O que se passou hoje em Madrid?
Um funcionário da embaixada da Ucrânia em Madrid sofreu ferimentos "leves" pela "detonação" de uma carta-bomba destinada ao embaixador, o que levou Kiev a ordenar o reforço da segurança em todas as suas representações diplomáticas.
Como é que isto aconteceu?
Segundo a delegada de governo da região de Madrid, Mercedes González, a explosão aconteceu porque funcionário ferido, sendo o encarregado de segurança da embaixada, foi surpreendido enquanto abria uma carta "endereçada ao próprio embaixador" e trazida pelo "carteiro que vem todos os dias à embaixada".
"O encarregado de segurança, que é a pessoa que abre habitualmente a correspondência [...], abriu este envelope no jardim da própria embaixada" quando decorreu a explosão, causando "uma pequena ferida na sua mão direita", explicou González.
Este incidente, que aconteceu pelas 13:15 em Madrid (12:15 em Portugal Continental), levou as autoridades espanholas a agir de imediato.
Como é que a polícia espanhola agiu?
Ativou os seus protocolos antiterroristas e interditou a zona circundante à embaixada com um cordão de segurança. Uma viatura policial bloqueou o acesso à rua, situada num bairro residencial da capital espanhola.
Além disso, foi destacado um dispositivo de segurança e antiterrorista, que inclui peritos em explosivos e cães treinados que estiveram a inspecionar todo o edifício.
O cordão foi finalmente levantado pouco depois das 17:00 locais [16:00 em Lisboa].
O que aconteceu ao funcionário?
Segundo a agência espanhola EFE, sofreu apenas ferimentos ligeiros, tendo ido pelo próprio pé para o hospital Nuestra Señora de América e já teve alta médica.
A Ucrânia já reagiu?
Sim, após a explosão, a Ucrânia ordenou o reforço da segurança de todas as suas embaixadas.
"O ministro Dmytro Kuleba ordenou reforçar a segurança de todas as embaixadas ucranianas. Também pediu às autoridades espanholas que investiguem urgentemente este ataque", escreveu no Twitter o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Oleg Nikolenko.
De resto, em comunicado, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, José Manuel Albares, afirmou que entrou em contato com o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, e com o embaixador da Ucrânia na Espanha, para averiguar o estado de saúde do funcionário ferido e transmitir o seu "apoio e solidariedade" devido ao "ataque".
E agora?
Não só a Polícia Nacional espanhola está a investigar o caso em conjunto com a Polícia Científica, como a justiça espanhola, por sua vez, iniciou diligências preliminares para investigar um possível crime de "terrorismo", informou um porta-voz do alto tribunal da Audiência Nacional, competente na questão.
*com agências
- 19:43
- Um iraniano foi morto a tiro por forças de segurança depois de comemorar a eliminação do seu país no Mundial do Qatar, denunciaram grupos de direitos humanos .
-
- 19:20
-
Lisboa aprova orçamento para 2023 sem isenção de IMT e com subsídio de renda para jovens
A Câmara de Lisboa aprovou hoje a proposta de orçamento municipal para 2023, que prevê uma despesa de 1,3 mil milhões de euros, mas chumbou a isenção do IMT e, em alternativa, viabilizou um subsídio de arrendamento para jovens.
-
- 19:14
-
Apresentadora Ana Lúcia Matos entre as 14 pessoas detidas na megaoperação da PJ
A Polícia Judiciária deteve esta terça-feira 14 pessoas na Operação Admiral, a megaoperação feita de norte a sul do país desencadeada pela investigação aos crimes de associação criminosa, fraude fiscal e branqueamento. A apresentadora Ana Lúcia Matos e o marido estão entre os detidos.
-
- 18:45
-
China: Cantão e Zhengzhou aliviam medidas após manifestações
As autoridades chinesas levantaram hoje parcialmente as restrições anticovid em várias zonas das cidades de Cantão e Zhengzhou, apesar do elevado número de infeções e após protestos em várias partes do país contra as medidas.
-
- 18:44
-
Greve na CP suprimiu 701 comboios
A greve dos trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) levou à supressão de 701 comboios da CP entre as 00:00 e as 18:00 de hoje, indicou à Lusa fonte oficial da transportadora.
-
- 18:34
-
The Weeknd e Taylor Swift entre os artistas mais ouvidos este ano em Portugal no Spotify. Ivandro lidera top nacional
O balanço anual da plataforma de streaming Spotify foi hoje revelado. O Wrapped de 2022 revela que The Weeknd, Drake e Taylor Swift foram os artistas internacionais mais ouvidos em Portugal, ao passo que Ivandro, Dillaz e Julinho Ksd lideram contigente nacional.
-
- 18:28
-
Ataque ao WhatsApp afetou mais de 2,2 milhões de portugueses
A consultora Check Point Research disse hoje que, entre os ficheiros roubados ao WhatsApp num ataque, há mais de 2,2 milhões de registos portugueses "disponíveis para venda", referiu, num comunicado.
-
- 17:46
-
Rússia ameaça retaliar caso UE avance com arresto de ativos congelados
A Rússia irá retaliar se a União Europeia (UE) avançar com o arresto dos ativos russos congelados, ao abrigo das sanções adotadas contra Moscovo, e utilizar tais fundos para financiar a reconstrução da Ucrânia, avisou hoje a diplomacia russa.
