Angola já escolheu o seu presidente... e o Brasil prepara-se para fazer o mesmo
Angola já escolheu o seu presidente...
É oficial: João Lourenço é o presidente (re)eleito de Angola. Depois da controvérsia dos últimos dias, a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana divulgou, esta tarde, os resultados oficiais das eleições de 24 de agosto.
O partido no poder, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), venceu com 51,17%, tendo a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) obtido 43,95%, anunciou o presidente da CNE, o Juiz Manuel Pereira da Silva.
Mais especificamente, o MPLA arrecadou 3.209.429 de votos, elegendo 124 deputados, e a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) conquistou 2.756.786 votos, garantindo 90 deputados.
Tendo em conta que em Angola não se vota diretamente num candidato presidencial, mas nos partidos a concorrer para a Assembleia Nacional, tal significa que é João Lourenço a manter-se no poder do país.
"Procedemos à proclamação de Presidente da República o presidente da formação política mais votada", disse Manuel Pereira da Silva.
Recorde-se que, no rescaldo das eleições, a UNITA contestou uma possível vitória do MPLA, indicando que estava a desenvolver uma contagem de votos paralela, com base nas atas síntese provenientes das 18 províncias do país, pedindo uma comissão internacional para comparar as atas eleitorais na posse do partido com as da CNE.
Os seus pedidos não foram acedidos, à exceção da verificação dos votos reclamados. Dos 11.153 votos nestas condições, 7.925 foram considerados válidos. Destes, foram atribuídos 4.360 ao MPLA e 2.935 à UNITA com os restantes a serem distribuídos pelos outros partidos.
Mantendo o silêncio desde o fecho das urnas, João Lourenço falou finalmente, agora como Presidente da República reeleito.
"A vontade soberana do povo angolano acaba de conferir ao MPLA a legitimidade de governar Angola. No dia 24 de agosto o povo escolheu de forma inequívoca, com garantia de estabilidade", disse, aproveitando ainda para comentar a contestação da UNITA sobre o resultado final.
"A oposição contesta, mas há instituições adequadas para fazer essa contestação. Vamos aguardar o que o tribunal dirá sobre isso. Temos legitimidade para governar sozinhos, não precisamos de fazer geringonças. Essas são feitas quando o partido vencedor não tem votos suficientes para governar sozinho", salientou.
Resta então aguardar pela reação de Adalberto da Costa Júnior, líder da UNITA, que reforçou esta segunda-feira à CNN Portugal que “a verdade eleitoral tem de ser respeitada”.
A relação que a oposição terá com o poder no período pós-eleitoral ditará que tipo de Angola haverá nos próximos anos, sendo que alguns sinais preocupantes vêm surgindo: tanto a organização não-governamental angolana Friends of Angola como a Sociedade Civil Contestatária queixam-se de atitudes repressivas e persecutórias das autoridades, que passam por detenções arbitrárias a manifestantes e impedimento de realizar conferências de imprensa.
…e o Brasil prepara-se para fazer o mesmo
Se em Angola, pelo que constam os desenvolvimentos de hoje, o período eleitoral terá findado, no Brasil está a começar em força.
A campanha eleitoral para as presidenciais no Brasil começou formalmente no dia 16, mas terá oficialmente começado ontem, com o debate televisivo entre os principais candidatos.
Depois de alguns dias de indefinição quanto à comparência dos dois mais fortes concorrentes — Jair Bolsonaro e Lula da Silva —, ambos encontraram-se no embate promovido pela Rede Bandeirantes e o jornal Folha de São Paulo deste domingo, ao lado de Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet MDB), Luiz Felipe d'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Sem surpresas, o debate ficou marcado pela troca de acusações entre Lula e Bolsonaro — que, de resto, também atacou uma das jornalistas a cargo de moderar o debate (devido a uma pergunta sobre a vacinação, dirigida a Ciro Gomes) e alguns juízes do Supremo Tribunal Federal.
Quem ganhou o primeiro duelo? Com uma corrida tão polarizada — e polarizante —, dependerá da perspetiva de cada lado das barricadas. Para o nosso cronista Francisco Sena Santos, a real vencedora foi Simone Tebet que, apesar de ter apenas 2% das intenções de voto, foi, na sua opinião, “a melhor e mais eficaz a argumentar no primeiro debate”.
As eleições presidenciais brasileiras estão marcadas para 2 de outubro, com possibilidade de uma segunda volta, caso seja necessária, no dia 30 do mesmo mês. Até lá, seguem-se debates nos dias 14, 24 e 29 de setembro.
- 22:50
- 23 Grand Slams. 73 vitórias em finais. Medalha de ouro olímpica. 100 milhões em prémios. Serena Williams é muito mais que uma jogadora de ténis. A palavra "reforma" não faz parte do seu léxico e não gosta de dizer adeus. Nas vésperas dos 41 anos, despede-se no mesmo local onde iniciou a sua história
-
- 22:29
-
Netflix equaciona cobrar sete a nove dólares mensais em modelo de subscrição low-cost com anúncios
Estaria disposto a levar com anúncios quando vê Netflix a troco de um modelo de subscrição mais barato? Esse é o novo plano que a gigante do streaming está a pensar implementar em vários mercados até ao fim do ano. Por sete a nove dólares mensais, terá de lidar com quatro minutos de anúncios por cad
-
- 22:16
-
Oficial: Yaremchuk deixa Benfica para reforçar o Club Brugge por 16 milhões de euros
O Benfica anunciou hoje ter chegado a acordo com os belgas do Club Brugge para a transferência do futebolista internacional ucraniano Roman Yaremchuk, por 16 milhões de euros (ME), um ano depois de ter sido contratado pelos ‘encarnados’.
