O Cinanima -- Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho arranca oficialmente na segunda-feira, mas este sábado já exibe em antestreia nacional "Onde está Anne Frank", na presença do israelita Yoni Goodman, responsável pela componente animada dessa longa-metragem.
A atriz portuguesa Lúcia Moniz foi distinguida com o prémio de melhor atuação pelo filme "Listen", de Ana Rocha de Sousa, no Raindance Film Festival, que termina no sábado em Londres, foi hoje anunciado.
A quarta edição da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (Anozero 21-22) começa dia 27 e estende-se até 2022 com um programa intitulado "Meia-Noite", que será apresentado em duas partes, anunciou a organização.
A presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, disse que é “uma alegria” e “uma boa notícia” a primeira cátedra em Portugal que tem o escritor como patrono, constituída hoje na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Os Franz Ferdinand regressam a Portugal em 2022, para um concerto em Lisboa, em março, que faz parte da digressão europeia de apresentação do novo álbum da banda escocesa, “Hits To The Head”, foi hoje anunciado.
"Glória", de Glória do Ribatejo. Assim, sem tradução e com estreia em 190 países. Na primeira série portuguesa produzida para a Netflix, o Ribatejo faz-se ouvir em plena Guerra Fria. Haverá um antes e um depois de "Glória" na produção nacional? O SAPO24 falou com os principais intervenientes.
A atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, foi hoje eleita, sem concorrência, para ocupar a cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL), tornando-se assim "imortal" num evento que decorreu no palacete Petit Trianon, no Rio de Janeiro.
A China é o país mais representado nas coleções não europeias dos museus portugueses, seguida de Angola, Índia, Moçambique e Brasil, indicam os resultados preliminares de um inquérito realizado pela comissão nacional do Conselho Internacional de Museus (ICOM-Portugal).
A encenação de Nuno Cardoso de “Lear”, de Shakespeare, estreia-se no sábado, e marca a reabertura do Teatro Nacional São João, no Porto, com uma “digressão no último minuto da vida de uma pessoa sobre a sua alma”.
“Winter Recipes from the Collective”, primeira coleção de poesia de Louise Glück desde que ganhou o Prémio Nobel da Literatura, em 2020, é descrito como um livro “assombroso”, sobre a fragilidade, que tanto parece um final como um começo.
A programação do Museu Berardo para 2022 foi reduzida, mas “reforçada em qualidade”, com apostas numa exposição antológica de Julião Sarmento, numa mostra de fotografia da Eslováquia deserta pós-holocausto e na primeira grande exposição de Miguel Telles da Gama.
A estrela de Hollywood Dwayne "The Rock" Johnson diz que não volta a utilizar armas verdadeiras nos seus filmes e produções. Anuncio sucede depois de o ator Alec Baldwin ter disparado acidentalmente uma arma que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o realizador Joel Souza.
O festival Porto/Post/Doc regressa este ano ao formato presencial, de 20 a 30 de novembro, e apresenta em seis salas da cidade quase 100 filmes, anunciou hoje a organização.
A ‘rapper’ norte-americana Megan Thee Stallion estreia-se ao vivo em Portugal em 2022, com um concerto no Festival Afro Nation, que regressa em julho a Portimão e conta também no cartaz com Burna Boy e Wizkid.
Uma nova espécie de dinossauro foi descrita, a partir de fósseis encontrados na Gronelândia, por uma equipa internacional de paleontólogos, que integra Victor Beccari e Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã, foi hoje divulgado.
O artista Julião Sarmento (1948-2021) vai ser homenageado hoje, dia em que completaria 73 anos, em Lisboa, através de um congresso internacional e do lançamento de um livro sobre a imagem em movimento produzida ao longo da sua carreira.
A história de dois adolescentes e de como a sua vida é uma espécie de “Bonnie and Clyde” moderno é o tema central da peça “Lua amarela”, que os Artistas Unidos estreiam, no dia 10, no Teatro da Politécnica, em Lisboa.
O escritor sul-africano Damon Galgut é o vencedor do Prémio Booker de ficção em língua inglesa, pelo romance "The Promise", anunciou hoje o júri, em Londres.
Em 1977, o jornalista José Manuel Barata-Feyo começou uma reportagem que ainda não acabou. Sozinho ao volante de um jipe, deixou a Europa e cruzou África. Recorrendo à sua memória, ao testemunho de amigos e aos inúmeros cadernos de reportagem que encheu ao longo da sua vida profissional, conta-nos c
As Galerias Quadrum e da Índia, em Lisboa, inauguram em simultâneo, este mês, uma exposição que presta homenagem à abordagem artística de Ernesto de Sousa, cujo centenário é celebrado este ano, foi hoje anunciado.
O escritor senegalês Mohamed Mbougar Sarr venceu hoje o Prémio Goncourt, o mais prestigiado das letras francesas, com o romance "La plus secrète mémoire des hommes", considerado pelo júri “um hino à literatura”, anunciou a academia Goncourt.