Autárquicas: adiar ou não adiar? Eis a questão
Com as eleições presidenciais parte do passado, seguem-se as autárquicas, ainda bem ao longe. O facto de acontecerem apenas algures no início do outono, não impediu, contudo, que se tornassem num dos temas em discussão esta semana.
A lei eleitoral para órgãos das autarquias locais presume que estas são marcadas “por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência” e decorrem em setembro ou outubro, mais precisamente “entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro do ano correspondente ao termo do mandato”.
No entanto, tendo o país experienciado, há menos de um mês, umas eleições presidenciais em pleno pico da vaga de covid-19, o PSD anunciou hoje ter apresentado na Assembleia da República um projeto de lei que prevê o seu adiamento por dois meses, para que possam realizar-se entre os dias 22 de novembro e 14 de dezembro.
Segundo Rui Rio, trata-se de uma “proposta sensata” para decidir com tempo e não fazer “'à portuguesa', para decidir tudo em cima”.
A preocupação parece não se tratar do ato eleitoral em sim, mas da campanha. Os autores do projeto-lei consideram que as “eleições autárquicas têm uma dinâmica muito própria e que as diferencia, de sobremaneira, dos restantes atos eleitorais, desde logo porque exigem uma maior proximidade e relacionamento entre os candidatos e os respetivos eleitores, com um tipo de mensagem que, por se dirigir a um grupo específico de eleitores, implica, por isso um maior contacto pessoal”.
Assim, para o PSD, a questão passa por como “fazer campanha sem poder contactar as pessoas”, pelo que manter esta data serviria apenas “quem está no poder”, visando o PS no comentário.
Numa campanha que visa muitos mais candidatos aos três órgãos autárquicos a eleições – Assembleia de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal –, prevê-se a necessidade de uma maior movimentação em ações de campanha junto dos eleitores, na ótica do Presidente do PSD.
Contudo, ainda antes de Rui Rio ter assumido esta posição, já duas distritais do PSD (Guarda e Viana do Castelo) tinham colocado a ideia em cima da mesa, devido ao contexto pandémico. Mas este cenário de eventual adiamento das eleições até foi inicialmente levantado pelo ex-líder do PSD e do partido Aliança Pedro Santana Lopes, nas últimas semanas.
Mas a ideia parece não ser do agrado de todos e o PSD, até ver, está sozinho. O PS, por exemplo, já anunciou que se opõe à ideia de adiar as autárquicas para novembro ou dezembro.
O secretário-geral adjunto dos socialistas, José Luís Carneiro, veio defender que a marcação de eleições é, antes de mais, "uma competência do Governo", afirmando também que as Presidenciais "foram a melhor prova do compromisso democrático e do exercício do voto por parte dos portugueses".
Além disso, Carneiro mandou uma bicada de volta, sugerindo que a preocupação de Rui Rio é outra e passa mais por “encontrar solução para as dificuldades internas no seu partido do que propriamente com o decurso regular dos atos eleitorais". O “número dois” da direção socialista levantou ainda outro ponto: o adiamento pressupõe que podem coincidir com o momento de votação do Orçamento do Estado para 2022. Apesar de parecer não estar interessado no “adiamento”, não deixou de lado a possibilidade para analisar “melhorias no processo eleitoral”.
A verdade é que os mandatos autárquicos terminam em outubro e há que pensar num processo, para evitar a tal eleição “à portuguesa”.
À esquerda, o Bloco refere que vai pensar sobre o assunto, enquanto o PCP considera "prematura" a discusssão. À direita, o CDS também considera cedo, mas diz-se “sensível às preocupações”. Já o Chega não se opõe ao adiamento, mas questiona a data sugerida, por achar que não se pode prever a situação noutras datas.
Não faltaram, no entanto, sugestões. O PAN, por exemplo, rejeita, para já, o adiamento, mas sugere que as eleições se realizem em dois dias – sábado e domingo.
