A nação do Estado e o estado da Nação
Foram precisas quatro horas para o governo e os partidos avaliarem o estado da nação. No debate que encerra a legislatura, o primeiro-ministro apontou baterias à oposição — e a oposição fez tiro ao alvo ao ministro de António Costa que soma mais polémicas: Eduardo Cabrita.
Abaixo, um resumo resumido do debate (temos este artigo onde cada intervenção está explicada em profundidade). Entre os ataques ao PSD dos "casos e casinhos" e a história do ministro que “já só se livra de um caso quando se mete noutro”, eis alguns dos momentos mais marcantes desta tarde na Assembleia da República.
O cansaço do governo e as férias de Adão Silva
O PSD acusou o Governo de estar “cansado e desgastado” e de “não ter mão” para reerguer o país, mas o primeiro-ministro devolveu o conselho de “férias” ao líder parlamentar social-democrata.
Depois, o PSD insurgiu-se ainda contra os sucessivos “desastres” na ação do ministro Eduardo Cabrita, sugerindo a urgência de uma remodelação do Governo, mas o primeiro-ministro considerou que os sociais-democratas estão apenas focados em “casos e casinhos”.
O estado da negação
O PS e o primeiro-ministro recordaram hoje o tempo da 'troika' para atacar o PSD, que acusaram de ter a austeridade como receita e de estar em negação face à resposta do Governo à atual crise.
Mais tarde, o deputado do PS Porfírio Silva reiterou as críticas ao PSD, acusando-o de ficar atolado “na contradição continuada e sistemática” e de fazer “uma oposição negativista, sem propostas para a recuperação” no contexto de crise da covid-19.
As contratações insuficientes
A coordenadora do BE avisou que as contratações prometidas pelo Governo para o SNS não chegam devido à pandemia, manifestando preocupação por boa parte do investimento do Plano de Recuperação e Resiliência na saúde já estar antes previsto.
Já no púlpito, Catarina Martins criticou a “política de mínimos” do Governo com falta de disponibilidade para um “outro fôlego e outra política”, considerando que há desgaste num conjunto de ministros sem capacidade para as mudanças necessárias.
Os atropelos laborais
Já o PCP questionou o primeiro-ministro, António Costa, sobre o que vai fazer o Governo para travar os "atropelos aos direitos laborais", acusando também o executivo de falta de vontade para resolver o problema das moratórias.
As piadas socialistas
O CDS-PP classificou o “estado da governação” como “um desastre” e aconselhou o PS a não fazer “piadas” sobre a oposição e a olhar mais para o Conselho de Ministros e a sucessão interna.
As prioridades esquecidas
A porta-voz do PAN apontou ao primeiro-ministro um conjunto de prioridades que “ficaram para trás”, no campo ambiental, nos apoios sociais e até na igualdade de género, com Costa a enaltecer depois o combate às alterações climáticas.
As consultas
O primeiro-ministro disse que todos os indicadores apontam para uma recuperação das consultas médicas presenciais, em resposta ao PEV, que exigiu um reforço da contratação no Serviço Nacional de Saúde.
O pedido de desculpas
O deputado único do Chega exigiu ao primeiro-ministro que peça desculpa aos portugueses, e teve António Costa a acusá-lo de “absoluto desconhecimento” da realidade e a defender os números na área da segurança interna e dos incêndios.
As narrativas enganadoras
O deputado da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, acusou o Governo socialista de ter medo de um “fim de ciclo político” e por isso promover “narrativas enganadoras” como o PS como campeão do desconfinamento e do crescimento.
A barca do inferno
O ministro de Estado e da Economia considerou o fim das moratórias bancárias “a nova barca do inferno da economia”, estimando um crescimento económico igual ou superior a 13,3% no segundo trimestre deste ano.
“Afirmámos o nosso propósito de proteger o emprego e a capacidade produtiva das empresas. O nosso objetivo não era eliminar o impacto da crise, mas assegurar que as empresas conseguiam responder à procura assim que esta pudesse renascer quando se aliviassem as restrições”, referiu Siza Vieira.
A oposição preguiçosa
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros manifestou-se contra a revisão constitucional e do sistema eleitoral propostas pelo PSD e acusou a oposição em termos de conjunto de ser “preguiçosa” e sem alternativas políticas.
