O pior dia da pandemia e de um Orçamento que nos amarga com fantasmas do passado
3.960 novos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus. Os números de hoje configuram um novo máximo diário de casos comunicados pela Direção-Geral da Saúde nas últimas 24 horas.
A marca é volátil, mas é o facto de sabermos e de o próprio Ministério da Saúde o admitir — ainda esta quarta-feira, em conferência de imprensa, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde não só assumiu que "estamos numa fase crítica da pandemia" como revelou também que, de acordo com o estudos que têm vindo a ser publicados, "poderá haver uma aumento significativo de casos diários nos próximos tempos" —, que fazem de dias como estes mais um dia mau, sobretudo por afastarem, quem olha para os números do boletim epidemiológico, da esperança do regresso a um mundo e a uma vida mais familiar e próxima da forma de vivenciarmos a vida.
Para além do elevado número de casos confirmados, o boletim registou ainda a morte de 24 pessoas, em comparação com terça-feira, devido à Covid-19, sendo que a zona norte continua a ser a que apresenta o número de novas infeções e óbitos mais elevado.
Uma boa notícia que cairá, muito provavelmente, em breve é a de que o número de internados em cuidados intensivos, ao contrário do projetado pela ministra da Saúde, não ultrapassou o máximo de 271 casos relativos ao dia 10 de abril. No entanto, o boletim aponta para 262 pessoas internadas em UCI o que, mais uma vez, dá a sensação de que os ‘recordes’, como a comunicação social tem apelidado os máximos diários atingidos, passarão a ser banais nos próximos dias e semanas.
Por falar em números que projetam um futuro pouco animador e com tanta ou mais consequência para as nossas vidas, a solução governativa de esquerda, instalada no país desde 2015 e liderada pelo Partido Socialista, tremeu hoje pela primeira vez com um Orçamento de Estado que não contou com outro voto a favor que não o dos socialistas e que passa na generalidade apoiado nas abstenções das duas deputadas independentes, Joacine Katar Moreira (ex-Livre) e Cristina Rodrigues (ex-PAN), como do Partido Os Verdes, do Partido Comunista Português e do Partido Pessoas Animais e Natureza.
Dos partidos que votaram contra o OE2021, entre Iniciativa Liberal, Partido Social Democrata, Chega e Bloco de Esquerda é o voto contra dos bloquistas que salta à vista como fonte de análise política amarga para o executivo liderado por António Costa, não tivesse o Bloco sido peça fundamental para desde 2015 fazer aprovar todos os os Orçamentos de Estado até 2020, incluindo o Orçamento Suplementar, apresentado este ano perante os esforços a que a situação pandémica obrigou.
Apesar de Catarina Martins deixar abertura para um outro sentido de voto na especialidade, assim como os partidos que se abstiveram hoje, à direita um pré-diagnóstico à possível margem de evolução do documento, não faz antever qualquer alteração de um “não” para um “sim” à proposta orçamental do Governo para quando a mesma for debatida na especialidade.
Sendo o BE, ideologicamente, o parceiro natural para apoiar as grandes propostas de um governo minoritário do PS, o debate que ocorreu entre terça-feira e hoje faz antever um futuro tremido na ligação entre os dois partidos sobretudo em relação à Saúde, tema central dos tempos que correm.
Ainda hoje, o debate cerrado entre a ministra da Saúde e Moisés Ferreira foi exemplar das distâncias entre os dois partidos, com o deputado bloquista a acusar o governo de “desistir do SNS” e de anunciar contratações de "profissionais que já estão a trabalhar no SNS", defendendo que o sistema público de saúde "precisa urgentemente de mais e novos profissionais".
As próximas decisões para futuro — foi convocado um Conselho de Ministros extraordinário para este sábado e no qual serão definidas ações imediatas a adotar para combater a pandemia de Covid-19, serão determinantes não só para como vivemos e podemos viver os nosso dias e para como seremos governados e ainda para afastar os medos que pairam das restrições de março e abril e do medo de uma crise que ameaça vir a ser acompanhada, também, por um período de instabilidade governativa. Perante isto e numa hora trazida pela noite que na semana passada era dia, cai-me a melancolia e apetece-me citar a última frase de “O Grande Gatsby”, que não sendo sobre pandemias e desgovernos, é sobre a vida e isso é o que quisermos: “assim vamos persistindo, barcos contra a corrente, incessantemente levados de volta ao passado”.
- 19:24
- O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje um novo confinamento à escala nacional em França, embora menos estrito que o imposto em março, para tentar travar a propagação da pandemia de covid-19
-
- 18:57
-
Eleições no Benfica: Problemas de segurança ensombram processo de votação eletrónica
As eleições do Benfica decorrem através de voto eletrónico, mas o processo tem sido marcado pela denúncia quanto a alguns problemas de segurança na plataforma. Em causa está a possibilidade de não sócios acederem a sessões de voto de sócios, não se sabendo para já se algum boletim foi alterado. Houv
-
- 18:40
-
Orçamento do Estado para 2021 aprovado na generalidade
Dez horas de discussão depois, o orçamento foi viabilizado à justa, contando com abstenções de PCP, PAN e PEV, bem como das deputadas não inscritas Cristina Rodrigues (ex-PAN) e Joacine Katar Moreira (ex-Livre).
