-
-
"Aquilo que o consumidor procura é uma experiência inesquecível”. E a revolução tecnológica pode ajudar
Olhar para o mundo na perspetiva do consumidor e usar a tecnologia para ampliar não apenas a experiência, como os resultados. Eis o que o turismo pode aprender com o retalho, um setor que foi obrigado a digitalizar-se mais cedo porque "está há mais tempo sob ameaça de disrupção por tudo o que é digi -
"O que aí vem é mais disruptivo do que aquilo que hoje vivemos". E no turismo não será exceção
O 5G, a realidade aumentada, o metaverso ou os “contratos inteligentes” abrem novas portas a um setor que é feito por pessoas e para pessoas. Mas o comboio da revolução converge com o fosso da digitalização de muitas empresas na indústria do turismo. Uma coisa é certa: nada voltará a ser como antes. -
Cadeiras de rodas todo-o-terreno, ou como fazer do mundo um lugar maior
No Wisconsin, nos Estados Unidos da América, foi criada uma ONG que pretende tornar o mundo um lugar maior para todos, sobretudo para pessoas com mobilidade condicionada. Como? Através de cadeiras de rodas todo-o-terreno partilhadas pela comunidade. -
Patrícia Machado | Explor: "Quem acha que pode empreender sozinho está redondamente enganado"
Imagine o que seria viajar acompanhado de um guia personalizado, que sabe o que você mais gosta e conhece a cidade como ninguém, dos melhores sítios para visitar, aos restaurantes imperdíveis. É esta é a proposta da Explor. Empreender é uma coisa recente para Patrícia Machado, cujo objetivo é "contr -
Rúben Marques | Bag4days: A empresa que só nasceu porque o barato ficou caro
Viajar sem se preocupar com a mala: se é segura ou não, se tem o tamanho certo para o que vai levar e o que traz de volta. Esta é a promessa da Bag4days. Rúben Marques fundou a empresa depois de uma viagem que "correu mal". Há quatro anos que deixou de "ter tempo para simplesmente não fazer nada" e -
"Se o mundo inteiro vivesse como em Portugal, seriam precisos mais de dois planetas para ser sustentável"
Dez mil anos de temperaturas estáveis permitiram ao Homem uma qualidade de vida sem paralelo até aos dias de hoje. Mas o ritmo avassalador a que consumimos os recursos da Terra coloca em causa esse "milagre". E as primeiras vítimas de um planeta moribundo serão a economia e o emprego. A pergunta que -
Um hotel no metaverso. Como é que a próxima fronteira entre a realidade e o mundo virtual pode reinventar a indústria hoteleira?
A cadeia de hotéis Marriot entrou oficialmente no metaverso com a criação de três NFT's, em parceria com artistas digitais que criaram tokens com base numa campanha lançada para o TikTok. Este é um primeiro passo da hotelaria no espaço onde a realidade e o virtual se misturam, mas as possibilidades -
Mafalda Ricca | X-Plora: "Admiro-te imenso, morro de inveja e quando for grande vou ser melhor do que tu"
Se Mafalda Ricca encontrasse o CEO de uma empresa da concorrência no corredor, eis o que lhe diria: "admiro-te imenso, morro de inveja e quando for grande vou ser melhor do que tu". Diz que nasceu com "a garra, paixão e energia" necessárias para ser empreendedora, mas faltava-lhe "aptidão para o ris -
Nuno Constantino | Wotels HUB: "Uns nascem empreendedores, outros transformam-se. Mas a maioria surge por necessidade"
A Wotels HUB é uma plataforma de alojamento turístico presente em Lisboa, Peniche, Lagos e na Ericeira. Depois de vários anos a construir uma careira em consultoria, Nuno Constantino trocou a previsibilidade pela autonomia. Já paga o seu salário, numa empresa que conta com cinquenta colaboradores. S -
Outubro passou a ser época alta? Um retrato do turismo pós-pandemia em Portugal
A atividade turística acelerou em janeiro, depois de Portugal fechar 2021 com um crescimento face ao ano anterior, mas os níveis pré-pandemia ainda não foram alcançados. A trajetória é de recuperação, mas os desafios são muitos. Das regras diferentes no controlo de fronteiras, à escalada do preço do -
Buy Now, Pay Later: A tendência de comprar online a prestações que está a conquistar Millennials e Z
Em 2021, o comércio teve um grande impulso no digital, alavancado pelo confinamento geral a que a pandemia obrigou o mundo em 2020. Esta experiência única levou os consumidores a adaptarem os comportamentos de compra e, consequentemente, de pagamento, reformulando todo o processo de consumo. Entre -