O PAN pretende, assim, entregar nos próximos dias, uma iniciativa legislativa para fazer alterações à lei eleitoral, por forma a “concretizar a aproximação em segurança dos eleitores às urnas”. Ao partido parecem não faltar ideias, já que quer ainda sugerir que seja implementado o voto por correspondência e um “aumento significativo do número de mesas”.
O porta-voz do PAN, André Silva, defende que, entre as alterações, deve estar assegurada a possibilidade de residentes em lares, pessoas em isolamento profilático e grupos de risco poderem votar à distância ou “a urna poder deslocar-se ao local onde estão”.
“Neste momento, a tanta distância quer das datas do ato eleitoral previstas, quer do possível adiamento, é ainda precoce” discutir esta matéria, “face à incerteza do contexto epidemiológico de fim de setembro e início de outubro, e também porque é incerto o contexto epidemiológico dois ou três meses depois”.
Assim, por não ser possível fazer um adiamento ‘ad aeternum’, e perante a incerteza do contexto pandémico, o importante para o partido é primeiro fazer as alterações à lei eleitoral.
Seja qual for a data, para já começam a "preparar-se" as autárquicas.
- 22:11
- O prazo para os trabalhadores sem proteção social pedirem o novo Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT), relativo ao mês de janeiro, foi prolongado até ao dia 19, indicou hoje o Instituto da Segurança Social. Foram recebidos, em cinco dias, 40.685 pedidos para este novo apoio.
-
- 20:38
-
Euromilhões: Veja aqui a chave que vale 163 milhões de euros
Já são conhecidos os resultados do sorteio desta sexta-feira, 12 de fevereiro.
-
- 19:38
-
Covid-19: 20 mil membros das forças de segurança começam a ser vacinados este fim de semana
10 mil militares da Guarda Nacional Republicana e 10 mil agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) vão começar a ser vacinados este sábado, decorrendo o processo ao longo das próximas três semanas, anunciou o Ministério da Administração Interna. Profissionais mais expostos à covid-19 ou com como
-
- 19:27
-
Conselho de Disciplina da FPF abre inquérito após recurso a tribunais no caso de João Palhinha
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol abriu um processo de inquérito, após uma participação do Benfica, pelo recurso do Sporting a tribunais civis que permitiu a utilização de João Palhinha, disse hoje fonte próxima do processo.
-
- 17:47
-
Covid-19: Médicos alemães vão ficar mais seis semanas em Portugal
A equipa clínica alemã, formada por 26 profissionais de saúde, que chegou a Portugal no início de fevereiro para ajudar a combater a pandemia, vai permanecer no país por mais seis semanas, anunciou hoje a ministra da Defesa germânica.
-
- 17:43
-
Fronteiras com Espanha mantêm-se fechadas até 1 de março. Pontos de passagem têm novos horários
O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou a criação de dois Pontos de Passagem Autorizados (PPA), em Melgaço e Montalegre, numa fase em que as fronteiras com a Espanha se encontram fechadas devido às medidas de combate à covid-19. O controlo de pessoas vai manter-se até 1 de março.
-
- 14:58
-
Uma em cada cinco mortes em 2018 deveu-se à poluição do ar, um "assassino invisível"
Um pouco por todo o mundo, registam-se mais níveis de poluição do ar. Em 2018, registaram-se 8,7 milhões de mortes a nível mundial devido a este “assassino invisível”. Ainda nesta semana, aconteceram desastres como o rebentamento de bolsas de água em glaciares e desabamentos de rodovias.
-
- 13:46
-
Covid-19: A este ritmo, daqui a cinco anos e seis meses estaremos livres de perigo
Não falamos de avaliações pessimistas, ou de opiniões políticas; trata-se de uma contagem diária feita com um dado concreto, o número de vacinas aplicado. Mas não desanime, as contas são de quarta-feira, dia 10, e mudam todos os dias.
