Ano Novo, Velhas Restrições
Na entrada para o último mês de 2020, o Governo deu as “boas” notícias de que os portugueses teriam “uma via verde” para celebrar o Natal e a passagem para 2021. A boa nova foi, porém, acompanhada de um aviso, de que não hesitaria em puxar o “travão de mão” e recuperar as restrições que têm feito parte do nosso quotidiano caso a pandemia o exigisse.
Como sabemos, o Natal decorreu de forma o mais liberal quanto possível, mas o dia 31 de dezembro que se avizinha não vai ter a mesma sorte. Ainda nem o nascimento de Cristo tinha sido celebrado, já António Costa tinha anunciado que as celebrações da passagem de ano iam ser bastante mais contidas.
Hoje, o primeiro-ministro — saído do isolamento profilático de 14 dias a que foi obrigado depois de ter estado em contacto com o presidente francês Emmanuel Macron — adicionou uma restrição extra: não vai ser concedida tolerância de ponto à função pública no Ano Novo por ser necessário “um período de contenção”.
Recordemos algumas das medidas para amanhã (sendo que pode consultar o guião completo aqui):
- Proibida a circulação entre concelhos entre as 00h00 de 31 de dezembro e as 05h00 de 4 de janeiro;
- A circulação na via pública é:
- No dia 31 de dezembro - proibida a partir das 23h00
- Nos dias 1, 2 e 3 de janeiro - proibida a partir das 13h00
- Horários de funcionamento da restauração
- No dia 31 de dezembro - permitido até às 22h30.
- Nos dias 1, 2 e 3 de janeiro - permitido até às 13h00, exceto para entregas ao domicílio.
- Proibidas festas públicas ou abertas ao público;
- Proibidos ajuntamentos na via pública com mais de 6 pessoas;
Estas são as medidas aplicadas em Portugal continental, sendo que as regiões autónomas têm regras específicas:
- Na Madeira, não são permitidas aglomerações de mais de cinco pessoas, é proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na via pública, exceto em esplanadas devidamente licenciadas, e os restaurantes só podem funcionar até às 23:00, mas estão excecionalmente autorizados a encerrar às 01:00 na noite de dia 31 de dezembro para 1 de janeiro. A região terá, como habitualmente, o espetáculo de fogo de artifício de final do ano, tendo definido “bolsas” (zonas delimitadas” para um máximo de cinco pessoas em diferentes zonas de observação. Contudo, o Governo Regional apelou para que as pessoas vejam o espetáculo em casa, através da internet e da televisão.
- Nos Açores, as medidas em vigor até 7 de janeiro determinam que todos os estabelecimentos de bebidas e similares, com espaços de dança, estão encerrados, e os bares e outros estabelecimentos de bebidas, com ou sem espetáculo e com ou sem serviço de esplanada, têm de encerrar até às 22:00.
Se, por ventura, estiver fora de casa durante a passagem de ano, quer para trabalhar, quer para atividades mais lúdicas, veja aqui quais os horários dos transportes públicos?
Findado este ano de 2020, não se espere, porém, que 2021 traga sinais de aligeiramento. Não só as já mencionadas restrições de circulação entre concelhos vão ocorrer até 4 de janeiro, como Costa confirmou a possibilidade — que já tinha sido avançada hoje de manhã — do estado de emergência se estender para lá de dia 7. A razão? O Natal.
“Os efeitos verdadeiros do Natal ainda é cedo para os termos presentes, se eles existirem seguramente chegarão entre a próxima semana e a semana seguinte, é só fazer as contas”, disse, admitindo que o estado de emergência “será seguramente automaticamente prorrogado” para que se possam avaliar esses efeitos.
Assim, por todos os ventos de mudança benignos que o próximo ano possa trazer, 2021 vai ser inicialmente vivido em “15 dias de grande contenção para que tudo possa correr bem”. Quanto aos outros 350 dias, só o Governo saberá.
- 20:26
- A Agência Europeia do Medicamento (EMA) afirmou hoje que necessita de informações adicionais sobre a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19, no âmbito do processo de aprovação para a União Europeia.
-
- 19:59
-
Uma passagem de ano com restrições. Como vão funcionar os transportes públicos?
Na noite de passagem do ano a proibição de circulação na via pública entra em vigor às 23:00 em todo o continente português, salvo exceções específicas previstas na lei, como motivos profissionais ou de saúde. Veja aqui as alterações nos horários dos transportes.