“O maior partido da Oposição mostra-se coerente em dois pontos críticos do equilíbrio constitucional: Um é o desejo de reduzir perdas eleitorais através da mudança ad hoc do sistema eleitoral e à custa da representação dos pequenos partidos e das regiões de baixa densidade; o outro é a permanente fixação em pôr em causa a independência do nosso poder judicial”, declarou no encerramento.
- 16:44
- Tóquio2020 vai ter 339 medalhas de ouro em disputa nas 33 modalidades do programa, sendo que mais de um quarto (28,6%) serão distribuídas por natação e atletismo e quase metade (45,7%) pelo conjunto dos cinco maiores desportos.
-
- 16:07
-
“É raro ver alguém sem máscara". Atletas portugueses validam segurança dos Jogos Olímpicos
Os atletas portugueses ‘validaram’ hoje a segurança dos Jogos Olímpicos, elogiando as medidas tomadas pelo Japão e o comportamento generalizado dos desportistas de todo o mundo na aldeia olímpica.
-
- 15:39
-
Ainda se fazem filmes sobre loiras?!
Como o verão não é sinónimo de dias de praia e calor a toda a hora, vou dar-te algumas sugestões para quando precisares de conteúdo para te entreteres. Para que não te faltem ideias e opções, hoje sugiro-te uma série da HBO que ainda só vai no princípio e um throwback a um filme icónico da cultura p
-
- 14:58
-
Pelo menos 14 chefes de Estado e de Governo podem ter sido espiados no caso Pegasus
Os telefones de 14 chefes de Estado e Governo e centenas de funcionários de governos poderão ter sido espiados pelo 'software' Pegasus, comercializado pela empresa israelita NSO Group, revelou hoje o jornal Washington Post, citado pela Amnistia Internacional (AI).
-
- 14:53
-
O PSD dos “casos e casinhos” e o ministro que “já só se livra de um caso quando se mete noutro”. Este é o resumo do Estado da Nação
Ao fim de um ano e meio da pandemia de covid-19, a oposição critica a forma como a crise socioeconómica e pandémica foi gerida e acusa o governo de estar desgastado, pedindo também maior apoio para as famílias e as empresas. Isto é, ponto por ponto, tudo o que foi dito durante mais de quatro horas d
-
- 14:44
-
Inundações na Alemanha custam às seguradoras até 5.000 milhões de euros
As fortes inundações da semana passada no oeste da Alemanha vão custar às seguradoras até cinco mil milhões de euros, anunciou hoje a federação deste setor.
-
- 14:40
-
Covid-19: Alemanha alerta para perigo de aumento exponencial de casos até outubro
O Governo alemão alertou hoje para o perigo de um possível aumento exponencial de casos de covid-19 nos próximos meses, no mesmo dia em que o país soma mais de duas mil novas infeções e 19 mortes.
-
- 14:05
-
13 óbitos, um novo máximo diário de casos desde fevereiro e uma taxa de incidência que volta a disparar. As últimas 24 horas da pandemia
Portugal registou nas últimas 24 horas 4.376 infeções por SARS-CoV-2, novo máximo diário desde fevereiro, 13 mortes atribuídas à covid-19 e mais 13 internamentos com a doença, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
-
- 13:55
-
Papa Francisco vai encontrar-se com Viktor Orbán em visita à Hungria em setembro
O Papa Francisco vai encontrar-se com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, durante a visita de caráter ecuménico de quatro dias que irá realizar em setembro à Hungria e à Eslováquia, divulgou hoje a Santa Sé.
-
- 13:54
-
Teatro Municipal do Porto apresenta 118 espetáculos na próxima temporada
A próxima temporada do Teatro Municipal do Porto arranca a 16 de setembro com uma programação que prevê, até julho de 2022, um total de 118 espetáculos, incluindo 22 internacionais, e mantém a programação 'online' com 17 criações.
-
- 12:51
-
DGS pediu duas semanas para definir posição sobre vacinação dos menores de 18 anos
A Direção-Geral da Saúde (DGS) pediu duas semanas para estudar os pareceres da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19 em jovens e os calendários de vacinação para definir uma posição, revelou hoje a ministra da Saúde.