-
- 13:21
-
Oxímetros. O que são e porque é que a covid-19 está a aumentar a procura por estes aparelhos
Um oxímetro serve para medir o nível de oxigénio no sangue e a covid-19 está a fazer aumentar a procura por este tipo de aparelho, que pode ser "tão importante como ter um termómetro em casa" e que provavelmente se vai tornar cada vez mais comum. Mas ter o equipamento não basta, é preciso saber ler
-
- 13:10
-
Covid-19: PSP identificou 13 participantes em evento ilegal no restaurante "Lapo" em Lisboa
A PSP levantou 13 autos de contraordenação a participantes num evento ilegal ocorrido na noite de quinta-feira no restaurante “Lapo”, no Bairro Alto, em Lisboa, anunciou hoje aquela força policial.
-
- 11:25
-
Dogecoin: Começou como uma piada, mas agora é a cripto-moeda apoiada por Elon Musk
Depois de Elon Musk publicar uma montagem no Twitter com uma cena do Rei Leão e o símbolo da dogecoin, a cripto-moeda cresceu 50%.
-
- 10:50
-
Covid-19: Jogo da segunda mão entre Arsenal e Benfica marcado para Atenas
O jogo entre Arsenal e Benfica, da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, irá disputar-se em Atenas, informou hoje o clube lisboeta, após oficialização da UEFA.
-
- 10:42
-
Exames adiados para julho e setembro. Confira as alterações ao calendário escolar
O ministro da Educação, em entrevista ao programa As Três da Manhã da Rádio Renascença, anunciou que a interrupção de 15 dias da atividade letiva em janeiro 'empurrou' o calendário escolar para a frente. A primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário vai agora decorrer entre 2 e 16 de jul
-
- 10:38
-
Covid-19: Rastreio de contactos deve ser iniciado nas 24 horas seguintes à deteção do caso
Os procedimentos de inquérito epidemiológico e o rastreio de contactos devem ser iniciados nas 24 horas seguintes ao conhecimento da existência do caso de covid-19, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde, que entra em vigor na segunda-feira.
-
- 10:04
-
Atividades para fazer com a cara metade
Este Dia dos Namorados será, sem dúvida, diferente de todos os outros. Quer o seu companheiro esteja consigo ou a relação seja à distância, há atividades que podem fazer para se entreter durante esta semana. Mas, caso prefira a sua própria companhia, não se preocupe: também lhe trazemos sugestões.
-
- 08:52
-
Com as doses que chegam até março, apenas vai ser possível vacinar por completo cerca de um milhão de pessoas em Portugal
No plano de vacinação inicial foi referido que, nos primeiros três meses do ano, seriam entregues mais de quatro milhões de doses em Portugal. Contudo, devido a atrasos que nada têm a ver com o país, segundo o primeiro-ministro, o número de vacinas administradas vai ser bastante mais reduzido: estim
-
- 07:59
-
Premier League: Um apelo a José Mourinho
Em oitavo lugar na tabela classificativa, a 14 pontos do líder e sendo o adversário desta semana o Manchester City, o Tottenham, de José Mourinho, tem que a todo o custo vencer jogos. Vindo de três derrotas nos últimos cinco e de uma recente eliminação para a FA Cup, frente ao Everton, é obrigatório
-
- 06:16
-
Covid-19: Circulação entre concelhos volta a estar proibida entre as 20h00 de hoje e segunda-feira
A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de covid-19.
-
- 06:01
-
Se fossem proibidas as máscaras sociais, "o mercado amanhã era zero". Mas a indústria portuguesa sabe adaptar-se
Pela Europa, alguns países começam a tornar obrigatória a utilização de máscaras cirúrgicas ou FFP2 com o objetivo de travar os contágios do novo coronavírus — principalmente das novas variantes. Todavia, uma mudança a este nível exige a adaptação das indústrias para corresponder à procura dos produ
-
- 01:49
-
"A liberdade não se pede, exerce-se". Restaurante LAPO volta a abrir durante confinamento para uma festa
O restaurante LAPO, em Lisboa, voltou a violar as restrições e abriu durante o confinamento para uma festa. Um dos proprietários partilhou na noite de quinta-feira uma transmissão ao vivo onde é possível ver várias pessoas a conviver no espaço, sem cumprir distanciamento social nem usar máscaras.
-