O que se passa no Aeroporto de Lisboa?
O Aeroporto Humberto Delgado, também conhecido como Aeroporto Internacional de Lisboa, há muito que se sabe que é insuficiente para lidar com a enchente de turistas que uma cidade da dimensão que serve atrai.
Uma pesquisa rápida demonstra-nos que a gigantesca maioria das capitais europeias é servida por mais do que um aeroporto; Lisboa é das desonrosas exceções. A situação tanto mais se agrava quando tivermos em conta que o turismo é uma das vertentes em que Portugal mais fortemente tem apostado para fortalecer a sua economia — e que Lisboa, quer por decisões políticas relacionadas com outros aeroportos, quer pelo seu magnetismo, é a principal porta de entrada para o país.
Não serve este texto para discutir a legitimidade da aposta no turismo, nem sequer a pertinência do tão badalado novo aeroporto no Montijo ou em Alcochete, menos ainda para analisar as consequências ecológicas dessas decisões. Serve, sim, para reportar o que atualmente acontece no Aeroporto de Lisboa e que invariavelmente tem pontos de ligação às problemáticas acima mencionadas.
Nos últimos dias têm surgido notícias constantes de filas de espera que se alongam a mais de três horas na zona de chegadas do aeroporto da capital. As razões para esta situação são essencialmente duas:
- O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais cresceu 500,3% nos primeiros quatro meses de 2022, face a igual período de 2021. Até abril, o aeroporto de Lisboa movimentou 51,8% do total de passageiros (6,9 milhões) e registou um crescimento de 526,2% comparando com o período homólogo de 2021 (-23,0% face ao mesmo período de 2019).
- A falta de pessoal para processar todos os passageiros que chegam ao aeroporto. Apesar do Plano de Contingência para os aeroportos portugueses – também implementado em anos anteriores – se ter iniciado a 2 de junho, só estará a funcionar em pleno a partir de 4 de julho. Até lá, Lisboa vai contando com mais 102 efetivos do SEF e da PSP, ou seja +73% do efetivo, o que é insuficiente.
Este cocktail é o que tem causado as cenas de caos no aeroporto, conforme atesta a inspetora Ana Vieira, do SEF, que à Lusa disse que as longas filas de espera no aeroporto de Lisboa refletem o aumento exponencial do turismo e uma infraestrutura desadequada para o número de passageiros.
“Muito honestamente, não estávamos preparados para este aumento exponencial de turismo e de passageiros, e a própria infraestrutura, como o senhor ministro da Administração Interna já disse, também não está adequada a esta realidade”, disse.
O problema é que o pior ainda pode estar para vir — apesar de já termos entrado em época alta, o pico vai verificar-se em julho e agosto. Questionada sobre se o panorama vai agravar-se no verão, com o previsível aumento de passageiros, a inspetora mostrou-se esperançada que o plano de contingência possa melhorar a situação, mas sem dar garantias.
“Se vai manter-se ou se vai intensificar-se no verão… o aumento exponencial de efetivos para a realidade que temos atualmente poderá evitar que em situação de necessidade de efetuar um embarque, tenhamos pessoal disponível sem ter de ir retirar à zona de fronteira”, exemplificou.
A questão, porém, não se cinge a Lisboa, apesar das suas particularidades. “A maior dificuldade para este verão é de facto a falta de recursos humanos e gostava de sublinhar que é uma situação absolutamente comum a toda a Europa”, referiu, nesta terça-feira, a presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). Tânia Cardoso Simões destacou que os atrasos começam no centro da Europa e que vão “em bola de neve” até aos países periféricos.
Tânia Cardoso Simões destacou ainda que a ANAC está a falar com o Governo e outras entidades públicas para encontrar solução, sublinhando que é essencial tomar a decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa. “Nos próximos cinco anos temos de viver com a capacidade que temos, com soluções pontuais para se conseguir evitar atrasos”, realçou.
