Os Kalush Orchestra confirmaram o favoritismo e venceram, na noite deste sábado, o Festival da Eurovisão da Canção. O voto do público foi decisivo e "Stefania", tema que representou a Ucrânia, entra para o segundo lugar dos temas mais pontuados (uma lista liderada por Salvador Sobral).
O grupo musical ucraniano Kalush Orchestra, que no sábado ganhou o Festival Eurovisão da Canção, divulgou hoje um vídeo com a canção vencedora, "Stefania", gravado em vários lugares do país devastado pela guerra, incluindo em Bucha.
Comentou o Festival como o tem feito nos últimos anos. A diferença é que este ano fê-lo a partir de um 'bunker', em Kiev. No momento que consagrou os Kalush Orchestra como os vencedores da Eurovisão, reagiu assim.
A União Europeia de Radiodifusão (UER), organismo que organiza o Festival Eurovisão da Canção, detetou irregularidades na votação para a segunda semifinal, indicou, este domingo, em comunicado.
Responsáveis europeus e da NATO felicitaram a Ucrânia pela vitória no Festival da Eurovisão da Canção, destacando que o resultado mostra o apoio público ao país invadido pela Rússia.
Numa primeira reação à vitória, os vencedores da edição deste ano da Eurovisão, agradeceram todo o apoio e mostraram vontade de atual nos palcos da "Ucrânia independente".
Na sua conta no Instagram, Volodymyr Zelensky, o presidente ucraniano, felicitou os Kalush Orchestra, os vencedores do Festival da Eurovisão 2022, e adiantou que o evento se realizará no país no próximo ano.
Foram a segunda escolha para representar a Ucrânia. “Stefania” foi composta a pensar na mãe do vocalista, Oleh Psiuk, mas a guerra deu-lhe um novo significado. Só com uma autorização especial do governo puderam sair do país (mas há quem tenha ficado para lutar). Esta é a história dos Kalush Orchestr
"Stefania”, dos Kalush Orchestra, é o tema vencedor da edição deste ano do festival da Eurovisão. Eram os grandes favoritos e o voto do público confirmou-o. Portugal, na voz de Maro, ficou em nono lugar.
A famosa escritora da saga "Harry Potter" está a acompanhar a Eurovisão no Twitter, e tem uma memória muito específica sobre a edição de 1992. Recorda-se quem representou Portugal nesse ano?
A portuguesa Maro foi a terceira a atuar, este sábado, na grande final do Festival Eurovisão da Canção, em Turim, na Itália. Veja aqui a emissão em direto.
Os históricos clubes noturnos lisboetas Tokyo e Jamaica mudam-se em junho para um novo espaço criado de raiz, mesmo junto ao rio Tejo, mas a alma pretende-se a mesma, agora no Cais do Gás, na reabertura das duas casas.
Para lá da proximidade cultural, a explicação está na agitação social provocada pelas reivindicações linguistas, nacionalistas e feministas de uma banda.
Vinte e cinco países competem hoje na final do 66.º Festival Eurovisão da Canção, em Turim, Itália, com Portugal a ser representado por Maro e o tema “Saudade, Saudade”, numa edição em que a Ucrânia é a favorita.
A primeira temporada completa de “How I Met Your Father” (ou “Foi Assim Que Aconteceu… Com o Teu Pai” na versão portuguesa) já está disponível na Disney+ e foi o tema principal do último episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto.
O 3º Ciclo de Teatro e Artes Performativas --- Mimesis vai decorrer em Coimbra, de 15 de maio a 15 de junho, abrangendo mais de 40 atividades culturais em diferentes espaços da cidade e com uma extensão a Alcobaça.
A cantora portuguesa Maro participa no novo álbum do baterista e compositor Antonio Sanchez, a ser editado em agosto, cuja lista de convidados inclui Dave Matthews, Pat Metheny, Trent Reznor, Atticus Ross e Lila Downs.
A autora luso-angolana Yara Nakahanda Monteiro venceu o Prémio Literário Glória de Sant’Anna, no valor de 3.000 euros, com a obra “Memórias Aparições Arritmias”, divulgou a organização.
Já é conhecida a ordem das atuações na grande final do 66.º Festival Eurovisão da Canção, que este ano decorre em Turim, Itália, e não vamos precisar de muito tempo para ouvir "Saudade, Saudade".
De uma reedição de um clássico marcante da literatura nacional a regressos ao passado para abordar temas do presente, sem esquecer um dos grandes lançamentos do ano, escrito mesmo aqui ao lado. Estes são cinco livros editados esta semana que deve adicionar à sua lista de leitura.