Vacinar gerindo a “escassez”
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou hoje que espera que a vacina da BioNThec/Pfizer para a covid-19 seja autorizada até final do ano e relembrou que “é a vacinação, e não as vacinas, que salva vidas”.
E foi para proceder à vacinação que Bruxelas já assinou contratos. Esperam-se 405 milhões de doses da vacina CureVac, 300 milhões de doses da BioNTech e Pfizer, da AstraZeneca e da Sanofi-GSK, 200 milhões da Johnson & Johnson e 160 milhões da Moderna.
Também o primeiro-ministro português, António Costa, apelou ao início de campanhas de vacinação simultânea em todos os Estados-membros da União Europeia, com o objetivo de garantir uma imunidade de grupo europeia. Chegou até a sugerir que todos começassem no mesmo dia.
A “vacinação salva vidas”, mas o número de vacinas que será entregue a Portugal nesta primeira fase ainda não está fechado. A ministra da Saúde, Marta Temido, explicou hoje que “o primeiro desafio” vai ser gerir “alguma escassez” de vacinas, algo que tem sido sublinhado “há muito tempo”. Assegurou, ainda, que o interesse não é apenas ter a vacina primeiro, é ter “vacinas de qualidade, seguras e efetivas”. E foi ao apelar à paciência que a ministra relembrou a importância das reuniões técnicas da Agência Europeia do Medicamento para garantir a sua segurança e eficácia. Mas este desafio é apenas o primeiro, o seguinte será a “celeridade de administração”.
A vacina deverá chegar a Portugal em janeiro. Deverá ser universal, gratuita e facultativa, mas a sua disponibilização à população será de acordo com as características aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento.
Estão previstas três fases de execução do plano de vacinação. Será, por isso, expectável, que no primeiro trimestre apenas 950 mil pessoas, consideradas prioritárias, tenham acesso à vacina. Já numa segunda fase deverão ser vacinados cerca de 2,7 milhões, alargando os critérios dos grupos prioritários. E apenas numa terceira fase deverá visar toda a população. Mas, como sugerido pela ministra, tudo dependerá do abastecimento das vacinas. Além disso, Portugal poderá não vacinar menores de 18 anos, grávidas e cidadãos que já tenham testado positivo para o SARS-CoV-2.
Mas, em Portugal, há já quem esteja pronto para vacinar no início de janeiro, como é o caso dos Açores. Segundo o presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta contra a Pandemia nos Açores, Gustavo Tato Borges, a região vai receber “cerca de 20 mil doses da vacina da Pfizer”, que devem “chegar exatamente no dia 3 de janeiro”.
Nas vacinas, também houve novidades. A farmacêutica AstraZeneca e a Rússia anunciaram hoje ensaios clínicos conjuntos para avaliar a segurança e imunogenicidade da utilização conjunta das duas vacinas (ASD1222 e Sputnik V) e o Ministério da Defesa de Moscovo também informou que vai avançar com a vacinação de 100 mil militares até ao fim do ano.
Já a vacina Sanofi-GSK não estará pronta no início do segundo semestre de 2021, como era previsto, e será adiada, pelo menos, até ao quarto trimestre. Este adiamento representa menos 300 milhões das doses previstas pela Comissão Europeia. Durante 2021, a gigante farmacêutica francesa esperava poder produzir um bilião de doses.
Lembrando as palavras da ministra da Saúde, na conferência de hoje, "até que tenhamos as vacinas e mesmo depois, precisamos de continuar a responder com o sistema de saúde” e “alívio de medidas não é relaxamento", por isso, há que continuar a cumprir as regras, pois o vírus “o vírus é invisível, mas está lá”.
- 20:11
- A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje vigilância redobrada durante as celebrações do Natal e do Ano Novo, uma vez que o número de mortes semanais de covid-19 aumentou 60% nas últimas semanas.
-
- 16:39
-
Ronaldo, Messi e Lewandowski são os três finalistas do prémio ‘The Best’ da FIFA
Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Robert Lewandowski são o trio finalista que vai disputar o prémio The Best da FIFA. Conheça também os finalistas das restantes categorias.