-
- 18:28
-
Eleições: Vieira desconhece as razões para as críticas de Noronha Lopes
O candidato à presidência do Benfica e atualmente em exercício, Luís Filipe Vieira, desconhece as razões que levam às críticas de João Noronha Lopes, um dos opositores nas eleições de hoje, que acusa de “falar mal de tudo”.
-
- 16:49
-
Eleições no Benfica: Vítor Paneira lança suspeitas sobre sistema de voto eletrónico
Vítor Paneira, mandatário do candidato à presidência do Benfica João Noronha Lopes, disse hoje que a lista B tem conhecimento de que há intrusões no sistema de voto eletrónico nas eleições para os órgãos sociais do clube lisboeta.
-
- 15:53
-
Eleições no Benfica. Nem a pandemia nem o dia de trabalho evitaram a enchente de sócios na Luz para votar
O Benfica vai hoje a votos para eleger os seus novos órgãos sociais e o dia tem sido marcado pela grande afluência às urnas, particularmente junto ao Estádio da Luz, que não via uma massa humana assim desde os tempos pré-pandemia.
-
- 13:52
-
Fernando Gomes repudia eventual criação de Superliga europeia
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e vice-presidente da UEFA assumiu hoje discordância e repúdio com a possível criação de uma Superliga europeia, em declarações à agência Lusa.
-
- 12:46
-
Pierre Gasly continua na AlphaTauri no Mundial de F1 de 2021
O piloto francês Pierre Gasly, que alcançou esta temporada a primeira vitória no Campeonato do Mundo de Fórmula 1, vai continuar na AlphaTauri em 2021, anunciou hoje a escuderia italiana, em comunicado.
-
- 11:38
-
Habitação em Lisboa. PSD propõe isenção de IMT para jovens com filhos
O PSD vai propor hoje a isenção de IMT para quem quer comprar casa em Lisboa. A medida pretende incentivar os jovens a escolher morar na cidade e atenuar a subida de preços da habitação.
-
- 11:28
-
Trump Vs Biden: Tudo o que os divide (e também o que os une, mesmo que não digam)
Que diferenças há entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos e qual o caminho que propõem para a América? Estas são as propostas de cada um para temas como a Covid-19, Economia, Ambiente, Justiça, Saúde, Imigração, Política Externa e Direito à Vida.
-
- 10:43
-
OE2021: Livre defende abstenção e diz que “é na especialidade que se fazem as negociações”
O Livre defendeu hoje a abstenção na votação do Orçamento de Estado na generalidade, porque o momento atual do país impõe que a esquerda não fuja às responsabilidades.
-
- 10:14
-
A austeridade que existe sem existir, a prioridade para a saúde e outras questões. A discussão do Orçamento do Estado, passo a passo
O parlamento fechou hoje a discussão na generalidade da proposta do governo para o Orçamento do Estado do próximo ano. O documento, que ainda terá de ser discutido na especialidade, foi aprovado apenas com os votos favoráveis do PS — e abstenções suficientes para passar à justa.
-
- 09:45
-
Covid-19: Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para “ações imediatas”
O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos para sexta-feira e convocou um Conselho de Ministros extraordinário para sábado. O objetivo é definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia da Covid-19 em Portugal.
-
- 09:16
-
Covid-19: Estudo diz que SNS está melhor preparado para enfrentar pandemia - não descartando investimento
O Sistema Nacional de Saúde está agora mais bem preparado para enfrentar a Covid-19, segundo um estudo hoje divulgado pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, que alerta para a necessidade de “não baixar a guarda” no controlo da pandemia.
-
- 07:36
-
Portugal entre os 10 países com melhores políticas de integração de migrantes
Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes.
-
- 07:15
-
Covid-19: Centro europeu alerta para aumento das hospitalizações em Portugal
O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o aumento nos internamentos em Portugal devido à Covid-19, avisando que este poderá apenas “o início” se as autoridades portuguesas não atuarem para conter o vírus.
-
- 06:45
-
Da glória europeia à quase falência. A história de como o Benfica se tornou o clube que é hoje, contada através dos seus presidentes
Foi nas traseiras da Farmácia Franco, em Belém, que vários rapazes que se reuniam frequentemente para jogar futebol criaram um novo clube. Com as cores vermelho e branco e uma águia como emblema, para simbolizar as suas aspirações, nascia assim o Sport Lisboa. Desde então, o clube contou com 33 pres
-
- 06:08
-
Instagram anuncia alterações às suas políticas de nudez
A rede social Instagram anunciou que vai atualizar a sua política de nudez, nomeadamente em relação às fotos de seios, em resposta a uma campanha de uma modelo de tamanho grande, que se queixou de discriminação.
-