Roberto Antunes: "O turismo é hoje uma indústria de narrativas, e Portugal destaca-se por ter milhões de narrativas"
Projetar o turismo de amanhã passa menos por olhar para o passado e mais por imaginar para onde queremos ir. Roberto Antunes, diretor executivo do NEST - Centro de inovação do turismo, fala de um setor que abraça as diferenças, que tem ofertas para todos, de norte a sul do país, de janeiro a dezembrpor Inês F. Alves -
A história de uma aldeia reerguida pela arte, o turismo e a natureza
A história da aldeia de Cerdeira, integrada na rede das Aldeias de Xisto, é também a de um sonho tornado realidade. Quando, há mais de 30 anos, Kerstin Thomas e Bernard Langer se cruzaram com ela, durante um passeio, eram mais as ruínas que os habitantes. Hoje, é um projeto turístico e sustentável q -
Afonso Cunha | Zoomguide: O que passei a fazer para ser um empreendedor de sucesso? Deixei de pensar apenas em ideias e conceitos
Com uma simples fotografia, a Zoomguide é capaz de contar história por detrás de um quadro, um edifício ou mesmo uma paisagem. Afonso Cunha teve a ideia durante uma viagem a Berlim. Não tolera a preguiça, não sabe ainda onde estará daqui a dez anos (quem sabe a tocar o sino da bolsa de Nova Iorque), -
A digitalização, a sustentabilidade e as pessoas no centro do debate sobre o futuro do turismo
A digitalização, a sustentabilidade e as pessoas no centro de uma estratégia de futuro para o turismo. É esta a premissa do evento “What’s Next – Innovating Tourism”, que terá lugar de 14 a 18 de março, em Lisboa. -
É tempo de voltar ao escritório?
Será que chegou o momento de deixar o teletrabalho e dizer adeus às reuniões matutinas de pijama? A questão coloca-se na sequência das notícias sobre os intentos recentes de várias Big Tech. No espaço de apenas três dias, Google, Apple e Twitter anunciaram os seus planos para o regresso aos escritórpor Abílio dos Reis -
Pescar menos e ganhar mais. A Fundação Oceano Azul tem 150 mil euros para projetos capazes de mudar o paradigma no setor da pescas
A Fundação Oceano Azul está a organizar um concurso para o desenvolvimento de mecanismos que promovam a valorização económica do pescado em Áreas Marinhas. Quem vencer esta 1ª edição, cujo tema será "Take less, Earn more", terá um prémio de 150 mil euros. -
O que nos reserva o futuro do turismo?
A pergunta é ponto de partida para o evento “What’s Next – Innovating Tourism”, que terá lugar na Bolsa de Turismo de Lisboa, de 16 e 18 de março, em Lisboa. -
Porto de Emprego: Feira de Emprego na Faculdade de Economia do Porto volta em formato presencial com mais de 500 oportunidades
A Faculdade de Economia da Universidade do Porto será palco de um evento que promete juntar 60 empresas e apresentar mais de 500 oportunidades de emprego. O acontecimento regressa ao formato presencial nos dias 8 e 9 de março. -
A guerra também se combate nas redes sociais
Primeiro, Vladimir Putin anunciou o reconhecimento da independência de Donetsk e Lugansk, repúblicas separatistas ucranianas. Depois, confirmou aquilo que muitos temiam e os EUA já tinham alertado que ia acontecer: a invasão da Ucrânia, retomando o conflito armado no Velho Continente. No entanto, espor Abílio dos Reis -
Esta loja chamada Internet. O futuro do comércio digital discute-se no E-commerce Connect
O E-commerce Connect está de regresso, com a quinta edição do evento, onde se discute o presente e o futuro do comércio online, a ter lugar nos dias 9 e 10 e março, em Torres Vedras. -
Qual é a importância na diversidade no empreendedorismo? Startup Portugal junta comunidade para falar sobre o tema
A Startup Portugal vai juntar empreendedores em encontros — presenciais e online — para discutir diversos temas. A primeira conversa acontece já hoje, às 18h00, e tem como mote "a diversidade". -
A maior startup de África
A maior parte das histórias de inovação costumam estar reservadas ao continente europeu e ao norte da América, onde o nível de desenvolvimento e o acesso a uma série de recursos de qualidade permitem que surjam startups que conseguem crescer rapidamente e captar a atenção dos media e investidores. Npor Miguel Magalhães