-
- 17:20
-
Grupo Estado Islâmico anuncia morte do líder do movimento 'jihadista'
O grupo Estado Islâmico (EI), derrotado no Iraque e na Síria, anunciou hoje a morte do líder do movimento 'jihadista', o iraquiano Abu Hassan al-Hashimi al-Qurashi, especificando que foi morto "enquanto lutava contra os inimigos de Alá".
-
- 15:43
-
Pelé volta a ser internado. Filha diz que não é grave, mas procedimento não estava programado
O ex-futebolista brasileiro Pelé voltou a ser internado, dando entrada com a sua mulher esta terça-feira no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A sua filha, Kely Nascimento, confirmou o internamento, adiantando que "não tem surpresa e nem emergência". No entanto, fontes confirmaram a jornais bra
-
- 15:41
-
"Casa aberta" disponível para vacinação de pessoas acima dos 60 anos
As pessoas com 60 ou mais anos podem, a partir de hoje, tomar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 na modalidade de “casa aberta”.
-
- 15:17
-
Ronaldo falha treino de Portugal a dois dias do embate com sul-coreanos
Portugal prosseguiu hoje com a preparação para o jogo com a Coreia do Sul, o último da fase de grupos do Mundial2022 de futebol, num treino em que o capitão Cristiano Ronaldo não esteve presente.
-
- 14:18
-
Carlos Queiroz anuncia saída da seleção do Irão
Treinador português não conseguiu o apuramento para os oitavos de final do Campeonato do Mundo
-
- 13:41
-
Assistente do Palácio de Buckingham demite-se devido a comentários considerados racistas
Um membro da equipa de assistentes do Palácio de Buckingham pediu desculpa e demitiu-se por "comentários inaceitáveis" feitos a uma convidada britânica negra numa receção organizada pela Rainha Consorte.
-
- 13:23
-
Explosão causa pelo menos um ferido na embaixada da Ucrânia em Madrid
Segundo as autoridades, a explosão foi causada por um engenho explosivo que foi recebido num envelope que tinha como destino o embaixador ucraniano.
-
- 13:17
-
Eutanásia: Deputados voltam a adiar votação na especialidade
Os deputados voltaram hoje a adiar, pela terceira vez, a votação na especialidade do diploma que regula as condições em que a morte medicamente assistida não é punível, aprovando o pedido feito pelo Chega.
-
- 12:31
-
Portugal reforça com um milhão de euros pacote da NATO de ajuda não letal à Ucrânia
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje que Portugal vai avançar com uma contribuição extraordinária de um milhão de euros para o pacote da NATO de apoio não letal à Ucrânia, num contexto de crise energética naquele país.
-
- 12:25
-
China: Quando "não há liberdade de expressão é normal" existir frustração, diz Gomes Cravinho
O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, comentou hoje os protestos na China afirmando que quando não há liberdade de expressão "é normal" que exista frustração, e salientou que a comunidade portuguesa no país está em segurança.
-
- 12:09
-
Portal das Finanças está "temporariamente indisponível"
O acesso ao Portal das Finanças está temporariamente indisponível, por ter expirado o certificado digital, mas o problema vai ser solucionado “em breve”, informou hoje a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), afastando a existência de qualquer ataque informático.
-
- 12:06
-
Mundial2022: António Costa cancela deslocação para assistir a jogo por motivos de saúde
O primeiro-ministro cancelou a sua deslocação ao Qatar para assistir na sexta-feira ao jogo da seleção portuguesa frente à Coreia do Sul, do Mundial2022 de futebol, por motivos de saúde, disse hoje à Lusa fonte oficial do seu gabinete.
-
- 11:51
-
Dois dos GNR julgados em Beja apelidam de "brincadeira parva" agressões a imigrantes
Dois dos sete militares da GNR acusados de sequestro e agressão a imigrantes em Odemira alegaram hoje no início do julgamento, em Beja, que participaram numa “brincadeira parva” em que não tinham intenção de “fazer mal”.
-
- 11:28
-
Ativistas climáticos detidos na Faculdade de Letras voltam a tribunal em dezembro
Os quatro ativistas do movimento “Fim ao Fóssil: Ocupa!” que foram detidos na Faculdade de Letras vão regressar a tribunal no dia 9 de dezembro, pelas 9:00h.
-
- 08:48
-
Wednesday: a próxima estrela da Netflix
A Variety chama-lhe a Netflixicação da Família Addams e o marketing chega à boleia da estreia "de Tim Burton na televisão" e do regresso de Christina Ricci à saga. Mas não se vá ao engano: a estrela é mesmo Jenna Ortega, de 20 anos, que interpreta a protagonista que dá nome à série.
-
- 07:49
-
Zero Covid. Maior cidade do sul da China volta a ser palco de confrontos violentos
Cantão, a maior cidade do sul da China, voltou hoje a registar confrontos violentos entre manifestantes e agentes da polícia, depois de um fim de semana marcado por manifestações em todo o país contra a estratégia 'zero covid'.
-