Um destino temido mas esperado, ou como Lisboa voltou a cometer o pecado capital da Covid-19
Desde os festejos do título do Sporting que se discutia — com mais ou menos propriedade — quando seria a vez de Lisboa parar no desconfinamento devido ao aumento de casos de Covid-19 que lenta, mas seguramente, se começou a verificar na capital nas últimas semanas.
Frise-se: ainda hoje não está comprovado se os ajuntamentos proporcionados pelas celebrações saldaram-se num crescimento efetivo dos casos — o Governo e a DGS negam-no, os especialistas defendem-no —, mas o tema foi lançado e nunca mais deixou de ser discutido desde então.
Os números foram pintando um cenário cada vez mais complicado: na última reunião no Infarmed já tinha sido referido que a Área Metropolitana de Lisboa era a que maior tendência de crescimento de casos apresentava ou que a capital já tinha três vezes mais casos do que aquilo que seria esperado.
Escusando-nos de mergulhar nos boletins e nos relatórios das últimas semanas, olhemos apenas para alguns dos dados mais recentes:
- No último relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução da curva da pandemia foi referido que Lisboa e Vale do Tejo era a região do país com um Rt mais elevado, tendo passado, no espaço de uma semana, de 1,14 para 1,16;
- No último relatório de "Monitorização das linhas vermelhas de covid-19", foi frisado que, medindo a taxa de crescimento, o tempo para atingir a taxa de incidência acumulada a 14 dias de 120 casos/100 000 habitantes era apenas de menos de 15 dias para a região de Lisboa e Vale do Tejo, que já tinha chegado a uma taxa de transmissão R(t) de 1,22.
- Dos 890 casos registados no boletim epidemiológico hoje publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), 591 — ou seja, mais de metade — foram identificados em Lisboa e Vale do Tejo.
Sendo prudente sublinhar que a região de Lisboa e Vale do Tejo não se esgota na cidade que lhe dá nome, o consenso tem sido de que é na capital onde recaem os problemas mais agudos.
Se após a reunião do Conselho de Ministros da semana passada já se antecipava que Lisboa pudesse ser travada no novo desconfinamento que chegará a 14 de junho — o que não aconteceu, apenas Odemira e Golegã ficaram para trás —, hoje nem houve espaço para surpresas porque Fernando Medina se antecipou a toda a gente.
Ontem à noite, o presidente da Câmara Municipal fez uso do seu espaço semanal na TVI24 para anunciar que Lisboa, colocada “numa situação que não é fácil”, não iria avançar no desconfinamento. “O número de casos excedeu o patamar dos 120 [casos por 100 mil habitantes], entrou em situação de alerta. Na última semana, o número de casos por 100 mil habitantes continuou a progredir, embora a um ritmo mais lento”, adiantou Medina.
Hoje, ainda antes do anúncio oficial, tanto o primeiro-ministro António Costa como o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales deram algumas achegas. Se o primeiro disse que não era por ser Lisboa que teria um tratamento diferente do resto do país", o segundo repetiu essa informação, adicionando que Braga estava na mesma situação. Sem mais grandes novidades para dar, quando Mariana Vieira da Silva se apresentou aos jornalistas depois do Conselho de Ministros foi apenas para acrescentar que também Odemira e Vale de Cambra não avançam no desconfinamento.
Segundo a ministra da Presidência, "a situação de Lisboa e Vale do Tejo é preocupante, os números não só têm crescido como há maior abrangência territorial”. “O que vemos é uma incidência nas camadas mais jovens, não vacinadas, e uma dispersão territorial significativa, o que dificulta uma conclusão sobre a origem dos casos. Muitos destes casos estão associados a surtos", adiantou Mariana Vieira da Silva.
A grande questão por responder — e a que tanto Medina como Costa aludiram — é como serão as próximas semanas na capital, se a curva da incidência será domada ou continuará a subir. Estas novidades caem como uma bomba numa fase em que a cidade lamentava não poder celebrar os Santos Populares. Depois de, em 2020, ter passado um verão de restrições enquanto a grande maioria do país desconfinava, o futuro próximo dirá se o destino em 2021 vai ser o mesmo.
- 21:35
- A seleção portuguesa de futebol goleou hoje Israel por 4-0, no último encontro de preparação para a fase final do Euro2020, disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
-
- 20:59
-
Autárquicas: Um dia depois de ser anunciado, Eduardo Pinheiro declina convite para se candidatar ao Porto pelo PS
O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, anunciou hoje à Lusa ter declinado o convite do PS para se candidatar à presidência da Câmara do Porto.
