Os nomes mudam, mas os problemas mantêm-se
Ficou conhecido genericamente por “Coronavírus”, mas o causador da epidemia viral que apanhou o mundo de sobressalto foi finalmente batizado enquanto “Covid-19”.
O nome nasce do acrónimo em inglês da expressão “doença por corona vírus” (‘corona virus disease’), tendo a decisão partido do fórum de especialistas a ocorrer neste momento em Genebra, na Suíça, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O nome foi assim escolhido, defende a OMS, de forma a que seja pronunciável e que não remeta para uma localização geográfica específica, um animal ou grupo de pessoas, para evitar estigmatizações. É uma atitude nobre, e necessária em termos processuais, para passar a haver uma nomenclatura para este vírus.
No entanto, convenhamos, não é em designações que as pessoas estão a pensar neste momento, mas sim numa forma de conter uma epidemia que tomou a vida de 1.016 pessoas na China, que causou 43 mil infetados — segundo o mais recente balanço — e que tem obrigado a um redobrar dos esforços das autoridades de saúde de todo o mundo.
Essa solução, contudo, não virá tão cedo quanto isso. O conjunto de mais de 300 cientistas, investigadores e peritos de saúde pública a debater formas de controlar e lidar com o surto concedeu que a vacina contra o novo coronavírus deve demorar 18 meses, ou seja, ano e meio, a ser desenvolvida.
Enquanto tal vacina não chega, o que é preciso é tentar conter o avanço da epidemia, e hoje Portugal acordou refeito de mais dois sustos, tendo outros dois casos suspeitos sido dados como negativos após análises do Instituto Nacional Ricardo Jorge. A Direção-Geral de Saúde pede serenidade, recordando que o país tem "um nível de preparação elevado" para o surto e que, mesmo que eventualmente algum caso positivo surja, tem mecanismos para lidar com essa nova situação.
Foram, portanto, sustos que não passaram disso mesmo, que é o que se espera que tenha acontecido também a Alexandre Botelho. Uma das notícias do dia foi a queda do surfista durante a prova do Circuito Mundial de Ondas Grandes, na Nazaré, que o deixou inconsciente em pleno mar revolto na Praia do Norte. Ao que tudo indica, o atleta, que foi salvo o mais cedo possível, já estará a recuperar sem mazelas de maior.
Falando de mazelas (e de problemas que tendem a perpetuar-se ad infinitum), hoje a sinuosa história do Sporting Clube de Portugal conheceu uma nova contracurva, tendo o presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do clube, Rogério Alves, anunciado que o órgão por si liderado não vai convocar uma assembleia geral de destituição da atual direção do clube, liderada por Frederico Varandas.
As razões prendem-se com “irregularidades formais”, mas tal justificação não acalmará certamente os ânimos dos contestatários de Varandas, em especial o Movimento “Dar Futuro ao Sporting”, que requereu a dita assembleia. Ontem, o presidente leonino voltou a dar uma entrevista, dizendo que não vai “abandonar o Sporting a esta gente", referindo-se às claques e aos adeptos que alegadamente agrediram membros da direção do clube e seus familiares no passado sábado.
Instabilidade, violência, agressividade. Todas estas palavras são sinónimos do futebol em Portugal, e os seus intervenientes pouco ou nada parecem querer fazer para mudá-lo. Os clubes trocam galhardetes entre si e o típico adepto desabafa: “outra vez arroz…”
Noutras ocasiões, a mudança é anunciada, mas não chega a acontecer. Foi o caso da polémica diretiva sobre poderes hierárquicos que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, anunciou na semana passada. O possível reforço dos poderes da hierarquia sobre a autonomia dos procuradores mereceu repúdio de várias figuras da justiça e dos partidos políticos, sendo a reação tão forte que o documento foi agora suspenso.
Pense-se então no dia de manhã como uma oportunidade de mudança edificante. É o que estará nas cabeças dos participantes em Valongo, a primeira de cinco cidades a receber o Smart Cities Tour 2020. Esta é uma iniciativa nacional, composta por workshops temáticos realizados em cinco cidades portuguesas, que tem como objetivo promover a partilha de boas práticas entre os diferentes concelhos, a apresentação de soluções inovadoras no plano das cidades inteligentes, dando ainda a conhecer vários projetos concretos que estão a ser desenvolvidos por todo o país.
