O manto diáfano do deserto
O mundo anda feito penumbra. No leste europeu, a guerra prossegue, avança como sólida escuridão que mata, fere e destrói. Ao vigésimo dia da invasão russa da Ucrânia, são contados milhões de refugiados, centenas de mortos — pelo menos 97 são crianças.
Chegam imagens de explosões, de fogos, de colunas de fumo a esvair-se das ruínas das cidades ucranianas.
Por cá, também a escuridão — esta menos moral e mais prática. Ainda assim, é uma relíquia capaz de abrir caminhos ao pensamento: é um cenário incomparável, mas, por instantes, ver o céu tingido destas cores vindas do deserto, com este diáfano manto de poeiras que deixa o sol em tons de sépia, traz à ideia outras tensões.
Portugal não vive muito tempo sem os céus nestas cores, afinal, os incêndios são comuns na sua gigantesca dimensão. Porém, unidos pelo manto que corre de alto a baixo o continente, olhando para cima (pelo menos até quinta-feira), não se vê espelhado o azul, mas o leitoso laranja, bege, amarelado das dunas que imaginamos longínquas — embora a seca, com que também vivemos neste momento, nos recorde de que andamos mais perto das costas africanas que das costelas nubladas de Bruxelas.
Com a Península Ibérica e partes de França a levar com poeiras vindas do sul, as máscaras ganham renovada utilidade, agora frente a esta espécie de SAHARS-Pó-2 que suja as ruas, deixa o céu alaranjado — e pode ser prejudicial para a saúde.
A Direção-Geral da Saúde avisa: há que evitar esforços prolongados e limitar atividade física ao ar livre.
Devido à fraca qualidade do ar decorrente da massa de ar proveniente dos desertos do norte de África, que transporta grande quantidade de poeiras em suspensão, a DGS pede ainda à população para evitar exposição a fatores de risco, como fumo de tabaco ou contacto com produtos irritantes.
As partículas inaláveis transportadas pela massa de ar têm efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, que sempre que possível devem ficar em casa e com janelas fechadas. Segundo a DGS o conselho aplica-se por exemplo a pessoas com problemas respiratórios crónicos, como asma, e doentes do foro cardiovascular.
“Está a ocorrer uma intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África originado uma situação de fraca qualidade do ar com elevados níveis de partículas inaláveis (PM10)”, explicou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A Lusa foi comparar dados e percebeu que a concentração de partículas que se verifica hoje, e que começou de norte para sul, é das mais intensas de sempre, segundo os valores que podem ser consultados na página da qualidade do ar da APA.
Debaixo de mantos de pó, camadas sombrias de guerra, aterros de temores, inflações e outras aflições, pode ser difícil procurar a esperança. Mas — e isto garanto eu — depois de todas as nuvens, depois de toda a bruma, trava e catarse, o céu há de estar azul.
- 19:23
- O Instituto de Registos e Notariado (IRN) adiantou hoje que o inquérito à atribuição de nacionalidade portuguesa ao oligarca russo Roman Abramovich resultou num "procedimento disciplinar", sem especificar quantos funcionários são visados.
-
- 19:22
-
Preço dos combustíveis obriga Bombeiros de Cantanhede a suspender transportes não urgentes
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede suspendeu a realização de transportes não urgentes, a partir do dia 01 de abril, foi hoje anunciado.
-
- 19:04
-
Combustíveis: Ministro do Ambiente diz que "basta andar nas estradas para ver" que há entendimento entre as empresas nos preços
O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, insinuou hoje que existe “entendimento” entre as empresas nos preços dos combustíveis em Portugal, defendendo que deve ser acelerada a implementação do mecanismo que pretende fixar margens máximas.
-
- 18:38
-
Covid-19: Alemanha com novos máximos de incidência e quase 200 mil casos num dia
A Alemanha registou hoje um novo máximo da incidência de casos de covid-19, numa sexta vaga que leva os Estados federados a ponderarem prolongar as restrições além de 20 de março, data prevista para a próxima flexibilização das medidas.
-
- 18:25
-
Situações de violência em hospitais e centros de saúde aumentaram 16% em 2021
A PSP anunciou hoje que registou 961 situações de violência em hospitais e centros de saúde no ano passado, mais 16% do que em 2020.
-
- 18:04
-
Tarifas da luz e do gás natural sobem 3% no mercado regulado a partir de abril
Preços da eletricidade e do gás natural vão aumentar para as famílias no mercado regulado a partir de 1 de abril.
-
- 17:36
-
Sociedade Genealógica Sefardita assume vergonha por suspeitas na atribuição de nacionalidade
A Sociedade Genealógica Sefardita assume vergonha pelas suspeitas em torno dos processos de atribuição de nacionalidade a descendentes de judeus sefarditas, nomeadamente o de Roman Abramovich, garantindo não ter visto os documentos relativos ao multimilionário russo.
-
- 17:17
-
Nova Galiza abre em abril no Porto, mas sem os funcionários e os segredos das francesinhas da antiga cervejaria
A Cervejaria Galiza, no Porto, vai dar lugar em abril, à Nova Galiza, que aposta em manter a carta mesmo desconhecendo os segredos culinários da versão anterior, revelou hoje à Lusa a consultora do projeto, Rita Mendes.
