Uma variante "nova" que não o é — e um contexto de "extraordinária incerteza"
Alpha, Beta, Gamma e Delta. Estas são as chamadas variantes de preocupação, de acordo com as autoridades de saúde. Contudo, não são as únicas: existem centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia.
Em Portugal, a variante Alpha, associada ao Reino Unido, foi a primeira a ter uma elevada prevalência — estima-se que, em maio, tenha sido responsável por quase 90% dos casos de infeção no país. Porém, atualmente as atenções viram-se para a variante Delta, inicialmente detetada na Índia.
Considerada mais transmissível, esta variante está já presente em 23 países europeus — e o nosso é dos que menos sequencia amostras covid-19, segundo dados hoje divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças. A título de exemplo, este organismo refere que, por cá, foi sequenciado o equivalente a entre 1 a 59 amostras, enquanto a maioria dos países sequenciou entre 60 a 499 amostras e até mais de 500.
Entre todas as voltas e números da pandemia, os alarmes soaram hoje mal se falou de uma variante "Delta Plus", que a Índia garantiu estar já em Portugal. Será uma nova variante? Mais contagiosa ou perigosa?
Ao SAPO24, fonte do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) confirmou que esta é "a variante Delta (anteriormente referida como indiana) que sofreu uma mutação adicional (plus), daí ser referida como Delta Plus, tratando-se assim da variante identificada pela primeira vez na Índia que teve uma mutação adicional [a mutação K417N] e que na altura foi apelidada de nepalesa". Ou seja, não é uma nova variante — apenas uma que já se conhecia, com outro nome. E já tão conhecida que foi a responsável por Portugal sair da "lista verde" do Reino Unido.
Apesar do alerta, talvez não haja ainda motivos para preocupações acrescidas. O investigador Miguel Castanho considera que, pela transmissão minoritária em Portugal, tal não é necessário. Além disso, os dados indiciam que pode não ser tão contagiosa. Todavia, a ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou a importância de haver cautela face à disseminação da variante Delta Plus.
"As mutações dos vírus são fenómenos expectáveis e, naturalmente, que temos de agir com prudência e observação", frisou, lembrando que é necessário "continuar a seguir com atenção a evolução dessas mutações do vírus e a sua presença em Portugal".
Por isso, é importante recordar que "enquanto não tivermos conseguido superar esta pandemia de uma forma total, estaremos expostos às mutações e a novas variantes". E, mais do que isso, que é necessário "manter sempre a mesma prudência de manutenção de medidas não farmacológicas de proteção individual, porque é a melhor forma de nos protegermos neste contexto de extraordinária incerteza".
- 23:25
- Com a regra dos melhores terceiros lugares, Portugal apurou-se em 2016 para os oitavos de final. Cinco anos depois, voltámos a ser “os melhores dos piores”, ultrapassando um “grupo da morte” onde fomos de apurados, a eliminados, a apurados novamente em 90 minutos no empate por 2-2 com a França. No e
-
- 22:25
-
Euro2020: No domingo, é contra a Bélgica. Depois, pode seguir-se Itália e França
A seleção portuguesa de futebol vai disputar os oitavos de final do Euro2020 com a Bélgica, domingo, em Sevilha, e, ultrapassando os ‘diabos vermelhos’, poderá encontrar a Itália nos ‘quartos’, em Munique.
-
- 22:02
-
Euro2020: Portugal empata com a França, segue para os 'oitavos' e marca encontro com a Bélgica
A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, em Budapeste.
-
- 21:49
-
Supremo do Brasil confirma decisão que declarou Sergio Moro parcial contra Lula
O Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro manteve hoje a decisão que declarou o ex-juiz Sergio Moro parcial ao condenar o antigo Presidente Lula da Silva no caso do apartamento tríplex do Guarujá, tendo sido concluído o julgamento.
-
- 21:13
-
Ronaldo e os recordes. Avançado iguala recordista mundial Ali Daei e é o primeiro a chegar aos 20 em Europeus e Mundiais
O futebolista português Cristiano Ronaldo igualou hoje os 109 golos do iraniano Ali Daei como melhor marcador de sempre por seleções nacionais, ao marcar à França, no terceiro encontro luso no Euro2020.
-
- 20:21
-
Morreu John McAfee, criador do antivírus com o mesmo nome
John McAfee foi encontrado morto na sua cela na prisão de Brians 2, em Barcelona, onde se encontrava a aguardar extradição para os Estados Unidos.
-
- 20:06
-
Euro2020: Adepto invade relvado com bandeira LGBT durante o hino da Hungria
Um adepto vestido com o camisola da Alemanha entrou no relvado durante o hino da Hungria envergando a bandeira LGBT, sendo depois retirado pela equipa de segurança. A ação ocorre depois do estado húngaro ter aprovado legislação considerada discriminatória contra esta comunidade e da UEFA ter proibi
-
- 19:46
-
Separadas por duas letras... e por 643 quilómetros. Adeptos franceses falharam jogo ao marcar viagem para Bucareste — quando a partida aconteceu em Budapeste
Um grupo de adeptos franceses enganou-se a marcar a viagem para assistir ao jogo entre Portugal e Hungria — que ocorreu em Budapeste, capital da Hungria —, tendo ido para Bucareste, capital da Roménia, a 643 quilómetros a sudeste.
-
- 19:22
-
Covid-19: Recuo de Lisboa no desconfinamento é "cenário mais provável", diz Medina
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que "o cenário mais provável" é o concelho recuar nas medidas de desconfinamento, no âmbito da avaliação do Governo ao mapa de risco de transmissibilidade da covid-19.
-
- 18:43
-
Marcelo elogia Merkel mas considera inevitável haver regras diferentes na Europa
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, pelo seu papel na União Europeia, mas considerou inevitável haver regras diferentes no espaço europeu sobre entradas e saídas em cada Estado-membro.
-
- 18:20
-
Caso Selminho. Julgamento de Rui Moreira arranca a 16 de novembro
A primeira sessão do julgamento do caso Selminho, processo em que o presidente da Câmara do Porto é acusado de favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, está marcada para 16 de novembro, foi hoje revelado.
-
- 18:11
-
“Quem é que vem lanchar sardinhas?” No Porto, o São João acaba antes sequer de começar
Nas Fontainhas, coração do São João, no Porto, não vai haver noitada. O espaço organizado pela autarquia, com divertimentos e restaurantes, fecha antes sequer de começar a noite.
-
- 17:49
-
Fila de ambulâncias nas urgências do São José. Hospital diz que serviço está "calmo" e com pouco tempo de espera
O Hospital de São José, em Lisboa, garante que, apesar da afluência, não existem ambulâncias em fila de espera para dar entrada de doentes. Nesta quarta-feira, 23 de junho, o serviço de urgências tem estado "calmo".
-
- 17:36
-
Covid-19: Tem mais de 35 anos? Já pode fazer o pedido de agendamento para tomar a vacina
Maiores de 37 anos já o podiam fazer desde segunda-feira, mas o autoagendamento da vacinação na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS) destinada a estas marcações estende-se a quem tem mais de 35 partir de hoje.
-