A cidade e as regras
Enquanto esperamos pelo dia 27 — haverá reunião no Infarmed que pode levar a mudanças nas restrições — dos encontros do Conselho de Ministros tem saído apenas o alargamento das medidas já conhecidas, subindo os concelhos na escala em vigor.
Da reunião de hoje, destaca-se o número de concelhos da Área Metropolitana do Porto sob risco muito elevado de incidência de covid-19: passou de quatro para 10 numa semana (ainda incomparável com a situação na Área Metropolitana de Lisboa, que tem todos os municípios no grupo com medidas mais restritivas).
A lista de municípios em risco muito elevado divulgada hoje pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva passou a incluir Espinho, Gondomar, Maia, Paredes, Póvoa de Varzim e Valongo, que se juntam assim ao Porto, Santo Tirso, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, que na semana passada já estavam sujeitos às medidas mais restritivas no âmbito da pandemia.
No grupo de concelhos em risco elevado permanece a Trofa, município ao qual se juntam esta semana Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vila do Conde. Fora dos dois grupos de maior incidência continuam Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca, sendo que este último, na semana passada, estava em risco elevado.
Quanto à Área Metropolitana de Lisboa, os 18 concelhos mantêm-se sob risco muito elevado, tal como na semana passada: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
Quanto à região do Algarve, formada por 16 concelhos, passou a ter 12 sob risco muito elevado: Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel e Silves, que já estavam na semana passada sujeitos às medidas mais restritivas, aos quais se juntam Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
Sob risco elevado de incidência de covid-19 estão Alcoutim e Castro Marim, sendo que este último concelho já se encontrava neste nível na semana passada. Fora dos dois grupos de maior risco estão Aljezur (tal como na semana passada) e Monchique (elevado na semana passado).
Quanto às 18 capitais de distrito em Portugal continental, mantêm-se seis em risco muito elevado, nomeadamente Faro, Lisboa, Porto, Aveiro, Setúbal e Viseu.
Por outro lado, aumentaram de quatro para sete as que estão agora em risco elevado, juntando-se a Braga, Coimbra, Leiria e Santarém os concelhos de Guarda, Viana do Castelo e Vila Real.
Já em situação de alerta estão Beja, Bragança e Évora. As restantes duas capitais de distrito — Castelo Branco e Portalegre — estão fora dos dois grupos mais elevados de risco de incidência da covid-19 ou de alerta.
Assim, segundo a atualização do mapa de risco, dos 278 concelhos de Portugal continental, 61 estão agora em risco muito elevado e 55 em risco elevado, contabilizando um total de 116 territórios em maior risco, quando na semana passada eram 90.
Enquanto não surgem novidades, esta é a lista a ter em conta para saber o que se pode ou não fazer — e como se pode ou não fazê-lo.
- 19:22
- As multas por falta de inspeção periódica obrigatória aumentaram 90% nos cinco primeiros meses do ano face ao mesmo período de 2020, tendo também subido em mais de 30% as infrações por uso do telemóvel ao volante.
-
- 19:04
-
Condutor indiciado de dois crimes de tentativa de homicídio em Reguengos de Monsaraz
O condutor do automóvel responsável por atropelamentos durante desacatos em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, está indiciado de dois crimes de tentativa de homicídio, revelou hoje o advogado.
-
- 18:32
-
Covid-19: Número de concelhos do Porto sob risco muito elevado sobe de 4 para 10
O número de concelhos da Área Metropolitana do Porto sob risco muito elevado de incidência de covid-19 passou de quatro para 10 numa semana, enquanto na Área Metropolitana de Lisboa todos os municípios permanecem no grupo com medidas mais restritivas.
-
- 18:28
-
Observatório Europeu coloca Portugal (e Lituânia) na cauda do 5G
Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G.
-
- 18:19
-
Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar "mentiroso" a Boris Johnson
A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi hoje expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar “mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson.
-
- 18:16
-
Gasolina desceria nove cêntimos e gasóleo um cêntimo com limitação das margens, diz Governo
A aplicação do diploma aprovado hoje em Conselho de Ministros para limitar as margens na comercialização de combustíveis levaria a uma redução do preço da gasolina em nove cêntimos e do gasóleo em um cêntimo, disse o ministro do Ambiente.
-
- 17:31
-
Prisão preventiva para homem que atropelou três pessoas em Reguengos de Monsaraz
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Évora determinou hoje a prisão preventiva para o condutor do automóvel que atropelou três pessoas em Reguengos de Monsaraz, na sexta-feira, na sequência de desacatos, revelou o advogado.
-
- 17:28
-
Infarmed inclui Síndrome de Guillain-Barré "como efeito indesejável muito raro" da vacina da Janssen
O Infarmed vai incluir a Síndrome de Guillain-Barré como efeito secundário "muito raro" da vacina da Janssen, foi hoje informado.
-
- 17:15
-
Desconvocada greve da Groundforce marcada para 31 de julho, 1 e 2 de agosto
Os sindicatos dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) e dos Economistas (SE) desconvocaram hoje a greve na Groundforce marcada para 31 de julho, 1 e 2 de agosto.
