Impasses sanitários
Será que as crianças entre os 5 e os 11 anos vão ser vacinadas em Portugal? E, se sim, quando? Estas são as perguntas que neste momento ecoam nas cabeças de muitos portugueses, mas não foi hoje que obtivemos as respostas.
Durante todo o dia, as redações do país foram esperando por algum tipo de novidade da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19, o grupo formado para aconselhar a Direção-Geral da Saúde quanto a quem imunizar contra a doença e em que moldes, mas, à data de publicação deste artigo, nada foi adiantado.
O tema é algo espinhoso. À semelhança do que aconteceu com o processo de vacinação da faixa etária dos 12 aos 15, não há consenso entre especialistas quanto à pertinência ou o nível de perigo que imunizar crianças abaixo dos 11 anos representa — isto, apesar da Agência Europeia do Medicamento ter aprovado a vacina da Pfizer, concluindo que “que os benefícios da Comirnaty [a vacina do laboratório] em crianças dos 5 aos 11 anos de idade superam os riscos”.
Por um lado, este grupo etário tem sido aquele com incidência cumulativa a 14 dias mais elevada, ou seja, mais propenso a espalhar o vírus por não estar vacinado. Por outro, tem sido defendido que as crianças, na generalidade dos casos, ficam infetadas e não doentes, pelo que é preferível concentrar os esforços de vacinação nos grupos de risco.
Recuando há perto de duas semanas, António Costa, quando anunciou as restrições para conter a atual vaga, revelou também que o Governo já tinha calendarizado com a Pfizer a chegada de 300 mil vacinas a 20 de dezembro, destinadas às crianças elegíveis.
Este foi um sinal político que não agradou toda a gente, em especial membros de um grupo de apoio à Comissão Técnica de Vacinação, que vieram a público a 27 de novembro lamentar que tal anúncio consistia na concretização de uma vontade política quando a decisão técnica ainda não tinha sido pensada — a postura preliminar era de oposição à vacinação generalizada às crianças dos 5 aos 11 anos, devendo apenas ser dada aos casos de risco.
“Tal como aconteceu com a vacinação dos adolescentes, vamos ter uma decisão política transvertida de parecer técnico”, disse Francisco Abecasis, o representante da Ordem dos Médicos no grupo de trabalho, ao Expresso. No entanto, tal como nesse primeiro processo, criou-se uma guerra surda de comunicação: no dia seguinte, no que pareceu ser uma espécie de recado público às vozes dissidentes, a DGS emitiu um comunicado não só a dizer que a Comissão Técnica de Vacinação ainda estava a considerar o seu parecer, como a frisar que só a este órgão compete as decisões. Cinco dias depois, as autoridades de saúde voltaram uma vez mais a avisar que o parecer não estava fechado.
Hoje parecia ser o dia da revelação, especialmente depois de António Lacerda Sales afirmar que “vão chegar cerca de 300 mil vacinas no dia 13 de dezembro”, ou seja, antes até da data originalmente lançada. "Estamos neste momento à espera da decisão da Comissão Técnica de Vacinação, que esperamos seja uma decisão favorável, para vacinação das crianças até aos 11 anos, havendo ainda depois dessa decisão o parecer [da Direção-Geral da Saúde], e a nós o que nos compete, enquanto Governo, é ter todo o planeamento e toda a logística (…) para estarmos preparados para vacinar e é isso que estamos a fazer”, disse o secretário de Estado da Saúde. Além disso, também o ministro da Educação disse ter “tudo a postos” para a vacinação das crianças, desejando que o processo “ocorra rapidamente e em grande extensão”.
Tudo se precipitava para que a resposta chegasse… mas manteve-se o impasse. Teremos de esperar até amanhã, talvez, até porque o Natal está a chegar.
- 21:49
- Os Estados Unidos classificaram hoje Portugal como destino de risco "muito elevado" devido à pandemia de covid-19, o nível mais alto de alerta, e recomendaram que se evitem deslocações ao país.
-
- 21:30
-
Filme "A metamorfose dos pássaros" na lista oficial de candidatos à nomeação para o Óscar
O filme "A metamorfose dos pássaros", de Catarina Vasconcelos, está entre os 93 filmes, de outros tantos países, incluídos na lista oficial de candidatos à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional, hoje divulgada pela Academia de Hollywood.
-
- 20:37
-
EMA aprova RoActemra, medicamento para tratar casos graves da Covid-19
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) aprovou hoje o medicamento RoActemra, já utilizado em doenças inflamatórias, para tratar casos graves de covid-19 em pessoas adultas.
-
- 20:05
-
Supremo nega recurso de Ventura contra condenação no caso de família do Bairro do Jamaica
O Supremo Tribunal de Justiça confirmou hoje a condenação de André Ventura e do Chega no caso sobre “ofensas do direito à honra” de uma família do Bairro do Jamaica (Seixal), ao negar o recurso do deputado e do partido.
-
- 19:42
-
EUA anunciam boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim
Os atletas vão competir no evento, mas os Estados Unidos não terão qualquer representante diplomático no evento. Decisão é resposta ao "genocídio e crimes contra a humanidade em Xinjiang".
-
- 19:12
-
Liga dos Campeões: Pepê infetado com covid-19 é baixa no FC Porto
O jogador do FC Porto Pepê acusou positivo à covid-19 e é, por isso, baixa para o encontro com o Atlético de Madrid, para a fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, revelou hoje Sérgio Conceição.