Projetando as próximas 24 horas, destaque para a apresentação da edição 2020 do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto. Realizado entre 25 de fevereiro e 8 de março, este ano o festival faz 40 anos e a conferência de imprensa, com a presença dos fundadores do festival Beatriz Pacheco Pereira e Mário Dorminsky, deverá levantar o véu quanto a mais novidades da programação.
Quanto a planos que pode pôr já em prática no imediato:
- Amanhã, em Lisboa, haverá concerto de Maria Reis, sendo que a cantora apresenta o seu álbum de estreia "Chove na Sala, Água nos Olhos" no Grande Auditório da Culturgest.
- Na mesma cidade, dá-se a estreia da peça "Curtas de Papel, Osso e Fel". Uma criação de Tarumba - Teatro de Marionetas, este é um espetáculo que se inspira no universo de Edward Gorey, Mário-Henrique Leiria ou Max Aub, mas também em Nick Cave, Elvis Presley ou Johnny Cash.
- Hoje foi anunciado o retorno dos Limp Bizkit a Portugal, tendo sido confirmados para o dia 27 de agosto no festival EDP Vilar de Mouros. Provas vivas daquilo que foi a cultura juvenil no final dos anos 90 e início dos anos 2000, o seu concerto fará muitos jovens adultos voltar uns bons 15/20 anos no tempo. Se quiser fazê-lo já, eis a playlist certa.
- Hoje faz 370 anos da morte do filósofo e matemático francês René Descartes, autor de "O Discurso do Método", ou seja, da famosa frase “Cogito, ergo sum” (“Penso, logo existo”). O seu pensamento anunciou a modernidade e, apesar do peso da religião agora ser outro, continua a influenciar a nossa época, mais não seja na nossa filmografia. Aproveite para ver um de vários filmes de teor filosófico que foram beber às ideias do francês.
- 22:46
- O Benfica qualificou-se hoje pela 37.ª vez para a final da Taça de Portugal de futebol, ao empatar em casa do Famalicão (1-1), na segunda mão das meias-finais.
-
- 18:36
-
Covid-19. DGS reforça que o país tem "um nível de preparação elevado" para o surto
Numa conferência de imprensa, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, indicou que o plano de contenção de Portugal para o surto do Coronavírus "tem um nível de preparação elevado" e que o país tem condições para lidar com possíveis casos positivos da doença.
-
- 18:23
-
Brasil. Fortes chuvas em São Paulo causam 4 mortos e 142 desalojados
As fortes chuvas que começaram no fim de semana passado no estado de São Paulo, o mais rico do Brasil, causaram quatro mortos e deixaram pelo menos 142 pessoas desalojadas, segundo as autoridades locais.
-
- 17:24
-
Covid-19. Vacina contra o novo coronavírus deve demorar ano e meio a ser desenvolvida
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma vacina contra o novo coronavírus detetado na China deve demorar cerca de um ano e meio a ser desenvolvida.
-
- 16:38
-
Luanda Leaks. Ministério Público português requereu o arresto de contas bancárias da empresária Isabel dos Santos
O Ministério Público requereu o arresto de contas bancárias da empresária Isabel dos Santos, no âmbito do pedido de cooperação judiciária internacional das autoridades angolanas, confirmou hoje à agência Lusa a Procuradoria-Geral da República (PGR).
-
- 16:38
-
A culpa é do referee, pá
This is escandaloso, my club is always prejudicado.
-
- 16:19
-
O estranho negócio entre Benfica e Corinthians
As manchetes de todos os jornais estamparam duas negociações a envolver o Corinthians e o Benfica nesta última janela de transferências. Primeiro, o interesse das águias no jovem Pedrinho, especulado em torno de 20 milhões de euros e a posterior inclusão de Yony González, que acabou vendido aos bras
-
- 16:07
-
Covid-19. Investigadores britânicos começam a testar vacina em ratos
Uma equipa de investigadores britânicos anunciou hoje estar a testar em ratos uma vacina contra o novo coronavírus — Covid-19 — e espera tê-la pronta até ao final do ano.
