Pela boca morre o vírus?
O seu desenvolvimento começou em meados de março de 2020 — quando Portugal foi forçado a entrar no seu primeiro confinamento devido à pandemia da covid-19. Hoje, foi aprovado pela Agência Europeia do Medicamento.
Chama-se Paxlovid, é criado pela farmacêutica Pfizer e trata-se do primeiro medicamento a poder ser administrado por via oral para combater infeções de covid-19 na União Europeia.
“O Comité de Medicamentos Humanos da EMA (CHMP) recomendou a concessão de uma autorização de comercialização condicional para o medicamento antiviral oral Paxlovid para o tratamento da covid-19”, anunciou o regulador europeu.
O seu uso será especificamente direcionado para adultos que não precisam de oxigénio suplementar e que correm maior risco de desenvolver uma forma grave de covid-19, e atua através de duas substâncias que reduzem a capacidade do coronavírus SARS-CoV-2 se multiplicar no corpo:
- O nirmatrelvir, que bloqueia a replicação do vírus mediante a inibição da enzima proteasa;
- O ritonavir, cuja função é aumentar a duração da efetividade.
Os ensaios clínicos vinham sucedendo-se desde 2021, com a Pfizer a anunciar que o seu grau de sucesso era de quase 90%. Agora, a CHMP avaliou os dados e constatou que o Paxlovid “reduziu significativamente as hospitalizações ou mortes em pacientes que têm pelo menos uma condição subjacente que os coloca em risco de covid-19 grave”.
Testado em doentes com a variante Delta, falta comprovar a sua eficácia naqueles infetados pela Ómicron — os primeiros estudos em laboratório indicam que sim.
Esta é mais uma das armas desenvolvidas para combater a covid-19 e não é a única a ser tomada por via oral — a Merck também já desenvolveu um antiviral que vai ser distribuído em 105 países pobres —, mas é muito possível que seja a primeira a chegar a Portugal. De resto, já tinha sido aprovada para administração em Israel e nos EUA.
A sua importância não deve ser minimizada: apesar do sucesso das vacinas, novas e mais rápidas formas de combater o vírus são essenciais para uma possível retoma da normalidade.
- 20:06
- O secretário-geral comunista apelou hoje ao voto na CDU para negar à direita "o desejo" de aproximação ao poder e impedir que o PS se entregue "nos braços" do PSD, depois de uma arruada que preencheu o Chiado.
-
- 19:26
-
"Se houver uma maioria à esquerda, o Governo será à esquerda", diz Catarina Martins
A coordenadora bloquista, Catarina Martins, defendeu hoje que "se houver uma maioria à esquerda, o Governo será à esquerda", considerando que o BE "será a chave para desbloquear" essa solução política no dia seguinte às eleições.
-
- 19:19
-
Alertas contra Chega à esquerda e afetos à direita marcam penúltimo dia de campanha eleitoral
O penúltimo dia de campanha eleitoral ficou hoje marcado pelos alertas da esquerda contra o perigo da extrema-direita influenciar a governação, apesar de Rui Rio ter recusado que possam existir “conversas de gabinete” com o Chega.
-
- 19:18
-
Costa afirma que é seguro votar no domingo e há "um sentido de emergência" nestas eleições
O secretário-geral do PS considerou hoje que estão reunidas condições para que no domingo o direito de voto seja exercido com segurança e afirmou acreditar que há um sentimento de emergência para acabar com a atual crise política.
-
- 19:15
-
“Tem dito uma coisa e o seu contrário”. Ventura recusa ideia de Rui Rio de política de "negociação à vista"
O presidente do Chega criticou hoje a proposta do líder do PSD de conversações com aquele partido de extrema-direita no parlamento, "à vista de toda a gente", recusando a ideia de uma política de "negociação à vista".
-
- 19:01
-
Assembleia Municipal de Lisboa aprova orçamento com abstenção de PS e PAN
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje a proposta de orçamento para 2022, com votos a favor de PSD, CDS-PP, MPT, PPM, Aliança e Iniciativa Liberal, a abstenção de PS e PAN e os votos contra dos restantes deputados.
-
- 18:29
-
Covid-19: Mais 71.689 pessoas com dose de reforço da vacina
Mais 71.689 pessoas receberam a dose de reforço da vacinação contra a covid-19 na quarta-feira, revela hoje o boletim diário da Direção Geral da Saúde, situando em 4,6 milhões o total de inoculações.
-
- 18:11
-
Morreu Micas, a lontra filha de Eusébio e Amália e uma das mais velhas do mundo
Micas tinha já 20 anos, considerada uma idade sénior para as lontras-marinhas. A sua morte foi confirmada pelo Oceanário de Lisboa.