É pelo novo aeroporto tardar em servir a capital que o Ministro das Infraestruturas admitiu que o atual comece a recusar voos no próximo ano. “Este ano, recusar voos ainda não. No próximo ano muito provavelmente atingiremos, esperamos nós, o melhor ano de sempre, que foi antes da pandemia, e aí começaremos novamente a ter problemas de recusa de voos”, disse Pedro Nuno Santos.
Pedro Nuno Santos, que indicou que “nos próximos dias” o Governo dará “mais informação sobre o aeroporto”, admitiu que as perturbações esperadas para o próximo ano serão agravados, uma vez que já se sentem desde maio “de circulação, de fluidez e tempos de espera.
“Temos um problema que é estrutural, com um aeroporto que está esgotado e que precisa de uma resposta”, defendeu mais uma vez, considerando ser necessário que o país seja capaz de conseguir um consenso alargado para a sua concretização, de forma a assegurar que cada vez que muda um governo ou um ministro “não andamos para trás”.
- 15:50
- Não há escassez de alimentos no país ou na União Europeia. A garantia é dada pelo secretário-geral da CAP - Confederação de Agricultores de Portugal, Luís Mira. Outra certeza é a de que os preços vão continuar a subir e o governo ainda não pagou as ajudas prometidas ao setor agrícola.
-
- 15:42
-
Região do Douro escolhida para Cidade Europeia do Vinho 2023
A região do Douro foi hoje a escolhida, em Bruxelas, para Cidade Europeia do Vinho 2023, uma conquista considerada "um grande e merecido prémio para a região" pelo autarca de Peso da Régua, José Manuel Gonçalves.
-
- 15:18
-
Aeroporto de Faro passa a chamar-se Aeroporto Gago Coutinho
O Aeroporto Internacional de Faro vai passar a chamar-se Aeroporto Gago Coutinho em homenagem ao navegador e almirante nascido em São Brás de Alportel, no Algarve, foi hoje aprovado em Conselho de Ministros.
-
- 15:03
-
Governo cria visto para procura de trabalho e elimina regime de quotas para a imigração
A sessão decorre a partir de Algés, nas instalações do antigo Ministério do Mar, onde fala Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, e Pedro Moz Caldas, secretário de Estado da Presidência.
-
- 13:58
-
Procuradoria pede um ano e oito meses de pena suspensa para Blatter e Platini
A procuradoria suíça pediu hoje uma pena suspensa de um ano e oito meses de prisão para o ex-presidente da FIFA Joseph Blatter e para o antigo presidente da UEFA Michel Platini, acusados de fraude.
-
- 13:57
-
Argentina fecha maio com taxa de inflação anual de 60,7%, a mais alta em 30 anos
A taxa de inflação de maio na Argentina ficou em 5,1% e a 12 meses é de 60,7%, o valor mais alto dos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (INDEC).
-
- 13:34
-
Pinto da Costa: "Um euro abaixo da cláusula e o Vitinha não sai"
O FC Porto recusou uma proposta de "valor considerável" por Vitinha, segundo revelou o presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa.
-
- 12:54
-
Frota aérea de combate a incêndios florestais da União Europeia entra hoje em prevenção
A frota de aviões de combate a incêndios florestais da União Europeia (UE) está operacional desde hoje, com 12 aviões e um helicóptero posicionados em zonas estratégicas.
-
- 12:54
-
Serralves recebe nova exposição de Agnès Varda 13 anos depois
A Casa do Cinema Manoel de Oliveira, no Porto, vai receber a exposição "Agnès Varda: Luz e Sombra", marcando o regresso da obra da cineasta, que morreu em 2019, a Serralves, 13 anos depois da última mostra.
-
- 12:34
-
Passageiros nos aeroportos crescem 500% até abril e aproximam-se de níveis pré-pandemia
O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais cresceu 500,3% nos primeiros quatro meses de 2022, face a igual período de 2021, continuando a tendência de aproximação aos níveis pré-pandémicos, divulgou hoje o INE.
-
- 12:33
-
Ordem dos Médicos do Centro alerta para "situação de rutura" em serviços de obstetrícia
O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou hoje para a "situação de rutura" em serviços de ginecologia/obstetrícia e antecipou o fecho de serviços por falta de recursos humanos se nada for feito.
