Cabo Delgado já sofria há muito, mas Palma atraiu a atenção do mundo
Há três anos vinha sendo noticiado, com diferentes graus de intensidade, que a região de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, estava envolta em conflitos armados de grande violência, motivados pelas ações de grupos insurgentes.
Se as notícias que a muito custo vinham sendo reportadas pelos jornalistas no terreno desde 2017 não pareciam motivar grandes alterações à situação vivida nesta região, os ataques a que a vila de Palma foi sujeita no dia 24 podem ter, como referiu ontem o Público, constituído um ponto de viragem na forma como Portugal e o mundo encaram esta tragédia que se vem a arrastar.
O que explica a situação nesta região de Moçambique? Conforme tentou explicar o SAPO24 no início do ano, há uma conjuntura particularmente delicada que desembocou na violência que se vive em Cabo Delgado. Desde os conflitos étnicos que há muito borbulhavam na região — agudizados pela entrada do jihadismo em cena — à sua pobreza endémica, passando pelo seu cariz remoto e de fracos acessos ao centro do país pelas suas riquezas naturais que tardam em trazer frutos para a população local mas que abrem o apetite a atores menos idóneos, nenhuma destas causas explica o problema por si só, mas sim todas elas.
Não obstante os alertas das ONGs no local e das tentativas da comunidade internacional de mover influência para prestar auxílio humanitário e militar, os apelos têm esbarrado num Governo moçambicano acusado de tentar minimizar o caso e até de recorrer a empresas de segurança também elas sob suspeita de violar sistematicamente direitos humanos. Como consequência, a situação só tem piorado: se no início de 2020 havia cerca de 90 mil deslocados, hoje o número chega perto dos 700 mil e há, pelo menos, mais de duas mil mortes contabilizadas.
No entanto, os ataques iniciados no dia 24 em Palma por autoproclamados militantes do Estado Islâmico ultrapassaram o novo limiar por vários favores:
- A escala do ataque armado envolveu centenas de terroristas e obrigou às forças de segurança no local a bater em fuga. Ontem, o Estado Islâmico reivindicou o controlo de Palma, e os deslocados da vila fugiram em todas as direções: alguns encontram-se nas praias à espera de apoios, outros fugiram a pé até à Tanzânia (que fica a 50 quilómetros a norte) e outros fugiram para sul para a cidade de Pemba;
- O ataque afetou população estrangeira — incluindo um português que ficou gravemente ferido;
- O ataque afetou o projeto de extração de gás natural liderado pela francesa Total, sendo este o maior investimento privado em África, estando na ordem dos 20 mil milhões de euros. Uma empresa portuguesa a trabalhar num dos projetos de gás em Afungi, nas imediações de Palma, foi obrigada a retirar os seus trabalhadores.
Desde que começaram a chegar os relatos da violência grotesca que os atores internacionais têm, por fim, endurecido o seu tom para com a situação em Cabo Delgado: a ONU mostrou-se disponível para "proteger os civis, restaurar a estabilidade e levar os autores" dos "atos hediondos à justiça", os EUA disseram-se “determinados” em combater o Estado Islâmico.
Em Portugal, tanto CDS-PP e PSD impeliram o Governo português a agir militarmente e, estando o país na Presidência da União Europeia, pediram para que Augusto Santos Silva faça pressão aos estados-membros para que mobilizem apoios a Moçambique. Ao mesmo tempo criticaram a inação portuguesa e europeia até então — nesse aspeto, o eurodeputado social-democrata Paulo Rangel tem sido particularmente veemente em acusar Portugal e a UE de mostrarem falta de vontade e lavarem as suas mãos do conflito.
A resposta chegou hoje por meio do ministério da Defesa Nacional, mas não terá sido a que os partidos queriam. Portugal vai enviar, sim, forças, mas apenas para ajudar na formação das forças militares moçambicanas: 60 militares portugueses têm viagem marcada para Moçambique na primeira quinzena de abril com esse propósito.
A postura portuguesa, assim, vai-se mantendo semelhante à que tem sido tomada: não ingerir militarmente num país cujo passado da Guerra Colonial não está assim tão longe, optando acima de tudo pela cooperação institucional. É por isso que tanto António Costa disse ontem que falou pessoalmente com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, para resolver "a questão de fundo", como Santos Silva defendeu hoje que Portugal não tem como missão "pressionar o Governo de Moçambique" a aceitar ajuda internacional para solucionar a crise humanitária em Cabo Delgado, devendo, sim, apoiá-lo.
