Um asterisco onde cabem mais de 3500 casos de covid-19
O mundo noticioso tem destas coisas. Se num momento parece que não se fala de outra coisa além pandemia, desde a última madrugada que parece que só se fala de um assunto: América. Ou, melhor, de quem será o próximo inquilino da Casa Branca, ali para os lados da igualmente popular Avenida Pensilvânia, na capital norte-americana Washington D.C..O que só pode ser encarado como natural, tendo em conta de que se está a falar nos Estados Unidos da América. É um assunto que pode dizer mais aos americanos, mas diz muito ao mundo também.
Porém, além de se estar a verificar eleições renhidas, longas e à espera do correio, hoje deu-se um novo recorde em Portugal. E logo aquele que ninguém quer que seja batido. E se neste âmbito pandémico a realidade é de que os recordes são quase todos maus — seja o número de infetados, internados, etc —, a verdade é que a morte traz sempre outro peso, outra dor. Esta quarta-feira, ficou a saber-se que nas últimas 24 horas se perderam 59 vidas para a covid-19, o número mais alto desde o início da pandemia.
Só que além desse recorde, houve um outro número que assustou num primeiro momento quem abriu o último relatório epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS) — onde se verifica que existem 7.497 novos casos de infeção em Portugal. Ora, é um número alto e que pode ter gerado alguma confusão devido a alguma incongruência nos títulos nos jornais nacionais — já que uns dão conta de que há mais quase 4.000 casos e outros os tais 7.000. Afinal, o que se passou?
O número oficial, sem asterisco, significaria novo recorde de casos confirmados no país. No entanto, a realidade do boletim desta quarta-feira é que há efetivamente asterisco — e com uma explicação para o sucedido. Assim, pode ler-se que existe um "somatório de 3570 casos, decorrentes do atraso no reporte laboratorial, principalmente de um laboratório na região Norte, desde o dia 30/10/2020".
Ou seja, nas últimas 24 horas registaram-se praticamente 4.000 casos (3.927 para sermos mais exatos) de covid-19 em Portugal. Mas como houve um atraso no reporte de um laboratório do Norte, que não conseguiu comunicar valores desde o passado dia 30 de outubro, isto é, de atualizar os casos dos últimos 5 dias, todos os casos detetados durante esse período foram adicionados ao boletim de hoje. A explicação foi dada por António Lacerda Sales, secretário de estado Adjunto e da Saúde, quando começou a habitual conferência de imprensa com a explicação do aumento do número de casos de infeção.
"Os dados no boletim resultam da notificação do sistema SINAVE [Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica]. Dependemos quer da notificação dos laboratórios, quer dos médicos assistentes para que a fotografia diária seja a mais aproximada da realidade. Hoje esse retrato não espelha a realidade só das últimas 24 horas, uma vez que um laboratório do Norte não conseguiu fazer as notificações desde o dia 30, tendo feito a acumulação do número ontem num somatório de mais de 3500 casos. Apesar do retrato do reporte, estes casos foram naturalmente seguidos quer ao nível clínico, quer pelas equipas de saúde pública. A importância do reporte é crucial e o Ministério da Saúde está a tomar medidas para que estas situações não aconteçam", começou por justificar o governante, antes de sublinhar que é da responsabilidade do Governo "assumir o erro dos números com a verdade e a transparência de sempre".
Em suma, excluindo os 3.570 casos não reportados desde dia 30, o número de novos infetados das últimas 24 horas é de 3.927. Todavia, se efetivamente o número é menor, tal não significa que seja também ele positivo. Na verdade, é só um menos mau — já que na verdade se verifica o quinto pior dia da pandemia ao nível de infeções.
Para finalizar, uma pequena nota para não terminar esta crónica em tons negativos. António Lacerda Sales salientou durante a conferência de imprensa que era importante dar "a boa notícia", apesar de tudo. "Tem a ver com o valor do R [indicador de transmissão da covid] que tem estado a diminuir de forma sistemática desde o dia 14, 15 de outubro", frisou. O governante relembrou que no dia 10 de outubro o R era de 1,27 e hoje é de 1,14. No Norte, a região mais fustigada, era de 1,4 e hoje é de 1,13.
O que é que isto significa? De acordo com Lacerda Sales, "aparentemente, há um desacelerar da própria pandemia".
- 18:18
- O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou hoje, no parlamento, que a TAP está a abandonar encomendas que já estavam feitas e a "negociar a devolução de alguns aviões".
-
- 17:36
-
O correio é Democrata?
Os americanos votaram conforme as regras que estimularam o voto antecipado e postal, mas o desafio eleitoral vai ser decidido pelos juízes do Supremo Tribunal, que tem maioria de juízes conservadores e que Trump e os republicanos muito se obstinaram nas últimas semanas para a reforçar.
-
- 15:50
-
Estados Unidos saem formalmente do acordo de Paris
Os Estados Unidos deixaram hoje formalmente o acordo de Paris, um pacto global firmado há cinco anos com o objetivo de travar a ameaça de uma mudança climática catastrófica.
-
- 15:42
-
Delaware elege primeira senadora estadual transgénero. Foi uma mensagem “enviada pelos eleitores”, congratula-se
A democrata Sarah McBride, de 30 anos, ganhou a corrida ao senado do estado do Delaware e tornou-se na primeira pessoa transgénero a ocupar este lugar nos Estados Unidos.
