Maio parece aquele “então temos de combinar um café” que nunca sabemos se vai acontecer
Às 23 horas do dia 16 de março que deixámos de poder atravessar a fronteira com Espanha. Desde ontem que soubemos que não podíamos voar para fora da União Europeia, com exceção feita aos países de grande presença portuguesa (Canadá, Estados Unidos da América, Venezuela e África do Sul) e PALOP.
Hoje, Ovar acordou cercada por militares que controlavam as entradas e saídas de um concelho concelho no qual o governo decretou o estado de calamidade.
A isto tudo somam-se as ruas desertas de Portugal que mostram um país refugiado, ciente do perigo que lá fora tem levado milhares de vidas. Só nas últimas 24 horas, em Itália, morreram 475 pessoas. Em Espanha, aqui ao lado, já morreram, no total, 568 pessoas. É tenebroso ver estes valores a aumentar como se não fossem vidas, como se fossem um número qualquer.
Sabíamos, desde a semana passada, que vivíamos um novo normal. Trouxemos os empregos para casa, os que podiam, e fechámo-nos do mundo. Passámos a sair só para o essencial, para ir ao supermercado, à farmácia ou só para apanhar ar, como as boas regras da saúde mental exigem.
Mas hoje, a partir de hoje, quando Marcelo Rebelo de Sousa decretou o estado de emergência em Portugal, passámos a saber que este, muito provavelmente, não será o novo normal, com o decreto a dar espaço ao governo para tomar medidas mais restritivas das nossas liberdades e garantias nesta luta contra a pandemia.
Já não há um novo normal, já nada parece normal. Baralhamos as horas aos pijamas, inventamos novas formas de entreter os miúdos ao mesmo tempo que colocamos um post-it na nossa cabeça para não nos esquecermos de mandar aquele e-mail depois de lhes darmos a sopa. Já não vamos beber um café à esplanada e não há planos para o fim de semana fora da sala de estar. Sair à rua parece um exercício.
É normal que não consigamos normalizar esta ideia de viver na indefinição, num país em que as novas medidas se sucedem dia após dia, quando ouvimos que esta pandemia durará até maio. Nunca o mês de maio pareceu tão longe. Maio parece ser 2028. Maio parece ser aquele “então depois temos de combinar um café” que parece na verdade nunca vai acontecer. Maio parece ser na outra ponta do universo.
E se é difícil imaginar viver estes dois meses num lugar onde o normal não existe, é bonita a mensagem com que o Presidente terminou hoje o seu discurso ao país, quando nos contou do momento em que falou com a neta, enfermeira, da primeira vítima mortal.“Presidente, só faltam nove dias para voltar à luta”, disse-lhe ela.
Por muito estranho que este lugar nos pareça, não ficamos nele sem dar luta. Ela nos hospitais e nós no sofá. A luta faz-se de várias formas, tal como se contam os dias.
- 22:21
- Vários músicos portugueses atuam, a partir de sábado, numa nova plataforma ‘online’ - Play It Safe -, que incentiva o público a apoiar monetariamente os artistas, profissionais bastante afetados pelas restrições impostas no combate à Covid-19.
-
- 22:01
-
Tóquio2020. Kirsty Coventry diz que objetivo é iniciar os Jogos em 24 de julho
A presidente da Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, garantiu hoje que o objetivo do organismo passa por iniciar os Jogos Olímpicos Tóquio2020 em 24 de julho, a data prevista, apesar da pandemia Covid-19.
-
- 21:29
-
Parlamento aprova suspensão de despejos e de denúncias de contratos de arrendamento
O parlamento aprovou hoje uma proposta do BE para suspender ações de despejo devido à pandemia da Covid-19 e uma do PCP para impedir denúncias de contratos de arrendamento de casas.
-
- 21:03
-
EUA anunciam plano de 100 mil milhões de dólares para pessoas afetadas pela pandemia
O Congresso dos EUA aprovou hoje um plano de assistência social de cerca de 100 mil milhões de dólares para trabalhadores diretamente afetados pela pandemia da Covid-19, enquanto a Casa Branca negoceia um plano de recuperação da economia norte-americana.
-
- 20:43
-
Mais de 4.000 multas por violar quarentena em França e ministro francês avisa que é para cumprir
O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, disse hoje que nas primeiras 36 horas de quarentena reforçada a polícia multou mais de 4.000 pessoas por circularem na rua sem apresentarem a declaração justificando o motivo.