-
- 19:06
-
Caminho aberto para sarar a "ferida" da redução de freguesias provocada pela reforma territorial de 2013
Uma contestada reorganização territorial em 2013 levou à redução das 4.259 freguesias então existentes para 3.092. Agora o Governo avança com uma Proposta de Lei que permite reverter o que foi feito pelo Executivo PSD/CDS-PP. Resta saber se as alterações acontecem a tempo das autárquicas do próximo
-
- 17:42
-
2020: um ano de recordes ambientais… negativos
Os últimos 12 meses foram marcados por uma série de avanços e recuos no que toca aos impactos ambientais. Prestes a entrar em 2021, neste Planeta A refletimos sobre os vários acontecimentos que fizeram parte deste ano.
-
- 16:47
-
Covid-19: Não haverá tolerância de ponto no Ano Novo por ser necessário “período de contenção”, diz Costa
O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo não dará este ano tolerância de ponto no Ano Novo por ser necessário “um período de contenção” para avaliar os efeitos que poderá ter tido o aligeirar das medidas no Natal.
-
- 16:01
-
Rio Ave anuncia rescisão com treinador Mário Silva
O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje que chegou a acordo com o treinador Mário Silva para a rescisão do contrato que os ligava.
-
- 15:45
-
Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo para tentar suspender mandato na Assembleia da República
O líder do Chega anunciou hoje que vai recorrer ao Supremo Tribunal Administrativo (STA) para forçar o presidente da Assembleia da República a decidir sobre a suspensão do seu mandato de deputado durante a campanha eleitoral das presidenciais.
-
- 15:39
-
Parlamento britânico aprova Acordo com UE por larga maioria
Os deputados britânicos aprovaram hoje por larga maioria o acordo de comércio pós-Brexit com a União Europeia (UE), abrindo caminho para uma saída ordenada do Reino Unido do mercado único na quinta-feira.
-
- 13:56
-
Iémen. Explosões no aeroporto de Aden provocam pelo menos 16 mortos e 60 feridos
Pelo menos 16 mortos e 60 feridos resultaram das explosões registadas hoje no aeroporto de Aden, quando um avião que transportava o novo Governo de unidade chegou à capital, avançou o secretário de Estado da Saúde.
-
- 13:36
-
Marcelo deseja feliz Ano Novo ao povo ucraniano e agradece contributo para desenvolvimento de Portugal
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desejou hoje um feliz Ano Novo a todo o povo ucraniano e agradeceu o contributo desta comunidade para “o desenvolvimento económico e social de Portugal”.
-
- 13:11
-
Covid-19: Portugal vai receber mais 2,2 milhões de vacinas da Pfizer/BioNTech
Com a compra por parte da Comissão Europeia de mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, Portugal deverá receber 2,2 milhões deste total para manter o processo de vacinação nos próximos meses.
-
- 12:28
-
O sonho de João Almeida que pintou 2020 de cor-de-rosa
Antes de João Almeida vestir pela primeira vez a camisola cor-de-rosa no Giro, eram poucos os que conheciam o nome do jovem ciclista natural da A-dos-Francos, que duas semanas depois deixou Itália carregado de recordes, incluindo o da melhor prestação de um português naquela prova. Foi assim que um
-
- 08:03
-
De um a 13. Tino de Rans é o candidato que participará em mais debates presidenciais
Primeiro só iria marcar presença num debate coletivo com os restantes candidatos às eleições presidenciais de 24 de janeiro Depois, o Porto Canal mostrou disponibilidade para receber o candidato do Reagir, Incluir e Reciclar (RIR) nos "frente-a-frente". Agora, a agenda de Vitorino Silva (Tino de Ran
-
- 07:20
-
Novo ano chega com tempo frio
A entrada em 2021 em Portugal continental vai ficar marcada pelo tempo frio, devido à ação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste do arquipélago dos Açores e à depressão Bella, de acordo com o IPMA.
-
- 06:27
-
Acho Que Vais Gostar Disto: Quando a alma não é pequena
Na última newsletter do ano decidi fugir à tentação de fazer um best of de filmes ou séries, porque era demasiada pressão. Fora de brincadeiras, é uma altura do ano na qual estão a estrear muitas coisas boas e por isso acredito que teremos umas sugestões finais de 2020 bastante dignas. Seguem-se uma
-