-
- 14:41
-
Disparos na estação de comboios da Amadora provocam dois feridos
Dois jovens, de 21 e 26 anos, ficaram feridos na sequência de disparos de arma de fogo efetuados na terça-feira, na estação de comboios da Amadora, no distrito de Lisboa, anunciou hoje a PSP.
-
- 14:13
-
António Lacerda Sales: "Aparentemente, há um desacelerar da pandemia"
Portugal contabiliza hoje mais 59 mortos relacionados com a covid-19 e 7.497 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Ponto por ponto, recorde aqui o mais relevante da conferência de imprensa das autoridades da saúde de ho
-
- 14:05
-
Covid-19: Portugal com mais 59 mortes, novo máximo de óbitos diário, e 7.497 novos casos confirmados
Portugal contabiliza hoje mais 59 mortos relacionados com a covid-19 e 7.497 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 13:30
-
Sacos feitos de coletes salva-vidas e orações a bordo de um avião "sem destino". A estratégia da Thai Airways para contrariar a crise
A companhia aérea tailandesa Thai Airways tem vindo a sacar da cartola uma série de iniciativas para recuperar economicamente da crise provocada pela Covid-19. A mais recente envolve sobrevoar quase 100 territórios sagrados.
-
- 13:09
-
Football Leaks: Nélio Lucas assume que Doyen nunca perdeu dinheiro com os clubes
O ex-administrador da Doyen Sports Investments, Nélio Lucas, revelou hoje no julgamento do processo ‘Football Leaks’ que o fundo de investimento alvo da alegada intrusão de Rui Pinto não perdeu dinheiro nos negócios feitos com os clubes.
-
- 12:44
-
Nazaré: Surf proibido na Praia do Norte devido "à promoção da aglomeração de público"
A Praia do Norte, na Nazaré, foi hoje interditada a qualquer atividade de surf, determinou a Capitania do Porto da Nazaré, com base num parecer negativo das autoridades de saúde, alegando perigo para a saúde pública.
-
- 12:20
-
Maria Teresa Horta: uma mulher como poucas
Ontem a ministra da cultura, Graça Fonseca, comunicou que entrega a Medalha de Mérito Cultural à escritora, poetisa e jornalista Maria Teresa Horta. Foi um dia feliz.
-
- 12:17
-
Eleições nos Açores. As contas, os protagonistas e o que se pode seguir
Os Açores tiveram eleições legislativas no passado dia 25 de outubro e o PS venceu o sufrágio, por maioria relativa, mas um bloco de direita está em negociações para tentar formar um governo de coligação, apoiado no parlamento regional.
-
- 11:55
-
António Costa: "Queremos ter um Natal tão parecido com o Natal que as nossas tradições nos foram ensinando a ter"
O primeiro-ministro, António Costa, esteve presente na assinatura dos protocolos "Campanha Natal 2020 – Compre cuidando de todos", em Lisboa, onde referiu os desafios do comércio em tempos de pandemia e que são necessários cuidados para se "ter um Natal tão parecido com o Natal que as nossas tradiçõ
-
- 11:46
-
Acho Que Vais Gostar Disto: Xeque-mate
Entre um filme e duas séries, hoje falo-te de histórias que nos deixam colados ao ecrã. A rir, a torcer pelo sucesso de uma personagem ou pelo amor de um casal, difícil vai ser não ver tudo de seguida. Mas quem disse que uma tarde ou noite de binge não fazia bem de vez em quando? O melhor é mesmo co
-
- 11:07
-
Bom dia. Vai ser uma longa noite
Há quatro anos, por esta hora, e com votos ainda por contar, os Estados Unidos e o resto do mundo acordaram a saber que iam ter um novo presidente. Trump sabia que tinha ganho e Hillary sabia que tinha perdido. Em 2020, amanhecemos deste lado do Atlântico sem saber quem vai liderar a maior democraci
-
- 10:29
-
EUA: Porque é que ainda tudo pode acontecer nestas eleições?
Porque é que se pede cautela na interpretação dos números que se vão sabendo sobre eleições nos EUA? Os "swing states" americanos ainda têm milhões de boletins de correio por contar.
-
- 09:47
-
Terminadas buscas por sobreviventes após sismo na Turquia que fez 116 mortos
O número de mortos no terramoto que ocorreu no Mar Egeu na semana passada subiu hoje para 116, no dia em que as equipas de resgate na cidade turca de Izmir concluíram as buscas nos prédios que desabaram.
-
- 09:44
-
Nos concelhos de maior risco, casamentos podem ter mais de cinco pessoas — mas apenas na cerimónia religiosa
Nos concelhos considerados de alto risco, os casamentos não podem ter mais de cinco pessoas, já que entram na categoria de evento e celebração. Contudo, a cerimónia na Igreja pode contar com mais convidados, uma vez que são aplicadas as normas em vigor para estes espaços.
-
- 09:03
-
Touradas podem deixar de passar em canal aberto — e vir a ser vedadas a menores de idade
O PAN revelou que o Governo acolheu a sua proposta de proibir a presença e participação de menores em espetáculos tauromáquicos e indicou que a legislação será alterada no primeiro trimestre do próximo ano. Touradas podem também deixar de passar em canal aberto.
-
- 07:39
-
Teletrabalho: Quem paga as despesas extra em casa? Dúvidas continuam por responder
Com as novas regras em 121 concelhos, regressa também o teletrabalho obrigatório. Contudo, existem ainda questões laborais por resolver — por exemplo, quem paga as despesas extra em casa? Regras específicas ainda não foram publicadas.
-