-
- 17:23
-
Fenprof estima que haja 30.000 alunos sem as aulas todas
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estimou hoje que 30.000 alunos estejam sem as aulas todas, com base nos horários de docentes colocados a concurso para as escolas públicas.
-
- 17:05
-
Covid-19: Tem 18 ou mais anos? Já pode agendar o reforço da vacina
As pessoas com 18 ou mais anos podem, a partir de hoje, fazer o autoagendamento para a toma da dose de reforço da vacina contra a covid-19, anunciaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
-
- 16:27
-
Sismo com magnitude de 4,1 sentido nos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo
Um sismo com magnitude de 4,1 na escala de Richter e epicentro a cerca de 35 quilómetros a sul-sudoeste do Cabo Finisterra, em Espanha, foi hoje sentido em Santo Tirso, Póvoa de Lanhoso e Ponte Lima.
-
- 16:26
-
IPMA prevê agravamento da seca "muito provável" em Portugal continental
O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) considerou hoje que é "muito provável" que a seca meteorológica se agrave em Portugal continental durante fevereiro, assinalando que piorou durante o mês de janeiro.
-
- 16:05
-
OE2021: Estado fecha o ano com défice de 8.794 milhões de euros
O Estado fechou o ano de 2021 com um défice em contabilidade pública de 8.794 milhões de euros, uma melhoria de 2.862 milhões de euros face ao período homólogo, anunciou hoje o Ministério das Finanças.
-
- 15:43
-
Tratar da saúde ao SNS: Do diagnóstico às curas que os partidos têm para propor
Entre o “colapso” e o “desmantelamento”, a visão que os partidos têm do estado do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não é a mais otimista. Da gestão privada para a pública, falámos com o presidente do conselho de administração do Hospital de Braga; e da abertura dos cuidados de saúde às farmácias com
-
- 15:05
-
Covid-19: EMA dá 'luz verde' ao primeiro medicamento oral para tratar infeções
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) recomendou hoje a comercialização do Paxlovid, que é o primeiro antivírico de toma oral para tratar a covid-19 nos países da União Europeia.
-
- 14:56
-
Rui Tavares alerta que maioria de direita trará enorme “encruzilhada” ao país e “gravíssima crise política”
O dirigente e fundador do Livre Rui Tavares alertou hoje que uma maioria de direita trará ao país uma “enorme encruzilhada” e uma “gravíssima crise política”, sustentando que a direita nunca teve clareza em relação à extrema-direita.
-
- 14:21
-
Covid-19: Portugal regista novo máximo de 65.706 novos casos. Registados 41 óbitos
Portugal registou 65.706 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, e mais 41 mortes associadas à covid-19, indicam os números hoje divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 13:44
-
Cancro pediátrico: Não fomos esquecidos, mas ainda há muito a fazer
Estes são alguns dos desafios dos doentes e sobreviventes de cancro pediátrico e jovem. O caminho é longo, mas vale sempre a pena continuar a acreditar. A carta de um Barnabé.
-
- 13:20
-
IRS. Mais escalões, menos escalões, taxa única: saiba o que está em causa nesta discussão
A tributação do IRS é um dos temas fortes da campanha. Da esquerda à direita, há várias propostas para introduzir alterações à cobrança deste imposto. O SAPO24 olhou para elas e falou com especialistas para perceber para que caminhos é que nos levam e se a discussão se centra ou não no ponto vital.
-
- 12:53
-
BPP: Sessão para preparar julgamento de extradição de Rendeiro marcada para 20 de maio
O magistrado Johan Van Rooyen, que preside ao processo do ex-banqueiro João Rendeiro, agendou hoje para 20 de maio uma sessão entre as partes para preparar o julgamento da extradição, que tem como datas indicativas de 13 a 30 de junho.
-
- 12:29
-
Rio demarca-se novamente de Ventura e diz que só admite diálogo com Chega “no debate parlamentar, à vista de toda a gente"
O presidente do PSD afirmou hoje que só admite conversar com o Chega sobre orçamentos “no debate parlamentar normal, à vista de toda a gente”, rejeitando que possam existir conversas de gabinete para “convencer” André Ventura.
-
- 12:14
-
Covid-19: Centro Europeu pede reforço de vacinação para evitar 500 mil internamentos
Metade dos adultos da União Europeia (UE) já recebeu uma dose de reforço da vacina contra a covid-19, mas o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) pede mais, prevendo que isso evitará cerca de 500 mil internamentos.
-
- 10:38
-
Pedrógão Grande: Decisão do tribunal sobre reconstrução das casas conhecida na segunda-feira. MP quer condenação dos 28 arguidos
O acórdão do processo sobre as alegadas irregularidades na reconstrução de casas em Pedrógão Grande após os incêndios de junho de 2017, com 28 arguidos, é conhecido na segunda-feira, a partir das 10:00, no Palácio da Justiça de Leiria.
-