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Quem é que não quer fazer férias num país feliz e saudável?
"Não há dias extraordinários sem uma saúde extraordinária". Se há altura em que as pessoas procuram ter dias extraordinários é nas férias — e Portugal não pode desperdiçar esta oportunidade. -
Meter a quinta para a transição. A mobilidade precisa de via verde para se digitalizar
Não há sustentabilidade ambiental sem mobilidade eficiente. E esta não é possível sem uma transição digital que permita fazer da condução de automóveis ou das viagens em transportes atividades o menos poluentes e o mais simples possíveis. Da eletrificação da sua rede de estradas ao projeto de passar -
A transição está a bater à porta e vai doer, mas as empresas que não a fizerem “tenderão a desaparecer”
O tempo é de agir. Depois de dois anos de pandemia que ameaçaram atirar ao chão muitas empresas, é preciso pensar no futuro, lamber as feridas e pôr mãos à obra. Mas não se pode regressar aos hábitos do passado, defende Margarida Couto, sócia da Vieira de Almeida & Associados e presidente da associa -
Ricardo Figueiredo | LUGGit: Quando um gestor de um hostel não sabe onde guardar a bagagem nasce uma empresa
A LUGGit quer acabar com um dilema universal: onde é que posso deixar a minha mala depois do check-out no hotel e antes do check-in no aeroporto — sobretudo se puder aproveitar esse tempo para dar uma última volta pela cidade onde decidi passar férias? -
"Não descansem sobre os vossos louros. A pandemia provou mais uma vez que as coisas podem mudar de um momento para o outro"
"A próxima recessão está ao virar da esquina e pode afetar-te de diversas formas". Entre o momento em que o primeiro hotel Martinhal começou a ser pensado até abrir portas passaram oito anos. Estávamos em 2010, em plena crise financeira. Uma década depois, em setembro de 2020, naquele que ficará par -
Como fazer de Portugal um destino de férias que faz bem à saúde?
Voltar a apostar nas termas, criar uma rede de saúde que se interligue com a de turismo, criar condições, infraestruturas e serviços para que quem chegue a Portugal se sinta seguro e vigiado do ponto de vista clínico. Num debate promovido pelo NEST, sobre turismo e saúde, Maria de Belém e Germano de -
“Não estamos a falar de rampas, mas de pessoas”. O turismo é para todos e há quem lute para o tornar mais acessível
Bem receber não se trata apenas de simpatia e bom trato. É preciso ter em conta as necessidades de cada um, desde quem não vê a quem não consegue andar — ou fá-lo com dificuldade porque os anos já são muitos. Um mundo mais aberto também significa um turismo mais aberto, e é na luta por torná-lo mais -
A inovação já não é uma escolha (e todos têm de meter mãos à obra)
Perante os desafios que se avizinham, as grandes empresas não podem ficar à espera que a mudança chegue, há que meter mãos à obra. Querendo cumprir a meta de chegar a 2050 com a sua oferta descarbonizada, a GALP fez da cultura de inovação o mote para a transformação. E porque sabe que não vai conseg -
Pode um museu de fotografia e um espaço de cowork extravagante ser a cura para o ecossistema cultural?
A resposta é... não. Mas isso não diminui a CultureWorks, uma empresa que é um ponto de encontro entre o Fotografiska, o maior museu de fotografia do mundo, e o NeueHouse, um espaço de cowork e uma comunidade criativa, que se recusou a ficar quieta perante o impacto da pandemia no setor cultural. E, -
Carina Miguel | Transfergest: Quando és um empreendedor, vives em função do projeto
A Transfergest quer ser a principal parceira tecnológica das empresas de turismo. Quem o diz é Carina Miguel, CEO da startup, que confessa ser inspirada pelo "Sr. Rui Nabeiro, do Grupo Delta", homem que classifica como "um dos maiores empreendedores de sempre do nosso país". -
Miguel Silva | MTI: "Faço aquilo que me apaixona e ainda por cima sou pago para o fazer"
A Managint The Intelligence (MTI) quer tornar os alojamentos turísticos mais confortáveis e, ao mesmo tempo, reduzir o peso disso na fatura da eletricidade (e, consequentemente, do planeta). Miguel Silva não é novo nestas lides do empreendedorismo e mantém a receita: "muita ambição, muita dedicação, -
“É fundamental o conteúdo. O turismo hoje em dia não é só alojamento"
"Muitos confundem turismo com alojamento e o futuro do turismo é sobre conteúdo". Quem o diz é Adrian Bridge, CEO do The Fladgate Partnership, responsável pelo World of Wine (WOW), o novo quarteirão cultural que nasceu no coração da zona histórica de Vila Nova de Gaia. -
Onde estão os nossos turistas e o que querem? A análise de dados já permite saber isso — e muito mais
Recolher dados para tomar decisões é importante, mas saber o que fazer com eles é ainda mais. O mundo empresarial está cada vez mais focado em saber exactamente o que é que os seus clientes querem, e o turismo não é exceção. Porém, há todo um processo a seguir para saber que informação interessa e c -
Apanhar um avião vai passar a ser mais simples. Só precisa de dar a cara
Viajar é uma bênção, mas tem as suas contrapartidas. Há quem tenha medo de andar de avião e há quem suspire cada vez que se lembra do processo de embarque. Se ainda não há solução para a primeira, a ANA - Aeroportos de Portugal já começou a trabalhar na segunda. Fazendo uso de tecnologia de biometri -
Os retiros de empresas são a próxima tendência no mundo do teletrabalho?
