Um plano de paz chinês sobre a mesa
Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, iniciaram hoje conversações no Kremlin com a iniciativa de paz chinesa para a Ucrânia sobre a mesa.
Xi Jinping chegou esta segunda-feira à capital russa, para uma visita oficial de três dias, mas as negociações mais formais só acontecem na terça-feira.
Os dois dirigentes, sentados lado a lado no Kremlin, segundo as imagens difundidas pela televisão pública russa, tiveram um primeiro um encontro pessoal e depois continuaram as conversações durante um jantar.
O que diz Xi Jinping?
Já em território russo, Xi Jinping, disse estar confiante: a sua visita à Rússia pode contribuir para dar um “novo impulso” às relações entre Moscovo e Pequim.
“Estou convicto de que esta visita será frutífera e dará um novo impulso ao desenvolvimento saudável e estável das relações sino-russas”, disse o líder chinês, que descreveu Pequim e Moscovo como “bons vizinhos” e “parceiros confiáveis".
Segundo o líder chinês, a China está "pronta para se posicionar firmemente ao lado da Rússia" a favor do "multilateralismo genuíno" e da "multipolaridade no mundo".
Xi Jinping, cujo país adotou uma posição crítica em relação ao mandado de detenção contra o presidente russo, Vladimir Putin, emitido na sexta-feira passada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), enfatizou que Moscovo e Pequim "são guardiões de uma ordem mundial baseada no direito internacional".
"Durante os últimos 10 anos, as relações bilaterais foram fortalecidas e desenvolvidas com base nos princípios da não adesão, do não confronto e do não alinhamento contra terceiros, criaram um exemplo de relações interestatais baseadas no respeito mútuo, na paz coexistente e na cooperação mutuamente benéfica", frisou.
E prosseguiu: “Espero que durante a visita possa trocar opiniões em detalhes sobre as relações bilaterais e sobre importantes questões regionais e internacionais".
De recordar que a China mantém uma posição ambígua em relação à guerra na Ucrânia. Por um lado, defende a integridade territorial ucraniana, mas por outro diz ter em consideração também as preocupações de segurança anunciadas pela Rússia.
E Vladimir Putin?
O presidente da Rússia elogiou a posição "equilibrada" de Xi Jinping e assegurou que examina "com respeito" o plano chinês de paz na Ucrânia.
“Estamos sempre abertos a negociações. Falaremos, sem dúvida, de todas essas questões, incluindo as suas iniciativas, que tratamos com respeito”, afirmou Putin a Xi Jinping durante o encontro “informal” transmitido pela televisão russa, garantindo que Moscovo e Pequim têm “inúmeros objetivos em comum”.
"Sei que (...) têm uma posição justa e equilibrada sobre os temas internacionais mais urgentes", acrescentou.
Como reage a Ucrânia a esta visita?
O Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano diz que Kiev acompanha de perto a visita à Rússia do presidente chinês.
"Esperamos que Pequim use a sua influência sobre Moscovo para colocar um fim na guerra de agressão contra a Ucrânia", disse o porta-voz do Ministério ucraniano, Oleg Nikolenko, num comunicado divulgado hoje.
Nikolenko lembrou que o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, teve uma conversa telefónica na última sexta-feira com o seu homólogo chinês.
Nesta conversa com o responsável chinês, Kuleba reafirmou que o restabelecimento da integridade territorial ucraniana deve ser o "núcleo" de qualquer esforço diplomático.
"Estamos prontos para iniciar um diálogo mais estreito com a China para restaurar a paz na Ucrânia, de acordo com os princípios consagrados na Carta das Nações Unidas e com a última resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas sobre este assunto", declarou o porta-voz ucraniano.
* Com agências
- 19:23
- Algumas centenas de professores estão concentrados no viaduto do Pragal, junto à ponte 25 de Abril, num protesto em defesa da escola pública.
-
- 19:22
-
Marinha nega acusações de eliminação de provas no navio Mondego
A Marinha negou hoje ter apagado qualquer prova de avarias no navio Mondego e alegou que algumas das reparações contaram com a participação dos militares que se tinham recusado a embarcar para uma missão na Madeira.
-
- 19:13
-
"Era um amigo, não o podia considerar como patrão". Motorista recorda viagens com Rui Nabeiro
O motorista do empresário Rui Nabeiro nos últimos 38 anos, Emídio Caramelo, recordou hoje à agência Lusa as viagens que fez com o “companheiro e amigo” de muitos quilómetros na estrada.
-
- 18:43
-
Ucrânia: Portugal deteria Putin e espera o mesmo de outros 122 países
Portugal assumiria as suas responsabilidades e deteria o Presidente russo caso este viajasse para o país, garantiu hoje em Bruxelas o ministro dos Negócios Estrangeiros, acrescentando que espera o mesmo dos outros 122 países signatários do Tribunal Penal Internacional (TPI).
