Imunidade coletiva à vista na Europa?
A pandemia tem tido uma evolução variável de país para país, o que faz com que uns confinem enquanto outros desconfinam. Portugal espera desconfinar em breve com um plano faseado, enquanto França anuncia, por exemplo, confinamentos em algumas regiões. No entanto, independentemente do estado da pandemia em cada país, todos colocam as suas esperanças no mesmo: no processo de vacinação, que trará a imunidade.
Porém, os atrasos na produção e entrega de vacinas da covid-19 pela farmacêutica AstraZeneca, associados à suspensão da vacinação em alguns países, obrigaram à redução da velocidade da campanha de vacinação na União Europeia.
Na sequência dos atrasos, a presidente da Comissão Europeia admitiu, no sábado, bloquear as exportações da vacina da AstraZeneca, caso a UE não recebesse primeiro as suas encomendas. Até ao momento, o mecanismo de proibição da exportação de vacinas só foi utilizado uma vez, tendo a Itália bloqueado a exportação de 250.000 doses de vacina AstraZeneca para a Austrália, citando uma "escassez persistente" e "atrasos nas entregas".
“A União Europeia sabe que o resto do mundo olha para o modo como a Comissão se comporta” e, “se os contratos e os compromissos são rompidos, seria muito prejudicial para um bloco comercial que se orgulha de [respeitar] a lei”, afirmou Ben Wallace ao canal televisivo SkyNews.
Na opinião do ministro, a concretização da ameaça de Ursula von der Leyen “comprometeria, não apenas as hipóteses de os seus cidadãos [europeus] terem um programa de vacinação apropriado, mas também a de muitos outros países do mundo, e prejudicaria a reputação da UE”.
No entanto, enquanto a polémica AstraZeneca ainda é tema central na vacinação da UE, o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, afirmou hoje que a Europa poderá alcançar imunidade coletiva contra a covid-19 a 14 de julho, sublinhando o aumento esperado das entregas de vacinas.
“Fixemos uma data simbólica: no dia 14 de julho temos a possibilidade de conseguir imunidade a nível do continente”, declarou ao canal francês TF1.
“Estamos na reta final, porque sabemos que, para superar a pandemia, só há uma solução: receber a vacina. As vacinas estão a chegar e vão chegar cá”, afirmou, acrescentando que “entre março e junho, vão ser entregues entre 300 e 350 milhões de doses de vacinas”.
Segundo o comissário europeu, é esperado um aumento das entregas para a Europa, devendo ser entregues 60 milhões de doses em março, 100 milhões em abril e 120 milhões em maio.
Até dia 10 deste mês, a União Europeia tinha administrado 9,64 doses de vacinas por cada 100 pessoas. Aguardemos então que sejam cumpridos os prazos de entrega e que a "data simbólica" seja próxima da data efetiva.
- 22:04
- O líder do PSD, Rui Rio, acusou o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, de pressionar a Autoridade Tributária e de agir como "advogado de defesa" da EDP.
-
- 22:01
-
Benfica vence em Braga e sobe ao terceiro lugar
O Benfica venceu em casa do Sporting de Braga 2-0, em jogo da 24.ª jornada da I Liga de futebol, ascendendo ao terceiro lugar, por troca com o seu adversário de hoje.
-
- 21:56
-
Marques Mendes anuncia experiência de vacinação em massa que vai abranger 200 mil pessoas e avança com data para entrega da vacina Johnson&Johnson
Vacinar 200 mil pessoas em dois fins de semana. Marques Mendes revela que a task force liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo está a preparar uma experiência de vacinação em massa que irá contemplar professores e funcionários das escolas.
-
- 20:42
-
Covid-19: Europa pode alcançar imunidade coletiva em 14 de julho
A Europa poderá alcançar imunidade coletiva contra a covid-19 em 14 de julho, disse hoje o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, sublinhando o aumento esperado das entregas de vacinas.
-
- 19:08
-
Cerca de 100 manifestantes protestam em Lisboa contra "pandemia" de racismo
Cerca de uma centena de manifestantes protestaram hoje junto ao Rossio, na baixa de Lisboa, no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, contra o racismo, xenofobia e a discriminação, uma "verdadeira pandemia" a que "é preciso por fim".
-
- 18:21
-
Episódio 3: O Direto. "A queda da Hintze Ribeiro mudou o jornalismo em Portugal para pior"
Durante um mês, a imprensa portuguesa assentou arraiais num pedaço de terra à beira do Douro. Durante um mês, Castelo de Paiva foi o palco de diretos, debates, telejornais, notícias, opiniões, crónicas e de todo o arsenal jornalístico. Ali, naquela margem, editores, administradores e repórteres enco
-
- 17:02
-
Juventus soma segunda derrota da época em casa e atrasa-se na luta pelo titulo
A Juventus, com o português Cristiano Ronaldo no 'onze' titular, somou hoje a segunda derrota em casa para a liga italiana de futebol, ao perder por 1-0 com o Benevento, em jogo da 28.ª jornada.