-
- 15:48
-
Surfista Alexandre Botelho estável após acidente na prova de ondas gigantes na Nazaré. Hugo Vau partiu uma perna
O surfista português Alexandre Botelho ficou inconsciente e teve de ser retirado do mar após ser atingido por uma onda. O incidente decorreu no campeonato do Circuito Mundial de Ondas Grandes, na Nazaré. Mais tarde soube-se que Hugo Vau, surfista que ia a conduzir a mota de água que transportava Ale
-
- 15:37
-
Vírus: Doença passa a designar-se oficialmente como Covid-19
A infeção provocada pelo novo coronavírus detetado na China passa a ter o nome oficial de “Covid-19”, decidiu hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS) no primeiro de dois dias de reunião entre cerca de 300 peritos internacionais.
-
- 14:40
-
Limp Bizkit confirmados no EDP Vilar de Mouros
A banda norte-americana toca no dia 27 de agosto no festival minhoto.
-
- 13:51
-
Relação absolve Santander Totta do pagamento de 104 mil euros a cliente
A Relação de Lisboa absolveu o Santander Totta num caso em que tinha sido condenado na primeira instância pela venda de obrigações do Novo Banco que acabaram transferidas para o BES ‘mau’, com consequente perda do investimento.
-
- 11:31
-
Quando for comprar arroz preste atenção à embalagem. Vêm aí novos rótulos
As novas normas de comercialização de arroz e trinca de arroz com rotulagem concordante com a qualidade do produto entram em vigor na quarta-feira, segundo um decreto-lei hoje publicado.
-
- 10:49
-
Pausas para fumar ou tomar café. Justiça defende que Galp Espanha pode descontar esse tempo no horário de trabalho
Um tribunal espanhol decidiu, numa sentença conhecida esta terça-feira, que a Galp Energia Espanha pode deduzir ao cálculo efetivo da jornada de trabalho o tempo em que um trabalhador toma o pequeno-almoço, bebe um café ou fuma um cigarro.
-
- 09:15
-
Glamour, atrizes de filmes pornográficos e parisienses chiques. Nova Iorque deu tudo para impedir que os óscares e o coronavírus estragassem a sua semana da moda
Famosos, glamour, muita cor, algum luxo e até porta-moedas em forma de vagina: a Semana da Moda de Nova Iorque presta homenagem esta semana a todas as mulheres, da icónica mulher do imaginário parisiense da moda às transexuais e atrizes da indústria de filmes pornográficos.
-
- 07:23
-
“Para a Maria, que persegui até Hamburgo”. Uma trama sobre refugiados que nasce de uma história de amor em Lisboa
Uma história de amor iniciada em Lisboa deu origem a uma trama policial passada na segunda maior cidade alemã, também ela portuária e de portas abertas para o mundo. “Os Crimes de Hamburgo”, de Francisco Carvalho, mergulha na contemporaneidade do contexto político e relata a história de homicídios,
-
- 06:17
-
Irlanda: Sinn Fein, antigo braço político do IRA, tornou-se na segunda força no Parlamento irlandês
Os resultados desta eleição podem levar à queda do primeiro-ministro irlandês. Uma das propostas do Sinn Fein é a realização de “um referendo, no norte e sul, sobre a Unidade Irlandesa”.
-
- 01:31
-
Covid-19. os dois novos casos suspeitos em Portugal deram resultado negativo
Esta segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde tornou pública a avaliação a mais dois casos suspeitos de infeção por novo Coronavírus (Covid-19) em Portugal. Ao final da tarde, as análises à paciente internada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, deram resultado negativo e, já ao fim da noite, também
-
- 01:03
-
Coronavírus. Mais de 1000 mortes registadas, mais de 100 num só dia
Subiu para 1.016 o número de mortes causadas pela epidemia do novo coronavírus da China, com o anúncio nesta terça-feira de mais 108 vítimas mortais na província de Hubei, epicentro da doença.
-