Rússia ameaça Portugal devido a helicópteros. Que medidas de retaliação podem estar em causa?
Portugal enviou para a Ucrânia seis helicópteros médios Kamov Ka-32A11B para apoiar Kiev na luta contra a invasão russa, iniciada em fevereiro de 2022.
Hoje, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa afirmou que haverá "medidas de retaliação" contra Portugal e outros países da União Europeia pelo envio para a Ucrânia de material de uso militar, como é o caso destes helicópteros.
“Já anunciámos que encaramos a entrega de Kamov à Ucrânia como uma medida hostil em relação ao nosso país, medida que faz parte da caminhada dócil e inconsciente de Portugal e de outros países da União Europeia pela trajectória desenhada por Washington", afirmou a representante oficial da diplomacia russa, Maria Zakharova.
Que medidas de retaliação são estas?
Não foram divulgadas. Numa vídeo-conferência à margem do IV Fórum Eurosiático de Mulheres, que encerra hoje na cidade de S. Peterburgo, a porta-voz indicou que as "medidas de retaliação serão estudadas em sigilo" e que "toda a gente" ficará a saber quando a Rússia começar a aplicá-las.
"Nós lembramo-nos dessas acções aquando da definição das relações bilaterais. Como toda a gente sabe, temos boa memória, apesar de não sermos vingativos".
O que diz a Ucrânia sobre este tema?
O governo ucraniano disse não subestimar as ameaças da Rússia a Portugal e outros Estados-membros da UE pelo envio para a Ucrânia de material de uso militar.
“Não quero sobrestimar, mas também não posso subestimar, de qualquer forma, as ameaças da Rússia. São sempre sérias e, se eles ameaçam, eles fazem algo”, disse uma fonte ucraniana, quando questionada pela Lusa em Kiev sobre as declarações da diplomacia russa.
“O que é que eles podem fazer contra os portugueses? Não sou perito nisso, mas talvez em termos económicos, não sei”, acrescentou a mesma fonte.
Ainda assim, os membros do governo da Ucrânia ouvidos pela Lusa na capital ucraniana disseram “valorizar muito” as relações entre Kiev e Lisboa, falando nas “comunicações frutíferas” entre os dois países desde o início da guerra causada pela invasão russa em fevereiro de 2024.
Portugal, por sua vez, ainda não se manifestou sobre estas declarações.
Como vai a guerra?
Nas últimas semanas, as tropas russas, mais numerosas e mais bem equipadas, prosseguiram o seu avanço na frente oriental, apesar da ofensiva ucraniana na Rússia, na região de Kursk.
As negociações entre as duas partes estão completamente bloqueadas desde a primavera de 2022, com Moscovo a continuar a exigir que a Ucrânia aceite a anexação de uma parte do seu território.
Sobre o conflito, Maria Zakharova condenou também "o regime de Kiev e seus mentores ocidentais", que "continuam a discutir a possibilidade da utilização de mísseis de longo alcance capazes de atingir as profundezas" da Rússia.
Acusou ainda o exército ucraniano de cometer "crimes monstruosos contra a população pacífica" do território da Federação Russa que tomou, na região de Kursk (sul), equiparando-o "aos fascistas na II Guerra Mundial" e seus métodos.
"O regime sediado em Kiev há muito que aposta no terrorismo como meio de acção, o que constitui uma ameaça para o mundo", afirmou, apontando como exemplo a pressão que as forças ucranianas estão a exercer sobre a central nuclear de Kursk.
Maria Zakharova virou-se também contra os Estados Unidos por levarem "a desestabilização a vários pontos do Mundo, de um modo sistemático", afetando também países como a China.
"Washington e seus seguidores, tentanto preservar um domínio que veem fugir-lhe das mãos, em vez de aceitarem uma concorrência honesta e uma cooperação construtiva baseada em direitos iguais, recorrem a processos ilegítimos de contenção financeira, económica e tecnológica”, acusou a diplomata.
“Não lhes interessa essas restrições façam sofrer as populações, incluindo as dos EUA”, afirmou.