-
- 22:05
-
Grávida morreu durante transferência forçada entre hospitais em Lisboa
Em causa esteve uma "ausência circunstancial de vagas de neonatologia", adianta o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que forçou uma transferência entre o Hospital de Santa Maria e o Hospital de S. Francisco Xavier no dia 23 de agosto. A mulher sofreu paragem cardiorrespiratória na ambulân
-
- 21:22
-
Casa Branca defende "encerramento controlado" de Zaporijia
Os Estados Unidos propuseram hoje um "encerramento controlado" dos reatores da central nuclear de Zaporijia, localizada no sul da Ucrânia e controlada pelas forças russas, defendendo que é a melhor forma de evitar um acidente grave.
-
- 21:03
-
NASA admite lançamento de novo foguetão lunar na sexta-feira
A agência espacial norte-americana (NASA) admitiu lançar o novo foguetão lunar SLS na sexta-feira caso consiga resolver até quinta-feira, na plataforma de lançamento, os problemas técnicos que levaram hoje ao seu cancelamento.
-
- 20:09
-
"É Desta Que Leio Isto" na Feira do Livro de Lisboa? Sim, junte-se a nós a 3 de setembro
Por que razão cada vez mais pessoas participam em clubes de leitura? E o que podem fazer pela literatura? Junte-se ao debate promovido pelo "É Desta Que Leio Isto" no dia 3 de setembro, às 17:00, na Feira do Livro de Lisboa.
-
- 20:05
-
Rixa familiar, bruxaria e extorsão: o complicado caso Pogba
Acusações de extorsão, bruxaria e uma investigação policial em andamento: a estrela da seleção francesa Paul Pogba está no 'olho do furacão' de um caso bizarro que surge no pior momento, a menos de três meses do Mundial de Futebol.
-
- 19:31
-
Oficial: Sotiris Alexandropoulos é reforço do Sporting
O Sporting garantiu a contratação do internacional grego Sotiris Alexandropoulos, que jogava no Panathinaikos, tendo o médio assinado um contrato por cinco temporadas com os ‘leões’, anunciou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol.
-
- 18:26
-
Morreu o homem mais solitário do mundo, o indígena brasileiro que escolheu viver sozinho há quase 30 anos
Foi encontrado sem vida na última terça-feira, mas o óbito só foi revelado no sábado.
-
- 16:34
-
João Lourenço: "Temos legitimidade para governar sozinhos, não precisamos de geringonças"
Líder do MPLA foi confirmado esta segunda-feira para mais um mandato como presidente de Angola.
-
- 15:28
-
Eleições em Angola: Comissão Eleitoral confirma vitória do MPLA e proclama João Lourenço como presidente
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola divulgou, esta tarde, os resultados oficiais das eleições de 24 de agosto. MPLA vence com 51,17%. A UNITA obteve 43,95%.
-
- 14:58
-
Quem venceu o primeiro debate? Nem Lula nem Bolsonaro, ganhou Simone
Simone Tebet tem apenas 2% das intenções de voto para as eleições presidenciais brasileiras com primeira volta daqui a 34 dias. Mas esta candidata do centro-direita (MDB) foi a melhor e mais eficaz a argumentar no primeiro debate com todos os seis candidatos.
-
- 13:48
-
Missão Artemis. Cancelado lançamento de novo foguetão lunar da NASA
A agência espacial norte-americana (NASA) cancelou o lançamento, previsto para hoje, do novo foguetão lunar SLS devido a problemas técnicos. O anúncio foi feito durante a emissão da TV da NASA.
-
- 11:39
-
Situação de calamidade na Serra da Estrela vai vigorar durante um ano para "reposição da normalidade" na região
A situação de calamidade no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), hoje publicada em Diário da República (DR), vai vigorar pelo período de um ano, para "efeitos de reposição da normalidade na respetiva área geográfica".
-
- 10:07
-
Anitta fez história, metaverso já vale prémios e Taylor Swift anunciou novo álbum. Assim foram os MTV VMAs
A edição de 2022 dos MTV Video Music Awards decorreu na madrugada deste domingo.
-
- 09:57
-
Jogador do Barcelona assaltado com violência em casa
Pierre Emerick Aubameyang foi vítima de roubo e agressão na sua casa em Castelldefels, Barcelona.
-
- 09:51
-
História do inglês em 10 palavras - Parte 3 (fetish, ok e Brexit)
Chegamos ao fim da história da língua inglesa — nesta última parte, vamos passar pelo português...
-
- 08:15
-
"Continua a dançar, Sanna". Hillary Clinton partilha fotografia e uma mensagem de apoio à PM finlandesa
A antiga secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, publicou este domingo uma fotografia a dançar. Um gesto de apoio à primeira-ministra finlandesa Sanna Marin.
-
- 07:00
-
No primeiro debate televisivo, Bolsonaro “atacou” jornalista e juízes e trocou acusações com Lula da Silva
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, atacou uma jornalista e juízes do Supremo Tribunal Federal (STF) e trocou acusações com Lula da Silva, o principal adversário, no primeiro debate presidencial.
-