-
- 11:56
-
Filme "A Metamorfose dos Pássaros" estreia-se nas salas portuguesas em outubro
O multipremiado filme português "A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos, vai estrear-se nas salas portuguesas no dia 07 de outubro, foi hoje anunciado.
-
- 11:55
-
Task force reconhece falta de vacinas para responder aos autoagendamentos
A `task force´ da vacinação reconheceu hoje a falta de vacinas para responder à elevada procura dos autoagendamentos de pessoas mais novas, mas salientou que continuam a ser administradas entre 100 e 110 mil doses por dia.
-
- 11:53
-
Costa confiante que Portugal será dos melhores a executar os fundos até 2026
O primeiro-ministro manifestou-se hoje confiante que Portugal estará entre os melhores a executar os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e defendeu que a parceria com o setor social garante maior coesão económica e territorial.
-
- 11:14
-
Portugal está a negociar com a Comissão Europeia e outros países para receber, antecipadamente, mais vacinas da Pfizer
A ministra da Saúde anunciou hoje que o Governo português está a negociar com a Comissão Europeia e alguns Estados-membros para que Portugal receba antecipadamente mais doses de vacina contra a covid-19 da Pfizer.
-
- 10:28
-
Jogos Olímpicos regressam à Austrália em 2032
A cidade australiana de Brisbane vai organizar os Jogos Olímpicos de Verão de 2032, de acordo com a decisão tomada hoje pelo Comité Olímpico Internacional (COI), reunido em Tóquio, no Japão.
-
- 09:00
-
João Sousa: “Entrar no Estádio do Maracanã com toda a equipa olímpica de Portugal foi indescritível”
João Sousa andou pelo top-30 mundial, agora está 100 furos abaixo. O adiamento dos Jogos levaram a uma entrada mais tardia. Repete a ida aos Jogos Olímpicos e mais que preparar o físico, o tenista de Guimarães apontou ao trabalho mental.
-
- 08:55
-
Duas, três ou até cinco doses de Janssen. Problema informático impede centenas de açorianos de obter o certificado digital
Serviços Partilhados do Ministério da Saúde prometem resolver o problema "ainda esta semana".
-
- 07:59
-
Alargamento do autoagendamento a idades a partir dos 20 anos vai ser adiado
O abrandamento do ritmo de chegada de vacinas a Portugal e listas de espera cada vez mais longas levaram a task force a adiar o alargamento do autoagendamento a idades a partir dos 20 anos. Próximo alargamento deve ocorrer na próxima semana e deverá abrir esta modalidade de marcação a todos os maior
-
- 06:57
-
Em dia de reunião com Governo, polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco
Elementos da PSP e da GNR voltam hoje aos protestos para exigir um "subsídio de risco digno e justo", com uma concentração junto ao Ministério da Administração Interna (MAI), em Lisboa.
-
- 06:51
-
Autobiografia de Ai Weiwei vai abordar os 100 anos de vida de artista e do pai, o poeta Ai Qing
A autobiografia do artista chinês Ai Weiwei, a ser publicada a nível internacional no dia 2 de novembro, vai abranger 100 anos de vida de si próprio e do pai, o poeta Ai Qing.
-
- 06:49
-
Ai Weiwei: "Continuo a denunciar, com a minha voz. É tudo o que posso fazer"
O artista chinês Ai Weiwei acredita que a humanidade vai ser capaz de viver para lá das ambições autoritárias e disse, em entrevista à agência Lusa, que vai continuar a usar a sua voz para denunciar abusos.
-
- 06:42
-
Concurso para nova ponte do Metro do Porto recebeu 27 propostas
O concurso público de conceção da nova ponte sobre o Douro que servirá a rede de metro, ligando a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídeo, em Gaia, recebeu 27 propostas "de todo o mundo", foi hoje revelado.
-
- 06:17
-
NBA. Meio século depois, Milwaukee Bucks voltam a sagrar-se campeões
Desde 1971 que os Bucks não venciam aquela que é considerada a melhor liga de basquetebol do mundo. Giannis brilhou ao fazer um total de 50 pontos.
-