergência. "Haveria um escalão mínimo para aqueles concelhos que estão entre os 240 e os 480 casos diários [por 100 mil habitantes], esse era o patamar mínimo, o que significa que as restrições aí vão ser mais leves. Há depois um escalão intermédio que envolve os concelhos entre os 480 casos e os 960; e um escalão máximo, onde as restrições vão ser mais intensas, nos casos onde os concelhos verificam um número superior a 960", adiantou. Segundo o deputado do PEV, só nos concelhos deste último escalão "é que haveria os limites que agora estão a existir ao nível dos fins de semana".
4. Restrições podem ser repensadas
O deputado e porta-voz do PAN, André Silva, considerou hoje que é inevitável manter-se o estado de emergência para permitir medidas de contenção da covid-19, mas defendeu que as restrições à circulação nos fins de semana devem ser repensadas. Desta forma, a conversa com o Presidente da República serviu para dar a conhecer esta opinião. "Tal como está neste momento a resolução do Conselho de Ministros prevista para as regras de confinamento ou de restrição de movimentos, parece-nos excessiva, no que diz respeito ao recolher obrigatório, ao confinamento a partir das 13:00. Isso teve um impacto e está a ter um impacto enorme, devastador, na pequena restauração, no pequeno comércio", acrescentou. Para o PAN, esta medida "deve ocorrer idealmente a partir das 15:00, 16:00, permitindo a hora do almoço ao nível da restauração", porque o Governo não tem "condições económico-financeiras para suportar esta paragem deste setor que se está a ver devastado". Além disso, André Silva pediu ao Governo para "acautelar o mais breve possível futuros hospitais de campanha", recorrendo "a estruturas do Estado, nomeadamente estruturas militares, como por exemplo quartéis, para esse efeito".
Amanhã o jogo continua e será a vez de Marcelo ouvir o que têm a dizer o CDS-PP, o PCP, o Bloco de Esquerda, o PSD e o PS. No fim, com que retrato ficaremos do que será o país nos próximos tempos?
- 23:32
- Uma vacina chinesa que está a ser desenvolvida para combater o SARS-CoV-2 demonstrou resultados seguros em ensaio clínico e induziu uma resposta imune em voluntários saudáveis, noticiou hoje a revista científica The Lancet, com base num estudo preliminar.
-
- 22:05
-
Liga das Nações: Portugal vence '10' da Croácia na despedida
A seleção portuguesa de futebol despediu-se hoje da segunda edição da Liga das Nações com um triunfo por 3-2 na Croácia, em encontro da sexta e última jornada do Grupo 3 da Liga A.
-
- 21:48
-
Covid-19: O que precisamos de saber sobre as vacinas anunciadas
Em apenas uma semana foram anunciados resultados de eficácia entre 90% e 95% para três vacinas experimentais para a covid-19, duas norte-americanas e uma russa, com base em dados preliminares de ensaios clínicos na última fase.
-
- 20:09
-
E se pudesse sentir o cheiro da Europa do século XVI? Historiadores lançam projeto para recriar odores do passado
Uma equipa de investigadores anunciou, esta terça-feira, o lançamento de um ambicioso projeto para identificar, recriar, arquivar e expor os aromas do passado histórico da Europa do século XVI.
-
- 19:29
-
Livro português "1.º Direito" venceu prémio chinês de literatura infantil
"1.º Direito", de Nicolau Fernandes e Ricardo Henriques, editado pela portuguesa Pato Lógico, foi distinguido como um dos cinco melhores livros ilustrados do ano, num concurso chinês de literatura infantil, no âmbito da Feira Internacional de Livros Infantis de Xangai.
-
- 19:22
-
“Natal sem Amazon”. Em França apela-se a um Natal que incentive o comércio local
Políticos, ecologistas, personalidades do mundo cultural, e até a Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, assinaram, esta terça-feira, uma petição que visa o compromisso de não comprar os presentes de Natal na Amazon.
-
- 18:49
-
Joe Biden anuncia equipa para a Casa Branca
O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta-terça feira a contratação de nove funcionários para a Casa Branca, entre os quais antigos elementos e alguns dos membros da sua campanha. A equipa de transição de Biden anunciou várias mudanças.
-
- 18:10
-
JMJ2023: Dez jovens portugueses recebem símbolos da Jornada no próximo domingo, no Vaticano
Segundo a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a cerimónia vai ser presidida pelo Papa Francisco no próximo domingo, no Vaticano. O grupo, acompanhado pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai também encontrar-se com o Cardeal D. José Tolentino Mendonça, responsável pel
-
- 17:51
-
Tancos: Azeredo Lopes diz em tribunal que PGR não o alertou para atuação paralela da PJM
O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, arguido no processo de Tancos, afirmou hoje que a ex-procuradora-geral da República nunca o alertou que a Polícia Judiciária Militar (PJM) estava a fazer uma investigação paralela ao furto das armas.
