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A transição está a bater à porta e vai doer, mas as empresas que não a fizerem “tenderão a desaparecer”
O tempo é de agir. Depois de dois anos de pandemia que ameaçaram atirar ao chão muitas empresas, é preciso pensar no futuro, lamber as feridas e pôr mãos à obra. Mas não se pode regressar aos hábitos do passado, defende Margarida Couto, sócia da Vieira de Almeida & Associados e presidente da associa -
Ricardo Figueiredo | LUGGit: Quando um gestor de um hostel não sabe onde guardar a bagagem nasce uma empresa
A LUGGit quer acabar com um dilema universal: onde é que posso deixar a minha mala depois do check-out no hotel e antes do check-in no aeroporto — sobretudo se puder aproveitar esse tempo para dar uma última volta pela cidade onde decidi passar férias? -
"Não descansem sobre os vossos louros. A pandemia provou mais uma vez que as coisas podem mudar de um momento para o outro"
"A próxima recessão está ao virar da esquina e pode afetar-te de diversas formas". Entre o momento em que o primeiro hotel Martinhal começou a ser pensado até abrir portas passaram oito anos. Estávamos em 2010, em plena crise financeira. Uma década depois, em setembro de 2020, naquele que ficará par -
Como fazer de Portugal um destino de férias que faz bem à saúde?
Voltar a apostar nas termas, criar uma rede de saúde que se interligue com a de turismo, criar condições, infraestruturas e serviços para que quem chegue a Portugal se sinta seguro e vigiado do ponto de vista clínico. Num debate promovido pelo NEST, sobre turismo e saúde, Maria de Belém e Germano de -
“Não estamos a falar de rampas, mas de pessoas”. O turismo é para todos e há quem lute para o tornar mais acessível
Bem receber não se trata apenas de simpatia e bom trato. É preciso ter em conta as necessidades de cada um, desde quem não vê a quem não consegue andar — ou fá-lo com dificuldade porque os anos já são muitos. Um mundo mais aberto também significa um turismo mais aberto, e é na luta por torná-lo mais -
A inovação já não é uma escolha (e todos têm de meter mãos à obra)
Perante os desafios que se avizinham, as grandes empresas não podem ficar à espera que a mudança chegue, há que meter mãos à obra. Querendo cumprir a meta de chegar a 2050 com a sua oferta descarbonizada, a GALP fez da cultura de inovação o mote para a transformação. E porque sabe que não vai conseg -
Pode um museu de fotografia e um espaço de cowork extravagante ser a cura para o ecossistema cultural?
A resposta é... não. Mas isso não diminui a CultureWorks, uma empresa que é um ponto de encontro entre o Fotografiska, o maior museu de fotografia do mundo, e o NeueHouse, um espaço de cowork e uma comunidade criativa, que se recusou a ficar quieta perante o impacto da pandemia no setor cultural. E, -
Carina Miguel | Transfergest: Quando és um empreendedor, vives em função do projeto
A Transfergest quer ser a principal parceira tecnológica das empresas de turismo. Quem o diz é Carina Miguel, CEO da startup, que confessa ser inspirada pelo "Sr. Rui Nabeiro, do Grupo Delta", homem que classifica como "um dos maiores empreendedores de sempre do nosso país". -
Miguel Silva | MTI: "Faço aquilo que me apaixona e ainda por cima sou pago para o fazer"
A Managint The Intelligence (MTI) quer tornar os alojamentos turísticos mais confortáveis e, ao mesmo tempo, reduzir o peso disso na fatura da eletricidade (e, consequentemente, do planeta). Miguel Silva não é novo nestas lides do empreendedorismo e mantém a receita: "muita ambição, muita dedicação, -
“É fundamental o conteúdo. O turismo hoje em dia não é só alojamento"
"Muitos confundem turismo com alojamento e o futuro do turismo é sobre conteúdo". Quem o diz é Adrian Bridge, CEO do The Fladgate Partnership, responsável pelo World of Wine (WOW), o novo quarteirão cultural que nasceu no coração da zona histórica de Vila Nova de Gaia. -
Onde estão os nossos turistas e o que querem? A análise de dados já permite saber isso — e muito mais
Recolher dados para tomar decisões é importante, mas saber o que fazer com eles é ainda mais. O mundo empresarial está cada vez mais focado em saber exactamente o que é que os seus clientes querem, e o turismo não é exceção. Porém, há todo um processo a seguir para saber que informação interessa e c -
Apanhar um avião vai passar a ser mais simples. Só precisa de dar a cara
Viajar é uma bênção, mas tem as suas contrapartidas. Há quem tenha medo de andar de avião e há quem suspire cada vez que se lembra do processo de embarque. Se ainda não há solução para a primeira, a ANA - Aeroportos de Portugal já começou a trabalhar na segunda. Fazendo uso de tecnologia de biometri -
Os retiros de empresas são a próxima tendência no mundo do teletrabalho?