-
- 14:01
-
Covid-19. Novo mínimo de mortes este ano. Portugal regista seis óbitos e 450 novos casos confirmados nas últimas 24 horas
Portugal registou mais 450 novos casos de infeção com o novo coronavírus e seis mortes relacionadas com a covid-19, mantendo-se a "verde" no semáforo do desconfinamento. Internamentos registam subida depois de vários dias em queda.
-
- 13:27
-
Ministro do Ambiente diz que seguiu a lei e cabe à AT analisar negócio das barragens
O ministro do Ambiente argumentou hoje que o seu ministério analisou o negócio de venda de barragens “de acordo com a lei” e que cabe à Autoridade Tributária decidir se deve ou não pagar Imposto de Selo.
-
- 13:25
-
Venda de barragens da EDP alvo de investigação pelo Ministério Público há seis meses
A venda por 2,2 mil milhões de euros de seis barragens da EDP aos franceses da Engie tem sido alvo de investigação por parte do Ministério Público nos últimos seis meses. Em causa estarão crimes de “corrupção, tráfico de influências e fraude fiscal qualificada”.
-
- 11:58
-
Vai passar "perto", mas não assim tanto. Um grande asteroide vai passar pela Terra a dois milhões de quilómetros — distância suficiente para ser estudado pela NASA
O maior asteroide a aproximar-se da Terra em 2021 passará "perto" de nós neste domingo. O "perto" é relativo: vai ser a cerca de dois milhões de quilómetros de distância, sem qualquer risco de colisão. O evento, todavia, permitirá que os astrónomos estudem o objeto celestial.
-
- 11:50
-
Covid-19: Angela Merkel pretende prolongar em abril restrições em vigor na Alemanha
A chanceler alemã, Angela Merkel pretende prolongar em abril as restrições anti-covid-19 atualmente em vigor na Alemanha devido à terceira vaga da pandemia, de acordo com um documento governamental obtido hoje pela AFP.
-
- 11:49
-
Covid-19: Reino Unido diz que seria “contraprodutivo” bloquear exportação de vacina da AstraZeneca
O ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, reagiu hoje à ameaça da presidente da Comissão Europeia de bloquear as exportações da vacina da AstraZeneca contra a covid-19, dizendo que isso seria “contraprodutivo”.
-
- 11:21
-
«Os dois pais» é erro de português?
A língua é muito interessante: os acertos e até os erros. Então aquelas expressões correctas que, de vez em quando, despertam a fúria de alguém são particularmente curiosas, porque quase sempre mostram um recanto peculiar do português.
-
- 10:53
-
Covid-19: Riscos de nova vaga sobem na Alemanha. Incidência semanal supera os 100 casos
A incidência acumulada de covid-19 na Alemanha nos últimos sete dias ultrapassou os 100 pela primeira vez em quase dois meses e situa-se hoje nos 103,9 novos casos por cada 100.000 habitantes, indicam os dados oficiais.
-
- 10:42
-
Covid-19: Governo recomenda testes regulares no ensino superior
O Governo anunciou hoje as diretrizes para o regresso às aulas presenciais no ensino superior, recomendando testes rápidos de antigénio regulares, pedindo às instituições para garantirem condições para que possam acontecer.
-
- 09:55
-
Recolher obrigatório imposto em Miami Beach. A razão? Uma enchente de turistas para a "Spring Break"
A multidão de turistas norte-americanos que se aglomerou na pequena cidade de Miami Beach, na Flórida, iludidos com o "fim da pandemia", é tão incontrolável que as autoridades locais impuseram um recolher obrigatório neste sábado.
-
- 09:46
-
Dezenas de detidos e polícias feridos em protesto contra confinamento em Londres
Pelo menos 36 pessoas foram presas e vários agentes da polícia ficaram feridos neste sábado durante uma manifestação em Londres que reuniu milhares de pessoas contra o confinamento imposto devido à pandemia de covid-19, informaram as forças de segurança da capital inglesa.
-
- 09:31
-
As Portuguesas. Uma tecnologia para pôr fim ao "até gosto, mas não sei como me fica"
A marca já era conhecida por ter selo nacional e por ser 100% sustentável. Agora criou uma nova ferramenta que permite ver os sapatos calçados nos nossos pés.
-
- 09:31
-
Mariano Shoes. Não existem dois pares iguais
Da pequena oficina em 1945 à fábrica que calçou Jorge Sampaio.
-