De recordar que a guerra na Ucrânia já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, e os últimos meses foram marcados por ataques aéreos em grande escala da Rússia contra cidades e infraestruturas ucranianas, ao passo que as forças de Kiev têm visado alvos em território russo próximos da fronteira e na península da Crimeia, ilegalmente anexada em 2014.
Já no terceiro ano de guerra, as Forças Armadas ucranianas confrontaram-se com falta de soldados e de armamento e munições, apesar das reiteradas promessas de ajuda dos aliados ocidentais, que começaram entretanto a concretizar-se.
*Com Lusa
- 22:34
- O Sporting de Braga venceu hoje por 3-0 na visita ao Nacional, em jogo de abertura da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, e regressou aos triunfos no campeonato.
-
- 22:19
-
Líbano acusa Israel de cometer "terrorismo" no seu território após explosões de dispositivos
O chanceler do Líbano, Abdallah Bou Habib, descreveu nesta sexta-feira como um ato de terrorismo as explosões de dispositivos de comunicação ocorridas nesta semana em seu país, pelas quais responsabilizou Israel.
-
- 22:14
-
Oito arguidos do caso "AB INITIO" na Madeira ficaram todos em liberdade
Os oito arguidos da investigação “AB INITIO” detidos na terça-feira, na Madeira, saíram hoje todos em liberdade e sujeitos a medidas de coação menos gravosas por determinação da juíza do Tribunal de Instrução Criminal, informou fonte ligada ao processo.
-
- 20:15
-
PJ aumenta na última semana as detenções de suspeitos de atear fogos
A Polícia Judiciária (PJ) aumentou o ritmo de detenções de suspeitos por incêndio florestal nesta última semana, em que dispararam os números de fogos e de área ardida, com pelo menos 12 pessoas detidas desde o passado sábado.
-
- 20:14
-
Cerca de 44 mil vacinas contra a gripe e covid-19 administradas no primeiro dia
Perto de 44 mil vacinas contra a gripe e a covid-19 foram administradas no primeiro dia da campanha de vacinação sazonal, cerca de 32 mil das quais em farmácias, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 20:08
-
Tiroteio de 13 de julho. Relatório dos Serviços Secretos revela várias falhas em atentado a Trump
Um relatório hoje divulgado revela que falhas na comunicação com as autoridades locais prejudicaram o desempenho dos Serviços Secretos dos EUA no atentado ao ex-Presidente Donald Trump, em julho.
-
- 19:17
-
Aos 97 anos Ruy de Carvalho volta a estrear-se no grande palco, desta vez numa sala com o seu nome
Com uma carreira de várias décadas e 97 anos de idade, o ator mais velho do mundo, Ruy de Carvalho, regressa aos palcos no Centro Cultural da Malaposta, com a adaptação portuguesa de 'A Ratoeira', de Agatha Christie. Na quinta-feira passada, além da estreia da nova peça com presença do primeiro-mini
-
- 15:52
-
Pluma de fumo e depressão com chuva no Norte e Centro. Aguaceiros e trovoada previstas até às 21h00
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou hoje até às 21:00 o aviso amarelo devido a aguaceiros e trovoadas nos distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo, estendendo-o a Bragança, Vila Real e Viseu.
-
- 15:31
-
Agosto foi o mês mais quente a nível global
O mês de agosto de 2024 foi o mais quente a nível Global e o 2.º mais quente na Europa. Em Portugal Continental foi o 10.º agosto mais quente desde 1931 e o 7.º mais quente desde 2000, avança o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).
-
- 15:08
-
Caso gémeas: "Não fiz nada que o secretário de Estado não me tivesse pedido”, diz secretária de Lacerda Sales
Carla Silva, secretária do antigo secretário de Estado da saúde Lacerda Sales, foi ouvida hoje na comissão parlamentar de inquérito ao Caso das Gémeas. Por opção da própria apenas foi ouvida a sua voz e não será filmada.
-
- 14:14
-
"Para mim já é tarde demais". Controlo das fronteiras alemãs é "medida simbólica" que muitos ainda não viram
De medida “simbólica” a “tardia”, vários portugueses entrevistados pela Lusa e que cruzam as fronteiras alemãs diariamente ainda não encontraram o reforço dos controlos anunciados, outros já esperaram quase uma hora.