-
- 17:07
-
Estado “não fixa nem quer fixar” preço do litro dos combustíveis
O ministro do Ambiente afirmou hoje que o Estado “não fixa nem quer fixar” o preço por litro do gasóleo ou da gasolina, garantindo que o Governo “não quer mesmo ter mais receita” com o aumento dos combustíveis.
-
- 16:42
-
Nuvens de poeira já pintam céus de Portugal. DGS recomenda a idosos e crianças para evitar exterior
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou hoje à população que evite esforços prolongados e limite atividade física ao ar livre, devido às nuvens de poeiras que estão a atravessar o continente.
-
- 16:18
-
Preços da energia obrigam empresas do têxtil e da cerâmica a parar produção
Várias empresas do setor têxtil decidiram parar a laboração durante alguns dias devido à escalada do preço da energia, disse hoje o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). Já na área da cerâmica, sete empresas foram forçadas a interromper a produção pelo mesmo motivo, sendo qu
-
- 16:16
-
Instalação sonora no CCB permite perceber a importância do som na arquitetura
Uma instalação sonora que explora a forma como o som modela a perceção de um espaço é inaugurada hoje no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, para mostrar que a arquitetura é tridimensional e também sensorial.
-
- 15:59
-
Arquiteto Francis Keré é primeiro africano a vencer Prémio Pritzker
O arquiteto do Burkina Faso Francis Keré é o vencedor do prémio Pritzker 2022, tornando-se no primeiro profissional africano a conquistar o mais importante galardão da arquitetura mundial, anunciou hoje a organização.
-
- 15:57
-
Aumento do preço dos combustíveis pode agravar falta de professores nas esccolas
O aumento do preço dos combustíveis afeta os professores que trabalham longe de casa e poderá agravar a falta de docentes nas escolas, alertam os sindicatos que falam em milhares de alunos sem todos os professores atribuídos.
-
- 15:31
-
Dois jornalistas da Fox News morreram na Ucrânia
Um repórter de imagem e uma produtora da estação norte-americana Fox News foram mortos na Ucrânia, na segunda-feira-
-
- 14:11
-
Ucrânia: ONU confirma 691 civis mortos e 1.143 feridos até segunda-feira
A guerra na Ucrânia provocou pelo menos 691 mortos e 1.143 feridos entre a população civil, incluindo mais de uma centena de crianças, até ao final do dia de segunda-feira, anunciou hoje a ONU.
-
- 13:38
-
Marcelo alerta que aumento dos custos na vidas das pessoas vai "continuar nos próximos tempos" devido à guerra na Ucrânia
O Presidente da República advertiu hoje que o aumento dos "custos na vida das pessoas" derivados da guerra na Ucrânia "já começaram e vão continuar nos próximos tempos" e alertou que "não têm comparação problemas com guerra e sem guerra".
-
- 13:26
-
Incêndio em armazém de pneus em Lisboa dominado. Moradores já regressaram às habitações
Os moradores retirados devido a um incêndio que deflagrou hoje num armazém em Lisboa já regressaram às habitações, excetuando duas famílias que ficarão em casa de familiares, disse à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Carnide.
-
- 13:03
-
Poeiras vindas do norte de África vão estar sobre Portugal continental até quinta-feira
Nuvens de poeira vinda do Norte de África vão atravessar os céus de Portugal continental e o resto da Península Ibérica até ao fim do dia de quinta-feira, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 12:51
-
Ucrânia: Comissão Nacional diz que é difícil saber quantas crianças já chegaram a Portugal
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) assumiu hoje que é difícil saber quantos menores ucranianos chegaram a Portugal devido à guerra, indicando que vêm “de forma muito informal”. Além disso, as CPCJ só podem intervir nos casos de menores refugiados
-
- 11:31
-
“Crianças e adultos chegam e dormem vestidos para estarem preparados para fugir". Como acolher? Como integrar? As perguntas e respostas do acolhimento a refugiados ucranianos
Como acolher? Como integrar? Duas perguntas, entre muitas, mereceram resposta numa sessão de esclarecimento sobre o acolhimento de famílias ucranianas. A necessidade de dar espaço emocional a quem chega, pedidos de "coração elástico" a quem recebe, questões legais e obtenção de números fiscal e SNS,
-
- 10:56
-
Ao 20.º dia de guerra, número de refugiados atinge os três milhões
O número de pessoas que fugiram da Ucrânia devido à invasão russa atingiu os três milhões, incluindo mais de 1,4 milhões de crianças, anunciou hoje um porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
-
- 08:24
-
Ondas podem atingir 10 metros: Sete distritos sob aviso laranja quarta e quinta-feira
Sete distritos do continente vão estar na quarta e na quinta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 06:36
-
Pão do Alentejo mais caro com subida dos preços dos combustíveis e farinha
O 'duplo impacto' do aumento do preço dos combustíveis e da farinha de trigo está a 'sufocar' empresas de panificação do Alentejo, 'obrigadas' a 'fazer contas à vida' e a tornar mais caro o pão.
-