-
- 17:07
-
Odemira: Dona do Zmar vai ter de devolver quase 6 milhões de euros de incentivos
A empresa proprietária do complexo turístico Zmar, em Odemira, no distrito de Beja, que está insolvente, vai ter de devolver incentivos públicos que recebeu desde 2010, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República (DR).
-
- 16:59
-
Ferro encerra último plenário da sessão com desejos de “menos covid” e “as maiores venturas”
O presidente da Assembleia da República despediu-se hoje dos deputados no último plenário da sessão legislativa com desejos de “menos covid” e “as maiores venturas”, depois de um período de votações de cerca de hora e meia.
-
- 16:40
-
Moradores de Milfontes queixam-se do vandalismo causado por jovens de Cascais, Oeiras e Lisboa
Os moradores de Vila Nova de Milfontes queixam-se do rasto de violência e lixo deixado por quase 400 jovens entre os 12 e os 16 anos que escolhem a vila alentejana como destino de férias. A maioria vem dos concelhos da linha de Cascais.
-
- 14:56
-
Covid-19. Ilha Terceira e concelho de Ponta Delgada passam a alto risco de transmissão
Os concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, na Terceira, e o de Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, estão com "alto risco" de infeção pelo novo coronavírus, segundo informação de hoje da Autoridade de Saúde.
-
- 14:45
-
Praia de Mindelo em Vila do Conde interdita a banhos
A praia do Mindelo, em Vila do Conde, no distrito do Porto, foi hoje vedada a banhos após análises à qualidade da água revelarem valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
-
- 13:26
-
Hospital de Ponta Delgada diz que "ataque informático" está "em investigação"
O conselho de administração (CA) do Hospital de Ponta Delgada afirmou hoje que "os pormenores sobre o ataque informático" de que foi alvo a maior unidade de Saúde dos Açores “não podem ser divulgados enquanto estiverem em investigação”.
-
- 13:18
-
Retirados do mercado gelados e queijos de barrar com goma de alfarroba contaminada. DGAV não divulga lista dos produtos
As autoridades portuguesas já identificaram e retiraram do mercado nacional gelados e queijos para barrar produzidos com lotes de goma de alfarroba contaminada com um pesticida cancerígeno, revelou fonte da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
-
- 12:38
-
Lagos: Praia da Batata interditada a banhos após análises à água
A praia da Batata, em Lagos, no Algarve, foi interditada a banhos na quarta-feira depois de análises da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) terem indicado valores microbiológicos da água acima dos parâmetros de referência, informou hoje a autoridade marítima.
-
- 12:27
-
Quando a escolha é entre ser mãe ou atleta. A amamentação também é um problema nos Jogos Olímpicos
Escolher entre a carreia desportiva e a família. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio este foi um dilema para muitas "mães olímpicas". A capitã da equipa espanhola de natação sincronizada ainda tem o filho em período de amamentação, mas as restrições impostas impediram-na de o levar consigo. Ona Carbonell,
-
- 12:17
-
Homem atacado por urso pardo resgatado depois de acenar a helicóptero e escrever SOS num telhado
No deserto do Alasca, um urso pardo atacou um homem que ali pernoitava. Já quase sem munições e registando hematomas e uma perna magoada, deu-se o resgate por parte da Guarda Costeira que passou de helicóptero e viu os sinais de socorro.
-
- 12:07
-
Tóquio2020: Imprensa e analistas internacionais prevêem várias medalhas para Portugal
Se as previsões de órgãos de comunicação social e sites internacionais se confirmarem, Portugal pode contar com várias medalhas em Tóquio2020, cumprindo assim com o objetivo protocolado entre o Comité Olímpico de Portugal e o Estado.
-
- 11:58
-
Câmara do Porto quer apoiar com 2,1 milhões de euros regresso de comerciantes ao Mercado do Bolhão
A Câmara do Porto quer financiar o regresso dos comerciantes históricos ao Mercado do Bolhão, atribuindo um apoio de cerca de 2,13 milhões de euros para obras de adaptação dos seus espaços interiores e exteriores do edifício.
-
- 11:20
-
Um casamento na Estufa Fria até às 3h00? Festas têm decorrido sem restrições de horário, já que "a lei não é clara"
O dever de recolher obrigatório está em vigor nos concelhos de risco elevado, mas a lei não aponta os casamentos como exceção a esta medida. Assim, as festas têm continuado a acontecer após as 23h00, com as associações do setor a afirmar que "a lei não é clara".
-
- 06:54
-
Quero muito voltar ao "normal", mas não sei bem como...
«Quando isto passar, vamos fazer uma grande festa!». A mensagem tem-se repetido nos últimos 16 meses nos grupos de amigos no WhatsApp por este Portugal (senão pelo mundo) fora. A maioria sente-se pronta para regressar à vida social mais alargada, mas nem tudo será igual. Será que os “músculos sociai
-
- 06:44
-
CDS. Assunção Cristas considera que, se quiser, Nuno Melo tem "todas as condições" para liderar o partido
A ex-líder do CDS-PP Assunção Cristas considerou que o eurodeputado Nuno Melo tem "todas as condições" para liderar o partido se quiser e defendeu que "alguma coisa tem de acontecer" para o centro-direita ter "algum eco".
-