- 21:53
- As situações em que o trabalhador pode optar pelo teletrabalho, independentemente de acordo com o empregador, devem ser alargadas, segundo o Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, que será apresentado na quarta-feira pelo Governo na Concertação Social.
-
- 21:41
-
Portugal vence Luxemburgo com reviravolta e lidera corrida ao Mundial2022
A seleção portuguesa de futebol ascendeu hoje à liderança do Grupo A europeu de apuramento para o Mundial de 2022, a par da Sérvia, ao vencer fora o Luxemburgo por 3-1, com reviravolta, em jogo da terceira jornada.
-
- 21:38
-
Lisboa inicia plano de testagem em massa gratuito. Lista de farmácias aderentes já está disponível
A Câmara Municipal de Lisboa inicia esta quarta-feira um plano de testagem em massa gratuito, destinado aos residentes das freguesias do concelho com mais de 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes. Já é conhecida a lista de farmácias aderentes.
-
- 20:49
-
Como vai ser feita a recuperação das aprendizagens? Não será com "horas e mais horas" de aulas, garante o Governo
As aprendizagens dos alunos perdidas durante o ensino à distância, imposto pela pandemia de covid-19, não serão recuperadas com “horas e mais horas” de aulas, garantiu hoje o secretário de estado da Educação, João Costa.
-
- 20:45
-
'Jackpot' de 144 milhões de euros no próximo concurso do Euromilhões
O próximo concurso do Euromilhões prevê um 'jackpot' de 144 milhões de euros, já que nenhum apostador acertou na chave sorteada hoje, anunciou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
-
- 19:43
-
Moratórias. Cerca de 86 mil famílias retomam pagamento dos empréstimos em abril
As moratórias privadas para o crédito à habitação acabam esta quarta-feira, dia 31 de março, para 86 mil particulares, segundo indicou hoje o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.
-
- 19:22
-
Artistas que não prestam
No pior pano CAE a nódoa.
-
- 18:43
-
Alterações na lei da caça irão prevenir abates semelhantes aos da Torre Bela, diz Governo
O ministro do Ambiente afirmou hoje no parlamento que as alterações previstas para o setor da caça vão prevenir “atos ignóbeis” como o que aconteceram na Herdade da Torre Bela, em Azambuja, com o abate de 540 animais.
-
- 17:40
-
Vacina da AstraZeneca passa a denominar-se Vaxzevria após aval do regulador
A vacina da AstraZeneca contra a covid-19 passou a denominar-se Vaxzevria após o aval da Agência Europeia do Medicamento (EMA), anunciou hoje o regulador, divulgando que até quinta-feira passada tinham sido administradas 10 milhões de doses deste fármaco.
-
- 17:15
-
Ministério da Defesa brasileiro anuncia que comandantes das três forças militares pediram demissão
Os comandantes das três forças militares do Brasil, Exército, Marinha e Aeronáutica, informaram em conjunto hoje ao novo ministro da Defesa, Walter Braga Neto, que deixarão os seus cargos, num gesto inédito na história do país.
-
- 16:55
-
Tiara de D. Maria II vai a leilão na Christie’s. Palácio Nacional da Ajuda procura mecenas para adquirir jóia
A tiara de safiras e diamantes que pertenceu à rainha D. Maria II vai a leilão na Christie’s, em Genebra. Base de licitação está entre 153 e 317 mil euros.
-
- 16:06
-
De “carro do povo” a “carro dos volts”. Volkswagen vai passar a chamar-se Voltswagen nos EUA e apostar nos veículos elétricos
A construtora automóvel Volkswagen anunciou hoje que vai mudar o seu nome para Voltswagen nos EUA. A alteração de nome — que foi revelada prematuramente por acidente mas depois confirmada pela empresa — está relacionada com a vontade da marca em apostar fortemente no mercado dos veículos elétricos e
-
- 16:01
-
Cometa interestelar 2I/Borisov, descoberto em 2019, pode ser o mais puro
Novas observações com o telescópio VLT, no Chile, permitiram aos astrónomos concluir que o 2I/Borisov pode ser o cometa mais puro, mantendo imaculadas as assinaturas da nuvem de gás e poeira que lhe deu origem, foi hoje divulgado.