-
- 12:26
-
No espaço de um ano, Portugal perdeu 19.578 residentes
Portugal perdeu 19.578 pessoas num ano, indicam as primeiras estimativas da população feitas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) após o Censos 2021, que situam em 10.352.042 o número de residentes no país.
-
- 12:11
-
Estudo da Universidade do Porto sugere que novo método de desinfeção pode reduzir infeções
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) mostra que a nebulização de espaços hospitalares com peróxido de hidrogénio contribui na prevenção de infeções por bactérias, vírus e fungos, disse hoje o investigador Acácio Rodrigues.
-
- 11:56
-
Grávida agride médica no Hospital Amadora-Sintra
Um grávida agrediu "com murros e pontapés" uma médica que estava a atender outra mulher na urgência de obstetrícia do Hospital Amadora-Sintra. A notícia é avançada pela CNN Portugal e pelo Jornal de Notícias.
-
- 11:34
-
Alojamento turístico ultrapassou em abril números de 2019
O alojamento turístico registou 2,4 milhões de hóspedes e 6,0 milhões de dormidas em abril, registando crescimentos homólogos de, respetivamente, 424,6% e 548,4%, ultrapassando os níveis de 2019, revelou hoje o INE.
-
- 11:19
-
Canadá e Europa vão ter uma fronteira terrestre? Sim, e tudo se deve ao fim da "guerra do uísque" por uma ilhota remota
O Canadá e a Dinamarca finalmente resolveram um conflito "amigável" de décadas por um pequeno, árido e desabitado território do Ártico, combatido com armas especiais: bandeiras, uísque e licor. Ambas as partes anunciaram formalmente o acordo para dividir a Ilha de Hans e criar a primeira fronteira t
-
- 11:14
-
Bruxelas lança procedimento de infração a Londres por mudar Protocolo da Irlanda do Norte
A Comissão Europeia lançou hoje um procedimento de infração contra o Reino Unido por violação do direito internacional com as alterações ao Protocolo sobre a Irlanda do Norte sem "qualquer justificação legal ou política" e "extremamente prejudiciais".
-
- 11:12
-
Idosos de Leiria abençoados pelo Papa no Vaticano em momento de “muita emoção”
Um grupo de 12 utentes do Centro Social Paroquial dos Pousos, Leiria, participou hoje na audiência geral das quartas-feiras no Vaticano, com “muito choro” a marcar os momentos de contacto com o papa Francisco.
-
- 11:06
-
Liga dos bombeiros deixa aviso: há corporações que podem não conseguir manter transporte de doentes
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) avisou hoje que, se não for encontrada solução para o aumento dos custos dos combustíveis que os bombeiros têm suportado, há corporações que podem deixar de conseguir fazer transporte de doentes.
-
- 10:41
-
Voo que levaria migrantes do Reino Unido para o Ruanda foi cancelado por decisão legal. Governo britânico vai contestar
O primeiro voo programado pelo governo britânico para enviar migrantes ilegais para o Ruanda foi cancelado esta terça-feira após recursos legais de última hora junto do Tribunal Europeu de Direitos Humanos. O caso é um revés humilhante para o Executivo chefiado por Boris Johnson, que vai contestar a
-
- 09:19
-
Paddy Cosgrave apela ao Governo português para que jovens possam ter salários competitivos
O presidente executivo da Web Summit, Paddy Cosgrave, apelou hoje ao Governo português para ajudar os jovens a terem salários competitivos na área tecnológica.
-
- 06:54
-
Nove distritos sob aviso amarelo devido ao calor. Máximas chegam aos 39ºC
Nove distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, com temperaturas que podem chegar aos 39 graus Celsius (ºC) em Évora, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 06:00
-
Porque é que está tudo tão caro?
A inflação é um tema que tem ocupado a primeira página dos jornais e meios que cobrem os diferentes setores económicos e nos últimos meses passou a fazer cada vez mais parte do vocabulário que consumidores e empresários empregam com o seu papel no ciclo da economia. Neste artigo, olhamos em maior de
-