Portugal deixa cair a máscara?
Desde que a pandemia da covid-19 atingiu o país que o uso de máscara, apesar de generalizado, nunca foi 100% consensual.
É preciso recordar que, no início deste longo período, a sua utilização não foi recomendada pela Direção-Geral da Saúde — que seguiu as diretrizes da Organização Mundial da Saúde — considerando que não tinham eficácia comprovada no combate à propagação da doença. Graça Freitas chegou a dizer que, dado que muita gente poderia recorrer a máscaras de pouca qualidade, estas dariam uma “falsa sensação de segurança” que podia abrir o flanco a mais riscos.
A posição das autoridades de saúde nacionais foi controversa, recebendo críticas de que a sua não recomendação advinha mais da ausência de meios do país em fornecer máscaras do que propriamente à sua falta de eficácia — problema que, de resto, viria a ser solucionado ao longo dos meses.
Desde então, muito mudou: as máscaras passaram a ser recomendadas a profissionais de saúde e outras pessoas em cargos de risco (bombeiros, polícias, trabalhadores de lares entre outros), depois tornaram-se obrigatórias em espaços fechados.
Entretanto, se de início apenas Madeira passou a exigir que a sua utilização fosse obrigatória nos espaços públicos, mesmo ao ar livre, o restante país seguiu a mesma bitola. Primeiro foi a DGS a passar a recomendá-lo, depois tornou-se lei em 28 de outubro do ano passado, sendo as máscaras requeridas para o “acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”. Se a não recomendação de máscara foi polémica para uns, a volta de 180º que passou a determiná-la de uso obrigatório na rua foi também controversa para outros.
A mesma lei indicava também que a sua vigência seria por 70 dias e sujeita a revalidação pela Assembleia da República, que a aprovou desde então (o prazo passou mais tarde para 90 dias). Até agora. O primeiro sinal de que o fim das máscaras na rua estaria à vista decorreu na última votação, em 9 de junho, quando o PSD anunciou originalmente a sua abstenção e recusou-se a apresentar o projeto-lei de que tinha sido autor, considerando que deveria ser uma opção legislativa do Governo.
Coube então ao PS a aprovação do documento até 12 de setembro, próximo domingo, com o apoio do PSD (que entretanto mudou o sentido de voto para ser a favor), do CDS-PP e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. A questão é que agora também os socialistas já fizeram saber que não vão renovar obrigatoriedade do uso da máscara em espaços exteriores.
“A nossa posição é inteiramente coincidente com a da Direção Geral da Saúde (DGS). Face à atual situação epidemiológica do país, não defendemos a obrigatoriedade do uso da máscara nos espaços exteriores”, declarou fonte da bancada do PS.
Hoje, também, em declarações à TSF, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Adão Silva, afirmou que só um agravamento súbito da pandemia da covid-19 nos próximos dias impediria os sociais-democratas de defender o fim das máscaras na rua.
No domingo, na SIC-Notícias, Graça Freitas adiantou que Portugal atingiu já 85% da população com uma dose da vacina contra a covid-19, mas que “durante mais uns tempos, é de muito bom-tom andar sempre com uma máscara”, relembrando que “mesmo ao ar livre, de vez em quando, temos ajuntamentos”.
Recorde-se que já tinha sido colocada em cima da mesa a possibilidade de terminar a obrigatoriedade do uso de máscaras na via pública em meados de agosto. O que o proporcionou foi o adiantamento da segunda fase de desconfinamento proporcionado pelo ritmo de vacinação que fez com que 70% da população estivesse inoculada antes do previsto.
No entanto, o Governo fez logo saber que seria preciso esperar até setembro, já que a lei que impõe o uso de máscara foi aprovada pelo Parlamento e os deputados estariam de férias até esta semana.
Com a saída de cena do PS, parece altamente improvável que a lei volte a ser renovada — a última votação mereceu os votos contra do Chega e da Iniciativa Liberal e a abstenção do BE, PCP, PAN, Verdes e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.
Todavia, o fim da máscara na rua não dita o fim da máscara nas nossas vidas — não só Governo e autoridades de saúde recomendam que continue a ser usada em situações onde não é possível manter o distanciamento social, como a sua obrigatoriedade vai manter-se em espaços fechados.
- 20:07
- A eleição da portuguesa Ticha Penicheiro para a lista das 25 melhores jogadores da história da principal liga de basquetebol feminino norte-americano (a única europeia na lista) e eventuais trocas que poderão acontecer na NBA são os temas em destaque no episódio desta semana do Bola ao Ar, podcast s
-
- 19:55
-
Novo Banco aponta 41 conclusões falsas, incorretas e falaciosas da comissão de inquérito
O Novo Banco apontou “incorreções e erros grosseiros” ao relatório final da comissão de inquérito sobre aquela instituição e identificou 16 conclusões falsas, 13 incorretas e 12 falaciosas, lamentando as considerações referentes às divergências com o Fundo de Resolução.
-
- 19:16
-
Morreu Carlos Costa, ex-dirigente do PCP que fugiu da prisão de Peniche com Álvaro Cunhal
O ex-dirigente do PCP Carlos Costa, um dos protagonistas, com Álvaro Cunhal, da fuga de Peniche, morreu hoje em Portimão aos 93 anos, confirmou à Lusa fonte partidária.