-
- 16:02
-
Eduardo Cabrita informa embaixadora da Ucrânia sobre a indemnização pela morte de Ihor Homeniuk à guarda do SEF
O ministro da Administração Interna recebeu hoje a embaixadora da Ucrânia para informar sobre a decisão do pagamento de uma indemnização à família do cidadão ucraniano morto à guarda do SEF e das diligências em curso para apurar responsabilidades.
-
- 15:16
-
TAP: Pedro Nuno Santos queria votação para impedir cenário semelhante ao do Novo Banco no Parlamento
O ministro das Infraestruturas e Habitação explicou hoje que a intenção de levar o plano de reestruturação da TAP a votação no parlamento tinha como objetivo impedir a repetição do que aconteceu no caso do Novo Banco.
-
- 14:30
-
Covid-19: Esperada "alguma escassez de vacinas" numa primeira fase, diz Marta Temido
Portugal regista hoje 5.080 novos casos de infeção com o novo coronavírus e mais 95 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Recorde aqui os principais pontos da conferência de imprensa.
-
- 14:03
-
Covid-19: Portugal com mais 95 óbitos, um novo máximo. Há 5.080 novos casos nas últimas 24 horas
Portugal regista hoje 5.080 novos casos de infeção com o novo coronavírus e mais 95 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 11:58
-
Vacina da Pfizer deve estar autorizada até final do ano, diz Ursula von der Leyen
A presidente da Comissão Europeia (UE), Ursula von der Leyen, disse hoje esperar ter autorizada até final do ano a vacina da BioNThec/Pfizer para a covid-19.
-
- 11:04
-
O Braga está numa relação séria com a Europa do futebol
Uma análise ao crescimento europeu do Sporting de Braga que culmina com mais uma fase de grupos exemplar, num grupo, uma vez mais, discutido com uma equipa da Premier League. Dos últimos treinadores à construção de um plantel internacional, experiente e com vários talentos emergentes, assim se faz o
-
- 10:57
-
Temperatura média do ar no Ártico este ano foi a segunda mais alta de sempre
Mais um ano, mais uma vez em que as temperaturas no Ártico voltam a aumentar, com consequências ambientais a nível global. Nos EUA, Biden tem um longo percurso a percorrer para cumprir com as suas promessas de ação climática. Por cá, um projeto desenvolveu “mercados voluntários de carbono” para dimi
-
- 10:33
-
António Costa mantém “total confiança” no ministro Eduardo Cabrita
O primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje, em Bruxelas, que mantém “total confiança” no ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, considerando que “foi o ministro que fez o que lhe competia” no caso da morte do cidadão ucraniano Ihor Homenyuk.
-
- 10:25
-
Calendário 2021: Veja aqui os feriados e os fins de semana prolongados do próximo ano
Em 2021, começamos o ano com um fim de semana prolongado, algo que só se repetirá na Páscoa e nos Finados. Organize a sua agenda, estes são os fins de semana prolongados e as “pontes” possíveis.
-
- 10:14
-
Com a vacina e o desbloqueio da 'bazuca', Costa diz estarem reunidos os "instrumentos para enfrentar esta crise"
O primeiro-ministro saudou hoje o acordo alcançado em Bruxelas sobre o plano de recuperação económica e social da UE para superar a covid-19, considerando que, com ‘bazuca’ e vacina, agora “a luz existe mesmo ao fundo do túnel”.
-
- 09:09
-
Portugal já recebeu 620 refugiados no âmbito do Programa Voluntário de Reinstalação do ACNUR
Até ao momento, chegaram ao nosso país 620 pessoas no âmbito do Programa Voluntário de Reinstalação do ACNUR e da Comissão Europeia. Destas, 245 chegaram do Egito e 375 da Turquia.
-
- 07:48
-
Cimeira da UE: Líderes europeus chegam a acordo para reduzir emissões de CO2 em 55% até 2030
Os líderes europeus, reunidos em Bruxelas, chegaram a um acordo ao início da manhã para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 55% até 2030, em relação aos níveis de 1990, foi hoje anunciado
-
- 07:23
-
Covid-19: Há milhares de testes marcados para antes do Natal. Portugueses querem estar com a família
Muitos portugueses estão a marcar testes à covid-19 para os dias que antecedem o Natal para poderem reunir-se com a família, segundo a Unilabs Portugal, que só para o dia 22 de dezembro tem mais de 1.500 marcações.
-