O teletrabalho veio para ficar, maioritariamente num modelo híbrido. Mas o novo sistema traz desafios, sobretudo em relação às equipas, à forma como absorvem a cultura da empresa e como se relacionam com os colegas. Para gerir estas questões, há uma tendência que está a ganhar tração: retiros empres -
Sérgio Martins | BOSER: O "booking" para as praias que nasceu por causa da pandemia
A BOSER é o "booking das praias". Reserva-se com antecedência, marca-se lugar e depois é só mandar vir a bola de berlim. Esta é a proposta da empresa de Sérgio Martins, uma "filha" da pandemia, que ainda está no arranque, mas cuja ambição é operar em qualquer lugar do mundo onde houver um lugar ao s -
Carlos Martins | JáChegou: "Passo todo o tempo livre a aprender mais sobre o negócio, o que o envolve e onde posso evoluir"
Vive para o trabalho e para a família, pelo que largar o emprego de moldador numa fundição do setor automóvel para fundar a sua própria empresa obrigou a ajustes. Carlos Martins criou a "JáChegou" no início da pandemia e um ano e meio depois estão a atingir o breakeven. Com a equipa, a motivação e o -
"Há vinte anos as pessoas faziam sites, há dez faziam apps e agora fazem smart contracts"
A Internet do futuro vai revolucionar a forma como experimentamos o mundo real. E, nessa Internet do futuro, os smart contracts vão revolucionar a experiência de consumo. Num cenário de elevada disrupção digital, a pergunta que se impõe é: que história é que eu quero contar? -
"Aquilo que o consumidor procura é uma experiência inesquecível”. E a revolução tecnológica pode ajudar
Olhar para o mundo na perspetiva do consumidor e usar a tecnologia para ampliar não apenas a experiência, como os resultados. Eis o que o turismo pode aprender com o retalho, um setor que foi obrigado a digitalizar-se mais cedo porque "está há mais tempo sob ameaça de disrupção por tudo o que é digi -
"O que aí vem é mais disruptivo do que aquilo que hoje vivemos". E no turismo não será exceção
O 5G, a realidade aumentada, o metaverso ou os “contratos inteligentes” abrem novas portas a um setor que é feito por pessoas e para pessoas. Mas o comboio da revolução converge com o fosso da digitalização de muitas empresas na indústria do turismo. Uma coisa é certa: nada voltará a ser como antes. -
Cadeiras de rodas todo-o-terreno, ou como fazer do mundo um lugar maior
No Wisconsin, nos Estados Unidos da América, foi criada uma ONG que pretende tornar o mundo um lugar maior para todos, sobretudo para pessoas com mobilidade condicionada. Como? Através de cadeiras de rodas todo-o-terreno partilhadas pela comunidade. -
Patrícia Machado | Explor: "Quem acha que pode empreender sozinho está redondamente enganado"
Imagine o que seria viajar acompanhado de um guia personalizado, que sabe o que você mais gosta e conhece a cidade como ninguém, dos melhores sítios para visitar, aos restaurantes imperdíveis. É esta é a proposta da Explor. Empreender é uma coisa recente para Patrícia Machado, cujo objetivo é "contr -
Rúben Marques | Bag4days: A empresa que só nasceu porque o barato ficou caro
Viajar sem se preocupar com a mala: se é segura ou não, se tem o tamanho certo para o que vai levar e o que traz de volta. Esta é a promessa da Bag4days. Rúben Marques fundou a empresa depois de uma viagem que "correu mal". Há quatro anos que deixou de "ter tempo para simplesmente não fazer nada" e