-
- 19:05
-
Nuno Santos assume direção da CNN Portugal
Nuno Santos assume a direção da CNN Portugal, órgão que conta também com Pedro Santos Guerreiro e Frederico Roque de Pinho como diretores executivos, foi hoje anunciado.
-
- 18:16
-
Covid-19: PS não vai renovar obrigatoriedade do uso da máscara em espaços exteriores
O PS não vai propor no parlamento a renovação da obrigatoriedade do uso de máscara nos espaços públicos exteriores, diploma cuja vigência cessa no próximo dia 12, disse hoje à agência Lusa fonte da bancada socialista.
-
- 16:54
-
Jogos Paralímpicos: Outra vez o “medalheiro” e o poder da China no século XXI. Portugal ocupou o top-30 no século passado
A China domina as medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos realizados no presente século. Na lista que valoriza as medalhas de ouro, Portugal foi 26º em três ocasiões no século passado: Sydney 2000, Atlanta 1996 e Nova Iorque 1984. Foi ainda 29º em Seul 1988. Terminou Tóquio 2020 em 77º lugar entre 8
-
- 16:00
-
Covid-19: Portugal regista mais 12 óbitos e 663 casos confirmados
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já divulgou o boletim epidemiológico relativo às últimas 24 horas. Portugal registou mais 663 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 12 mortes atribuídas à covid-19.
-
- 15:49
-
Morreu o ator Jean-Paul Belmondo
Jean-Paul Belmondo, ator de O Acossado (1960) de Jean-Luc Godard, morreu esta segunda-feira.
-
- 15:26
-
Leitura do acórdão do julgamento dos Comandos adiada devido a problemas técnicos
A leitura do acórdão do julgamento do processo dos Comandos, relativo à morte de dois recrutas em 2016, foi hoje adiada devido a problemas técnicos de gravação no Tribunal de Monsanto, em Lisboa.
-
- 15:01
-
Cientista britânico afirma que variante delta torna pandemia mais imprevisível
A variante delta de covid-19 tornou mais difícil prever a evolução da pandemia devido à redução gradual da imunidade providenciada pelas vacinas, afirmou hoje o cientista britânico Neil Ferguson.
-
- 14:57
-
Valtteri Bottas confirmado na Alfa Romeo a partir de 2022
O finlandês Valtteri Bottas foi hoje confirmado como piloto da escuderia Alfa Romeo no Mundial de Fórmula 1, a partir de 2022, com um contrato "plurianual", deixando a Mercedes no final desta temporada.
-
- 14:23
-
Covid-19: Portugal passa de sexto para 11.º país da UE com maior média de casos diários
Portugal desceu de sexto para 11.º país da União Europeia com maior média diária de casos de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes na última semana, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.
-
- 12:52
-
Antigo internacional francês Jean-Pierre Adams morre após 39 anos em coma
O antigo futebolista internacional francês Jean-Pierre Adams morreu hoje, aos 73 anos, depois de ter passado 39 anos em coma profundo, motivado por um erro na dosagem de anestesia, durante uma operação ao joelho.
-
- 12:33
-
11 de setembro: aquele dia de infâmia
Passadas duas horas sobre o início do incontrolável pesadelo daquele dia de infâmia, 11 de setembro de 2001, para além da dor pela certeza da morte de tantas mulheres e homens, a angústia também era a de saber o que viria a seguir.
-
- 11:27
-
Covid-19: Mais de 14 mil suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal
Mais de 14 mil suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 82 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed.
-
- 11:11
-
Os perigos tecnológicos para a sua empresa estão ao virar da esquina. Vamos resolvê-los?
Os perigos inerentes a ter uma empresa cuja estrutura informática é altamente complexa nem sempre são acautelados. Com a solução APTARE IT Analytics, os receios são reduzidos a um painel de controlo, que monitoriza tudo o que se passa nas componentes física e virtual de um negócio IT.
-
- 09:59
-
Fátima: D. António Moiteiro Ramos preside à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro
D. António Moiteiro Ramos, bispo da diocese de Aveiro, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro, informou hoje o Santuário de Fátima. Estão cinco grupos inscritos.
-
- 08:20
-
Ex-militar mata quatro pessoas no sudeste dos Estados Unidos
Pelo menos quatro pessoas foram mortas a tiro, no centro do estado da Florida (sudeste), por um antigo atirador furtivo do exército dos Estados Unidos, disse no domingo a polícia.
-
- 08:15
-
Afeganistão: Talibãs anunciam controlo total do vale de Panchir, mas Frente Nacional da Resistência nega derrota
Os talibãs anunciaram hoje que controlam totalmente o vale de Panchir, onde se tinha organizado a resistência desde que o movimento tomou o poder no Afeganistão, em meados de agosto.
-
- 07:28
-
Costa e Sampaio visitaram restaurante onde estava a trabalhar um dos iraquianos suspeitos de terrorismo
O homem já estava a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ) quando António Costa e Jorge Sampaio visitaram o restaurante em Arroios, Lisboa.
-