-
- 20:41
-
Covid-19: Metropolitano de Lisboa abre canais de validação de bilhetes e passes
O Metropolitano de Lisboa abriu os canais de validação em toda a rede para aumentar a facilidade de deslocação e uma menor necessidade de intervenção dos trabalhadores, com “o consequente distanciamento social pretendido”, devido ao surto de Covid-19.
-
- 19:29
-
Covid-19: Ministério da Defesa revela que três militares estão infetados, todos com "bom prognóstico"
Três militares estão infetados com o novo coronavírus, apresentando “bom prognóstico”, um dos quais está internado no Hospital das forças Armadas, disse hoje à Lusa fonte do Ministério da Defesa Nacional.
-
- 19:18
-
A minha equipa foi para casa. E agora?
A Startup Portugal uniu-se ao The Next Big Idea e ao SAPO24 para criar uma série de artigos que visam levar mais informação às startups sobre a melhor forma de encarar os desafios trazidos pela pandemia do Covid-19. Começamos com um guia para empresas que estão a operar em regime de teletrabalho ou
-
- 18:39
-
António Costa diz que estado de emergência vai permitir "fazer mais e melhor", mas avisa que não terá um "efeito salvífico"
O primeiro-ministro avisou hoje que a declaração do estado de emergência não terá um "efeito salvífico" e, se tudo correr pelo melhor, a pandemia de Covid-19 terá o pico em meados de abril e poderá terminar no final de maio.
-
- 18:35
- 18:25
-
Covid-19: Itália com maior número de de mortes por país num único dia com 475 óbitos
A pandemia de Covid-19 provocou mais 475 mortes em Itália nas últimas 24 horas, o pior balanço registado num único país e num único dia, anunciou hoje a proteção civil.
-
- 18:06
-
Covid-19: Um mundo à procura de conhecer um vírus para o combater
Da China ao Canadá, cientistas de todo o mundo estudam o novo coronavírus em busca de uma vacina ou medicamentos que possam ajudar a combatê-lo, um trabalho que começa por conhecer como se propaga e infeta os seres humanos.
-
- 17:49
-
Covid-19: Câmara de Lisboa vai instalar sistemas de medição da temperatura dos trabalhadores
A Câmara de Lisboa anunciou hoje a instalação de sistemas de medição da temperatura à entrada de todos os postos de trabalho da autarquia da cidade, inclusive funcionários da higiene urbana e bombeiros, devido ao surto de Covid-19.
-
- 17:12
-
Racismo: Vitória de Guimarães acusado de infração enquanto promotor no ‘caso Marega’
O Vitória de Guimarães foi acusado de infrações enquanto promotor de jogos de futebol, no âmbito do ‘caso Marega', disse hoje fonte da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD).
-
- 14:26
-
Covid-19: Sporting de Braga quer terminar I Liga e apresenta seis propostas
O Sporting de Braga considera que a I Liga de futebol deve ser terminada e enviou à Liga de clubes seis propostas de calendário que quer ver discutidas na reunião de quinta-feira, revelou hoje fonte oficial do clube.
-
- 13:31
-
Covid-19. Festival Eurovisão da Canção em Roterdão foi cancelado
A edição deste ano do festival Eurovisão da Canção, que iria decorrer em maio, em Roterdão, nos Países Baixos, foi cancelada, anunciou hoje a organização.
-
- 13:22
-
Covid-19. Um "aparato" que "nem nas fronteiras se vê". Ovar com 70 postos de controlo de fronteiras ainda em fase de adaptação
O município de Ovar, onde terça-feira foi declarado o estado de calamidade pública e imposta quarentena geográfica, tem já cerca de 70 postos fronteiriços onde cidadãos e agentes policiais se estão a adaptar ao controlo de entradas e saídas.
-
- 10:41
-
Covid-19: Morreu António Vieira Monteiro, Chairman do Santander, vítima de infeção pelo novo coronavírus
António Vieira Monteiro, Presidente não executivo do Santander Totta, faleceu na sequência de uma infeção por covid-19. Trata-se da segunda morte por coronavírus em Portugal.
-
- 08:01
-
EUA. Enquanto Biden amplia a vantagem sobre Sanders, para os Democratas, Trump é confirmado como o candidato Republicano
As primárias norte-americanas prosseguem num país — e num mundo — a braços com a pandemia de Covid-19. Joe Biden alarga a vantagem sobre Bernie. Sanders, no Partido Democrata, no mesmo dia em que Donald Trump é confirmado como o candidato do Partido Republicano.
-