O teletrabalho veio para ficar, maioritariamente num modelo híbrido. Mas o novo sistema traz desafios, sobretudo em relação às equipas, à forma como absorvem a cultura da empresa e como se relacionam com os colegas. Para gerir estas questões, há uma tendência que está a ganhar tração: retiros empres -
Sérgio Martins | BOSER: O "booking" para as praias que nasceu por causa da pandemia
A BOSER é o "booking das praias". Reserva-se com antecedência, marca-se lugar e depois é só mandar vir a bola de berlim. Esta é a proposta da empresa de Sérgio Martins, uma "filha" da pandemia, que ainda está no arranque, mas cuja ambição é operar em qualquer lugar do mundo onde houver um lugar ao s -
Carlos Martins | JáChegou: "Passo todo o tempo livre a aprender mais sobre o negócio, o que o envolve e onde posso evoluir"
Vive para o trabalho e para a família, pelo que largar o emprego de moldador numa fundição do setor automóvel para fundar a sua própria empresa obrigou a ajustes. Carlos Martins criou a "JáChegou" no início da pandemia e um ano e meio depois estão a atingir o breakeven. Com a equipa, a motivação e o -
"Há vinte anos as pessoas faziam sites, há dez faziam apps e agora fazem smart contracts"
A Internet do futuro vai revolucionar a forma como experimentamos o mundo real. E, nessa Internet do futuro, os smart contracts vão revolucionar a experiência de consumo. Num cenário de elevada disrupção digital, a pergunta que se impõe é: que história é que eu quero contar? -
"Aquilo que o consumidor procura é uma experiência inesquecível”. E a revolução tecnológica pode ajudar
Olhar para o mundo na perspetiva do consumidor e usar a tecnologia para ampliar não apenas a experiência, como os resultados. Eis o que o turismo pode aprender com o retalho, um setor que foi obrigado a digitalizar-se mais cedo porque "está há mais tempo sob ameaça de disrupção por tudo o que é digi -
"O que aí vem é mais disruptivo do que aquilo que hoje vivemos". E no turismo não será exceção
O 5G, a realidade aumentada, o metaverso ou os “contratos inteligentes” abrem novas portas a um setor que é feito por pessoas e para pessoas. Mas o comboio da revolução converge com o fosso da digitalização de muitas empresas na indústria do turismo. Uma coisa é certa: nada voltará a ser como antes. -
Cadeiras de rodas todo-o-terreno, ou como fazer do mundo um lugar maior
No Wisconsin, nos Estados Unidos da América, foi criada uma ONG que pretende tornar o mundo um lugar maior para todos, sobretudo para pessoas com mobilidade condicionada. Como? Através de cadeiras de rodas todo-o-terreno partilhadas pela comunidade. -
Patrícia Machado | Explor: "Quem acha que pode empreender sozinho está redondamente enganado"
Imagine o que seria viajar acompanhado de um guia personalizado, que sabe o que você mais gosta e conhece a cidade como ninguém, dos melhores sítios para visitar, aos restaurantes imperdíveis. É esta é a proposta da Explor. Empreender é uma coisa recente para Patrícia Machado, cujo objetivo é "contr -
Rúben Marques | Bag4days: A empresa que só nasceu porque o barato ficou caro
Viajar sem se preocupar com a mala: se é segura ou não, se tem o tamanho certo para o que vai levar e o que traz de volta. Esta é a promessa da Bag4days. Rúben Marques fundou a empresa depois de uma viagem que "correu mal". Há quatro anos que deixou de "ter tempo para simplesmente não fazer nada" e -
"Se o mundo inteiro vivesse como em Portugal, seriam precisos mais de dois planetas para ser sustentável"
Dez mil anos de temperaturas estáveis permitiram ao Homem uma qualidade de vida sem paralelo até aos dias de hoje. Mas o ritmo avassalador a que consumimos os recursos da Terra coloca em causa esse "milagre". E as primeiras vítimas de um planeta moribundo serão a economia e o emprego. A pergunta que -
Um hotel no metaverso. Como é que a próxima fronteira entre a realidade e o mundo virtual pode reinventar a indústria hoteleira?
A cadeia de hotéis Marriot entrou oficialmente no metaverso com a criação de três NFT's, em parceria com artistas digitais que criaram tokens com base numa campanha lançada para o TikTok. Este é um primeiro passo da hotelaria no espaço onde a realidade e o virtual se misturam, mas as possibilidades