-
- 20:20
-
Câmara de Lisboa enviou para Moscovo dados pessoais de três ativistas russos em Portugal
Os dados de três ativistas russos residentes em Portugal foram enviados pela Câmara Municipal de Lisboa para Moscovo. A informação estava na posse da autarquia devido à realização de uma manifestação contra a prisão de Alexei Navalny.
-
- 18:00
-
Oficial: Benfica vende Pedrinho ao Shakhtar Donetsk por 18 milhões de euros
O futebolista brasileiro Pedrinho transferiu-se do Benfica para o Shakhtar Donetsk, por uma verba de 18 milhões de euros, informaram hoje os 'encarnados' em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
-
- 14:44
-
Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra não avançam no desconfinamento
Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra não vão avançar no desconfinamento e há dez concelhos em situação de alerta. Saiba que regras se irão aplicar a partir de 14 de junho.
-
- 14:26
-
Governo revoga despacho de requisição do empreendimento Zmar em Odemira
O Governo revogou o despacho relativo à requisição temporária do empreendimento Zmar, em Odemira, onde foram alojadas pessoas em isolamento profilático no âmbito do elevado número de casos de covid-19 no concelho, segundo um diploma publicado hoje.
-
- 14:19
-
A arte é uma arma política
Ai Wei Wei é um artista polivalente e um activista. Na Cordoaria Nacional, em Lisboa, está em exibição um conjunto alargado das suas peças – mais de 80.
-
- 13:58
-
Jogadores e 'staff' da seleção portuguesa com testes negativos à covid-19
Os jogadores e 'staff' da seleção portuguesa de futebol, que estão a preparar a participação no Euro2020, testaram negativo ao novo coronavírus, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
-
- 12:06
-
Bruxelas abre processo contra Alemanha por acórdão do Constitucional sobre BCE
A Comissão Europeia abriu hoje um processo de infração contra a Alemanha na sequência do polémico acórdão de maio de 2020 do Tribunal Constitucional alemão sobre o programa de compra de dívida soberana por parte do Banco Central Europeu.
-
- 10:57
-
AMC. A salvação improvável da maior cadeia de cinemas do mundo
Como pode um negócio adaptar-se à pandemia quando a transformação digital não é uma opção? A história da AMC conta com a participação de três "atores" que fizeram parte do nosso último ano e meio de vida: o streaming, o vírus e os investidores do Reddit.
-
- 10:55
-
Recebeu um e-mail de Alfandega@ctt.pt? Fisco alerta para mensagem fraudulenta
Se recebeu um e-mail de Alfandega@ctt.pt com o assunto "Direção Geral das Alfândegas: votar parcela" ignore. Estas mensagens são falsas e seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos, alerta o Fisco.
-
- 10:29
-
Covid-19: Espanha retira obrigação de certificado nas fronteiras terrestres
O Boletim Oficial do Estado espanhol publica hoje uma resolução para suprimir a obrigação de dispor à entrada de Espanha pelas fronteiras terrestres de certificações sanitárias como as exigidas a quem entra por via aérea e marítima.
-
- 10:05
-
Acho Que Vais Gostar Disto: A curiosidade matou a vizinha
Nesta edição do Acho Que Vais Gostar Disto, que todas as semanas te traz sugestões do que ver e ouvir, vou recomendar-te alguns conteúdos bons para fazer um detox dos plots cliché previsíveis a que as nossas plataformas de streaming preferidas já nos habituaram. Tenho uma série que nos transporta pa
-
- 08:54
-
Parlamento Europeu aprova certificado digital Covid-19
O Parlamento Europeu aprovou a adoção do certificado digital covid-19, que permitirá aos cidadãos comunitários já vacinados, recuperados de uma infeção ou testados viajar sem restrições dentro da União Europeia a partir de 1 de julho.
-
- 08:47
-
Mergulhar em águas cristalinas? Estas são as 53 praias em Portugal com o selo "Zero poluição"
A associação ambientalista Zero distinguiu este ano 53 praias Zero Poluição em 30 concelhos de Portugal, representando 8% do total das 643 zonas balneares que vão estar em funcionamento nesta época.
-
- 06:07
-
NBA: Nikola Jokic eleito MVP
O poste sérvio Nikola Jokic, dos Denver Nuggets, foi eleito terça-feira o 'Jogador Mais Valioso' (MVP) da época regular da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), 'dando' o terceiro título consecutivo à Europa, após dois do grego Giannis Antetokounmpo.
-