-
- 14:01
-
PSP detém jovem de 16 anos com réplica de arma de fogo e faca de cozinha perto de escola na Marinha Grande
O detido fazia parte de um grupo de quatro jovens e exibiu uma arma de fogo no Parque dos Mártires do Colonialismo, na cidade da Marinha Grande. Tinha também uma faca com 22,5 cm e uma pequena navalha.
-
- 13:14
-
Navigator repudia ataques Climáximo e vai apresentar queixa-crime
A reação do grupo chega depois de duas apoiantes do grupo Climáximo pintarem a fachada da sede da Navigator e sentaram-se em frente ao edifício com cartazes esta sexta-feira.
-
- 13:04
-
Uma cria de pinguim-rei de um aquário na Austrália está a tornar-se viral pelo seu tamanho anormal
Com 22kg aos nove meses de idade, o pinguim é a maior cria da espécie que o aquário já teve. Pesto come 25 peixes por dia.
-
- 12:59
-
Sofia de Espanha visita Fundação Champalimaud horas depois de um disparo ter sido ouvido no local
A Rainha (emérita) Sofia de Espanha está em Portugal para o Congresso Internacional de Doenças Neurodegenerativas, mas antes da monarca chegar ouviu-se um disparo perto da Fundação Champalimaud.
-
- 12:00
-
UE mobiliza-se para ajudar Estados-membros afetados pelas cheias
Vários Estados-membros da União Europeia (UE) mobilizaram-se para enviar ajuda à República Checa e a Polónia, dois dos Estados-membros afetados por graves inundações causadas pela tempestade Boris, divulgou hoje a Comissão Europeia.
-
- 12:00
-
Caso gémeas: António Costa já enviou respostas à comissão e nega ter falado com Nuno Rebelo de Sousa ou Larcerda Sales
A comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital de Santa Maria com o medicamento Zolgensma recebeu hoje as respostas do ex-primeiro-ministro António Costa, confirmou à agência Lusa o presidente da comissão.
-
- 11:01
-
Criança de 12 anos salva o pai durante ataque de urso nos EUA
O norte-americano precisou de ser assistido num hospital da região devido a ferimentos no abdómen, num braço, nas pernas e numa bochecha.
-
- 10:38
-
As imagens de um país a entrar em rescaldo
Em dia de luto nacional o país acorda em rescaldo e é hora de contar os danos do fogo em várias localidades.
-
- 10:08
-
Vai haver uma 'Mini-Lua' a orbitar a Terra na próxima semana
A Terra vai ganhar temporariamente uma segunda lua na próxima semana, quando um pequeno asteroide iniciar a sua órbita de dois meses em volta do planeta, embora os investigadores afirmem que provavelmente esta não será visível sem a ajuda de um telescópio profissional.
-
- 10:00
-
"Viagem no Proleterka". Johannes e a filha conhecem-se mal e é neste navio que procuram remediar o que não tem remédio
Esta é a história de uma viagem que cruza os mares da Grécia, ou pelo menos da recordação dessa viagem, filtrada pelo tempo. Johannes e a filha conhecem-se mal e mantêm uma relação distante. Reencontram-se no Proleterka, e procuram aí remediar um hiato sem remédio, recompor uma história de família,
-
- 09:48
-
Detidos dois falsos inspetores da Polícia Judiciária. Homens estavam "devidamente equipados" e faziam buscas
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois presumíveis autores dos crimes de burla qualificada, associação criminosa, usurpação de funções e contrafação de documentos, ocorridos na zona norte do país, que faziam passar-se por inspetores desta força policial.
-
- 09:36
-
"Faço parte desse pesadelo". Homem admite em tribunal ter violado Gisèle Pelicot e pede desculpa
Lionel R, de 44 anos, um dos 50 homens acusados de violar Gisèle Pelicot, pediu desculpa à vítima e admitiu culpa em tribunal.
-
- 08:16
-
Vaticano reconhece devoção mariana em santuário no sul da Bósnia-Herzegovina
O Vaticano reconheceu oficialmente, na quinta-feira, o santuário de Medjugorje, no sul da Bósnia-Herzegovina, como lugar de culto.
-