-
- 17:40
-
Covid-19: Espanha com máximo de mortes da segunda vaga da pandemia
A Espanha registou hoje mais 435 mortes atribuídas à covid-19, o número diário mais elevado da segunda vaga da pandemia, passando o total de óbitos para 41.688, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.
-
- 17:11
-
Sobe para 9 o número de mortos em surto de legionella na região do Grande Porto
O surto de 'legionella' dos concelhos de Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim causou hoje mais uma morte, elevando para nove o número de óbitos, disse à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde no Norte (ARS-N).
-
- 17:03
-
Entre os golos e a solidariedade, como Marcus Rashford se tornou uma figura política no Reino Unido
Entre as quatro linhas dos relvados e campanhas de solidariedade, é assim que o jovem atleta de alta competição de 23 anos Marcus Rashford tem escrito a sua história. Por um lado, joga no Manchester United, um dos maiores clubes de futebol de Inglaterra — e do Mundo — e é internacional inglês. Por o
-
- 16:46
-
Barak Obama diz que Trump e Bolsonaro "minimizam" a ciência no clima e na covid-19
O ex-presidente norte-americano Barack Obama considerou que tanto Donald Trump, como Jair Bolsonaro "parecem ter minimizado a ciência" na questão das alterações climáticas e nas políticas dos respetivos países na reação à pandemia de covid-19.
-
- 16:44
-
Estudo conclui que existem lacunas no conhecimento dos pais sobre a prematuridade
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram, num estudo que envolveu 196 pais de bebés prematuros, que existem “lacunas” no conhecimento das causas e consequências da prematuridade.
-
- 16:09
-
Covidências: há mais 6.434 mortos que em 2019
Não sei pilotar aviões, mas sei ver quando um se espatifa no chão. No caso, antes do desastre acenderam muitas luzes, houve sinais de fumo, mas piloto e tripulação entraram em pânico. E aqui estamos nós, prestes a ultrapassar os piores números de há 70 anos.
-
- 15:16
-
Covid-19: Portugal com 81 óbitos e 4.452 novos casos de infeção
Nas últimas 24 horas morreram 81 pessoas e foram reportados 4.452 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico elaborado diariamente pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 14:28
-
Parler: o "novo Twitter" que tem atraído apoiantes de Trump
Quando a Parler atingiu o primeiro lugar das aplicações mais descarregadas nos EUA, muitos se questionaram sobre que aplicação era esta? Trata-se de uma rede social que quer concorrer com o Twitter e a sua popularidade súbita teve como explicação as eleições americanas e a derrota de Donald Trump.
-
- 13:58
-
Fogo destrói habitação e desaloja casal de idosos na cidade da Guarda
Um incêndio destruiu hoje por completo uma casa de habitação situada na Rua Dr. Francisco dos Prazeres, no centro da cidade da Guarda, e desalojou um casal de idosos, segundo fontes da proteção civil e dos bombeiros.
-
- 13:51
-
Congresso do PCP: Jerónimo, entre sair pela “lei da vida” ou ficar “mais um bocadinho”
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP desde 2004, admitiu sair em 2019 porque "é da lei da vida", mas desde setembro que tem alimentado o cenário de “ficar mais um bocadinho”.
-
- 13:46
-
BES: Tribunal condena Novo Banco a indemnizar cliente a quem vendeu obrigações
O Tribunal de Braga condenou o Novo Banco a indemnizar um cliente a quem vendeu obrigações do BES como sendo por si emitidas e garantidas, que acabaram transferidas para o BES ‘mau’, pelas perdas que vierem a ser calculadas.
-
- 13:30
-
Investigação da PJ iliba seis dos sete arguidos do caso 'Cashball'
Seis dos sete arguidos do caso ‘Cashball’, entre os quais André Geraldes, diretor desportivo do Sporting à data dos factos, foram ilibados de responsabilidades, por falta de provas, na investigação da Polícia Judiciária (PJ).
-
- 13:24
-
Covid-19: Parlamento vai ter novas regras. Parte dos deputados vão participar a partir dos gabinetes
O parlamento vai adotar novas regras de funcionamento devido ao estado de emergência, pelo menos até dezembro, com apenas um quinto dos deputados a participarem presencialmente nos plenários e os restantes por videoconferência, mas também na Assembleia da República.
-
- 12:41
-
Harry Styles faz história. É o primeiro homem a figurar na capa da Vogue — sozinho e de vestido — e a direita norte-americana não gostou
A capa da revista "Vogue" norte-americana de dezembro é a primeira em toda a existência da publicação em que figura, sozinho, um homem. O músico britânico falou da sua relação com a moda e a masculinidade — e foi criticado pelos conservadores do outro lado do Atlântico.
-