-
- 18:25
-
Depois do TikTok, a WeChat ou a QQ Weido. Pode Bruxelas banir todas as aplicações chinesas?
O TikTok está proibido nos dispositivos profissionais dos funcionários do Parlamento Europeu, mas há outras app chinesas (e não só) sob suspeita, como a WeChat. Bruxelas recomenda "vivamente" a desinstalação destas aplicações também nos telefones pessoais, mas há quem tenha dúvidas.
-
- 18:18
-
Roger Waters na Altice Arena: A música ainda está do lado certo da barricada
Naquele que foi o primeiro concerto da etapa europeia de “This Is Not A Drill”, digressão que é descrita por Roger Waters como “a sua primeira digressão de despedida”, o ex-Pink Floyd regressou a Portugal com êxitos geracionais e mensagens universais, manchadas pela guerra na Ucrânia. Mas as polémic
-
- 17:27
-
Mães americanas processam hospitais por testes de drogas positivos após comerem bagels com sementes de papoila
Duas mães de Nova Jérsia, nos Estados Unidos da América, afirmam que os hospitais onde deram à luz fizerem testes às drogas sem o seu consentimento. Esses testes deram positivo e isso fez com que fossem reportadas por possível abuso e negligência — mas as mulheres dizem que apenas comeram bagels com
-
- 16:29
-
Mais de mil macacos enviados para os EUA em risco de serem novamente traficados ou até mortos
Mais de 1000 macacos-de-cauda-comprida do Camboja estão em risco de voltar a ser novamente traficados ou até mortos, com investigação dos Estados Unidos num impasse. Em causa está a falsa identificação dos animais numa empresa farmacêutica.
-
- 15:50
-
SNS está a preparar-se para o verão, diz Ministro da Saúde
O ministro da Saúde afirmou hoje que o ministério que dirige se está preparar para o verão e que o funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde assegura que, se uma unidade não conseguir responder, outra o fará.
-
- 14:26
-
"Pensei que era um velho papel de parede vitoriano". Obras na cozinha de um apartamento britânico revelam pintura com 400 anos
As obras de renovação de uma cozinha revelaram uma pintura mural com 400 anos num apartamento em York, no nordeste de Inglaterra. Na verdade, o friso já tinha sido descoberto — mas foi completamente esquecido ao longo dos anos, depois de ter sido tapado.
-
- 13:35
-
Mundo tem de reduzir emissões para metade antes de 2030
O mundo necessita de reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, para limitar o aquecimento global a 1,5 grau celsius neste século, adverte um novo relatório da organização da ONU sobre Alterações Climáticas.
-
- 13:21
-
Três crianças retiradas aos pais por crime de exposição ou abandono em Setúbal
A PSP de Setúbal identificou um casal suspeito do crime de exposição ou abandono de três crianças menores, entre os 2 e os 6 anos, que, entretanto, já foram retiradas aos progenitores, revelou hoje o Comando Distrital de Setúbal.
-
- 13:12
-
O urso e o dragão juntos no Kremlin: Xi pode ser mediador imparcial
Este é o momento que interessa a Putin e que serve à China para aparecer aos países do hemisfério sul como promotor de paz. Xi, numa operação de equilibrismo, propaga a imagem de líder pacifista, apesar da subtil retórica anti-americana e anti-ocidental.
-
- 11:19
-
Autoridades europeias saúdam ações da Suíça para “assegurar estabilidade financeira”
Três mecanismos e autoridades europeias do setor bancário saudaram hoje a aquisição de emergência do Credit Suisse pelo UBS, bem como as medidas da Suíça para “assegurar a estabilidade financeira”, destacando que demonstram “que o setor bancário europeu é resiliente”.
-
- 10:24
-
Aldeias Históricas: mais bicicletas, mais passeios a pé e veículos elétricos. O caminho para a neutralidade carbónica
Manter a identidade patrimonial e as peculiaridades de cada aldeia e compatibilizar mudanças que ajudem à descarbonização é o desafio das Aldeias Históricas de Portugal.
-
- 10:11
-
Há cada vez mais gestores públicos a pagar multas antecipadas para evitar os tribunais. Ex-CEO da TAP pode ser a próxima
Responsáveis de entidades que gerem dinheiros públicos e estão sujeitos às regras do Tribunal de Contas (TdC) preferem pagar antecipadamente as multas por infrações financeiras, evitando assim irem a julgamento. Antiga CEO da TAP pode beneficiar do pagamento antecipado.
-
- 08:14
-
Será Trump detido? Republicanos denunciam "perseguição política", democratas temem outro 6 de janeiro
Importantes membros do Partido Republicano afirmaram neste domingo que está em curso uma "perseguição política" a Donald Trump, que pode se tornar no primeiro ex-presidente norte-americano a ser processado, enquanto democratas alertaram que os apelos do magnata à contestação podem resultar num caos
-