Como o novo Governo fez cair uma audiência entre Marcelo e António Costa ainda antes de ser oficializado
O ansiado dia em que Portugal ia conhecer o seu novo Governo para os próximos quatro anos, um executivo nascido da maioria absoluta conquistada pelo Partido Socialista no início deste ano, começou cedo com a chegada dos jornais às bancas. Na capa do jornal Inevitável já se jogava o típico jogo de antecipação que marca estes dias.
À medida que as horas iam passando, vários meios iam avançando nomes para esta e aquela pasta, novidades, promoções e ministros e ministras que se mantinham nos cargos, até que ao início da tarde foi divulgada por José Gomes Ferreira, na SIC, uma lista completa de todo o Governo.
Marcelo Rebelo de Sousa, que tinha marcada para hoje, às 20h00, no Palácio de Belém, uma audiência com o primeiro-ministro, para receber e aprovar a lista oficial de nomes que compunham o novo executivo, não gostou. E à SIC, à porta da sua residência oficial, disse-o sem papas nas línguas :"Se aquilo que corre na comunicação social for confirmado, dispensa-se uma audiência. Pelos vistos, fiquei a saber pela comunicação social".
A audiência caiu perante a lista — que mais tarde se veio a saber que não estava totalmente correta —, depois do encontro com António Costa na sessão comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, no Pátio da Galé.
Mais tarde, à entrada para uma reunião com o grupo parlamentar do PS, na Assembleia da República, o primeiro-ministro foi questionado sobre a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa de dispensar a audiência, depois de divulgada a lista por órgãos de comunicação social.
“Obviamente, eu só posso partilhar da mesma irritação que o Presidente da República. Todos sabemos que deve haver normas institucionais. Os jornalistas conseguiram a fuga de informação, só tenho de dar os parabéns a quem fez a fuga”, disse António Costa, acrescentando que “é lamentável que tenha acontecido”.
Interpelado sobre se há um mal-estar entre o Governo e a Presidência da República, o primeiro-ministro respondeu “não”.
“Estive várias horas ao lado do Presidente da República hoje e não manifestou nenhuma irritação. Se ele estiver irritado, eu percebo bem, porque não estou menos irritado do que ele. Se há uma coisa de que tenho a certeza que o Presidente da República sabe é aquilo que os senhores jornalistas também sabem. A fuga não veio de mim, não veio do meu gabinete, não veio de ninguém que dependa de mim”, concluiu.
A lista de 18 nomes, que em poucas horas conseguiu abalar relações institucionais, foi divulga pelas 19h30 com a composição oficial do novo Governo que tem "17 ministros e 38 secretários de Estado, menos 20% de governantes do que no executivo precedente” e uma estrutura distinta da de 2019.
Para além do novo Governo de Portugal, ficámos também a saber — oficialmente — que Augusto Santos Silva é o nome proposto para a presidência da Assembleia da República e que Eurico Brilhante Dias será o líder parlamentar do PS.
- 21:52
- A Proteção Civil dos Açores ativou o Plano Regional de Emergência devido à elevada atividade sísmica que se regista na ilha de São Jorge desde sábado, revelou hoje o secretário da Saúde.
-
- 21:29
-
Fuzileiros suspeitos da morte de agente da PSP ficam em prisão preventiva
Os jovens de 22 e 21 anos foram sujeitos à medida de coação mais gravosa e vão permanecer detidos no estabelecimento prisional de Tomar.
-
- 19:02
-
Legislativas: PS ganha, PSD perde e Chega como terceira força também na Europa
A vitória do PS, que elege dois deputados, a derrota do PSD, que perde o único que tinha, e a confirmação do Chega como terceira força política na Europa marcam a repetição das legislativas, segundo os resultados provisórios.
-
- 18:04
-
OMS alerta que pandemia "ainda não acabou"
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) insistiu hoje que a pandemia da covid-19 continua a ser uma ameaça global, apesar da diminuição do número de mortes registada nas últimas semanas.
-
- 11:57
-
Comissão Europeia sugere IVA reduzido nos alimentos e contenção dos preços a retalho
A Comissão Europeia propôs hoje que os Estados-membros da União Europeia (UE) avancem com taxas reduzidas de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) para "melhorar a acessibilidade dos alimentos" e que incentivem à contenção dos preços, perante aumentos.
-
- 11:55
-
Covid-19: Número de mortes atribuídas à doença em níveis de março de 2020
O número de mortes atribuídas à covid-19 diminuiu 23 por cento na semana passada, com 32.959 óbitos declarados, o número mais baixo desde março de 2020, afirmou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
-
- 11:02
-
Danijoy Pontes. Relatório fala em morte por “causas naturais” e não explora presença de metadona no corpo
Os serviços prisionais arquivaram o inquérito da morte de Danijy Pontes, que morreu na prisão. A autópsia do Instituto de Medicina Legal (IML) concluiu que as provas apresentadas pela mãe do jovem de 23 anos não foram observadas. Presença de metadona no corpo não foi questionada.
-
- 10:22
-
“Quem Traiu Anne Frank?”: Editora retira livro que revela identidade de alegado denunciante
Um livro que afirmava ter identificado o delator que teria traído Anne Frank e a família foi retirado pela sua editora, Ambo Anthos, depois de as respectivas descobertas terem sido desacreditadas.
-
- 09:47
-
China recupera caixa-negra do avião que caiu com 132 pessoas a bordo
Uma caixa-negra do Boeing 737-800 que caiu na China com 132 pessoas a bordo foi recuperada, anunciou nesta quarta-feira Administração da Aviação Civil da China (CAAC).
-
- 09:36
-
Ucrânia rejeita Mário Machado. País não quer “indivíduos deste género” incluídos na sua defesa
A Ucrânia recusou o pedido do militante neonazi Mário Machado para combater ao lado do exército ucraniano, garantido que o português “não pode ser aceite na Legião Internacional”.
-
- 09:07
-
Um guia muito prático para os Óscares 2022
Se as contas não me falham, há 52 projetos nomeados para a edição deste ano dos Óscares, que vai decorrer no próximo domingo, dia 27 de março. Por isso, para este artigo decidimos fazer uma espécie de guia que te vai permitir riscar da lista os filmes que te faltavam, dado que, entre o streaming e a
-
- 08:52
-
Ucrânia: Um mês de morte, destruição e medo na Europa
A guerra na Ucrânia vai entrar no 30.º dia na sexta-feira, se nada a travar entretanto, sem números confirmados de baixas, mas com mais de 10 milhões de pessoas em fuga e imagens de morte e destruição.
-