-
- 15:56
-
Braçadeira que Ronaldo atirou ao chão vai ser leiloada para ajudar bebé doente
A braçadeira que Cristiano Ronaldo lançou ao chão depois de o árbitro ter invalidado um golo de Portugal frente à Sérvia, de apuramento para o Mundial2022 de futebol, está a ser leiloada para ajudar uma criança doente.
-
- 15:54
-
Cidade e mercado chineses não podem ser vistos como origem da pandemia, diz OMS
A cidade de Wuhan e o mercado de Huanan, na China, não podem ser considerados como ponto de origem da pandemia, conclui o relatório da equipa de cientistas da Organização Mundial da Saúde que investigou a origem do coronavírus.
-
- 15:41
-
Uso de plástico descartável na restauração possível por mais três meses
O uso de plástico descartável no setor da restauração e similares, que devia ser proibido a partir de quinta-feira, é possível por mais três meses, determinou o Governo.
-
- 13:11
-
Covid-19: DGS garante que pessoas anteriormente infetadas "vão ser vacinadas”
As pessoas que já tiveram covid-19 e recuperaram da doença também vão ser alvo de vacinação, garantiu hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), explicando que a sua exclusão da primeira fase se deve à escassez de vacinas.
-
- 12:28
-
Há quase 60 anos, Eusébio estreava-se por Portugal (com uma derrota) contra o Luxemburgo. Hoje, as seleções voltam a reencontrar-se
A 8 de outubro de 1961 estreava-se Eusébio da Silva Ferreira, jovem de apenas 19 anos, pela seleção portuguesa de futebol. O jogo contra o Luxemburgo contava para o apuramento do Mundial de 1962 e acabou com uma surpreendente derrota da equipa das quinas, que falharia a dita qualificação. Hoje, às 1
-
- 12:00
-
ONU diz que situação em Palma é "extremamente preocupante"
A situação humanitária no distrito de Palma, província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, é "extremamente preocupante", considera o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA), num relatório de atualização divulgado hoje.
-
- 11:34
-
Estoril Open: João Sousa recebe convite em dia de aniversário e integra melhor elenco de sempre
Diego Schwartzman (9º) lidera elenco de luxo com presença recorde de cinco top 20 e três antigos vencedores. No dia que completa 32 anos, João Sousa recebe um bilhete para a terra batida do clube de Ténis do Estoril. Sem público e a funcionar por bolhas, Estoril Open distribuirá 421 mil euros em pré
-
- 11:14
-
Portugal vai enviar 60 militares para Moçambique. Contingente parte na primeira quinzena de abril
Os primeiros elementos do contingente português que vai ajudar na formação das forças militares moçambicanas partirão na primeira quinzena de abril, confirmou à Lusa o Ministério da Defesa.
-
- 09:54
-
Três detidos em Vila Real de Santo António após embarcação abandonada ser encontrada em praia. PSP diz que grupo pode ter 16 pessoas
As autoridades detiveram na segunda-feira em Vila Real de Santo António, no Algarve, três pessoas que alegadamente desembarcaram de forma ilegal numa praia do concelho, disse hoje à Lusa fonte policial. O grupo que desembarcou pode ter 16 pessoas.
-
- 07:10
-
Quantos profissionais serão necessários para a vacinação em massa? 5200, estima a 'task force'
Portugal quer começar a inocular 100 mil pessoas por dia a partir de abril. Para a campanha de vacinação em massa vão ser necessários 5.200 profissionais, entre enfermeiros, médicos e auxiliares. A estimativa é avançada pela 'task force' ao jornal Público.
-
- 06:12
-
Capturado em Lisboa líder da máfia italiana. “Ciccio Pakistan” estava internado com Covid-19
Francesco Pelle, conhecido pela alcunha “Ciccio Pakistan”, que é considerado um dos dirigentes da 'Nadrangheta', máfia da região da Calábria (Itália), foi detido na segunda-feira em Lisboa, onde estava internado depois de ter contraído a covid-19.
-