-
- 19:05
-
Covid-19. ‘Casa aberta’ no novo centro de vacinação de Lisboa esteve suspensa durante cerca de três horas após “grande afluência”
A modalidade ‘casa aberta’ no centro de vacinação da Feira Internacional de Lisboa (FIL) esteve hoje suspensa, entre as 15:00 e as 17:50, após “grande afluência” de utentes, disse o vereador da Proteção Civil na Câmara de Lisboa.
-
- 18:28
-
Circulação ferroviária suspensa entre Olhão e Fuseta devido a descarrilamento de comboio
A circulação ferroviária na Linha do Algarve está interrompida desde as 15:27, entre Olhão e a Fuzeta, devido ao descarrilamento do comboio que fazia a ligação Faro/Vila Real de Santo António, disse à Lusa fonte da IP.
-
- 17:05
-
Covid-19: 72 mil pessoas foram vacinadas nas últimas 24 horas. Dose de reforço já foi dada a 1,6 milhões
Mais 72.281 pessoas receberam a terceira dose da vacina da covid-19 nas últimas 24 horas, em Portugal, segundo os dados de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 16:58
-
João Leão admite crescimento económico em 2022 acima das previsões do Governo
O ministro das Finanças, João Leão, disse hoje em Bruxelas que a recuperação económica em Portugal "tem sido tão forte" que o Produto Interno Bruto (PIB) poderá crescer em 2022 acima das próprias expectativas do Governo, de 5,5%.
-
- 16:43
-
Filmes portugueses "Dream Big" e "Zé Pedro Rock'n'Roll" premiados nos EUA
O filme português “Dream Big”, sobre o percurso de Neemias Queta, o primeiro basquetebolista português masculino a chegar à NBA, foi premiado num festival de cinema nos Estados Unidos, que distinguiu também “Zé Pedro Rock’n’Roll”.
-
- 16:29
-
Aumenta a incidência e os internamentos, desce o R(t). Há mais 14 mortos e 2.216 novos casos de Covid-19 confirmados em Portugal
Portugal regista hoje mais 14 mortos por covid-19 e mais 2.216 infeções com o vírus da doença, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 15:36
-
Advogado da família de homem atropelado na A6 pondera pedir abertura de instrução para tentar que Cabrita “assuma a sua responsabilidade criminal”
O advogado da família do trabalhador que morreu atropelado na autoestrada A6 pelo carro onde seguia o ex-ministro Eduardo Cabrita admitiu hoje requerer a instrução do processo para tentar que o antigo governante “assuma a sua responsabilidade criminal”.
-
- 13:32
-
Os perigosos jogos de guerra em volta da Ucrânia
Será que a Rússia de Putin consegue aceitar viver em paz ao lado de uma Ucrânia soberana e independente e que quer reforçar os laços políticos e militares com a Europa e a NATO? Não, é uma evidência. A declaração de independência da Ucrânia precipitou em 1991 o fim da URSS. Será que agora Putin ousa
-
- 13:06
-
Ministério Público acusa de fraude e branqueamento família que geria cabeleireiros no Grande Porto
O Ministério Público (MP) acusou um grupo familiar, que geria vários cabeleireiros no Grande Porto, de lesar o Estado em quase dois milhões de euros, em sede de impostos, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).
-
- 12:51
-
Advogada de motorista do ex-ministro Eduardo Cabrita admite abertura de instrução por "incongruências do inquérito"
A advogada do motorista acusado de homicídio por negligência pelo atropelamento mortal de um trabalhador na A6, enquanto transportava o ex-ministro Eduardo Cabrita, está “a pensar seriamente” em pedir a abertura de instrução por “incongruências do inquérito”.
-
- 12:15
-
Novas regras do regime de teletrabalho entram em vigor em 1 de janeiro de 2022
As novas regras do regime de teletrabalho, aprovadas a 05 de novembro no parlamento, foram hoje publicadas em Diário da República (DR) e entram em vigor em 01 de janeiro de 2022.
-
- 11:40
-
Marcelo promulga atualização de salário mínimo e remunerações da administração pública
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje os decretos do Governo que aumentam o salário mínimo para 705 euros e as remunerações da administração pública, anunciou o Palácio de Belém.
-
- 09:09
-
Candidato francês às presidenciais atacado durante campanha. Apresentação do partido foi marcada por protestos anti-racistas
O candidato da extrema-direita às presidenciais francesas Éric Zemmour lançou ontem 5 de dezembro, a sua campanha e um novo partido, perante 15 mil pessoas, durante um encontro onde defendeu o fim da imigração e que ficou marcado por protestos anti-racistas e violência.
-
- 08:33
-
Paula Rego considerada uma das 25 mulheres mais influentes de 2021 pelo Financial Times
A pintora Paula Rego foi considerada uma das 25 mulheres mais influentes de 2021 para o jornal britânico Financial Times.
-
- 08:29
-
Governo impede descida nos preços dos medicamentos que custam até 15 euros
Os medicamentos cujo preço de venda ao público seja até 15 euros não vão baixar de preço no próximo ano, segundo uma portaria, que limita a 5% as reduções dos preços dos fármacos que custem entre 15 e 30 euros.
-
- 08:29
-
Chuva, vento e descida significativa da temperatura a partir desta terça-feira
Portugal continental vai ser afetado a partir de terça-feira por chuva por vezes persistente, agitação marítima forte e vento, efeitos colaterais da passagem da depressão Barra, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.
-